O que fazer em Belo Horizonte: principais atrações para 2 dias

Nesse post, você vai encontrar o resumo perfeito sobre o que fazer em BH em um final de semana!

É um roteiro perfeito para sua primeira vez em BH. Ainda mais se for uma viagem de 2 dias, ou final de semana em Belo Horizonte.

E falo isso porque foi o roteiro que nós usamos na nossa primeira viagem na cidade (com algumas adaptações para ficar ainda mais redondinho para quem for viajar depois da gente).

Quanto tempo ficar em Belo Horizonte?

Esse roteiro foi pensado para um final de semana em Belo Horizonte.

Mas preciso te avisar que um final de semana é muito pouco para tudo que BH tem para oferecer!

Gastronomia, cultura, arte – em um final de semana a gente só consegue ter uma pequena amostra de toda beleza desse Belo Horizonte!

O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Foto: Praça da Liberdade

Uma cidade planejada que conseguiu imprimir sua identidade sobre as ruas perfeitamente desenhadas e praças inspiradas em design europeu.

Mas se você também só tem um final de semana para curtir BH, saiba que há sim como aproveitar ao máximo o pouco tempo na cidade!

Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte: atrações imperdíveis de BH

Nosso roteiro em Belo Horizonte não teve correria. A gente sempre escolhe qualidade ao invés de quantidade – slow travel é o nosso negócio.

Demos uma olhada na lista de atrações de BH e escolhemos nossas atividades favoritas. O resultado foi um final de semana incrível!

Veja o que fazer em Belo Horizonte em 2 dias:

Praça da Liberdade - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Praça da Liberdade, Belo Horizonte. Foto Fui Ser Viajante

Praça da Liberdade e circuito cultural

A Praça da Liberdade é um dos maiores cartões-postais de Belo Horizonte, e não é pra menos.

A praça é linda, com seus jardins desenhados com inspiração francesa, o corredor de palmeiras imperiais que conduz os visitantes até o emblemático Palácio da Liberdade.

Além das fontes e bonitos prédios históricos que rodeiam a praça.

Para deixar tudo mais interessante, essa praça que foi planejada desde a inauguração da cidade para ser o centro da vida social de Belo Horizonte.

Os prédios históricos ao seu redor, que antes serviam a órgãos do governo, foram transformados em museus e centros de arte.

Hoje, os arredores da Praça da Liberdade constituem o maior centro cultural do país, com 15 atrações em funcionamento e mais algumas já planejadas para entrar em operação.

Um lugar que reúne arte e cultura mineira, de Belo Horizonte para o mundo.

Se quiser, pode passar todo o final de semana somente visitando as atrações do circuito cultural.

Praça da Liberdade - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Nós visitamos o Memorial Minas Gerais Vale, que funciona no antigo prédio da Secretaria de Fazenda de BH.

Por lá, conferimos a história de Minas Gerais, contada com muita interatividade pela voz de grandes mineiros – poetas, fotógrafos, fazendeiros. Gente famosa e gente como a gente.

A entrada é gratuita e vale a pena tanto pela arquitetura quanto pelo rico acervo do museu.

Mercado Municipal de Belo Horizonte

Quando visitamos uma cidade nova, sempre procuramos saber se é interessante conhecer o mercado público.

É um jeito incrível de fazer uma imersão na cultura, provar comidas típicas e ver a cidade a olho nu, como ela realmente é.

E visitar o Mercado Municipal de BH é conhecer a Belo Horizonte dos belo-horizontinos!

Mercado Central de Belo Horizonte
Foto: Dani Dutra

Movimento, variedade, animação. Desde os queijos dos mais variados, passando pelos temperos e chegando nas roupas e artesanato: vimos um pouquinho de tudo.

Aproveitamos para comer um tropeiro, uma das comidas de rua mais tradicionais em BH – e que estava uma delícia, por sinal.

Dá pra entender porque o mineiro adora tanto essa receita, a ponto de modificar o cardápio FIFA para que o tradicional tempero fosse servido no Mineirão durante os jogos da Copa. Tradição é tradição, né não?

Parque Municipal e feira da Avenida Afonso Pena

Como tudo em BH foi planejado, não podia faltar espaço para uma enorme área verde na cidade.

Esse é o parque municipal, com 3 lagos, vários espaços para recreação de adultos e crianças, que podem andar de bicicleta, remar em um barquinho ou só estender uma canga e relaxar na grama!

Parque Municipal - Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Foto: Fui Ser Viajante

Demos uma volta no parque e ele é de fato muito bonito.

Se você visitar em um domingo, pode aproveitar para combinar a visita ao Parque Municipal com uma volta na feira da Avenida Afonso Pena, que acontece todo domingo bem em frente à entrada principal do parque.

A feira funciona das 6h-14h e é enorme! Você pode comer um pastel de feira, ou aproveitar para experimentar o tradicional tropeiro de Minas.

Mas a feira é muito mais: roupas, artesanato, bijuterias, bolsas de couro. Tem de tudo e é enorme!

Sobre essa parte da cidade, vale dizer que foi onde vimos de forma mais gritante os contrastes e problemas sociais de uma metrópole.

Encontramos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social nessa região central de BH.

Uma situação preocupante, que faz a gente pensar sobre as desigualdades e acessos em nossas cidades.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Se dá pra dizer que JK e Niemeyer tiveram um ensaio antes da construção de Brasília, isso aconteceu aqui em BH, na construção do complexo arquitetônico da Pampulha.

Pampulha em BH - Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Projetado para combinar natureza, arquitetura e arte, o complexo da Pampulha foi idealizado para ser mesmo um complexo, um conjunto único.

A obra mais conhecida, a igreja de São Francisco, com arquitetura de Niemeyer e painéis de Cândido Portinari, é apenas uma das obras do circuito.

A volta completa na lagoa da Pampulha vai nos apresentado as demais atrações ao longo dos seus 18 km.

As curvas e desenhos de Niemeyer se misturam e se unificam com o espelho d’água da lagoa.

O iate tênis clube de BH mais parece um barco a se lançar nas águas da Pampulha.

Tem também a Casa do Baile, com jardins desenhados por Burle Marx (hoje Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design) e o antigo cassino (onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha).

Tudo isso pertencia ao projeto inicial. Com os anos, novos prédios foram sem adicionados ao circuito, como o zoológico e os estádios do Mineirão e Mineirinho, além da Casa de Juscelino Kubitschek (transformada em museu).

O pessoal do blog Coisos on the Go fez um excelente relato sobre como é a visita à Casa Kubitschek, vale conferir.

Dá pra passar um dia inteiro só passeando pelos atrativos do complexo arquitetônico da Pampulha. Por isso, para caber em um final de semana, escolha as atrações que quer visitar.

Uma lida nesse post sobre o Circuito Turístico da Lagoa da Pampulha (blog Chicas Lokas) pode ajudar a montar um roteiro legal por lá.

A volta completa na lagoa exige grandes deslocamentos. A maior parte das atrações pode ser que visitada a pé se você tem tempo e disposição (exceto o museu de arte, que fica muito afastado das demais atrações).

Um jeito mais fácil de se deslocar na Pampulha são as bicicletas alugadas no local pelo sistema Mobilicidade, que funciona em toda BH.

Outras opções são usar o carro ou a linha de ônibus municipal que faz o circuito da Pampulha.

Cervejarias de Belo Horizonte

Belo Horizonte nos surpreendeu com tanta cervejaria local de excelente qualidade (como a Wäls e a Cervejaria Backer), além de vários rótulos de cerveja artesanal que valem a pena experimentar.

Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Outro destaque da cidade é a presença da única filial da América Latina da Hofbräuhaus, a famosa cervejaria alemã com sede em Munique.

O principal motivo da bossa viagem a BH foi o turismo cervejeiro, e podemos dizer que voltamos bem satisfeitos.

Dá uma olhada nas cervejarias que visitamos em Belo Horizonte e veja se não vale a pena incluir um brinde com os amigos no seu roteiro na cidade!

Mirantes de BH

Para terminar o circuito do final de semana em BH, vale ir até um mirante e entender porque a cidade se chama Belo Horizonte.

Mirante da Praça do Papa em BH - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Para isso, vale lembrar que a cidade foi projetada desde o começo para ser a nova capital de Minas Gerais.

Segundo o projeto original, a cidade seria circundada pela Avenida do Contorno, que margeia todo o centro da cidade.

As ruas foram projetadas de forma que os quarteirões tem tamanho determinado, as ruas nascem, como raios de sol, das praças principais.

Por isso, a cidade segue uma geometria e os cruzamentos sempre perfeitamente perpendiculares. Da pra imaginar que, isso visto do alto, é mesmo muito lindo né?

Visitamos três mirantes na cidade. O primeiro na entrada da cidade, nas margens da Avenida do Contorno (BR356, por volta do km 4). A primeira bela vista da cidade! 

O segundo mirante foi no bairro Olho D’água, com a bela vista do Ateliê Wäls (hoje fechado para o público).

E por último e mais bonito de todos, teve o mirante da Praça do Papa – a vista mais bonita de toda nossa visita a BH.

Muita gente vai pra lá ver o por do sol na cidade, e da pra entender completamente porque. Uma praça ampla e bonita, com um enorme paredão de pedra de um lado e o melhor ângulo de BH vista de cima!

Ali pertinho da Praça do Papa dá pra você visitar o Parque das Mangabeiras (outra bonita área verde da cidade, que a Dani visitou em BH e contou pra gente).

Outra atração ao lado da praça do Papa é a rua do Amendoim, que garante a diversão dos turistas que param o carro com freio de mão na pequena ladeira e ficam bobos ao ver que ele está “subindo a ladeira”.

Mais dicas sobre o que fazer em BH?

Em nossas viagens, a gente sempre prefere qualidade ao invés de quantidade. Em BH não foi diferente: escolhemos visitar menos atrações e aproveitar a cidade sem pressa em um final de semana.

O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Claro que não deu pra ver tudo! A capital de Minas é uma cidade charmosa, cheia de opções gastronômicas, históricas e culturais para conhecer. Com certeza, Belo Horizonte merece mais que um final de semana!

Com nosso roteiro sem pressa de um final de semana em BH, deu curtir o básico da cidade.

É uma opção excelente para quem vai curtir BH pela primeira vez – com muitas possibilidade de ajustes e adaptações de acordo com sua preferência de viagem!

Tem mais tempo em BH? Que tal aproveitar para visitar o famoso museu Inhotim? Confira as dicas para visitar Inhotim do blog da Alyssa Prado!

Ou estique na estrada e faça uma viagem pelas cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Chapada Diamantina e Trancoso numa viagem só!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Flávia Rizzo disse:

Olá!!! Esse roteiro está na ordem em que fizeram, ou seja, o deslocamnento é mais prático desse jeito???? Obrigada!!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Flávia, o post é uma lista das principais atrações para incluir no seu roteiro e não seguiu a ordem de visita, a ordem vai depender muito de onde você estará hospedada e a forma de deslocamento que você utilizará, de forma a otimizar os deslocamentos.
Grande Abraço e boa viagem!

Michela disse:

Amei! Estivemos novamente nas cidades históricas e em Capitólio, mas novamente não deu para ir até BH, uma pena. Vou salvar para quando der de ir. Obrigada e beijos.