Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro: centro cultural na Gávea

Você conhece o Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro? Trata-se de uma instituição cultural dedicada à promoção e preservação da cultura e da história do Brasil.

E no post de hoje, vamos te contar mais sobre como é a visita ao Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro!

Atenção: O Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro encontra-se fechado para reformas.

O que é o Instituto Moreira Salles?

O Instituto Moreira Salles (IMS) foi fundado em 1990 por Walter Moreira Salles, um banqueiro e colecionador de arte.

A instituição conta com um acervo significativo, que inclui fotografias, documentos, livros, obras de arte e outros materiais relacionados à cultura brasileira.

Além disso, na linda mansão onde fica sua sede, acontecem diversas atividades culturais, incluindo exposições, cursos, publicações e eventos.

Empório Jardim - Instituto Moreira Salles
Foto: Fui ser viajante

Onde fica o Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro?

O IMS Rio de Janeiro fica localizado no bairro da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A mansão de Moreira Salles no Rio de Janeiro

A sede do IMS no Rio de Janeiro é a casa onde viveu o próprio Moreira Salles. Se fosse somente pela casa, já valeria uma visita: construída.

Empório Jardim - Instituto Moreira Salles

A mansão foi construída entre as décadas de 1940-1950, tem arquitetura moderna, um bonito jardim projetado por Burle Marx e é toda circundada por um trecho bem preservado de Mata Atlântica. 

A arquitetura é impressionante. O projeto foi do renomado arquiteto Olavo Redig de Campos.

Empório Jardim - Instituto Moreira Salles

O que você vai ver na visita?

Um dos destaques do IMS é a valorização da fotografia brasileira.

A instituição promove exposições de fotógrafos renomados, além de oferecer cursos e oficinas relacionados ao tema.

O Instituto é curador de mais de 800 mil imagens, incluindo coleções de ícones como Marc Ferrez, Marcel Gautherot, José Medeiros, Hans Gunter Flieg e Otto Stupakoff.

As obras desses artistas são importantes testemunhos de nossa sociedade no século XIX e XX.

Este acervo fabuloso (são 40 coleções, sendo 19 de obras completas dos fotógrafos) credencia o IMS como a mais importante instituição de fotografia do país.

E quer saber o melhor? A visita a tudo isso é completamente GRATUITA! Isso mesmo! A gente não paga nada pra visitar o IMS.

Empório Jardim - Instituto Moreira Salles

As fotografias que me chamaram mais atenção são as que retratam o Brasil do século XIX e XX.

Há retratos de personalidades da época, registros da construção de Brasília e de outros importantes edifícios espalhados pelo país, como o Ginásio do Ibirapuera.

Café da manhã no Empório Jardim do IMS RJ

Quando visitar o Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro, vale a pena separar um tempo para tomar café da manhã no restaurante que funciona dentro da mansão.

Empório Jardim - Instituto Moreira Salles

É uma das unidades do Empório Jardim, restaurante que serve “café da manhã o dia todo” e já foi eleito diversas vezes como o melhor café da manhã do Rio de Janeiro.

Nota: a unidade do Empório Jardim no IMS também se encontra fechada durante a reforma do edifício

Vale a pena visitar o Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro?

O Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro desempenha um papel importante na promoção da cultura brasileira, com foco especial na fotografia, além de atuar na preservação e difusão do patrimônio histórico e artístico do Brasil.

Para os amantes de fotografia e de história, vale muito a visita ao IMS. 

Para quem, como eu, ama tudo isso e também ama comida, vale fazer a casadinha Empório Jardim + Instituto Moreira Salles qualquer dia!

A Luciana do blog Let’s Fly Away também visitou o Instituto Moreira Sales. Vale a pena clicar e conferir o post para saber mais sobre como é a visita.

Visite também: Instituto Moreira Salles em outras cidades do Brasil

Além da sede no Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles também possui filiais em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Poços de Caldas, ampliando assim seu alcance e impacto cultural pelo país.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Arte fotográfica e café da manhã em lugar lindo?! Ok, pode me esquecer ai que tão cedo eu não saio não! Fico babando aqui com os lugares legais que você descobre no Rio! 🙂 bjuus

Klécia disse:

Uma delicia né, Ana? Tenho a impressão que você ia gostar bastante desse lugar 🙂