Bate e volta de Roma: 15 cidades perto de Roma para visitar (até 2h)

Roma fica bem no centro da Itália e é bem servida de opções de transporte. Por isso, quem planeja fazer um bate e volta de Roma tem várias opções de destinos interessantes quem podem ser incluídas no roteiro.

Nesse post, vamos falar sobre 15 cidades perto de Roma que ficam a, no máximo, 2 horas de distância da capital italiana – e por isso são as melhores opções para passeio com ida e volta no mesmo dia.

Vamos falar também sobre destinos que são famosos e desejados na Itália, mas que nós não recomendamos um bate e volta de Roma, porque eles tem um acesso mais difícil e você perderia muito tempo no deslocamento.

Vamos nessa, descobrir as belezas do país da bota muito além de Roma? Com certeza, esse post vai facilitar sua navegação pelo mapa italiano e o planejamento da sua viagem!

Como decidir se vale a pena fazer um bate e volta saindo de Roma?

Quando pensamos em viagem bate e volta, precisamos pensar quando vale a pena fazer esse tipo de passeio, e é sempre uma análise caso a caso.

Aqui tem 5 perguntas essenciais que vão te ajudar a decidir quando vale a pena fazer o passeio bate e volta de Roma:

  1. Qual é o tempo de deslocamento? Isso é essencial para um passeio bate e volta. Recomendamos um deslocamento de, no máximo, 2h, para que sobre tempo para aproveitar o destino, já que você tem apenas 1 dia
  2. O que o destino oferece me interessa? Considere os atrativos do destino e analise se há pontos de interesse que você realmente quer ver ou experiências que quer vivenciar no local.
  3. Financeiramente, vale a pena o bate e volta? Calcule o custo total da viagem, incluindo transporte, alimentação, ingressos e quaisquer outras despesas. Avalie se o valor é justificável para um passeio de um dia.
  4. Qual é a previsão do tempo no destino? Condições climáticas adversas podem afetar sua experiência e tornar o passeio menos agradável. Confira sempre a previsão do tempo para avaliar se vale a pena viajar até o local naquele dia.
  5. Qual o meio de transporte mais eficiente? Avalie as opções disponíveis, e compare valores. Seja ônibus, trem, excursões organizadas por agências, ou até mesmo considere o valor de alugar um carro na Itália, para visitar destinos com mais autonomia.

Leia também: Onde se hospedar em Roma: melhores bairros

O que visitar perto de Roma: 15 cidades perto de Roma que cabem num bate e volta

Na hora de escolher o destino para o seu bate e volta saindo de Roma, não faltam opções interessantes: vilas históricas, vinícolas, sítios arqueológicos, praias mediterrâneas e muito mais.

Veja algumas opções de destinos perto de Roma (até 2 horas de deslocamento) que valem a pena fazer um bate volta:

Leia também: Como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma

Frascati

⏱️ Tempo de deslocamento: 30 minutos de Roma

Frascati é uma cidade pequena, a cerca de 30 km de Roma. Está localizada na região dos Castelos Romanos.

A cidade é muito pitoresca, famosa por ser a cidade onde se produz o vinho Frascati, um vinho branco leve e fresco, ótimo para consumir no verão.

Outra tradição da cidade são as fraschettas, um restaurante tradicional onde você pode levar sua própria comida, e consumir somente o vinho da casa.

Entre os pontos turísticos de Frescati, você pode conhecer a Villa Aldobrandini, um belo edifício cercado de jardins, construído entre 1598 e 1602, e que fica no alto, bem em frente à praça principal da cidade.

Frascati, bate volta saindo de Roma
Imagem de Narcisse Navarre por Pixabay

O local também é chamado de Villa Belvedere, pois a vista lá de cima é incrível!

Além de sua beleza natural, patrimônios e seu famoso vinho, Frascati também oferece uma deliciosa culinária local, sendo a Porchetta o prato mais tradicional, uma carne de porco desossada e assada com ervas.

Inclusive, em Frescati é possível viver experiências gastronômicas muito bacanas, como uma aula para preparação de massas com degustação de vinhos e jantar.

Para quem quer fugir das multidões turísticas e quer fazer um bate e volta saindo de Roma para uma região super autêntica na Itália, Frascati é uma ótima opção!

Como chegar em Frescati

Você pode pegar um trem na Estação Roma Termini, operado pela Trenitalia, rumo a estação Frescanti. A viagem dura cerca de 30 minutos, e os trens saem a cada 60 minutos.

Caso prefira, pode fazer isso com uma agência de turismo local:

Outra opção é ir de carro. O trajeto é pela Via Tuscolana, e você vai precisar dirigir por cerca de 1h (são 25,7 km entre Roma e Frascati).

Um carro econômico em Roma pode custar mais barato do que você imagina: cerca de R$ 50 a diária na RentCars. Caso tenha dúvidas, você pode ler nosso post sobre como alugar carro no exterior.

Castel Gandolfo

⏱️ Tempo de deslocamento: 45 minutos saindo de Roma

Castel Gandolfo, também chamado de Castelgandolfo, é uma comuna italiana que pertence a região do Lácio. Com apenas 7 mil habitantes, é considerada uma das vilas mais bonitas da Itália.

Um dos cenários mais bonitos é a vista para o Lago Albano, que fica às margens da cidade.

Castel Gandolfo Itália
Imagem de Angelika por Pixabay

Outra curiosidade é que Castel Gandolgo é também famosa por ser o local da residência de verão do papa.

Num passeio bate e volta saindo de Roma, você pode visitar os apartamentos Papais (que já serviram a mais de 30 papas) e ingressar no belíssimo Jardim Secreto.

Como chegar?

A partir da estação Roma Termini, você pode pegar um trem para a estação Castel Gandolfo. O trajeto dura 45 minutos, e há novas saídas de trem a cada 60 minutos.

Outra opção é contratar um passeio de excursão com agência de viagem, como este:

Por fim, você pode alugar um carro para fazer esse bate e volta saindo de Roma. O trajeto mais rápido costuma ser pela via Appia Nuova (SS7), com cerca de 1h de viagem (25,6 km). Faça aqui sua cotação gratuita na RentCars.

Tivoli

⏱️ Tempo de deslocamento: 45 minutos saindo de Roma

Tivoli é uma cidade pequena, com menos de 50 mil habitantes. Na época do Império Romano, era um destino de veraneio para os romanos, com templos, palácios e uma localização estratégica, na encosta dos Montes Apeninos.

Hoje, quem visita a cidade busca apreciar muito dessa riqueza do passado, num destino que combina história, arquitetura e beleza natural.

O centro histórico tem ruazinhas charmosas e vários monumentos que são Patrimônios da Humanidade, segundo a Unesco. Confira algumas das atrações para conhecer em Tivoli:

  • Villa d’Este: a principal atração de Tivoli, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. No interior, você pode visitar um dos mais importantes palácios da Itália, símbolo do renascimento.

Além do palácio, ainda há o magnífico jardim, repleto de fontes e esculturas, tendo sido o primeiro jardim planejado da Europa.

Tivoli Itália - Villa d'Este
Tivoli Itália – Villa d’Este. Foto: lapping por Pixabay
  • Villa Adriana (Vila de Adriano): foi uma das maiores residências romanas, construída pelo próprio imperador romano Adriano no século II d.C. Hoje está em ruínas e é também é considerada patrimônio da UNESCO.
  • Ponte Villa Gregoriana e Parque Villa Gregoriana: a ponte conduz do centro histórico de Tivoli até o parque Villa Gregoriana, um bonito parque público de Tivoli.

Na travessia, você pode apreciar a vista de cachoeiras que ficam dentro do parque e ruínas de antigos templos romanos (Tempio di Vesta e Tempio della Sibilla).

Dentro da Villa Gregoriana, você encontra também a antiga acrópole de Tivoli e a Grande Cascata.

  • Il Gelato di Pinocchio: para apreciar um gostinho doce da cidade, visite a gelateria mais tradicional da cidade, e prove um autêntico gelato italiano

Além dessas atrações principais, Tivoli também oferece uma atmosfera encantadora, com suas ruas de paralelepípedos, praças pitorescas e deliciosas opções gastronômicas, o que a torna uma cidade encantadora para explorar.

Reserve seus ingressos antecipados: Villa Gregoriana + Villa d’Este

Como chegar em Tivoli saindo de Roma

Se escolher usar o transporte público, você pode ir de trem. Você pode pegar o trem da Trenitália na estação Roma Tiburtina até a estação Tivoli, numa viagem que dura 55 minutos.

As saídas ocorrem a cada uma hora, e para fazer um passeio bate volta de Roma é melhor pegar o trem Regionale Veloce, que vai mais rápido que o Regionale, pois não faz parada em todas as estações. 

Você também pode ir até Tivoli de ônibus, que é a opção mais comum. Os ônibus saem da estação Ponte Mammolo a cada 30 minutos e o desembarque é na Piazza Garibaldi, no centro de Tivoli.

Outras opções são alugar um carro em Roma, ou contratar um grupo de excursão. Tivoli é um destino muito procurado, e há agências que operam saídas diárias para esse bate e volta saindo de Roma a Tivoli.

Anzio

⏱️ Tempo de deslocamento: 1h saindo de Roma

Uma das cidades perto de Roma que considero mais bonitas! Fica na região de Lazio, ao sul de Roma, e é um bom destino para quem gosta de praia.

Foi em Anzio que nasceu Nero, o imperador, acusado por supostamente ter incendiado Roma.

As ruínas da antiga Villa de Nero (que era a residência imperial, construída por ele com vista para o mar) podem ser visitadas.

Há também outros vestígios arqueológicos que ficam próximos às praias, fazendo uma combinação interessante para os turistas.

E por falar em praias, elas com certeza são um destaque para o turismo em Anzio, sendo a mais conhecida a Grotte de Nerone, de onde você pode conferir um por do sol espetacular!

Outro lugar muito visitado é o passeio até a Ilha de Ponza, com saídas de barco a partir de Anzio.

Na região portuária também há vários restaurantes e cafés. Se você procura um destino encantador e fora do óbvio para visitar perto de Roma, Anzio é uma ótima escolha.

Anzio - cidades perto de Roma para conhecer num bate e volta
Crédito da foto: vladimiravpower por Pixabay 

Também há pontos de interesse bem mais recentes, referentes ao período da 2ª Guerra Mundial.

A cidade sofreu bombardeios alemães e, mais tarde, foi um dos principais pontos de desembarque das tropas britânicas e americanas que libertaram Roma.

Como chegar em Anzio saindo de Roma

Para quem opta para ir de trem, você pode pegar o trem da Trenitalia na estação Roma Termini, até a estação Villa Claudia, em Anzio. São cerca de 55 minutos de viagem.

Outra opção é ir de trem até Campoleone (25 minutos de viagem) e de lá pegar um ônibus até Villa Claudia. No total, você vai gastar 1:10h de viagem, aproxidamente.

De carro, o trajeto saindo de Roma para Anzio é pela via SS148. A rota tem pedágios e o trajeto dura 1:10h.

Parque Arqueológico Ostia Antica

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:10h saindo de Roma

Ostia Antica (ou Ostia Antiga) é um lugar perto de Roma para ir se você quer continuar mergulhando na história do antigo Império Romano.

A cidade fica a poucos quilômetros de Roma, às margens do rio Tibre, tendo sido fundada no século IV a.C.

Em Ostia Antica, foi construído o primeiro porto marítimo da região, que desempenhou um papel muito importante no comércio e conexão de Roma com outras cidades do império romano.

Ostia Antiga - bate e volta saindo de Roma
Foto: neufal54 por Pixabay 

O porto entrou em declínio após o fim do Império Romano, e hoje o local foi transformado no Parque Arqueológico Ostia Antica, que você pode visitar e conhecer os edifícios antigos e mais outros monumentos preservados.

O parque arqueológico é bem grande e tem monumentos interessantes, como um teatro romano, antigos banhos termais e uma necrópole, onde estão preservados túmulos do século II.

Muitos consideram este um dos sítios arqueológicos mais preservados da Itália, quase como uma Pompeia, só que mais perto de Roma.

Uma coisa que achei bem curiosa é que o nome da cidade vem do latim, ostia – plural de ostium, e uma derivação de “os”, que significa boca. Como a cidade fazia a comunicação com outros destinos, dá pra entender a referência.

Outro detalhe é que, nos dias de hoje, Ostia Antica está a 3 km do oceano, e não mais a beira-mar. Isso tudo por consequência de um intenso assoreamento.

A cidade moderna de Ostia é que fica perto do oceano hoje em dia.

Como chegar

O endereço do Parque Arqueológico Ostia Antica é: Viale dei Romagnoli 717 – Roma. Como fica a apenas 25km de Roma, a proximidade torna esse destino facilmente acessível.

Para ir de transporte público, você pode pegar o metrô de Roma linha B, até as estações Porta San Paolo, San Paolo ou Eur Magliana.

Daí, você vai pegar o trem metropolitano linha Roma-Lido sentido Ostia-Cristoforo Colombo, até a estação Ostia Antica.

Os trens partem a cada 15 minutos, e a viagem leva cerca de 20 a 30 minutos.

Para pagar a passagem, você pode usar os bilhetes urbanos da ATAC (Agenzia del trasporto autoferrotranviario del Comune di Roma):

A estação fica bem em frente ao parque, basta atravessar a passarela por cima da rodovia e caminhar cerca de 300 metros até a entrada.

Você também pode fazer o trajeto de carro, pela via SP8. A viagem dura 52 minutos e há cobrança de pedágio. Veja aqui a cotação para aluguel de carro na Itália com a RentCars.

Horário de funcionamento, ingressos e mais dicas para visitar

O Parque Arqueológico Ostia Antica funciona de terça a domingo, de 8:30h às 15:30h (fechado às segundas-feiras).

Por não ser muito grande, é um passeio relativamente rápido. Separe de 3 ou 4 horas para conhecer o Parque Arqueológico Ostia Antica.

Faça sua reserva:

Ingresso Parque Arqueológico de Ostia Antica + serviço de transporte de ida e volta

Excursão guiada a Ostia Antica: passagens de trem + entrada no parque arqueológico + guia (em inglês)

Caserta

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:10h saindo de Roma

A cidade, na região da Campânia, é bem pequena, mas é procurada pelos turistas por ter um dos pontos mais imponentes do país: o Palácio Real de Caserta.

A construção luxuosa do século XVIII tem grande importância histórica e arquitetônica, por seu estilo barroco italiano, e é considerado o Palácio de Versailles da Itália.

Caserta - cidades para conhecer perto de Roma
Crédito da foto: Pietro Ricciardi por Pixabay 

Ele chama atenção não só pela riqueza do lado de dentro, mas também pelo grande jardim na parte de fora, com lagos, fontes, estátuas e outros detalhes.

Além de conhecer o palácio, vale a pena dar uma volta pelas ruas, conhecer as praças e a área central. Por não ser um passeio longo, dá para combinar com outro destino próximo.

Como chegar em Caserta saindo de Roma

Basta pegar um trem na estação Roma Termini para Caserta (1:10h de viagem).

De carro, o trajeto dura 2:15h via A1/E45 (rota com pedágios).

Nápoles

⏱️ Distância de Roma: 1:10h saindo de Roma

Terra da famosa pizza napolitana e com uma gastronomia bem rica, especialmente massas, frutos do mar, pães e doces. Quem gosta de comida italiana não pode deixar de conhecer Nápoles.

Seu centro histórico é patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO e a cidade toda é considerada um verdadeiro museu a céu aberto.

Várias ruas de Nápoles são charmosas, com muitos cafés e lojinhas, especialmente na Via San Gregorio Armeno.

Nápoles - cidades para conhecer perto de Roma
Crédito da foto: Orna Wachman por Pixabay 

Entre os lugares que valem uma visita estão:

  • o Compesso Museale di Santa Clara (composto por mosteiro, basílica e museu arqueológico),
  • a Piazza del Prebiscito, onde fica o Palácio Real, e
  • o Castel Nuovo, castelo medieval construído no final do século XIII que hoje é um museu.

Além de toda a riqueza histórica e cultural, Nápoles tem, ainda, muitas belezas naturais.

Localizada no sul do país, Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, atrás apenas de Roma e de Milão.

Como chegar em Nápoles saindo de Roma

Basta pegar um trem na estação Roma Termini para a estação Napoli Centrale (1:10h de viagem).

De carro, o trajeto dura 2:30h via A1/E45 (rota com pedágios).

Florença

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:20h de Roma

Florença é um destino que não desaponta quem procura um bate e volta saindo de Roma! A cidade é encantadora!

Florença fica na região da Toscana, e é considerada uma das cidades mais bonitas da Itália, com tantos atrativos que eu poderia facilmente indicar um roteiro de dois ou três dias na cidade.

Apesar de ficar geograficamente mais distante da capital da Itália, é possível fazer um bate e volta saindo de Roma, especialmente se optar pelos trens de alta velocidade, que leva menos de duas horas neste trajeto.

Veja onde se hospedar em Florença

Bate e volta de Roma - Florença
Crédito da foto: Rolanas Valionis por Pixabay 

Mas, se você tiver tempo suficiente apenas para um bate e volta saindo de Roma, opte por visitar os pontos turísticos principais de Florença.

Alguns lugares para incluir no roteiro são a Ponte Vecchio, a Catedral Santa Maria del Fiore, a Basílica Santa Croce e a Piazza della Signoria.

As galerias de arte também são muito famosas e consideradas por muitos como as melhores do mundo – destaque para a Galeria dos Uffizi e a Galleria dell’Accademia, onde está o Davi de Michelangelo.

E como a estação do trem fica no centro, é fácil chegar e fazer os passeios a pé.

Como chegar em Florença saindo de Roma

O trajeto de trem saindo da estação Roma Tiburtina até a estação Firenze Santa Maria Novella leva 1:25h.

Para quem prefere ir de carro, o percurso via A1/E35 tem pedágios e leva 3:15h, num trânsito bom.

Bracciano

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:30h saindo de Roma

Bracciano é uma cidade encantadora localizada na região do Lácio, na Itália. Os cenários do Lago Bracciano e do imponente Castelo Orsini-Odescalchi atraem todos os olhares de quem chega ao destino.

Para quem vai passar um dia em Bracciano, é possível visitar o castelo medieval, que foi construído no século XV, e tem preservada sua arquitetura militar e renascentista.

Outro passeio é conhecer o centro histórico, cheio de ruas estreitas e pitorescas. E passear ao redor do Lago Bracciano, para se encantar com essa bela vista!

Bracciano Itália
Foto: Valter Cirillo por Pixabay

Como chegar em Bracciano?

Para quem opta para ir de trem, você pode pegar o trem da Trenitalia na estação Roma Tiburtina até a estação Bracciano. São cerca de 1:30h de viagem.

Para quem prefere contar com o conforto de uma excursão, tem essa opção:

De carro, o trajeto saindo de Roma para Bracciano é pela via SP493 e depois a Via Braccianese Claudia/SP493. A rota tem pedágios e o trajeto dura 1h.

Orvieto

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:30h de Roma

Orvieto é uma cidade medieval na região de Úmbria, no centro da Itália.

Está localizada no alto de uma rocha vulcânica e é cheia de construções que fazem com que se pareça até um cenário de filme de contos de fadas.

Orvieto - bate e volta saindo de Roma
Crédito da foto: Valter Cirillo por Pixabay 

A catedral Duomo di Orvieto, construção do século 14, é seu ponto turístico mais conhecido e considerada uma das igrejas mais bonitas do país.

Outros lugares que valem uma visita são o Poço de São Patrício e a Torre del Moro, com vista panorâmica para a cidade.

Orvieto se destaca ainda pela gastronomia, com uma grande opção de bons restaurantes e de lugares para degustar vinhos, muitos de produção local.

Dependendo de quanto tempo tiver disponível ou de como organizar seu roteiro, dá para visitar também algumas vinícolas nos arredores.

Como chegar em Orvieto saindo de Roma

Para quem prefere o transporte público, o trajeto de Roma a Orvieto pode ser feito de trem, saindo da estação Roma Tiburtina até a Estação Orvieto.

O trajeto leva cerca de 1:30h, e depois seguir de ônibus por 15 minutos, de Orvieto Stazione até P.Repubblica.

De carro, o trajeto de Roma a Orvieto é feito via A1/E35, trajeto com pedágios que vai durar 1:45h (125km).

Você também pode contratar um passeio de excursão de 1 dia saindo de Roma.

Pompeia

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:40h saindo de Roma

Pertinho de Nápoles, as ruínas de Pompeia são um dos pontos mais conhecidos e visitados por quem vai à Itália. Embora fique um pouco mais distante, ainda é muito procurado como opção de bate e volta de Roma.

A cidade foi devastada pela erupção do Monte Vesúvio no ano 79 d.C. e ficou por séculos coberta por cinzas e lama. Apenas em meados do século XVIII, a partir de algumas escavações, foi redescoberta.

Cidades perto de Roma para visitar - Pompéia
Crédito da foto: Mrdidg por Pixabay 

Hoje é e o segundo sítio arqueológico mais visitado em todo o mundo, além de ser um dos mais importantes.

Andar por suas ruas antigas e suas construções, entre alguns corpos recriados com gesso, é como fazer uma viagem no tempo, direto para o período da Roma Antiga.

Reserve seus ingressos antecipados e evite filas: Sítio Arqueológico de Pompeia

Como chegar em Pompeia saindo de Roma

Para ir até Pompeia de trem, você deve pegar um trem da Trenitalia na Estação Roma Termini, e seguir até Nápoles. De Nápoles a Pompeia, existem duas linhas de trem:

  • O trem da linha Circumvesuviana, que sai de uma sessão separada, acessada por dentro da estação Napoli Centrale, e que chega até a estação Pompei Scavi (em frente a entrada principal do sítio) – tempo: 40 a 50 minutos;
  • Linha de metrô que sai da estação Piazza Garibaldi (praça a em frente a estação Napoli Centrale) e chega até a estação Pompei (que está há 800 metros da entrada da Piazza Immacolata) – tempo: 35 minutos.

O trajeto total, de Roma a Pompeia de trem, vai levar cerca de 2h.

Para quem prefere ir de carro, basta pegar a via E45, num trajeto que vai levar 2:35h.

Fique ligado: O sítio arqueológico não conta com estacionamento para visitantes, as opções são deixar o carro em estacionamentos privados ou encontrar uma vaga pelas ruas da cidade no entorno.

Gaeta

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:40h saindo de Roma

Gaeta é uma cidade localizada na região central da Itália, especificamente na província de Latina, na região do Lácio, no litoral e bem no caminho entre Roma e Nápoles.

Por conta de sua localização estratégica, a cidade tem uma história rica, com um centro histórico bem preservado, além de praias bonitas, onde é possível fazer passeios de barco.

Um dos pontos de destaque na paisagem de Gaeta é o seu castelo, conhecido como Castelo Angioino-Aragonês. Construído no século XIII, este castelo já desempenhou um papel crucial na defesa da cidade ao longo da história.

Gaeta, bate e volta de Roma
Gaeta, bate e volta de Roma.

A cidade também é famosa por sua gastronomia, especialmente frutos do mar frescos e pratos à base de peixe.

Entre os pratos típicos de Gaeta estão a “Tiella di Gaeta”, uma espécie de torta salgada recheada com frutos do mar, e o “Mussels alla Marinara”, que é basicamente um prato de mexilhões cozidos em molho de tomate.

Como chegar?

A partir da estação Roma Termini, você pode pegar um trem para a estação Formia-Gaeta. O trajeto dura 1:10h.

A partir de Formia, você deve pegar um ônibus ou táxi para Gaeta, a 15 minutos de distância.

Outra opção é contratar um passeio de excursão com agência de viagem, como este:

Por fim, você pode alugar um carro para fazer esse bate e volta saindo de Roma. O trajeto mais rápido costuma ser pela via SS148, com cerca de 2:15h de viagem (145 km). Faça aqui sua cotação gratuita na RentCars.

Viterbo

⏱️ Tempo de deslocamento: 1:50h de Roma

Viterbo é uma cidade localizada na região do Lácio, na Itália, conhecida por ser um vilarejo medieval.

A história da cidade também se mistura com a história da igreja católica. Viterbo é conhecida como a cidade dos Papas, pois ao longo do século XIII muitos pontífices tinham residência de campo por lá.

Dizem inclusive que muitos papas passavam até mais tempo em Viterbo que no próprio Vaticano. E foi em Viterbo que se realizou o primeiro conclave (quando o colégio de cardeais se reúne para escolher um novo papa.

Seu centro histórico é bem preservado, com muralhas antigas e casas históricas. Ao visitar a cidade, é possível visitar o Palácio dos Papas e fazer passeios a pé pelas ruelas do bairro medieval.

Viterbo, vilarejo italiano
Imagem de Angelika por Pixabay

Como chegar?

A partir da estação Roma Tiburtina, você pode pegar um trem para a estação Orte. O trajeto dura 35 minutos.

A partir de lá, você deve pegar um ônibus até Viterbo Porta Fiorentina, a 1:10h de distância.

Outra opção é alugar um carro para fazer esse bate e volta saindo de Roma. O trajeto mais rápido costuma ser pela via SP1, com cerca de 1 h 19 min (81,4 km) de viagem. Faça aqui sua cotação gratuita na RentCars.

Bologna

⏱️ Tempo de deslocamento: 2h de Roma

Bolonha é uma cidade vibrante e cosmopolita no coração da região da Emília-Romanha, na Itália.

A cidade ficou conhecida como “La Dotta” (a Douta), “La Grassa” (a Gorda) e “La Rossa” (a Vermelha), por conta de sua arquitetura com tons vermelhos característicos.

Bologna, Emilia Romagna, Regiões da Itália
Foto: manasmanohar por Pixabay

Bologna tem uma forte tradição acadêmica, sendo conhecida como uma cidade universitária. Outra parte da fama de Bologna vem de sua tradição como meca gastronômica, lar de uma das mais famosas culinárias da Itália.

Se for visitar a cidade, você pode conhecer a Piazza Maggiore, o centro da vida social e cultural da cidade, cercada por edifícios históricos como o Palazzo D’Accursio o Comunale e a Basílica de San Petronio.

Além disso, o Santuario de Nuestra Señora de San Luca, localizado no topo de uma colina nas proximidades, oferece vistas deslumbrantes e é um local de peregrinação popular para moradores e turistas.

Outro passeio imperdível é fazer um tour gastronômico para provar os sabores da região.

Como chegar em Bologna saindo de Roma?

A partir da estação Roma Termini, você pode pegar um trem para a estação Bologna Centrale. O trajeto dura 2h.

De carro, já não recomendo o bate e volta de Roma a Bologna, pois a viagem levaria pelo menos 4h.

Assis

⏱️ Tempo de deslocamento: 2h de Roma

Localizada em uma área de montanhas também na região de Úmbria, é um destino de turismo religioso, mas também ideal para quem gosta de tranquilidade.

Assis na Itália é uma cidade pequena que ainda conta com várias construções medievais, ruazinhas de pedra, praças e construções amuralhadas.

Assis - bate e volta saindo de Roma
Crédito da foto: Jeroným Pelikovský por Pixabay 

Por ser a cidade onde nasceram Santa Clara e São Francisco, protetor dos animais e padroeiro da Itália, é um destino muito ligado à espiritualidade e, por isso, muito visitada por devotos e peregrinos católicos.

Mas Assis também atrai turistas em geral.

Além de construções medievais e paisagens incríveis, seus locais mais famosos são relacionados à religião, como a Basílica de São Francisco, do século XIII, onde ele está enterrado, e a Basílica de Santa Clara.

Em Assis você pode fazer um tour com degustação nas vinícolas locais ou ainda visitar a Basílica de São Francisco de Assis.

Como chegar em Assis saindo de Roma

Para chegar em Assis de trem saindo de Roma, o trajeto mais rápido envolve pegar um trem da Trenitalia na Estação Roma Tiburtina, e seguir até Foligno (1:40h de viagem).

Em Foligno, você pega um ônibus E415 (V.c. Battisti) para P. Matteotti Assisi, em Assis. A viagem leva cerca de 20 minutos.

Para quem prefere ir de excursão, existem algumas opções de tour saindo de Roma, como esse passeio guiado que inclui parada em Assis e Orvieto.

Para chegar a Assis de carro, você deverá dirigir até a SS75 (Strada Statale 75) e alcançar a cidade de Santa Maria degli Angeli, que é onde fica a estação de trem de Assis.

Atravessando a cidade, você pegará a Viale Patrono d’Italia, que é a estrada que sobe até a cidade murada de Assis.

Ao redor de Assis existem alguns estacionamentos, a cidade é bem equipada quanto a isso por conta do grande número de excursões que ela recebe, porém, a maioria deles são pagos.

Uma opção é deixar o carro em Santa Maria degli Angeli, onde é mais fácil encontrar vagas, e subir até Assis por meio do ônibus que sai da frente da estação de trem.

Dica bônus: Civita di Bagnoregio

⏱️ Tempo de deslocamento: 2:30h de Roma

A “cidade que morre” é um dos destinos mais surpreendentes que você pode encontrar na Itália.

Apesar de o deslocamento de Roma até lá estourar um pouco o prazo que colocamos de até 2h, resolvemos trazer como dica bônus.

Isso porque esse é um dos lugares maissurpreendentes da Itália e é um vilarejo bem pequeno, por isso com um pouco de aperto você consegue visitar em um dia saindo de Roma.

Civita di Bagnoregio tem ares medievais e uma beleza até difícil de explicar. Cercada por um enorme vale, a cidade murada tem igrejas e pontos de interesse que você pode conhecer em 1 dia.

A curiosidade do destino é que o vilarejo está localizado no topo de uma colina que está “desaparecendo” por efeito da erosão.

Civita di Bagnoregio Itália
Civita di Bagnoregio Itália. Imagem de evondue por Pixabay

Como chegar em Civita de Bagnoregio saindo de Roma

De transporte público, você chega a Civita de Bagnoregio utilizando a combinação de trem mais ônibus.

Você deve pegar um trem de Roma Tiburtina até a estação Orvieto. A viagem dura pouco mais de uma hora.

Chegando em Orvieto, você deverá pegar o ônibus “Orvieto (Comune) – Bagnoregio” que sai do ponto localizado logo à frente da saída da estação de trem, exatamente ao lado da estação do funicular.

Depois de 45 minutos de viagem você chegará ao ponto final da linha e ao centro de Bagnoregio. De lá, basta andar por cerca de 30 minutos até o portal de Civita di Bagnoregio.

Outra maneira de chegar a Civita de Bagnoregio é por meio de uma excursão. Existem opções saindo de Roma que incluem no mesmo passeio a visita à Civita di Bagnoregio e Orvieto.

Destinos italianos que não vale a pena fazer bate e volta de Roma

Uma dúvida que muitos turistas têm é se alguns destinos famosos da Itália, como Veneza, Verona, Ilha de Capri ou mesmo a Costa Amalfitana podem ser visitados nesse estilo bate e volta saindo de Roma.

Vamos analisar alguns casos onde não vale a pena o bate volta de Roma, de acordo com nossa opinião, principalmente pensando no tempo necessário para o deslocamento.

Ilha de Capri

⏱️ Distância de Roma: 260 km / 3:20h de deslocamento por transporte público

Capri é um destino desejo de muitos turistas que visitam a Itália. No entanto, nesse caso eu pensaria não em um bate e volta, mas sim em uma estadia de alguns dias.

Isso porque a ilha fica mais afastada de Roma, então você já gastaria bastante tempo no deslocamento. Outro detalhe é que a região tem tantas belezas, que seria até injusto passar tão pouco tempo por lá!

A Ilha de Capri fica na região da Campânia e é um dos principais destinos turísticos não apenas da Itália, mas de todo o mundo, devido às suas belezas naturais.

Capri - cidades perto de Roma para conhecer
Crédito da foto: Emphyrio por Pixabay 

O tom de azul esverdeado do mar garante cenários dignos de cartão-postal.

O mais famoso deles é a Gruta Azul, que encanta pelo contraste da cor intensa da água com uma caverna escura, que pode ser acessada em um passeio de barco.

Além das praias, Capri tem também um centrinho, que fica na parte alta, onde estão alguns mirantes e um teleférico.

Frequentada por muitos artistas, tem hotéis, restaurantes e lojas luxuosos. E muita badalação, especialmente no período do verão.

Dicas de passeios em Capri

Costa Amalfitana

⏱️ Distância de Roma: 270 km / 3h de deslocamento por transporte público

Todos os quilômetros de estrada valem a pena para conhecer essa maravilha que é a Costa Amalfitana na Itália. O que eu duvido é você querer ir embora em um dia, hahaha!

Localizada na região sul do país, também na região da Campânia, a cerca de três horas da capital, é o destino dos sonhos de muitos viajantes, principalmente por causa de suas paisagens.

Juntando a longa distância com as belezas da região, é outro destino da Itália que não recomendo que seja visitado em um bate e volta de Roma, mas sim com mais tempo para explorar as diferentes cidades que compõem a região.

Ao longo de um trecho de aproximadamente 60 km no litoral, há diversas cidades eum cenário perfeito entre o mar azul e as montanhas com casinhas coloridas.

Costa Amalfitana - cidades perto de Roma para visitar
Crédito da foto: Anemone123 por Pixabay 

E se você está na dúvida de quais cidades conhecer na região, uma boa dica é a dobradinha:

  • Positano – o principal cartão-postal da região, uma cidade pequena, mas luxuosa, com praia e construções históricas) e
  • Amalfi (cidade portuária também pequena e muito charmosa).

Veneza

⏱️ Distância de Roma: 530 km / 4h de deslocamento por transporte público

Visitar Veneza em um bate e volta de Roma pode parecer tentador, mas geralmente não é a melhor opção devido à distância significativa entre as duas cidades e à riqueza de atrações que Veneza oferece.

Ponte Rialto Veneza
Ponte Rialto Veneza. Foto: Pixabay

Veneza está localizada no extremo nordeste da Itália, enquanto Roma está mais centralizada no país.

A distância entre as duas cidades é de cerca de 500 quilômetros, o que significa uma viagem de trem de cerca de 4 horas em cada sentido.

Explorar Veneza merece tempo suficiente para realmente apreciar sua beleza e mergulhar em sua cultura única. Um bate e volta de Roma pode limitar sua capacidade de explorar adequadamente todos os seus encantos.

Dicas de passeios em Veneza

Verona

⏱️ Distância de Roma: 500 km / 3h de deslocamento por transporte público

Verona, localizada na região do Vêneto, é uma cidade encantadora, que ficou famosa por conta do romance shakespeariano “Romeu e Julieta”, e acabou se tornando um destino famoso para lua de mel na Itália.

varanda casa de julieta Verona

Assim como Veneza, Verona está localizada a uma distância considerável de Roma, aproximadamente 500 quilômetros. Isso resultaria em uma viagem de trem de cerca de 3 horas em cada sentido.

Embora seja possível fazer um bate e volta de um dia, seria uma viagem longa e cansativa, reduzindo significativamente o tempo disponível para explorar Verona.

Passeios para fazer em Verona

Milão

Milão é a capital da moda da Itália, conhecida pelo mercado de compras de luxo e por seus monumentos históricos, como a Catedral de Milão (Duomo di Milano) e a Galeria Vittorio Emanuele II.

Milão - lugares para ir na Itália
Milão – lugares para ir na Itália. Foto: Pixabay

A distância entre Roma e Milão é de cerca de 570 quilômetros, tornando um bate e volta impraticável para aproveitar todas as atrações da cidade.

Passeios para fazer em Milão

Não esqueça do seguro viagem

Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional! Faça uma cotação gratuita agora e aproveite o desconto com o cupom FUISERVIAJANTE!

>> Clique para fazer uma COTAÇÃO GRATUITA <<

Cidades perto de Roma: qual seu destino favorito?

Nesse post, conseguimos ter uma ampla visão sobre os destinos na Itália, e mostrar para quais deles vale a pena fazer um bate e volta saindo de Roma.

Qual deles mais despertou sua vontade de conhecer? Conta pra gente nos comentários! Sentiu falta de algum destino e quer indicar? Então deixa sua dica nos comentários também!

Continue planejando sua viagem a Roma

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: Sebastiano iervolino por Pixabay 

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Gabriela Rodrigues disse:

Estarei na Itália entre Roma e Costa almafitaba em.outubro
Gostaria de dicas de cidades para fazer passeios de bate e volta
Amei as dicas e vou pesquisar para montar um Roteiro

Jeferson disse:

Minha Cidade preferida é Cività di Bagnoregio

Rafael Cassemiro disse:

Oi jeferson,
Não conhecemos Cività di Bagnoregio, mas vimos umas fotos na internet e já estamos na expectative de voltar na Itália e incluí-la no roteiro!
Obrigado pelo comentário e dica, grande abraço e boas viagens!

DJAIr Maracajá disse:

Gostaria de saber se tem excursão de um dia Roma/ Pompéia/ Capri. E quais empresas operam esse passaio?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Djair, Não temos informação de agencia que faça esse roteiro em um dia. De Roma até Napoles são cerca de 2hs de trem ou 3hs de carro e daí vc precisa deslocar ate pompeia ou pegar o barco para Capri.
Para aproveitar melhor os 2 lugares eu recomendaria pelo menos uma noite em Napoles, com ida e Capri em um dia e Pompeia no outro junto com a volta para Roma.
Grande Abraço e Boa viagem!