São Thomé das Letras MG: o que você precisa saber antes de ir

Nenhuma viagem está completa sem um bom planejamento. Reunimos aqui nossas melhores dicas de São Thomé das Letras MG, pra ajudar você a viver a melhor experiência nesse destino queridinho dos místicos e aventureiros.

Um guia de viagem com o que você precisa saber antes de ir a São Thomé das Letras: as lendas que rondam o povoado, a previsão do tempo em São Thomé das Letras, quais são os principais pontos turísticos, e muito mais.

Vem comigo conhecer a montanha mágica de Minas Gerais!

São Thomé das Letras: história e lendas

Quando a gente fala em destino místico no Brasil, alguém logo lembra de São Thomé das Letras.

A cidade ganhou fama de destino esotérico e tem muita gente que defende que a montanha de São Thomé é um dos 7 pontos mais energéticos do planeta.

Há muitos anos, a montanha onde está a cidade de São Thomé vem sendo explorada para extração da pedra de São Thomé.

Muito utilizada em bordas de piscina, essa pedra é, até hoje, uma das principais fontes de renda da região.

As pedreiras trouxeram renda mas alteraram profundamente o cenário.

Quando a gente está chegando em São Thomé, já percebe a enorme “montanha branca de minérios”, com a pequena cidade encravada no topo.

É já aí que começam as lendas e mistérios de São Thomé das Letras. Elas estão por toda a parte no povoado.

Basta uma conversa com algum dos moradores de São Thomé para ouvir relatos de histórias fantásticas que já aconteceram por aquelas bandas.

> Reserve a sua pousada em São Thomé das Letras!

Dicas São Thomé das Letras MG
Foto: Fui Ser Viajante

São Thomé das Letras atrai seres místicos e ET’s

Uma das lendas que circula em São Thomé das Letras diz que essa “montanha branca” de minérios é tão grande e carrega uma energia tão forte, que seria capaz de refletir a luz do sol de volta para o espaço.

Por conta desse fenômeno, São Thomé das Letras atrairia todo tipo de seres místicos – e também ET’s.

São Thomé das Letras MG recebe muitos visitantes que vêm em busca de sentir a força das pedras de São Thomé – e quem sabe viver uma experiência mística, ou de contato com vida extra-terrestre.

As lendas sobre a montanha mágica de Minas estão por toda parte.

Leia também: O que fazer em São Thomé: pontos turísticos

A Magia da Ladeira do Amendoim

A história da ladeira do Amendoim em São Thomé das Letras já foi até matéria de jornal.

Dizem que tem umas pedras no lugar, super carregadas de energia, e se você parar seu carro na ladeira em ponto morto, ele vai ser atraído pelas pedras e vai subir o morro, contra a gravidade. Mesmo estando totalmente desligado!

Dizem que dá pra sentir o efeito da energia até nos corpos das pessoas. Se você descer a ladeira andando de costas, e depois subir a ladeira também de costas, vai poder sentir a força te puxando na subida.

Se é verdade, ilusão de ótica, ou imaginação, dá pra visitar a ladeira do Amendoim em São Thomé das Letras e tirar suas próprias conclusões. A verade é que a ladeira já virou mais um ponto turístico da cidade.

Gruta do Carimbado: o caminho para Machu Picchu

Outra lenda envolve a Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras. Muitos acreditam que essa gruta leva até Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas no Peru.

Detalhe? Machu Picchu está a mais de 4000km de distância de São Thomé das Letras MG.

Mas essa distância não abala em nada a fé dos locais.

Pirâmide de São Thomé das Letras MG
Pirâmide de São Thomé das Letras MG. Foto: Fui Ser Viajante

Muitos justificam que a Gruta do Carimbado é a explicação para o sumiço dos incas de Machu Picchu, que teriam fugido pela gruta e nunca foram encontrados pelos espanhóis na época da colonização

Os incas teriam caminhado pelo subterrâneo e saído em São Thomé das Letras, exatamente na Gruta do Carimbado.

É verdade que os historiadores até hoje não conseguiram explicar o que aconteceu com a comunidade inca que vivia em Machu Picchu.

A cidade perdida dos Incas permaneceu desconhecida por muitos anos, e foi encontrada completamente abandonada, muitos anos depois da dominação espanhola.

Outra explicação é que a Gruta do Carimbado é um portal energético na gruta, capaz de te transportar para outra dimensão, e você volta com a sensação que esteve em Machu Picchu.

Se é verdade, talvez a gente nunca saiba. A Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras está fechada temporariamente para visitações.

Mas tem muitos outros pontos turísticos em São Thomé das Letras que estão funcionando e esperando sua visita. Vamos falar um pouco deles agora.

São Thomé das Letras MG: pontos turísticos

Mas mesmo que você não acredite em nenhuma das lendas sobre São Thomé das Letras MG, posso te afirmar que uma coisa lá é bem real.

São Thomé das Letras é uma cidade bem pequena, mas com muita coisa pra fazer por lá.

Começando pelos sabores da gastronomia mineira (veja aqui onde comer em São Thomé das Letras), até os centros energéticos nos arredores da cidade e as belas cachoeiras e trilhas da região.

A força das águas que nascem em meio a tantas pedras transbordam em rios e cachoeiras que fazem contraste com a secura da pedreira.

Para os mais aventureiros, há opção de fazer rapel, se jogar em tirolesas gigantes. Também há cachoeiras com um lago manso, que mais parece uma prainha, perfeita para o relaxamento e meditação.

Ainda há grutas, poços e trilhas que oferecem uma experiência completa de contato com a natureza. Sem dúvidas, São Thomé é um paraíso do ecoturismo em Minas Gerais.

Somando tudo isso, opções de pontos turísticos em São Thomé das Letras não vão faltar!

Nós temos um post aqui no blog com a lista completa dos principais pontos turísticos de São Thomé das Letras MG. Mas aqui vai um resumo pra você:

Centro da cidade

O centro de São Thomé das Letras é muito diferente daquelas centrinhos de cidades históricas mineiras.

Vista aérea do centro de São Thomé das Letras MG
Vista aérea do centro de São Thomé das Letras MG. Foto: Fui Ser Viajante

Primeiro que no chão, você vai log perceber que o calçamento é feito com a pedra São Thomé, extraída da montanha ali mesmo.

Também tem algumas poucas construções que permanecem de pé, e que usaram essa pedra como basse. O maior exemplo é a Igreja de Pedra.

Outra igreja no centro é a Matriz de São Thomé, que fica bem ao lado da gruta de São Thomé, onde você vai encontrar mais uma das grandes lendas da cidade.

Dizem que foi ali que o próprio santo apareceu a um negro escravizado, para lhe dar a alforria.

Por fim, o centro de São Thomé também tem a simpatia do povo mineiro, muitas lojinhas e restaurantes, e uma feirinha de artesanato, perfeita para quem quer comprar produtos esotéricos e de artesanato.

A cidade conta com banco (agência do Itaú), casa lotérica, Correios com agência do banco postal do Bradesco, além de unidade básica de saúde.

Cachoeiras e poços

Gente, a lista de cachoeiras em São Thomé das Letras é enorme, mesmo! Você pode passar vários dias por lá e ainda assim, vão ficar algumas para visitar numa segunda viagem.

Tem cachoeira gratuita, cachoeira com taxa de visitação, perto do centro, longe do centro, com poço pra nadar, com água bem calminha, tem de todo jeito.

Aqui tem algumas de minhas cachoeiras em São Thomé das Letras favoritas:

Cachoeira do Flávio

A cachoeira do Flávio em São Thomé das Letras é perfeita para quem procura um lugar pra levar as crianças. Tem uma prainha de águas tranquilas, também perfeita para meditar ou fazer yoga.

E dá pra todo mundo chegar facilmente embaixo da queda d’água e fazer aquela hidromassagem natural.

Cachoeira do Flávio fica a 6km de São Thomé das Letras e é gratuita.

Cachoeira do Flávio São Thomé das Letras MG
Cachoeira do Flávio. Foto: Fui Ser Viajante

Cachoeira Vale das Borboletas

É uma das cachoeiras mais próximas ao centrinho de São Thomé das Letras, fica a apenas 3km. Dá pra ir a pé de bike, e de carro.

Eles cobram uma taxa de visitação, R$ 5 por carro. Mas a estrutura é bem legal, com área de estacionamento, lanchonete, feirinha de artesanato e banheiros.

Depois de parar o carro, a trilha que leva até a cachoeira também é bem curta e fácil. E a queda d’água é bem linda e super segura, olha só:

Cachoeira Vale das Borboletas São Thomé das Letras
Foto: Cachoeira Vale das Borboletas, São Thomé das Letras. Foto: Fui Ser Viajante

Toda essa facilidade de acesso e estrutura acaba fazendo com que essa seja uma das cachoeiras mais procuradas pelos turistas em São Thomé das Letras MG.

Se puder, evite visitar a cachoeira Vale das Borboletas aos finais de semana e feriados, pois geralmente fica super lotado e não dá pra aproveitar ao máximo.

E essa é só uma pequena amostra de tudo o que tem pra fazer em São Thomé das Letras.

Você pode conferir nosso outro post com a lista completa de pontos turísticos de São Thomé das Letras MG para conferir todas as dicas de passeios na cidade.

Dicas São Thomé das Letras: planeje sua viagem

Para fazer dessa viagem uma experiência inesquecível, tem algumas coisas que você precisa ficar sabendo antes de ir a São Thomé.

Reunimos aqui nossas dicas de São Thomé das Letras. O essencial para saber antes de ir! Confira

Quanto tempo ficar em São Thomé das Letras?

Um final de semana é suficiente para conhecer a cidade?

Se você quer conhecer o básico, sim. Conhecer as atrações do centro, ver o por do sol e explorar duas ou três cachoeiras da região. Dá pra fazer tudo isso em um final de semana em São Thomé das Letras!

Dicas São Thomé das Letras MG
Cachoeira Antares São Thomé. Foto: Fui Ser Viajante

Mas para ter uma experiência mais completa em São Thomé, recomendo pelo menos 4 dias inteiros.

Assim, você poderá aproveitar melhor tudo que a cidade mágica de Minas Gerais tem a oferecer.

Como ir a São Thomé das Letras MG?

De ônibus:

Dá pra ir até São Thomé viajando de ônibus, até com certa facilidade. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte tem ônibus direto até a cidade vizinha de Três Corações.

De lá, você deve pegar mais um ônibus da Viação Coutinho [Telefone: (35) 3231-3355] para desembarcar na rodoviária de São Thomé das Letras.

As cidades de Caxambu e Cruzília também têm ônibus direto para São Thomé das Letras, todos operados pela Viação Coutinho.

De carro:

Mas para aproveitar mesmo, recomendamos que você viaje de carro. O veículo vai te dar mais flexibilidade para circular pelos arredores e visitar as cachoeiras e grutas de São Thomé das Letras.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Uma das mais importantes dicas de São Thomé das Letras: Recomendamos que evite a estrada de Cruzília para chegar na cidade.

Embora seja o caminho mais curto até São Thomé das Letras, o trajeto é todo em estrada de terra. Cada quilômetro vai parecer uma eternidade, dependendo das condições da estrada. E serão longos 30km nessa agonia.

Prefira a rodovia LMG862, que faz um “balão”, desviando por Três Corações. Nessa rota, a estrada é toda asfaltada. Os quilômetros a mais vão se transformar em conforto, pode acreditar.

Mas atenção! Para passear em São Thomé das Letras, não tem como fugir das estradas de terra. Os acessos para cachoeiras e grutas envolvem estradas sem asfalto.

Por conta das chuvas e ventos, nem sempre as vias estarão nas melhores condições. O ideal é viajar com um carro 4×4 para encarar as estradas sem medo.

Mas e se você estiver viajando com um carro de passeio? Esse foi o nosso caso!

Posso afirmar que dá pra se virar por lá mesmo sem a tração nas quatro rodas.

Só evite deixar o carro muito pesado (a gente viajou só com 2 pessoas no carro, levando só o essencial). Na dúvida, pergunte as condições da estrada antes de ir.

Quando ir (previsão do tempo em São Thomé das Letras)

Dá pra curtir São Thomé das Letras o ano todo. Mas dependendo do seu estilo de viagem, vale a pena ficar de olho na variação de clima ao longo do ano.

Como é São Thomé das Letras no verão

Os meses de verão são ótimos para um banho de cachoeira, mas junto com o calor vem a chuva.

O mês de dezembro é o mais impactado pelas precipitações – e foi justamente esse mês que escolhemos para visitar São Thomé das Letras. No caso da gente, a chuva veio mas não chegou a atrapalhar.

Dicas de São Thomé das Letras - Cachoeira do Paraíso
Cachoeira do Paraíso – São homé das Letras

A chuva vinha forte, mas sempre no final do dia, quando a gente já tinha aproveitado muito as cachoeiras.

O problema é que a chuva forte pode afetar as estradas de terra e prejudicar o acesso às cachoeiras de São Thomé das Letras. É contar um pouco com a sorte mesmo (ou com um carro 4×4).

Como é São Thomé das Letras no inverno

Os meses do inverno são mais secos. Mas como São Thomé fica numa região montanhosa (a cerca de 1400 m de altitude), a temperatura cai e é preciso uma dose extra de coragem para entrar nas cachoeiras.

As temperaturas registradas nessa época podem chegar a 10 ºC durante a noite e 22 ºC durante o dia.

Ao mesmo tempo, o céu limpo e claro faz com que essa seja a melhor época do ano para assistir o espetacular por do sol em São Thomé das Letras.

Como é São Thomé das Letras no outono e primavera

As estações da primavera e outono trazem as melhores condições de temperatura, com um clima ameno de dias quentes e noites refrescantes.

Só é preciso ter um pouco mais de cuidado no outono, porque as cachoeiras vão estar com maior volume de água por conta das chuvas de verão.

Quando não ir a São Thomé: Evite feriados!

Está planejando a viagem mas ainda não tem data definida? Uma boa dica de São Thomé das Letras é evitar finais de semana prolongados e feriados.

A cidade é bem pequena e é muito frequente encontrar São Thomé das Letras super lotada nessas datas.

A experiência de conhecer São Thomé com restaurantes, pousadas, estradas e até as cachoeiras repletas de turistas pode transformar o sonho de uma viagem incrível numa enorme dor de cabeça. Se possível, evite essas datas!

Onde ficar em São Thomé?

Embora seja bem pequenininha, o que não falta em São Thomé são opções de hospedagem.

Basta pesquisar bem para encontrar tanto as opções super econômicas quanto as mais incrementadas, bem como campings, para quem quer uma experiência mais roots em São Thomé das Letras.

As hospedagens mais afastadas do centro geralmente oferecem uma qualidade superior e mais tranquilidade.

Já ficar no centro tem a comodidade de estar perto de tudo, além de poder curtir a noite nos barzinhos e na praça de São Thomé.

Algumas opções de onde ficar em São Thomé das Letras MG:

Pousada Viva – $$$
Chalé que acomoda com conforto até 6 pessoas e tem vista privilegiada da montanha, varanda e uma pequena cozinha funcional.

Fica um pouco afastada do centro, garantindo a tranquilidade do contato com a natureza. Veja mais informações e reserve

Pousada Chalé da Montanha – $$
Chalé completo com churrasqueira, cozinha e piscina, além de varanda com vista para as montanhas de São Thomé das Letras.

Acomoda de 2 a 4 pessoas (com pequena variação no preço dependendo da quantidade de hóspedes. Veja valores e reserve

Pousada Antares – $$
Bem ao lado da praça central de São Thomé, oferece instalações confortáveis e limpas, um ótimo custo-benefício.

O café da manhã é farto (pães, bolos, queijos, manteiga da roça, frutas e mais). Nos hospedamos aqui e não temos nada a reclamar. Veja valores e reserve

Campings e hostels – $
São Thomé também oferece muitos campings (dentro e fora da cidade) para quem prefere ficar na barraca, em contato com a natureza.

Existem tanto lugares onde você pode alugar a barraca quanto outros onde você precisa levar todo o material de camping. Veja algumas opções de campings e hostels em São Thomé das Letras

O que levar em uma viagem para São Thomé das Letras?

Anote nossas dicas sobre o que colocar na mala para São Thomé das Letras:

  • Protetor solar
  • repelente de insetos
  • Bota para trilha / tênis para caminhada
  • Roupas para trekking / caminhada
  • Roupa de banho
  • Toalha de microfibra
  • Material para camping (opcional)
  • Máquina fotográfica

Leia também: Como arrumar uma mala de viagem inteligente

Cuidados básicos: viaje consciente!

São Thomé das Letras é um lugar místico, cheio de encantos. Depende de cada um de nós que o lugar permaneça assim ainda por muitos anos!

Uma das principais dicas de São Thomé das Letras é te dizer que você precisa ser um viajante mais consciente! Cuidar das cidades que visitamos e da natureza ao nosso redor é nossa maior responsabilidade!

Lembre de recolher seu lixo, especialmente nas trilhas e cachoeiras.

Só acampe em áreas legalizadas. A maioria dos parques e cachoeiras não permitem que o turista monte acampamento nem faça fogueiras.

Se for fumante, não jogue bituca de cigarro na natureza. Evite incêndios.

Se mantenha nas trilhas delimitadas. Se for entrar na mata ou se aventurar em trilhas mais difíceis, contrate um guia local. Muitos guias estão disponíveis na praça da cidade, todos os dias.

No Receptivo Turístico Escravo João Antão (R. José Cristiano Alves, 6, pertinho da praça central de São Thomé) você pode pedir a indicação de guias e pegar o mapa da região.

Isso ajuda muito a se localizar e visitar os principais atrativos de São Thomé das Letras.

Pronto para usar todas as dicas de São Thomé das Letras MG?

E aí, já está de malas prontas, partindo rumo a São THomé das Letras? Eu sou completamente apaixonada nesse destino,por isso também quero saber como foi a sua viagem pra lá!

Depois volta aqui nos comentários e me conta como foi sua experiência e se você usou nossas dicas de São Thomé para montar seu roteiro.

Ah, e também quero dicas de mais roteiros legais em Minas Gerais. Ainda tem muita coisa que preciso explorar no estado, pitólio, Ouro Preto, Monte Verde e Carrancas MG.

Quem tiver dicas de outros destinos, coloca aqui nos comentários pra gente!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Yasmim Rodrigues - RJ disse:

Lila, gratidão por este riquíssimo conteúdo!
Consegui tirar absolutamente todas as minhas dúvidas sobre são thomé.
Que Deus te abençoe com muitas viagens maravilhosas!!!! Receba meu carinho!! Bj

July A disse:

To me planejando pra ir na próxima semana. Adorei as dicas e o roteiro de viagem. Vou utilizá-lo para viajar mais segura. Obrigada 🙂

Claudia disse:

Amei seu post! Fui procurar mais informação sobre a cidade e vi o seu! Parabéns pela dicas! Muito bom! Por mais pessoas assim! É bom conhecer um pouco do local a ser visitado! Até dicas do que levar você deu! Ajuda muito ao fazer as malas!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Claudia, espero que vc curta São Thome como nós curtimos. A cidade é uma delícia e vale muito a visita!
Grande abraço e obrigado pelo comentário

Leticia disse:

Excelente post, com bastante dicas valiosas. Eu e meu noiva pretendemos ir em Abril e pretendemos fazer um tour por MG durante 8 dias focando em São Thomé, São Roque de Minas e São João Batista do Glória. Pretendemos chegar em São Thomé no dia 04/04, nos casar 06/04 no cartório de São Thomé (se toda a documentação de transferência de Campinas der certo rs). Queremos fazer isso de maneira bem simples, pegando uns dois hippies na rua para testemunhar, com roupas indianas do local, sandalia de couro e etc. E ai que surge minha dúvida, é possível encontrar as feirinhas de artesanatos abertas no final de semana para comprarmos isso?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Letícia, que incrível, estamos na torcida para que dê tudo certo!
A feirinha funciona sim nos fins de semana na praça principal!
Grande Abraço e boa viagem!

Eli disse:

Olá
Gostei muito do texto com todas as dicas. Estou planejando de ir a São Thomé agora no final de dezembro 2019. Gostaria de pedir um conselho, é seguro uma mulher ir sozinha e fazer todas essas trilhas e visitação às cachoeiras e afins?
Obrigada

Rafael Cassemiro disse:

Oi Eli, Sempre recomendamos não fazer trilhas e cachoeiras desacompanhado, até pelo risco de algum acidente.
A maioria das cachoeiras fica longe do centro da cidade, e você acabaria contratando o passeio com algum guia/carro na cidade e estaria junto com outras pessoas.
Temos uma amiga que vai sempre pra lá, antes sozinha e agora com o filho de 3 anos de idade e sempre foi tranquilo!
Grande Abraço e boa viagem!

Julio Cesar Corrêa disse:

Óltimo post, Klécia! Parabéns e brigaduuuuu! Estou indo para STL agora em outubro e está sendo muito útil. Por coincidência, ficarei também na Antares. Abraço!

Marcelo B.O. disse:

Muito bom, já é a terceira viagem, que consulto vcs rs, otimo trabalho, e em breve teremos uma longa, baseada em suas dicas. Obrigado PS: Quando vierem para Guarulhos, vamos tomar um sorvete, eu e minha namorada ficaremos felizes em recebe-los.

Klécia disse:

Opa, queremos sorvete 😀

MAURO ZOLKO disse:

Estou indo para São Tomé das Letras dia 5/01 e gostaria de ficar numa pousada com as seguintes características:
Apt individual,com ótima ventilacao+ rede de balanço + Piscina+ diária 100,00 +local tranquilo sem barulho.

Lila Cassemiro disse:

Oi Mauro, tem muitas opções de hospedagem no Booking.com. Já conferiu se alguma delas atende suas necessidades?

Anderson disse:

Obrigado pelas dicas, desisti de ir de honda civic, vou alugar um carro mais alto mesmo.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Anderson, O Civic realmente sofreria um bocado nos trechos de terra das estradas! Nós fomos com um HB20, em duas pessoas e em alguns trechos tivemos que tomar bastante cuidado!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Vanderlei António ceregato disse:

Parabéns muito bom esse post muito claro e útil , dicas ótimas obrigada

Klécia disse:

Obrigada pelo comentário e pela visita, Vanderlei!