Onde beber cerveja artesanal em Roma

Se você vai a Roma pensando que a gastronomia da cidade é regada somente a vinho, está bem enganado. A cerveja artesanal em Roma vem ganhando cada vez mais espaço.

Se você está interessado em fazer um pouquinho de turismo cervejeiro em Roma, esse post foi feito para você! Prepare-se para conhecer uma lista com 10 lugares bacanas para apreciar uma boa cerveja artesanal em Roma.

Leia também: Roteiro de 3 dias em Roma (ideal primeira viagem!)

Do boteco europeu até o barzinho mais badalado da capital da Itália, essa lista vai te mostrar que ‘a birra’ tem espaço certo no paladar dos italianos!

Turismo cervejeiro na Itália: 10 lugares para beber cerveja artesanal em Roma

Brewdog

Esse tem um lugar especial no nosso coração, porque foi o primeiro pub que conhecemos em Roma.

Onde beber cerveja em Roma - Brewdog
Foto: Instagram @brewdogroma

Ok, sabichão. Nós sabemos que a Brewdog é uma cervejaria escocesa. Mas que mal tem em visitar o bar da cervejaria na Itália? A gente não viu problema algum e adoramos a experiência. 😀

A cervejaria tem três bares na Itália (os outros dois são em Bologna e Firenze), mas esse com certeza é o bar com a localização mais bacana da franquia. Literalmente a um minuto do lendário Coliseu de Roma!

Provamos sanduíches e hotdogs no bar, e a comida eram bem gostosa. Mas o destaque fica mesmo por conta das cervejas.

Você consegue conferir o cardápio cervejeiro do bar via Untaapd, tudo em tempo real, e a lista se divide entre cervejas da casa e convidados. Minha favorita: a Punk IPA da Brewdog, não deixe de provar!

Endereço: Via delle Terme di Tito, 80 | Horários: todos os dias, de 12h até 1h (sexta e sábado, até 2h) | Visite o site

Ma che siete venuti a fà

Passeando pelo charmoso bairro de Trastevere, esse foi um dos maiores achados que a gente já fez em Roma.

Um boteco de porta estreita e muita gente pela rua com copo na mão. Chegamos lá fim de tarde e o lugar estava super badalado. Dentro da casa não tem muito espaço.

Onde beber cerveja em Roma - Ma che siete venuti a fà
Foto: Instagram @machesietevenutiafa

Como diz o nome do bar, ‘mas o que você veio fazer aqui?’: O charme é entrar, pedir uma das 16 cervejas plugadas no balcão (ou “birre alla spina”, como dizem os italianos) e sair pra beber na rua mesmo, conversando e vendo a vida acontecer em Roma.

Endereço: Via Benedetta, 25 | Horários: todos os dias, de 11h até 2h | Visite o Instagram

Bir&Fud

Cerveja artesanal. Pizza preparada com ingredientes selecionados e seguindo a tradição italiana. Uma combinação que não tem como dar errado!

O ambiente do Bir & Fud é super bacana, bem decorado, até elegante. E o lugar ainda fica na mesma rua, bem ao lado do despojado Ma che siete venuti a fà.

Onde beber cerveja artesanal em Roma - Bir&Fud
Foto: Instagram @birfud_trastevere

Ou seja, dá pra fazer aquele programa 2 em 1 que a gente adora! São 36 torneiras de cerveja artesanal esperando por você no Bir & Fud!

Endereço: Via Benedetta, 23 | Horários: todos os dias, de 11h até 2h | Visite o site.

My-Ale Craft Beer and Street Food

Mais um ambiente super bacana para uma cerveja. No My-Ale Craft Beer, só entra rótulo italiano, então esse é o seu lugar se você quer provar cervejas locais.

Para comer, a casa seleciona queijos e salames também da Itália. Eles também procuram valorizar a produção orgânica de pães, legumes e temperos.

No cardápio, oferecem cerveja sem glúten (e várias comidinhas glúten-free!). Não tem como usar a dieta como desculpa para não provar as boas birras italianas!

Endereço: Via dei Cappellari, 79 | Horários: segunda a sábado, das 12h às 19h | Visite o site.

Brasserie 4:20

O Brasserie 4:20 tem um estilo descontraído e elegante. O bar conta com um terraço super disputado no verão, mas a grande estrela está no salão principal.

As opções cervejeiras estão descritas num quadro de giz e o lindo balcão de madeira com mais de 20 torneiras cromadas (e sempre um bom número de cervejas italianas!) está lá esperando por você!  

Leia também: Roma de cinema: filmes para ver antes de viajar

Onde beber cerveja em Roma - Brasserie 420
Foto: Instagram @brasserie420

A comida não tem nada de italiana. A base é americana e serve, entre outras coisas, hambúrgueres (preparados com lúpulo) e farta porção de batata-frita (que dá até pra dividir entre duas pessoas).

Endereço: Via Portuense, 82 | Horários: segunda a quarta, das 19h às 2h, sexta e sábado, 18h às 3h, domingo, das 20h às 2h. | Visite o Instagram.

Oasi della Birra

Qualquer local já citado pelo Guia Lonely Planet merece pelo menos uma espiadinha! Esse local tem história em Roma.

Onde beber cerveja em Roma - Oasi della Birra
Foto: Instagram @oasi_della_birra

Começou a operar como um bar de vinhos, como denuncia a placa que até hoje está na porta do estabelecimento, Palombi Enoteca.

Durante o dia, você pode conferir como era a atmosfera dessas antigas casas de comércio em Roma, já que eles funcionam como uma delicatessen, vendendo vinhos, chocolate, café e até queijos.

Mas depois das 17h, o lugar se transforma para receber os apreciadores de cerveja, numa atmosfera bem vintage e super bem localizada em Roma. São centenas de garrafas do mundo todo e algumas cervejas on tap!

Endereço: Piazza Testaccio, 38/41 | Horários: segunda a sábado, das 8h às 1h, domingo, das 18h às 1h. | Visite o Instagram.

Birra e Sale

A casa chama a atenção pela diversidade de produtos. Funciona como um empório de produtos tipicamente italianos, então a gente se diverte com os olhos primeiro, para depois se aventurar no paladar com os lanches (sanduíches deliciosos), salames, queijos e as cervejas, claro!

Onde beber cerveja em Roma - Birra e Sale
Foto: Instagram @birraesale

Uma boa seleção de rótulos artesanais italianos, com um preço justo. Dá pra fazer um lanche bacana, só com coisinhas deliciosas da Itália e uma boa cerveja!

Endereço: Via del Governo Vecchio, 90 | Horários: segunda a quinta, das 11h às 22:30h, sexta e sábado, das 11h às 24h. Domingo, das 11h às 20h. | Visite o Instagram.

Roma Beer Company

São dois endereços e a mesma qualidade. A Roma Beer Company está no Campo di Fiori e na Ponte Milvio, e conta com uma grande variedade de cervejas em garrafa e alguns rótulos on tap.

Onde beber cerveja em Roma - Roma Beer Company
Foto: Instagram @romabeercompany

O ambiente é super bem decorado e a cozinha também merece destaque, com pizzas, massas e outros pratos igualmente apetitosos. É aquela pedida para ir sem medo de errar, porque eles entregam o pacote completo: cerveja, comida e ambiente diferenciado.

Endereços: Piazzale di Ponte Milvio, 40/42 e Piazza Campo de’ Fiori, 36 | Horários: todos os dias, das 10h às 3h. | Visite o site.

Luppolo Station

Mais uma opção interessante no Trastevere. São 26 bicos de cervejas artesanais, que você pode acompanhar com uma tábua de frios a um preço honesto para a média de Roma.

Onde beber cerveja em Roma - Luppolo Station
Foto: Instagram @luppolo_station

O restaurante tem um ambiente bem decorado e serve também refeições para quando a fome apertar.

Endereço: Via Giuseppe Parini, 4 | Horários: todos os dias, das 12h às 2h. | Visite o site.

Open Baladin

Não tem pra ninguém: o Open Baladin é o bar número 1 quando você pensa em cervejas artesanais em Roma.

Se só tiver um lugar para visitar, essa é a escolha mais certeira (ou aposte no Ma che siete venuti a fà se estiver procurando algo mais despojado).

Onde beber cerveja em Roma - Open Baladin
Fonte: Instagram @openbaladinroma

A cervejaria nasceu na província de Cuneo, na Itália, graças ao trabalho do mestre cervejeiro Teo Musso.

Desde cedo, seus rótulos  se destacaram no universo cervejeiro, tanto pela identidade forte da marca que ele colocava nas garrafas diferentonas, como nas receitas cheias de ingredientes inusitados.

Hoje a Baladin conta com mais de 30 rótulos e é referência quando o assunto é cerveja italiana. E essa cervejaria tem um bar de três andares em Roma, com mais de 30 cervejas plugadas, próprias e convidadas e centenas de outras engarrafadas.

Esse bar é o point mais descolado das cervejas em Roma, para locais e turistas. Você não vai perder essa ‘baladin’, vai?

Endereço: Via degli Specchi, 6 | Horários: todos os dias, das 12h às 2h. | Visite o site.

Foto em destaque: Instagram @brewdogroma

Conhece outros bares de cerveja artesanal em Roma?

Se você souber de outro endereço cervejeiro em Roma que não falamos no post, indica pra gente nos comentários! Vamos adorar ficar sabendo e já botar na lista para a próxima viagem!

Leia também: Onde se hospedar em Roma (melhores bairros)

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀

hotel  Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
aluguel de carros Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
seguro saúde Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
ingressos Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide

Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Edson Jr disse:

Que dicas boas para variar do bom vinho italiano, nada como uma boa cerveja! 😀

Klécia disse:

Sempre bom uma cervejinha na viagem 😀