Cidades de Portugal: melhores destinos para conhecer ou até morar

Portugal é um país cheio de belezas. Nesse post, vamos te apresentar 28 cidades de Portugal, diferentes e encantadoras, cada uma a sua maneira!

Lindas praias, pequenos vilarejos, centros urbanos fervilhantes: cidades maravilhosas espalhadas de norte a sul do país, que fazem com que o turismo em Portugal cresça a cada ano.

Leia também:
+ Seguro viagem Portugal: tudo que você precisa saber
+ Principais pontos turísticos de Lisboa: o que fazer por lá
+ Óbidos: descubra a cidade medieval de Portugal

São destinos que você pode incluir na sua próxima viagem a Portugal. Inclusive, várias delas são cidades com ótima qualidade de vida, que podem ser a escolha perfeita para quem procura onde morar em Portugal.

Confira as dicas:

Por que visitar Portugal?

Portugal “está na moda” – e não é só entre os turistas brasileiros. Pessoas do mundo todo transformaram o turismo em Portugal num verdadeiro “caso de sucesso”.

Os números assustam: somente em julho de 2022, o país recebeu mais de 3 milhões de reservas em hotéis, sendo a imensa maioria de turistas estrangeiros.

O país recentemente conquistou diversos prêmios. Também em 2022, ganhou o World Travel Awards 2022 – edição Europa como o Melhor Destino Turístico do Europa.

Aposto que você está nesse post porque também está interessado no turismo em Portugal, e quer saber quais cidades de Portugal colocar no roteiro de viagem.

Ou mesmo está pensando em imigrar para Portugal e morar em uma das charmosas cidades portuguesas.

Então vamos às dicas: vamos te falar das principais cidades portuguesas, o que você pode ver em cada uma e quais são as melhores cidades para morar em Portugal.

O que visitar em Portugal?

Quer saber o que não pode ficar fora do seu roteiro em Portugal? Confira a lista das principais cidades portuguesas logo abaixo:

Lisboa

Pode parecer óbvio começarmos essa lista com Lisboa, mas a capital portuguesa é a maior cidade do país, e também uma das principais portas de entrada para quem vai chegar em Portugal de avião.

A cidade guarda muito da história do país, mas é lá também que você vai encontrar os edifícios mais modernos, numa combinação contrastante entre o antigo e o novo.

Lisboa faz a gente entender que uma cidade pode crescer, sem esquecer das suas raízes.

O que não faltam são pontos turísticos em Lisboa para você conhecer.

Você poderá andar de elétrico, visitar os restaurantes que escritores portugueses famosos frequentaram, visitar mirantes e castelos.

Ou seja, diversão garantida, independente de que tipo de passeio você gosta.

Claro, que não podemos deixar passar uma visita em Belém, para ver a famosa torre e provar o único e verdadeiro pastel de Belém (se não é de Belém, é nata e não pastel de Belém).

O que fazer em Lisboa: pontos turísticos de Lisboa
Torre de Belém em Lisboa, Foto: Fui Ser Viajante

Você pode conferir o que fazer em Lisboa no nosso post sobre os principais pontos turísticos de Lisboa.

Também vou deixar de sugestão mais dois textos de blogs que escreveram sobre a cidade: o que fazer em Lisboa (Turistando.in) e 7 passeios imperdíveis em Lisboa (Diário de Turista).

Sintra

A região de Sintra foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995 e possui lindas paisagens naturais, que incluem florestas verdes densas e montanhas cobertas de neve durante o inverno.

Além disso, a cidade de Sintra é famosa por seus maravilhosos palácios e construções medievais.

Castelo dos Mouros, Sintra Portugal
Foto: Fui Ser Viajante

Um dos principais pontos turísticos da região é o Palácio da Pena, um monumento romântico construído no século XIX. Outros destaques incluem o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional de Sintra.

Leia também: O que fazer em Sintra

Cascais

Cascais é uma cidade portuguesa localizada no distrito de Lisboa. Durante o século XIX, se tornou um destino de veraneio para a realeza e nobreza portuguesa, que construíram várias casas na região.

Assim, Cascais foi se tornando um destino turístico popular, primeiro entre os mais abastados, e hoje entre toda a gente.

Marina de Cascais, Portugal
Foto: Fui Ser Viajante

A alta temporada em Cascais ainda acontece no verão. Cascais tem algumas das melhores praias de Portugal, bem como monumentos históricos e outras atrações turísticas.

Você pode visitar Cascais em 1 dia, saindo de Lisboa num passeio tipo bate e volta. Ou pode alugar uma casa de temporada e ficar alguns dias na região

Veja o que fazer em Cascais Portugal

Óbidos

Óbidos é uma cidade histórica e encantadora, considerada um dos principais destinos turísticos de Portugal.

Cidade murada de Óbidos Portugal
Foto: Fui Ser VIajante

A cidade é muito charmosa, com suas ruas estreitas e sinuosas, a muralha medieval e o castelo de Óbidos, construído no século 12 e uma das maravilhas do país, um dos principais castelos para visitar em Portugal.

Além do castelo, a cidade ainda tem vários pontos turísticos para visitar, o que faz de Óbidos um destino perfeito para um bate e volta saindo de Lisboa.

Com mais tempo, pernoitar na cidade também é uma experiência maravilhosa. Você vai poder apreciar uma outra Óbidos, sem tantos turistas!

Leia também: O que fazer em Óbidos

Évora

Évora é conhecida como uma das mais antigas cidades de Portugal, e tem um grande legado histórico e cultural.

A cidade está repleta de monumentos históricos, como o Templo Romano, o Aqueduto e a Catedral de Évora.

O centro histórico de Évora é declarado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986 e é considerado um dos melhores exemplos do século XVI em Portugal.

Évora - cidades de Portugal
Évora – cidades de Portugal. Foto: Viktor Levit por Pixabay

Porto

A cidade do Porto, também conhecida como “Invicta”, é outro dos destinos preferidos dos turistas que visitam Portugal.

A cidade também guarda muita história, com construções históricas, decoradas com os tradicionais azulejos portugueses. Um destaque imperdível é a estação de São Bento.

Estação de São Bento, Porto Portugal
Foto: Fui Ser Viajante

Além de suas muitas atrações, tem um custo benefício mais interessante do que Lisboa (mais barato para comer e se hospedar, por exemplo).

No Porto, vale também anotar essa dica gastronômica sobre a comida de Portugal: prove a Francesinha, o prato típico da cidade do Porto.

Leia também: O que fazer no Porto, Portugal

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é uma cidade portuguesa situada na margem sul do Douro, em frente à cidade do Porto.

O nome original da cidade foi Gaia, mas mudou para Vila Nova de Gaia em 1514, quando o rei D. Manuel I concedeu-lhe o título de vila nova.

A região tem um patrimônio único, com destaque para as suas igrejas barrocas, edifícios históricos e a maravilhosa vista do Rio Douro.

E claro que precisamos falar sobre as caves de vinho do Porto – que você pode visitar, aprender sobre a história da bebida e fazer degustação!

De Lisboa a Porto de carro - Visitando Vila Nova de Gaia
Foto: Fui Ser Viajante

Faro

Faro é a capital da região do Algarve, em Portugal. É a cidade mais importante da região e por isso ficou conhecida como a “porta do Algarve”.

A cidade de Faro se destaca pelas suas praias, claro. Mas a cidade também reúne algumas construções históricas, como a Catedral Sé de Faro no centro histórico.

E por falar no centro histórico, por lá você vai encontrar lojas, bares, cafés e restaurantes que oferecem pratos tradicionais portugueses e cozinha mediterrânica.

Faro - cidades portuguesas
Faro – cidades portuguesas. Foto de nickyhardinguk por Pixabay

Lagos

Lagos é a segunda maior cidade do Algarve, e também atrai muitos visitantes por conta de suas praias paradisíacas.

É um destino que fica muito em alta no verão. A cidade oferece boa quantidade de hotéis, restaurantes e passeios.

Se você gosta de natureza e atividades ao ar livre, em Lagos você pode fazer caiaque, mergulho, pesca, golfe, ciclismo e até mesmo trilhas e caminhadas.

Lagos - Cidades de Portugal
Lagos – Cidades de Portugal. Foto de Larah Vidotto por Pixabay

Albufeira

Albufeira é uma cidade costeira pitoresca e vibrante, também localizada na região do Algarve, no sul de Portugal.

A cidade tem um clima agradável durante todo o ano, com vida noturna animada pelos clubes, restaurantes e bares.

A cidade ficou conhecida como o “Jardim do Atlântico”, devido à sua beleza natural e à fartura de pequenas, mas encantadoras praias.

Para aqueles que preferem a tranquilidade, existem praias isoladas perto da cidade, como a Praia de São Rafael e a Praia de Santa Eulália, com suas águas cristalinas e belas paisagens.

Albufeira Portugal
Albufeira Portugal. Foto: Drago Gazdik por Pixabay

Távira

Menos famosa que as já citadas Lagos e Faro, Távora também está na região do Algarve em Portugal, e também possui um pedaço de litoral de tirar o fôlego.

Nomeada Patrimônio Nacional em 1984, devido à sua beleza natural e rica história, Távira é o lar de muitos restaurantes, bares e cafés com vista para o mar, um destino que é acolhedor e tem tudo para te surpreender.

Távira Portugal
Távira Portugal. Foto: ddzphoto por Pixabay

Portimão

Portimão é mais uma cidade portuguesa situada na região do Algarve, que talvez você ainda não tenha ouvido falar.

A cidade foi fundada ainda na Idade Média, e fica às margens do rio Arade em Portugal. É conhecida por suas hospedagens de luxo e belas praias.

No comércio, há várias lojas, restaurantes e bares, que todos os dias atraem muitos visitantes.

Portimão Portugal
Portimão Portugal. Foto: luxber por Pixabay

Fátima

O Santuário de Fátima em Portugal é um símbolo de devoção católica para milhões de fiéis em todo o mundo.

Em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu à três crianças pastorais e lhes confiou três segredos. Desde então, muitas pessoas visitam o santuário para honrar a memória desses encontros e pedir intervenção divina.

No santuário você pode visitar a basílica, construída para preservar a memória das aparições. O complexo tem outras igrejas menores e espaços abertos dedicados à oração.

Todos os anos milhares de peregrinos visitam o santuário de Fátima em Portugal.

Batalha

A cidade de Batalha, em Portugal, está localizada na região do Vale do Tejo, e foi palco de uma importante batalha entre portugueses e castelhanos no ano de 1385: a Batalha de Aljubarrota.

Nessa batalha, o Reino de Portugal obteve a independência da coroa castelhana e expandiu suas fronteiras.

Hoje em dia, a cidade é um destino turístico muito procurado, tanto por sua relação com a história do país, quanto por causa de seu principal ponto turístico, a Igreja de Santa Maria da Vitória, ou Mosteiro da Batalha.

Construída para comemorar a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, essa igreja possui uma impressionante arquitetura gótica e lindos afrescos medievais do século XV.

Mosteiro da Batalha em Portugal
Mosteiro da Batalha em Portugal. Foto: Fui Ser Viajante

Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça, localizado na cidade de Alcobaça, em Portugal, é um dos monumentos mais importantes do país, e é a principal atração da cidade de Alcobaça.

Foi construído no século XII pelo primeiro rei português Afonso Henriques como uma das principais obras da arquitetura gótica medieval.

Cidade de Alcobaça. Chegando ao Mosteiro de Alcobaça
Foto: Fui Ser Viajante

Porto de Mós

As Grutas de Mira de Aire são um dos destaques de Porto de Mós.

Grutas de Mira de Aire, Portugal

Nazaré

Nazaré é uma cidade portuguesa localizada na costa oeste de Portugal, no distrito de Leiria. É conhecida pelos campeonatos de surf em ondas gigantes, que atrai os olhares do mundo inteiro para o mar agitado da cidade.

Na praia de Nazaré, outro destaque são suas falésias coloridas de arenito vermelho, que atingem mais de 200 metros de altura. Vale também apreciar o Farol da Praia da Nazaré é um dos principais pontos turísticos da região.

Além do litoral, em Nazaré você também pode fazer uma visita à Igreja Matriz, construída em estilo barroco no século 18, e todo o charme dessa cidade portuguesa costeira.

Nazaré Portugal
Nazaré Portugal. Foto: Stewart Rogers por Pixabay

Aveiro

A Veneza portuguesa”, como os nativos de Aveiro gostam de chamar. Aveiro uma cidade bem pequena que vale a visita.

Você poderá andar de “gôndola” – chamado de moliceiro, e provar o famoso “doce de ovos moles”.

Ovos moles de Aveiro, doces portugueses
Foto: Fui Ser Viajante

Guimarães

Guimarães é uma cidade histórica e encantadora no norte de Portugal. É conhecida como a “Cidade-Berço” de Portugal, porque foi o local de nascimento de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

A Cidade Velha é famosa por suas construções medievais, com destaque para o Castelo de Guimarães que ainda preserva os traços da Idade Média.

Em 2012, foi designada como patrimônio mundial pela UNESCO devido por conta do seu patrimônio histórico.

Leia também: O que fazer em Guimarães

O que fazer em Guimarães, Portugal
Guimarães. Foto: Fui Ser Viajante

Braga

A cidade de Braga também fica no norte do Portugal, por isso muita gente escolhe fazer um roteiro bate e volta combinando essas duas cidades de Portugal no mesmo dia.

O maior ponto turístico da cidade é o Santuário de Bom Jesus do Monte, com centenas de anos de história e memória. É um dos principais locais de peregrinação do Norte de Portugal.

Leia mais sobre o Santuário de Bom Jesus de Braga (post do blog O Berço do Mundo).

Coimbra

A cidade de Coimbra é lar de uma das universidades mais antigas da Europa, o que coloca a cidade entre os principais centros de arte e cultura de Portugal.

Leia também: O que fazer em Coimbra

O que fazer em Coimbra, Portugal
Foto: Fui Ser Viajante

Matosinhos

Matosinhos é uma cidade localizada no norte de Portugal, sendo uma outra opção de cidade turística perto da cidade do Porto.

Possui belas praias e restaurantes premiados, além de atrações como o Mercado Municipal de Matosinhos. Se estiver pela cidade, a dica é provar todo tipo de frutos do mar, super frescos.

Serra da Estrela

Se a sua visita for durante o inverno, é uma cidade para não deixar de visitar. Na Serra da Estrela neva e você poderá curtir um verdadeiro inverno europeu, nem que seja pode um dia.

Além disso, pode provar o Queijo da Serra da Estrela, que é tão macio que é passado no pão com uma faca, como o nosso “requeijão”.

Eu não tenho dúvidas que visitar Portugal vai mudar completamente a sua ideia sobre o país, e vai te fazer se apaixonar e querer voltar, voltar e voltar.

Outros destinos para visitar em Portugal

  • Viseu
  • Leiria
  • Setúbal
  • Funchal

Quantos dias ficar em Portugal?

Quando me perguntam quanto tempo é o ideal para visitar Portugal, eu diria 20 dias, mas claro que nem todo mundo tem essa disponibilidade.

Nós fizemos uma viagem de 10 dias, viajando de carro no eixo Lisboa Porto. Nesse tempo, deu pra conhecer bastante coisa. Veja nosso roteiro em Portugal.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Camilla disse:

Boa tarde!! Tudo bem?
Vou para Portugal em Abril, vale a pena ir para Algarve? Teremos 14 dias lá e o roteiro ainda está em aberto.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Camilla, se o seu roteiro tiver tempo livre, eu incluiria o Algarve para conhecer as belas praias de lá.
São cerca de 3 horas de carro de lisboa até lá e mais 3 para voltar, então pegaria ao menos uma noite por lá pra nao fazer um bate e volta!

Grande Abraço

Alvaro disse:

Visitei e amei,foram 30 dias surpreendentemente.

Lila Cassemiro disse:

Que viagem maravilhosa, Alvaro! Obrigada por partilhar

Ahhh Portugal é encantador! Só me faltou conhecer o Algarve, mas fica para a próxima!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Gisele, Portugal é realmente o máximo.. e sempre descobrimos um novo cantinho pra colocar na lista de “preciso ir na próxima vez” 😉
Obrigado pela visita e comentário e boas viagens