Memorial Ucraniano de Curitiba: quem construiu, como é a visita

Você sabe que existe um Memorial Ucraniano em Curitiba? Sabe qual a história por trás do monumento?

A cidade de Curitiba tem vários museus e memoriais em homenagem às diversas culturas que contribuíram para a formação da cidade, e o Memorial Ucraniano é um deles.

Se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre a presença e herança ucraniana em Curitiba, hoje falaremos um pouco isso, e vamos contar mais sobre a história e como é a visitação do Memorial Ucraniano. 

A presença ucraniana em Curitiba

Em 1891, oito famílias vindas da Ucrânia chegaram ao Paraná, tendo fixado residência na Colônia Santa Bárbara, entre Palmeira e Ponta Grossa.

Esse primeiro movimento migratório abriu as portas para que, a partir de 1895, uma maior leva de imigrantes ucranianos viessem para os arredores de Curitiba, e depois tenham também se estabelecido em Prudentópolis e Marechal Mallet.

Estima-se que até 1912, cerca de 45 mil imigrantes ucranianos já estivessem morando no estado do Paraná.

Desde essa época, a cultura vem sendo preservada por meio das tradições, e até hoje se vê a forte influência da fé cristã na comunidade ucraniana residente no Brasil.

Atualmente, a estimava é de que existam cerca de 600 mil brasileiros com ascendência ucraniana, e a maioria vive no estado do Paraná.


Ainda sem hotel em Curitiba?
Veja as ofertas do Booking.com


Qual a história do Memorial Ucraniano de Curitiba?

Localizado no coração do Parque Tingui, o Memorial Ucraniano foi construído para marcar o centenário da imigração ucraniana em Curitiba, tendo sido inaugurado em 26 de outubro de 1995.

Memorial Ucraniano de Curitiba
Memorial Ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

No local, há algumas estruturas, como o portal, a capela, uma casa típica ucraniana, um palco e o campanário.

Dentre estes, o monumento principal do Memorial ucraniano é a capela. Trata-se de uma réplica da igreja ucraniana de São Miguel, na Serra do Tigre (município de Mallet), uma das igrejas mais antigas do Brasil.

Memorial ucraniano de Curitiba
Memorial ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Por isso, o memorial que fica em Curitiba é tão simbólico e tem despertado cada vez mais o interesse dos visitantes, especialmente desde que teve início o mais recente conflito com a Rússia. 

A ideia foi oferecer um tributo pela contribuição do povo ucraniano na formação da capital paranaense.

É muito simbólico que o memorial tenha sido construído representando uma capela, visto que a religião é uma parte importante da cultura ucraniana, e está presente na vida cotidiana, nas festividades e manifestações culturais.

A fé cristã desempenha um papel fundamental na identidade do povo ucraniano, e isso vai ficar muito claro para você quando visitar o memorial.

Memorial ucraniano de Curitiba
Memorial ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante
Memorial ucraniano de Curitiba
Memorial ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Como é o memorial ucraniano?

Como comentei acima, tem algumas construções que fazem parte do Memorial Ucraniano.

Logo que chegar, vai ver o portal. Depois a capela, o monumento principal e de maior destaque no conjunto, e ao lado o campanário.

Todas possuem características do estilo bizantino, que está fortemente associado à Ucrânia.

Memorial ucraniano de Curitiba
Campanário do Memorial ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Réplica da Capela de São Miguel

Quanto a capela, ela é uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet no Paraná.

Ela foi completamente construída em madeira, utilizando técnicas tradicionais ucranianas, com a cúpula também em madeira, em tons de dourado. É linda de ver por fora e por dentro.

Dentro dela, inclusive, fica a Galeria de Artes do Memorial, onde você pode apreciar exposições temporárias e permanentes que retratam a rica cultura, história e arte ucraniana.

Há uma exposição permanente de pêssankas, ovos cuidadosamente pintados à mão, onde cada cor e figura carrega um significado único e representativo. Também há ícones e bordados.

Pessankas Memorial Ucraniano
Pessankas Memorial Ucraniano. Foto: Fui Ser Viajante

É realmente muito bonito, a visita ao memorial ucraniano é uma oportunidade de ter contato com a fascinante herança artística e cultural da Ucrânia.

A capela do memorial ucraniano também representa a gratidão dos ucranianos pela receptividade e pela preservação de sua cultura em terras brasileiras. 

Na real, não apenas a igreja, mas todas as construções do complexo (uma casa típica, um palco e o portal) são feitos de madeira encaixada, bem ao estilo ucraniano. 

Memorial ucraniano de Curitiba
Memorial ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante
Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Loja de souvenir

À direita da igreja fica essa autêntica casa que representa o estilo típico dos imigrantes ucranianos, onde funciona uma loja de souvenirs. Lá, você encontra vários produtos e doces da cultura ucraniana.  

Um dos itens mais procurados são as pêssankas, que além de lindas, são muito representativas da cultura ucraniana.

Portal e área externa

O portal na entrada do Memorial Ucraniano também tem sua beleza. Ele é todo adornado com entalhes em madeira que retratam símbolos sagrados, representando elementos da cultura e fé ucraniana. 

Logo assim que você passa pelo portal, há um lindo jardim de girassóis, flores que simbolizam a Ucrânia, representando prosperidade, felicidade e luz.

Ele tá sempre lindo, especialmente quando é um dia de sol, parecendo que as cores ficam ainda mais realçadas. 

Ainda na área externa do memorial ucraniano, há uma escultura de uma pêssanka gigante, feita pelo artista  Jorge Seratiuk. Você pode admirá-la na parte de trás da igreja. 

Pâssanka Memorial Ucraniano de Curitiba
Pâssanka Memorial Ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Também existe um palco, onde ocasionalmente acontecem manifestações folclóricas e festividades tradicionais nos meses de agosto, outubro e novembro.  

Eventos no Memorial Ucraniano

Entre os eventos que acontecem anualmente no memorial ucraniano de Curitiba, temos:

  • a Benção dos Alimentos, celebrada no Sábado de Aleluia;
  • a Festa Nacional da Ucrânia, em agosto;
  • a Festa da Colheita, em outubro e
  • comemoração de São Nicolau, em novembro.

Então se você puder visitar o lugar nessa época, pode conferir as festividades ao vivo.

Visite junto: memorial ucraniano e Parque Tingui

Toda área do memorial é cercada por muita vegetação, com árvores que criam um bosque digno de conto de fadas. É um lugar ótimo para fazer um piquenique ou simplesmente relaxar em meio à natureza.  

Se você quiser aumentar ainda mais essa experiência na natureza, você pode descer pela lateral do bosque e fazer um passeio pelo bonito Parque Tingui, um dos maiores parques de Curitiba.

Como visitar o memorial ucraniano em Curitiba?

O memorial ucraniano fica na Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui (Bairro São João). Ele funciona de 10h às 17:45h, de terça-feira a domingo.

E muito importante: a entrada é gratuita. 

Memorial ucraniano Curitiba
Memorial ucraniano Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Veja os principais meios de transporte que você pode usar para chegar até o Memorial Ucraniano:

Use a linha de turismo de Curitiba

Uma das formas mais legais de ir ao Memorial Ucraniano é pegando o ônibus de turismo de Curitiba. Assim, você aproveita para conhecer também outros pontos turísticos da cidade no mesmo passeio. 

Mas tenha atenção a uma questão importante: existem duas paradas do ônibus diferentes e distantes uma da outra. O Parque Tingui possui uma parada específica, enquanto o Memorial tem sua própria parada.  

Se você quiser apenas visitar o memorial, é melhor descer na parada do Memorial Ucraniano.

Vá de carro

A outra melhor opção é de carro, aí você precisará deixá-lo um pouquinho mais longe da entrada do memorial, ou em um dos estacionamentos do Parque Tingui, o que te fará andar mais um pouquinho.

Posso te garantir que vale a pena a caminhada. 

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Ônibus de linha

Se você estiver considerando ir de ônibus comum mesmo, saiba que o memorial fica um pouquinho longe de outras atrações da cidade e há poucas linhas que passam por lá.

Então não recomendo muito que você tente ir de ônibus de linha convencional. Prefira o ônibus de turismo ou carro. 

Memorial Ucraniano: ótima combinação de cultura e natureza

O Memorial Ucraniano é um dos tesouros culturais de Curitiba. Suas belas construções e atrações culturais fazem desse um dos passeios imperdíveis na cidade.

É um lugar que combina natureza e cultura, então se esse tipo de atração desperta sua curiosidade e interesse, vale muito a pena colocar o Memorial Ucraniano no seu roteiro em Curitiba.

E você não precisa reservar muito tempo para a visita. O memorial é um espaço pequeno, em cerca de 1 hora você consegue ver tudo.

E você, já visitou o Memorial Ucraniano? Conta o que achou aqui pra nós! 

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *