Onde se hospedar em Curitiba: melhores bairros

Onde ficar em Curitiba | Curitiba é uma cidade com atrações diversas e saber onde se hospedar pode ser uma escolha fundamental para que você consiga aproveitar sua viagem ao máximo.

Apesar de ser uma grande cidade, a zona hoteleira de Curitiba se concentra principalmente em três bairros: Centro, Centro Histórico e Batel.

Afinal, esses bairros estão mais próximos de alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Por essa razão, vamos listar esses bairros ‘mais populares’ e outros menos badalados, sempre mostrando os pontos positivos de cada um.

Onde ficar em Curitiba: melhores bairros

Centro e Centro Histórico

O centro de Curitiba é uma parte importante pra cidade, tanto com relação ao comércio quanto a parte histórica e turística.

Além da já citada questão da rede hoteleira estar situada basicamente nesse região, uma das maiores vantagens é o fato de o transporte público aqui ser abundante.

É claro que como em qualquer centro de uma grande cidade, há muitas opções de restaurantes, lojas, centro comerciais e atrativos turísticos, inclusive dá para ir caminhando para vários deles.

E se por acaso você não for utilizar transporte público ou for ficar até mais tarde na rua, um Uber sai bem baratinho, já que tudo fica bem próximo.

O Centro Histórico, que fica bem pertinho do Centro, tem como principal vantagem o fato de de estar localizado no meio de vários atrativos da cidade, cercado de prédios históricos incríveis.

Leia também: Melhores pontos turísticos de Curitiba

O que fazer no centro de Curitiba PR
O que fazer no centro de Curitiba PR. Foto: Thiago Amaral

Ao anoitecer, diversos bares abrem as portas e até colocam mesinhas na calçada, como acontece no Largo da Ordem, principal localidade do Centro Histórico.

Além do mais, fica bem do ladinho do chamado Centro Cívico da cidade, oferecendo praticamente a mesma oferta de transporte, incluindo a Linha de Turismo da cidade.

Onde ficar em Curitiba: Centro

Quanto às opções de hospedagem, vale citar

Além disso, o bairro ainda conta com o Trevi Hotel & Business e o vizinho Curitiba Palace Hotel, com quartos simples e boa tarifa, localizados próximos à Biblioteca Pública.

Não dá pra esquecer também do Ibis Curitiba Shopping e Mercure Curitiba Golden Hotel, na fronteira entre o Centro e o Batel.

Para quem deseja ficar em um hostel, uma opção no Centro Histórico é o Hostel Matilda.

Batel

O bairro do Batel é conhecido como um segundo centro da cidade, fica bem colado no centro, mais a sudoeste.

Ele é também conhecido como um dos bairros mais charmosos de Curitiba e não por acaso, tem até um castelo!

Trata-se do Castelo de Lupion, antiga sede de televisão local e que hoje funciona como um centro de eventos.

Apesar de vizinho ao Centro, é fácil perceber a diferença assim que se caminha pela ruas.

Tudo é arborizado, as pistas são largas e os casarões realmente belíssimos.

O bairro é cheio de bons restaurantes, cafés descolados e ótimas opções de compras. O point mais famoso e badalado é o Hard Rock Cafe Curitiba.

O que fazer no bairro Batel em Curitiba
Foto: Thiago Amaral

Os hotéis também têm o padrão mais alto e os preços seguem a linha. Caso esteja em busca de charme e conforto, o Batel é o seu lugar.

Uma das vantagens é que o bairro também é bem atendido pelo transporte público, fica perto de tudo e é bastante seguro, podendo circular a pé tranquilamente.

Portanto, se você quer aproveitar a noite de Curitiba, Batel é o bairro ideal para você se hospedar.

Onde ficar em Curitiba: Batel

Se você quer uma opção de hospedagem que beira o luxo, o Nomaa Hotel é a melhor escolha. Bom padrão de conforto e qualidade também são encontrados no Radisson Hotel Curitiba e no Four Points By Sheraton Curitiba.

Os três têm tarifas elevadas e seguem a alta qualidade dos hotéis.

Com preços mais acessíveis e boa localização no bairro chique de Curitiba, o Mercure Curitiba Batel e o Pestana Curitiba também são atraentes para quem deseja mais conforto. 

Com preço excelente e boa qualidade, o Quality Hotel Curitiba é um dos prediletos de quem busca hospedagem no Batel, mas não deseja investir muitos reais na diária.

O bairro abriga ainda vários hostels, como o CLH Suítes Curitiba, que integra a rede Che Lagarto e está bem na divisa entre o Centro e o Batel, e também o Social Hostel Café e Bar, ainda mais em conta.

Mercês

O Centro, o Centro Histórico e o Batel são sem dúvida as opções mais tradicionais e com maior rede de hotéis em Curitiba. Mas há outros bairros interessantes para se hospedar em Curitiba. 

O bairro das Mercês, por exemplo, apesar de não ser a opção mais buscada pelos turistas, abriga vários hostels legais.

Além disso, ele fica perto do Parque Barigui e da Torre Panorâmica, uma região bem calma e mais residencial.

Se deslocar não é um problema, visto que há boa variedade de linhas de ônibus e o Uber não fica caro para a maioria das atrações da cidade.

Onde ficar em Curitiba: Mercês

Entre as opções de hostel no bairro estão o Knock Knock Hostel e o Motter Home Curitiba Hostel.

Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro tipicamente italiano de Curitiba, famoso por sua incrível gastronomia.

Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão por aqui, como por exemplo, o Madalosso, famoso por ser o maior restaurante da América Latina.

O que fazer em Santa Felicidade. Restaurante Madalosso
Restaurante Madalosso. Foto: Fui Ser Viajante

Por ser uma região tipicamente residencial, e com principal atrativo turístico a gastronomia (e também vinícolas), não há tantas opções de hospedagem.

Santa Felicidade é um bairro mais afastado, porém, a Linha de Turismo de Curitiba passa por lá. Então dá até pra começar seu city tour por ali mesmo, pertinho do hotel.

Além disso, Santa Felicidade está ao lado de uma das entradas do (gigante) Parque Barigui.

Onde se hospedar em Curitiba: Santa Felicidade

Ibis Style Santa Felicidade é a melhor escolha. Estamos falando de uma rede gigante de hotéis, presente em diversos países do mundo, e que mantém o bom padrão de qualidade em todas as unidades.

Essa seria uma escolha para quem deseja mais tranquilidade e está com a família buscando o sossego que uma cidadezinha de montanha pode oferecer, ainda dentro de uma grande cidade como Curitiba.

Outros bairros de Curitiba

Vale essa menção a outros bairros que, apesar de não terem lá muitas opções de hotel (ou até mesmo hostels), podem valer uma busca.

O mais interessante é o Jardim Botânico, que obviamente tem como principal atração o famoso parque homônimo. Além do mais, está a poucos minutos do Centro.

Bem ao lado dele, temos os bairros Rebouças e Água Verde. Neste segundo, fica localizado o belíssimo estádio de futebol do Clube Athletico Paranaense, o único com grama sintética e teto retrátil da América Latina.

Dá pra fazer visita guiada no estádio, inclusive.

Igualmente, esses dois bairros estão a poucos minutos do Centro e fazem divisa com o badalado Batel.

Se você preferir, pode alugar um carro em Curitiba e se deslocar mais facilmente entre as atrações da cidade.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Qual o melhor bairro de Curitiba para se hospedar?

Nossa opinião é que a melhor escolha para se hospedar em Curitiba é o Centro da cidade.

Mas apesar disso, a charmosa Curitiba oferece outras boas opções de hospedagem em outros bairros da cidade, o que pode ser ideal para quem procura diferenciais como um preço mais em conta e tranquilidade, por exemplo.

Ainda não encontrou o seu hotel perfeito em Curitiba? Veja outras opções de hospedagem na cidade.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: Imagem de rodrigomullercwb por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ricardo Audaz disse:

Obrigado, Thiago… bem elucidador o texto… parabéns!