Museus de Madrid: como visitar de graça!

Entre um tour de tapas, cervejas espanholas e alguns brindes de sangria, encontramos tempo no roteiro para visitar os Museus de Madrid. Você sabia que a capital espanhola é conhecida como “a cidade dos museus”?

E mais ainda: que você pode visitar os 3 principais museus de Madrid, completamente de graça? Pois é, a gente testou e eu vou te mostrar como!

O Triângulo de Ouro da Arte em Madrid

Há uma infinidade de museus em Madrid. Alguns muito famosos, outros bem desconhecidos e fora do roteiro turístico principal.

Como a gente tinha pouco tempo na cidade, optamos por visitar os clássicos,  os três principais museus de Madrid:

  • Museo del Prado,
  • Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía e
  • Museu Thyssen-Bornemisza.

Juntos e praticamente vizinhos um do outro, nos arredores do Paseo Del Prado, esses museus formam o Triângulo de Ouro da Arte em Madrid.

Os 3 museus mais importantes da Espanha estão um em cada ponta desse triângulo imaginário.

E a importância do triângulo de ouro madrileño não é apenas local, mas mundial. Estamos falando de 3 coleções de arte que, juntas, representam uma das principais coleções de arte do mundo.

Leia também: Onde ficar em Madrid: melhores bairros

Qual o melhor museu de Madrid para visitar?

Se você precisasse escolher apenas um entre os 3 maiores museus de Madrid para visitar?

Essa é uma decisão muito difícil, até pessoal. Por isso é muito difícil me comprometer definindo qual o melhor museu de Madrid para você visitar.

Vou dar só um pitaco aqui, ok?

O Museu Del Prado é o mais famoso, a escolha clássica em Madrid.

Muita gente escolhe ele quando vai a somente um museu em Madrid, e provavelmente se eu fosse escolher antes de chegar em Madrid, iria em cheio nele também.

Mas minha opinião ficou um tanto dividida depois que conheci os outros 2 museus do triângulo.

Eu AMEI a coleção de arte do Museu Nacional Centro Reina Sofia (especialmente encontrar com a Guernica de Picasso ao vivo foi emocionante).

E também morri de amores pela linda arquitetura do casarão do Thyssen, poderia passar horas caminhando por lá, só admirando, como se todo o prédio fosse uma linda obra de arte.

Recomendo que você leia a descrição de cada um desses museus de Madrid mais abaixo, identifique as obras que quer muito ver, defina suas prioridades e faça a escolha de acordo com seu gosto.

No entanto, minha recomendação geral é: se você gosta de arte e tem tempo no roteiro, visite os 3 museus.

Eles se complementam e sua experiência em Madrid ficará muito mais completa ao visitar as três pontas do triângulo de ouro.

Consigo visitar esses 3 museus de Madrid no mesmo dia?

Sim, é possível. A gente fez isso.

Recomendo? Não. Só vale a pena se você quiser muito conhecer os 3, e não tiver mais tempo no roteiro.

Os três museus têm acervos muito densos e embora a gente tenha reservado o dia inteiro só pra isso, foi um dia exaustivo.

No último museu, confesso que já não conseguia aproveitar mais como gostaria. Tive que focar nos destaques porque eu só pensava em sentar e descansar um pouco.

Se puder, coloque um museu em cada dia, ou divida os 3 museus de Madrid em 2 dias. Você vai aproveitar muito mais!

Conheça os 3 principais museus de Madrid sem pagar nada

Museo del Prado

O clássico de Madrid. O Museu do Prado é o mais importante, mais visitado, mais fotografado, mais tudo entre os museus de Madrid.

Ele também é referência dentro da Espanha: ali estão reunidas obras valiosas de pintores espanhóis, como Goya, José de Ribera e o próprio Picasso.

Museu do Prado, Madrid
Foto: Fui Ser Viajante

E o acervo não se resume a artistas locais, mas abrange também italianos, franceses, alemães, holandeses, alguns muito famosos. Já ouviu falar num tal de Rembrandt? Ou ainda da dupla Botticelli e Caravaggio?

Quem sabe você reconheça alguma obra de El Greco, o pintor que está por toda parte na cidade medieval de Toledo? Inclusive, por isso e muito mais vale fazer um bate e volta em Toledo saindo de Madrid, viu?

A coleção de arte do Museu do Prado abriga uma das maiores coleções de arte européia do mundo, cobrindo desde o século 12 até o século 19.

Tudo distribuído num prédio lindíssimo e enorme, que levou anos para ser construído e já foi até quartel militar!

Obras importantes que você pode ver no Museu do Prado:

  • Las Meninas, Velazquez
  • Os Fuzilamentos na Montanha do Príncipe Pio, Goya
  • Maja Desnuda e Maja Vestida, os dois também de Goya
  • Adoración de los Pastores, El Greco
  • Davi e Golias, Caravaggio
  • Judith no Banquete de Holofernes, Rembrandt
  • entre muitos outros…

Organize sua visita ao Museu do Prado em Madrid

A entrada geral custa €15. O ideal para visitar o Museu do Prado é comprar o ingresso com antecedência, já que as filas na bilheteria costumam ser bem grandes.

Compre antecipado: ingresso Museu do Prado

O Museu do Prado abre todos os dias (exceto 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). De segunda a sábado, das 10h-20h. Domingos e feriados, das 10h-19h. Reserve algumas horas para a visita.

Como visitar o Museu do Prado de graça

Nos dias 19 de novembro e 18 de maio, o Museu do Prado tem entrada franca.

No resto do ano, pessoas com menos de 18 anos e estudantes entre 18-25 (com identificação), pessoas com mobilidade reduzida, professores e jornalistas não pagam entrada no Museu do Prado.

Museu do Prado, Madrid

Não se enquadra nesses grupos mas quer economizar? O Museu do Prado oferece um horário de visitação gratuita – todos os dias, para todos!

De segunda a sábado: 18-20h
Domingo e feriados: 17h-19h

Você precisa retirar o bilhete de gratuidade na bilheteria do museu. A dica é chegar pelo menos 30 minutos (ou até 1 hora) antes desse horário.

Isso porque se forma uma fila quilométrica esperando os bilhetes de gratuidade do Museu do Prado, que chega a dar a volta no quarteirão nos dias mais concorridos.

Museu do Prado - fila gratuidade

Nós nos assustamos com o tamanho da fila, mas depois que liberaram os acessos das gratuidades (pontualmente às 17h do domingo), a fila andou até rápido.

Museu do Prado
Paseo del Prado s/n. Metrô: Atocha ou Banco de España.

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Um antigo hospital do século 18 foi lindamente reformado e hoje abriga esse museu moderno, com uma arquitetura arrojada e muito bonita.

E mais que isso: o Museu Reina Sofía de Madrid tem uma coleção de arte pra aplaudir de pé.

Museu Reina Sofia, Madrid

O museu se divide em dois setores principais: Edifícios Sabatini (onde está a coleção permanente) e Jean Nouvel (que abriga as exposições temporárias).

Nomes como Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró decoram as paredes do museu. Enquanto o Prado é a casa da arte clássica, no Reina Sofia quem tem lugar é a arte moderna e contemporânea.

Embora seja menor que o Prado, o peso desses artistas faz do Museu Reina Sofia um dos mais visitados de Madrid.

Confesso que me emocionei ao ver Guernica de Picasso, imensa, tomando conta de toda a sala. Só por isso, já valeu a pena visitar o Museu Reina Sofia.

Além desses 2 prédios na sede principal do Museu Reina Sofia, que ficam dentro do triângulo de ouro de Madrid, ainda existem outras sedes do Museu Reina Sofia dentro do Parque El Retiro (o Palácios de Cristal e o de Velázquez).

Organize sua visita ao Museu Reina Sofia em Madrid

A entrada geral custa €10 e há um pequeno desconto para a compra online do ingresso. Como esse também é um dos museus mais concorridos de Madrid, o ideal é comprar com antecedência para evitar filas.

Compre antecipado: ingresso Museu Reina Sofia

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia abre de quarta a segunda (fecha às terças).

O horário de funcionamento vai das 10h-21h, exceto aos domingos e feriados, quando funciona das 10h-19h.

O museu não abre 1 e 6 de janeiro, 1 e 15 de maio, 9 de novembro, 24, 25 e 31 de dezembro. Reserve algumas horas para a visita.

Como visitar o Museu Reina Sofia de graça

Nos edifícios que pertencem ao museu mas ficam no Parque El Retiro, as entradas são gratuitas, todos os dias.

A sede principal do museu, no triângulo de ouro, abre gratuitamente para todo o público nos dias 18 de abril, 18 de maio, 12 de outubro e 6 de dezembro.

Têm direito à gratuidade em qualquer dia os menores de 18 anos, maiores de 65 anos, estudantes com menos de 25 anos, jornalistas, desempregados, professores, pessoas com deficiência, guias turísticos, famílias numerosas e mais alguns casos (veja todos os critérios aqui).

Para o público em geral, são oferecidos algumas horas de gratuidade a cada dia de funcionamento do museu Reina Sofia:

-Nas segundas e de quarta a sábado, das 19h-21h.
– Nos domingos e feriados, das 13:30-19h.

Mas atenção: nos horários de entrada gratuita, apenas uma parte do museu fica aberta ao público. Mas dá pra ver a Guernica de Picasso! E de graça!

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
Calle de Santa Isabel, 52. Metrô: Atocha. 

Museu Thyssen-Bornemisza

Nomeado em homenagem aos seus fundadores, a coleção do Museu Thyssen é uma das maiores coleções de arte do mundo que eram propriedade de um particular – o colecionador de arte Heinrich Freiherr Thyssen-Bornemisza.

Durante os anos 1990, a coleção foi doada pela família para a cidade de Madrid.

São mais de 1600 peças de arte, que incluem obras de diferentes épocas e estilos, além de artistas de renome, como Monet, Picasso, El Grego, Van Gogh e muitos outros.

Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid

Dentro do triângulo de ouro de Madrid, o Thyssen acaba ficando um pouco de lado, por conta da fama do Museu do Prado e Reina Sofia. Mas que grande injustiça!

O acervo do Thyssen é organizado de forma cronológica, e alguns especialistas em arte dizem que esse museu preenche o espaço de tempo que existe entre a arte que está exposta no Prado e no Reina Sofia.

Lembra que te falei, lá no começo do post, que os três museus se complementam?

Isso porque ainda nem falei do Palácio Villahermosa, um casarão totalmente reformado para abrigar o museu Thyssen e que por si só é uma obra de arte que vale a visita.

Organize sua visita ao Museu Thyssen em Madrid

A entrada geral custa €13, comprando online você ganha €1 de desconto. O Thyssen foi o único museu dessa lista que não visitamos de graça, mas somente por limitação de horário no nosso roteiro.

Preferimos encaixar esses 3 museus de Madrid num dia só (domingo), por isso começamos bem cedo, pagando o ingresso para o Museu Thyssen, depois seguindo para o Reina Sofia e depois o Prado.

Como o Thyssen não é muito disputado e nós chegamos lá logo que abriu, optamos por comprar o ingresso no local. Não tivemos problema.

Mas se você quer se organizar direitinho e ter certeza que não vai pegar fila, pode comprar o ingresso online (e ainda economiza €1):

Compre antecipado: ingresso Museu Thyssen

O Museu Thyssen abre segunda (12h-16h) e de quarta a domingo (10h-19h)

O museu não abre 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Reserve algumas horas para a visita. Em 24 e 31 de dezembro, os horários são reduzidos (10h-15h).

Como visitar o Museu Thyssen-Bornemisza de graça

No dia 18 de maio o museu é gratuito para todos e funciona em horário extendido (consulte o site).

Muitas pessoas também tem direito à entrada gratuita, não importa o dia do ano (veja aqui se você é um dos casos de gratuidade do Thyssen).

Todas às segundas, das 12h às 16h, o acesso à coleção permanente do Museu Thyssen é gratuito a todos, graças a um patrocínio da Mastercard.

Infelizmente só inclui as exposições permanentes, pois a exposição temporária não abre às segundas.

Museu Thyssen-Bornemisza
Paseo del Prado, 8. Metrô: Banco de España.

Paseo Art Walk: outro jeito de economizar em Madrid

Não consegue conciliar o horário das gratuidades dos museus de Madrid?

Tem um jeito pagar menos na entrada dos 3 museus: o Passe Art Walk Madrid. O bilhete inclui um ingresso para cada um desses 3 museus de Madrid, com um preço mais em conta que os bilhetes individuais.

Outra opção é comprar um dos cartões de atrações de Madrid, que incluem entrada gratuita nos 3 museus, mais muitas outras atrações de Madrid.

Compre antecipado: Paseo del Arte Madrid

Quer ajuda de uma especialista em Madrid para montar o seu roteiro? Confira esse ebook de Madrid, escrito pela Mayte Scaravelli, travel designer especialista em Espanha.

Ela montou um ebook para quem vai aproveitar Madrid em até 4 dias e o material está realmente incrível. E o melhor: seguidores do blog ainda aproveitam 10% de desconto com o cupom FUISERVIAJANTE.

Outros museus interessantes para conhecer pelo mundo

Esse post sobre os museus de Madrid faz parte de uma blocagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, em homenagem à Museum Week 2019.

Veja outros posts participantes:

Cantinho de Ná – Top 3 museus em Nashville: música, história e arte
Let’s Fly Away – 7 Museus em Chicago: Museum Week
Destinos por onde andei… – Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver?
Viagem Lado B – Museu do Futebol em São Paulo
Qualquer viagem. Eu vou! – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – Bairro da Liberdade
Uma Viagem Diferente – 5 Museus para conhecer em Santiago do Chile
Mapeando Mundo – Museum Week 2019: Top 5 museus para ver Monet
Chicas Lokas – Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro
Tripping Unicorn – Museu das Civilizações Asiáticas em Singapura
Viagens Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina
Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum teamLab Borderless
Mulher Casada Viaja – Um dia no Museu Catavento de São Paulo
Vamos Por Aí – Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca para crianças
Dani Turismo – Museu Emílio Goeldi em Belém
Trilhas e Cantos – Os Museus de Zagreb, na Croácia

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Cynara Vianna disse:

Estive no Prado e no Reina Sofia, mas esse último me fez chorar. Não resisti quando cheguei diante do Guernica de Picasso. Sou designer, estudei história da arte e há coisas que nos tocam profundamente quando entendemos um pouco melhor alguns detalhes não é?

Danielle disse:

Também acho que o Del Prado é imperdível para quem tem somente poucas horas em Madrid. Fiz esse circuito e foi o que mais gostei. Talvez pq eu seja um pouco clássica.. kkk.. Quado fui Na Reína Sofia, estava rolando uma mega exposição de Dalí, reunindo obras de vários colecionadores importantes, amei! Já o Thyssen, achei OK.
Muitas saudades de Madrid! Eu tive dias memoráveis nesse lugar 🙂

Klécia disse:

Eu confesso que fiquei na duvida se gostei mais do Prado ou do Reina Sofia.

Esses museus valem super a pena. Conheci o Prado nesse esquema, em horários gratuitos e foi sucesso! Ótimas dicas!

Klécia disse:

Obrigada Liliane <3

Nossa, 3 museus em um dia não é para os fracos! Eu me canso muito em museus e chega um momento não registro mais nada, então sempre reservo meio dia em um museu, nunca mais do que isso – e 2 no mesmo dia só se forem bem diferentes. Ainda não estive em Madri, dicas anotadas!

Emilia Brito disse:

Adorei saber do Triângulo e das gratuidades destes Museus! E sobre ver Guernica: que emoção deve ter sido!!!

Klécia disse:

Foi muito incrível! Inesquecível!

Ainda não conheço Madrid e estes museus parecem incríveis. Eu ficaria muito impressionada e emocionada de ver Guernica de Picasso de perto também. Ótimo post!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Denise,
Os museus são incríveis mesmo, esperamos que você esteja frente a frente com a Guernica em breve!

Nivia disse:

Não conheci o Museu Thyssen-Bornemisza, mas ver o Guernica é um ponto alto na vida! E hoje dia 18 de graça? ô Maravilha

Helen Pusch disse:

Esses três museus são fantásticos! Concordo contigo que a melhor experiência é conhecer os três. Como tu disseste perfeitamente, um complementa o outro.
Ótimas dicas para conhecê-los de graça, economia é sempre bem-vinda! 😀

Rafael Cassemiro disse:

Oi Helen,
Nesses tempos de Real desvalorizado dicas de visitas gratuitas é tudo de bom né?
Obrigado pelo comentário e boas viagens!

Edileia disse:

Toda dica de economia em viagens é muita bem-vinda por aqui. rsrsrs Não conheço o Thyssen-Bornemisza e os outros visitei há muito tempo, preciso voltar pra fazer tudo de novo. Adorei.

Ana Carolina disse:

Sou apaixonada por museus e já anotei suas dicas, pois esse ano a Espanha me aguarda!!! Amei ainda mais saber como visitá-los de graça.

Lais Cerullo disse:

Ainda não fui a Madri, mas está na minha lista de próximas viagens e com certeza incluirei os 3 museus, pois não sei qual deles escolher. Adorei o post e as fotos!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Lais, Achamos Madri o máximo, e podendo incluir os 3 museus no roteiro, eu faria sem dúvida!

Arrependida por não ter visitado nenhum museu de Madri, rs. Adorei as dicas, e muito legal saber como entrar de graça 😀

Diego Arena disse:

Adoro essas dicas de como visitar os lugares de graça, ainda mais museus tão interessantes como esses. Ainda não conheço Madrid, espero ir em breve.

Madri está na minha lista de destinos desejados, e como adoro museus, com certeza, estes estarão no meu roteiro pela cidade.
Aproveitei para ler também o post do bate e volta à Toledo, outro destino que desejo muito conhecer quando visitar a Espanha.
Amei suas dicas de economia e suas impressões sobre os museus, acho que realmente eles se complementam e merecem ser todos vistos, sem exceção.
Grande beijo!

Lulu Freitas disse:

Esse três museus de Madri são incríveis. Também me senti como você, emocionada ao ver o Guernica ao vivo no Reina Sofia. Se tivesse que que escolher um dos três ficaria com o Reina Sofia, apesar o acervo belíssimo o Museu do Prado.

Tharsila Fernanda Santos Costa disse:

Opa! Dicas para visitar museus de graça é uma mão na roda. Eu sempre incluo vários museus nas minhas viagens. Valeu pela dica e amei conhecer um pouco mais dos museus em Madrid

Rafael Cassemiro disse:

Oi Tharsila,
Uma das primeiras coisas que buscamos na hora do roteiro é ver os dias que os Museus estão abertos, e se for de graça melhor ainda :).
Os museus de Madri valem e muito a visita!