São Thomé das Letras: um destino para místicos e aventureiros

Nenhuma viagem está completa sem um bom planejamento. Reunimos aqui nossas melhores dicas de São Thomé das Letras. Um guia de viagem essencial para conhecer a montanha mágica de Minas Gerais.


Quando a gente fala em destino místico no Brasil, alguém logo lembra de São Thomé das Letras. A cidade ganhou fama de destino esotérico e tem quem defenda que a montanha de São Thomé é um dos 7 pontos mais energéticos do planeta.

Há muitos anos, a montanha onde está a cidade de São Thomé vem sendo explorada para extração da pedra de São Thomé. Muito utilizada em bordas de piscina, essa pedra é, até hoje, uma das principais fontes de renda da região.

As pedreiras trouxeram renda mas alteraram profundamente o cenário. Quando a gente está chegando em São Thomé, já percebe a enorme “montanha branca de minérios”, com a pequena cidade fixada no topo.

É já aí que começam as lendas e mistérios de São Thomé das Letras. Esse branco seria tão grande e carregaria uma energia tão forte, que a luz do sol refletiria dali para o espaço, atraindo para São Thomé todos os seres místicos (e até mesmo ET’s).

Por isso, todos os anos São Thomé recebe muitos visitantes que procuram sentir a força das pedras de São Thomé – e quem sabe viver uma experiência mística ou encontrar seres de outro mundo.

As lendas sobre a montanha mágica de Minas estão por toda parte. Basta uma conversa com algum dos moradores de São Thomé para ouvir relatos de histórias fantásticas que já aconteceram por aquelas bandas.

Leia também: O que fazer em São Thomé: lista de atrações

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais -  Cachoeira do Paraíso

Mas mesmo que você não acredite em nada disso, posso te afirmar que uma coisa em São Thomé é bem real. A natureza ali é privilegiada. A força das águas que nascem em meio a tantas pedras transbordam em rios e cachoeiras que fazem contraste com a secura da pedreira.

As dicas de São Thomé das Letras não param por aí. Ainda há grutas, poços e trilhas que oferecem uma experiência completa de contato com a natureza. Para os mais aventureiros, ainda há opção de fazer rapel, se jogar em tirolesas gigantes e outras proezas que transformam São Thomé num paraíso do ecoturismo em Minas Gerais.

Quer descobrir as belezas e as lendas dessa cidade misteriosa? Então esse post recheado de dicas de São Thomé das Letras é perfeito para você!

> Reserve a sua pousada em São Thomé das Letras!

Dicas essenciais para visitar São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidade bem pequena, mas com muito a oferecer. Começando pelos sabores da gastronomia mineira, até os centros energéticos nos arredores da cidade e as belas cachoeiras e trilhas da região, opções não vão faltar!

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais - Igreja de São Thomé

Para fazer dessa viagem uma experiência inesquecível, tem algumas coisas que você precisa ficar sabendo antes de ir a São Thomé. Separamos aqui nossas dicas de São Thomé das Letras. O essencial para ler antes de ir!

Quanto tempo ficar em São Thomé das Letras?

Será que um final de semana é suficiente para conhecer a cidade?

Se você quer conhecer o básico, sim. Conhecer as atrações do centro, ver o por do sol e explorar duas ou três cachoeiras da região. Dá pra fazer tudo isso em um final de semana em São Thomé das Letras!

Mas para ter uma experiência mais completa em São Thomé, recomendo pelo menos 4 dias para aproveitar melhor tudo que a cidade mágica de Minas Gerais tem a oferecer.

Como ir a São Thomé?

De ônibus:

A primeira dica de São Thomé das Letras é te dizer como chegar lá, certo?

Dá pra ir até São Thomé viajando de ônibus, até com certa facilidade. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte tem ônibus direto até a cidade vizinha de Três Corações.

De lá, você deve pegar mais um ônibus da Viação Coutinho [Telefone: (35) 3231-3355] para desembarcar na rodoviária de São Thomé das Letras.

As cidades de Caxambu e Cruzília também têm ônibus direto para São Thomé das Letras, todos operados pela Viação Coutinho.

De carro:

Mas para aproveitar mesmo, recomendamos que você viaje de carro. O veículo vai te dar mais flexibilidade para circular pelos arredores e visitar as cachoeiras e grutas de São Thomé das Letras.

Você pode alugar um carro com a RentCars, um comparador de preço entre locadoras, que nós usamos sempre.

Uma das mais importantes dicas de São Thomé das Letras: Recomendamos que evite a estrada de Cruzília para chegar na cidade. Embora seja o caminho mais curto até São Thomé das Letras, o trajeto é todo em estrada de terra. Cada quilômetro vai parecer uma eternidade, dependendo das condições da estrada. E serão longos 30km nessa agonia.

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais - Cachoeira Vale das Borboletas

Prefira a rodovia LMG862, que faz um “balão”, desviando por Três Corações. Nessa rota, a estrada é toda asfaltada. Os quilômetros a mais vão se transformar em conforto, pode acreditar.

Mas atenção! Para passear em São Thomé das Letras, não tem como fugir das estradas de terra. Os acessos para cachoeiras e grutas envolvem estradas sem asfalto. Por conta das chuvas e ventos, nem sempre as vias estarão nas melhores condições. O ideal é viajar com um carro 4×4 para encarar as estradas sem medo.

Mas e se você estiver viajando com um carro de passeio? Esse foi o nosso caso!

Posso afirmar que dá pra se virar por lá mesmo sem a tração nas quatro rodas. Só evite deixar o carro muito pesado (a gente viajou só com 2 pessoas no carro, levando só o essencial). Na dúvida, pergunte as condições da estrada antes de ir.

Clima e quando ir

Dá pra curtir São Thomé das Letras o ano todo. Mas dependendo do seu estilo de viagem, vale a pena ficar de olho na variação de clima ao longo do ano.

São Thomé das Letras no verão

Os meses de verão são ótimos para um banho de cachoeira, mas junto com o calor vem a chuva.

O mês de dezembro é o mais impactado pelas precipitações – e foi justamente esse mês que escolhemos para visitar São Thomé das Letras. No caso da gente, a chuva veio mas não chegou a atrapalhar.

A chuva vinha forte, mas sempre no final do dia, quando a gente já tinha aproveitado muito as cachoeiras. O problema é que a chuva forte pode afetar as estradas de terra e prejudicar o acesso às cachoeiras de São Thomé das Letras. É contar um pouco com a sorte mesmo (ou com um carro 4×4).

São Thomé das Letras no inverno

Os meses do inverno são mais secos. Mas como São Thomé fica numa região montanhosa (a cerca de 1400 m de altitude), a temperatura cai e é preciso uma dose extra de coragem para entrar nas cachoeiras.

As temperaturas registradas nessa época podem chegar a 10 ºC durante a noite e 22 ºC durante o dia.

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais - Por do sol na pirâmide em São Thomé das Letras

Ao mesmo tempo, o céu limpo e claro faz com que essa seja a melhor época do ano para assistir o espetacular por do sol em São Thomé das Letras.

São Thomé das Letras no outono e primavera

As estações da primavera e outono trazem as melhores condições de temperatura, com um clima ameno de dias quentes e noites refrescantes.

Só é preciso ter um pouco mais de cuidado no outono, porque as cachoeiras vão estar com maior volume de água por conta das chuvas de verão.

Quando não ir a São Thomé: Evite feriados!

Está planejando a viagem mas ainda não tem data definida? Uma boa dica de São Thomé das Letras é evitar finais de semana prolongados e feriados.

A cidade é bem pequena e é muito frequente encontrar São Thomé das Letras super lotada nessas datas.

A experiência de conhecer São Thomé com restaurantes, pousadas, estradas e até as cachoeiras repletas de turistas pode transformar o sonho de uma viagem incrível numa enorme dor de cabeça. Se possível, evite essas datas!

Onde ficar em São Thomé?

Embora seja bem pequenininha, o que não falta em São Thomé são opções de hospedagem.

Basta pesquisar bem para encontrar tanto as opções super confortáveis / luxo, quanto as pousadas confortáveis com preço médio / barato e até os campings para quem quer uma experiência mais roots em São Thomé das Letras.

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais - Por do sol na pirâmide em São Thomé das Letras

As hospedagens mais afastadas do centro geralmente oferecem uma qualidade superior e mais tranquilidade. Já ficar no centro tem a comodidade de estar perto de tudo, além de poder curtir a noite nos barzinhos e na praça de São Thomé.

Algumas opções de hospedagem em São Thomé das Letras:

$$$$ – Pousada Viva
Chalé que acomoda com conforto até 6 pessoas e tem vista privilegiada da montanha, varanda e uma pequena cozinha funcional. Fica um pouco afastada do centro, garantindo a tranquilidade do contato com a natureza.

$$$ – Pousada Chalé da Montanha
Chalé completo com churrasqueira, cozinha e piscina, além de varanda com vista para as montanhas de São Thomé das Letras. Acomoda de 2 a 4 pessoas (com pequena variação no preço dependendo da quantidade de hóspedes.

$$ – Pousada Antares
Bem ao lado da praça central de São Thomé, oferece instalações confortáveis e limpas, um ótimo custo-benefício. O café da manhã é farto (pães, bolos, queijos, manteiga da roça, frutas e mais). Nos hospedamos aqui e não temos nada a reclamar.

$ – Mistica Hostal e Camping
Uma casa toda em madeira, com vista incrível e pertinho do centro de São Thomé. Oferece quarto em beliches (masculino, feminino e misto) e também quartos privativos para 4 pessoas.

$ – Campings em São Thomé das Letras
São Thomé também oferece muitos campings (dentro e fora da cidade) para quem prefere ficar na barraca, em contato com a natureza. Existem tanto lugares onde você pode alugar a barraca quanto outros onde você precisa levar todo o material de camping.

Estrutura da cidade | O que levar em uma viagem para São Thomé das Letras?

São Thomé oferece uma estrutura básica para receber os visitantes. A cidade conta com banco (agência do Itaú), casa lotérica, Correios com agência do banco postal do Bradesco, além de unidade básica de saúde.

Também há um comércio farto, com mercados, farmácias, lojas de lembranças, material esotérico e roupas hippie, indiana, etc.

Leia também: Onde comer em São Thomé das Letras: nossa lista de melhores restaurantes!

Dicas de São Thomé das Letras em Minas Gerais - Por do sol na pirâmide em São Thomé das Letras

Anote nossas dicas para arrumar sua mala para São Thomé das Letras:

– Protetor solar e repelente de insetos
– Bota para trilha / tênis para caminhada
– Roupas para trekking / caminhada
– Roupa de banho / toalha
– Material para camping (opcional)
– Máquina fotográfica

Cuidados básicos: viaje consciente!

São Thomé das Letras é um lugar místico, cheio de encantos. Depende de cada um de nós que o lugar permaneça assim ainda por muitos anos!

Uma das principais dicas de São Thomé das Letras é te dizer que você precisa ser um viajante mais consciente! Cuidar das cidades que visitamos e da natureza ao nosso redor é nossa maior responsabilidade!

Lembre de recolher seu lixo, especialmente nas trilhas e cachoeiras.

Só acampe em áreas legalizadas. A maioria dos parques e cachoeiras não permitem que o turista monte acampamento nem faça fogueiras.

Se for fumante, não jogue bituca de cigarro na natureza. Evite incêndios.

Se mantenha nas trilhas delimitadas. Se for entrar na mata ou se aventurar em trilhas mais difíceis, contrate um guia local. Muitos guias estão disponíveis na praça da cidade, todos os dias.

No Receptivo Turístico Escravo João Antão (R. José Cristiano Alves, 6, pertinho da praça central de São Thomé) você pode pedir a indicação de guias e pegar o mapa da região, que ajuda muito a se localizar e visitar os principais atrativos de São Thomé das Letras.

Falando em atrativos, não esqueça de conferir nosso post sobre O que fazer em São Thomé das Letras. Lá separamos os principais pontos turísticos para colocar num roteiro em São Thomé!

Outros destinos para conhecer em Minas Gerais

Eu queria montar uma viagem gigante só pra rodas as estradas e conhecer todas as cidades históricas de Minas Gerais!

Sou completamente apaixonada pelo estado, desde a cultura até a gastronomia.

Já fomos em Tiradentes MG (que é a minha cidade favorita até então), já fizemos trilhas em Ibitipoca, vimos a beleza da arte brasileira em Congonhas de Minas e exploramos o lado mineiro de Visconde de Mauá, só pra dar alguns exemplos.

E foram todas viagens incríveis!

Temos planos de conhecer muitas outras cidades ainda, como Capitólio, Ouro Preto, Monte Verde e Carrancas MG. Quem tiver dicas de outros destinos, coloca aqui nos comentários pra gente!

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Leticia disse:

Excelente post, com bastante dicas valiosas. Eu e meu noiva pretendemos ir em Abril e pretendemos fazer um tour por MG durante 8 dias focando em São Thomé, São Roque de Minas e São João Batista do Glória. Pretendemos chegar em São Thomé no dia 04/04, nos casar 06/04 no cartório de São Thomé (se toda a documentação de transferência de Campinas der certo rs). Queremos fazer isso de maneira bem simples, pegando uns dois hippies na rua para testemunhar, com roupas indianas do local, sandalia de couro e etc. E ai que surge minha dúvida, é possível encontrar as feirinhas de artesanatos abertas no final de semana para comprarmos isso?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Letícia, que incrível, estamos na torcida para que dê tudo certo!
A feirinha funciona sim nos fins de semana na praça principal!
Grande Abraço e boa viagem!

Eli disse:

Olá
Gostei muito do texto com todas as dicas. Estou planejando de ir a São Thomé agora no final de dezembro 2019. Gostaria de pedir um conselho, é seguro uma mulher ir sozinha e fazer todas essas trilhas e visitação às cachoeiras e afins?
Obrigada

Rafael Cassemiro disse:

Oi Eli, Sempre recomendamos não fazer trilhas e cachoeiras desacompanhado, até pelo risco de algum acidente.
A maioria das cachoeiras fica longe do centro da cidade, e você acabaria contratando o passeio com algum guia/carro na cidade e estaria junto com outras pessoas.
Temos uma amiga que vai sempre pra lá, antes sozinha e agora com o filho de 3 anos de idade e sempre foi tranquilo!
Grande Abraço e boa viagem!

Julio Cesar Corrêa disse:

Óltimo post, Klécia! Parabéns e brigaduuuuu! Estou indo para STL agora em outubro e está sendo muito útil. Por coincidência, ficarei também na Antares. Abraço!

Marcelo B.O. disse:

Muito bom, já é a terceira viagem, que consulto vcs rs, otimo trabalho, e em breve teremos uma longa, baseada em suas dicas. Obrigado PS: Quando vierem para Guarulhos, vamos tomar um sorvete, eu e minha namorada ficaremos felizes em recebe-los.

Klécia disse:

Opa, queremos sorvete 😀

Anderson disse:

Obrigado pelas dicas, desisti de ir de honda civic, vou alugar um carro mais alto mesmo.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Anderson, O Civic realmente sofreria um bocado nos trechos de terra das estradas! Nós fomos com um HB20, em duas pessoas e em alguns trechos tivemos que tomar bastante cuidado!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Vanderlei António ceregato disse:

Parabéns muito bom esse post muito claro e útil , dicas ótimas obrigada

Klécia disse:

Obrigada pelo comentário e pela visita, Vanderlei!