O que fazer em Recife e Olinda: melhores atrações de cada cidade

Recife e Olinda são duas cidades vizinhas que cabem perfeitamente no mesmo roteiro de viagem! Nesse post, vamos te dar várias opções de passeio, para você descobrir o que fazer em Recife e Olinda na sua viagem!

E dar dicas de Recife e Olinda é muito especial para mim, porque estou dando dicas de cidades do meu estado, onde morei a maior parte da minha vida!

Preparado para descobrir Recife e Olinda com dicas de uma pernambucana?

Minha missão nesse post é mostrar o melhor que tem pra fazer em Recife e Olinda para quem está planejando visitar a cidade.

Eu fico daqui, torcendo pra vocês gostarem demais desse roteiro, e voltarem pra casa apaixonados pelas cidades irmãs de Pernambuco!

Recife e Olinda: dicas básicas

“Como é que pode a gente ter dois amores no peito? Eu amo Recife e adoro Olinda, mas não sei ainda quem fica em meu coração…”

Petrúcio Amorim já cantava como é difícil escolher entre essas duas cidades.

Por que visitar só uma se você pode conhecer as duas? As cidades-irmãs até fazem aniversário no mesmo dia (12 de março).

E são tão coladinhas uma na outra, que é até difícil saber quando termina Recife e começa Olinda.

Por isso, esse roteiro combinando Recife e Olinda faz tanto sentido.

Nesse post, vamos dar dicas de um roteiro de 2 dias, e também opções para quem vai ficar 3, 4 e mais dias em Recife e Olinda.

Tem atrações para todo gosto: história, praia, arte, gastronomia e muita alegria do povo pernambucano!

Também temos um vídeo no canal no Youtube, onde mostramos várias atrações em Recife e Olinda que vale a pena conhecer numa primeira viagem:

Como chegar em Recife e Olinda?

O aeroporto de Recife (aeroporto internacional dos Guararapes) é moderno e bem estruturado, e recebe vôos nacionais e internacionais. É a principal porta de entrada para quem quer visitar Recife e Olinda.

Você também pode chegar em Recife de carro, seja pela BR101, principal acesso para quem viaja pelo litoral do Brasil, ou via BR232, para quem vem do interior de Pernambuco para a capital.

Para ir de Recife a Olinda, você pode se locomover facilmente de carro, de ônibus, táxi ou Uber.

Parque das Esculturas, Recife Antigo. O que fazer em Recife e Olinda.
Parque das Esculturas, Recife Antigo.

Qual a melhor época para visitar Recife e Olinda?

Recife e Olinda são destinos que você pode visitar o ano inteiro.

Os meses de alta temporada em Recife e Olinda são os meses de verão (quando chove menos na região) e o carnaval, que é um dos mais famosos do Brasil.

O inverno corresponde a estação chuvosa dessa parte do nordeste. Recife e Olinda costumam receber um maior volume de chuvas entre os meses de junho e agosto, o que pode atrapalhar os passeios.

Onde ficar em Recife e Olinda?

Quando o assunto é hospedagem, a maioria dos viajantes escolhe se hospedar em Recife, pela maior estrutura da capital.

Alguns motivos para levar em consideração para escolher se hospedar em Recife são o grande número de hotéis, variedade e proximidade de bons restaurantes e facilidade de deslocamento entre os principais pontos turísticos da viagem.

O principal bairro para ficar em Recife é Boa Viagem, onde está a maioria da rede hoteleira da cidade.

Veja algumas opções de hotéis em Recife:

Se você quer ir mais a fundo na escolha do melhor lugar para ficar em Recife, confira nosso post com uma seleção das 20 melhores pousadas e hotéis de Recife (organizados por bairros).

Se você prefere se hospedar em Olinda, vai ter a oportunidade de aproveitar o clima aconchegante de um centro histórico charmoso, cercado de casarões históricos e ateliês de artistas.

Também temos um post com 17 ótimas pousadas em Olinda, localizadas nos melhores bairros da cidade para se hospedar.

Veja algumas opções de pousadas em Olinda:

  • Pousada dos Quatro Cantos: localizada no coração do centro histórico de Olinda, numa mansão do século XIX, é uma das pousadas mais charmosas e tradicionais da cidade. Veja valores.
  • Hotel 7 Colinas: esse hotel combina o moderno com o histórico. Fica perto do Convento de São Francisco, em Olinda. Os quartos são confortáveis e tem varanda. Dentro do hotel funciona um museu colonial. Veja valores.

O que fazer em Recife e Olinda: roteiro pelos principais atrativos

Tanto Recife quanto Olinda são cidades repletas de atrações para conhecer. Para ter uma boa visão das das cidades numa primeira viagem, recomendo que você reserve 4 dias inteiros, sendo 3 dias em Recife e 1 dia em Olinda.

Com mais dias, você pode conhecer ainda mais atrações nas cidades, ou incluir um bate e volta para destinos próximos, como Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros.

Mas como a gente sabe, nem sempre temos todo esse tempo para aproveitar em um destino.

Por isso, preparamos também opções de roteiro em Recife e Olinda para quem tem poucos dias nas cidades.

Roteiro de 2 dias em Recife e Olinda: o que fazer em um final de semana

Na hora de decidir o que fazer em Recife e Olinda em apenas dois dias, a melhor opção é dividir um dia para cada cidade.

Se for final de semana, separe o sábado para Olinda e o domingo para o Recife, para conseguir aproveitar o melhor de cada cidade no final de semana!

Dia 1: Sábado em Olinda

Olinda é uma cidade de artistas.

Pelas suas ladeiras, você encontra muita gente trabalhando com arte, ateliês abertos para visitação e pontos de venda de obras de artistas locais.

Passear pelas ruas de Olinda no sábado é certeza de encontrar vários ateliês e lojas abertas, esperando os turistas.

Separe um calçado confortável, porque o centro histórico de Olinda é repleto de ladeiras, com subidas íngremes.

Comece o dia pela Praça do Carmo, onde está a simbólica Igreja do Carmo. Daí, seu caminho é se perder nas ruas e ladeiras que ficaram tão famosas pelo Carnaval de Olinda.

Igreja do Carmo Olinda
Igreja do Carmo Olinda. Foto: Fui Ser Viajante

Visite o Convento de São Francisco e o Mosteiro de São Bento. Aproveite as belezas dos museus regionais, casarões históricos e ateliês.

Passe pela histórica Bodega de Veio, uma barraca cheia de itens curiosos da cultura nordestina, que vende uma cerveja sempre gelada.

Por fim, é hora de subir a íngreme ladeira da Misericórdia, até o lendário Alto da Sé de Olinda. Por lá, além da Igreja da Sé, não faltam restaurantes e casas de artesanato.

E tem a vista do elevador panorâmico, em um mirante que funciona em cima da caixa d’água da Sé de Olinda. São 20 metros de altura, mas infelizmente todas as vezes que fui em Olinda recentemente, ele estava fechado.

Caixa d'água em Olinda
Caixa d’água com mirante em Olinda. Foto: Fui Ser Viajante

No final da tarde, a praça da Sé começa a ficar ainda mais animada, com a feirinha da praça e os vários grupos de música que aparecem pelas ruas.

Dica gastronômica: experimente uma tapioca na feirinha, ou um acarajé. Uma delícia!

Dia 2: Domingo no Recife

Recife é uma cidade cheia de cultura, por isso nada melhor que começar seu dia conhecendo um pouco desse lado criativo da capital pernambucana.

Uma boa opção para conhecer uma cidade de forma autêntica é visitar seus mercados.

Recife tem vários mercados públicos. Recomendo que você conheça o Mercado São José, o mais famoso e mais interessante para visitar.

No período da tarde, siga para o Recife Antigo e curta o fim de tarde no bairro mais boêmio de Recife! 

Praça do Marco Zero, Recife Antigo. O que fazer em Recife e Olinda.
Praça do Marco Zero, Recife Antigo.

O bairro histórico tem atração pra todo gosto. É o lugar onde a gente encontra a alma de Recife, e é uma atração que eu recomendo muito que você inclua na sua primeira visita à cidade.

Os antigos armazéns do porto foram revitalizados, e hoje abrigam museus, como o Cais do Sertão (já foi eleito melhor museu do Brasil) e restaurantes.

Um lugar que recomendo é o Cais Rooftop Lounge, com bons drinks e vista privilegiada do por do sol.

No domingo, também é dia da feirinha da Rua do Bom Jesus, uma das mais tradicionais do Recife. A feirinha começa a tarde e se estende pela noite com comidas, artesanato, artistas de rua e muito mais. É bem interessante.

Anote os lugares para visitar no Recife Antigo são:

– Marco Zero, a rua do Bom Jesus e Sinagoga Kahal Zur Israel, a Livraria da Jaqueira, o bar da cervejaria local Babylon Station, o Paço do Frevo, a Torre Malakoff e o Parque de Esculturas de Francisco Brennand.

O que fazer em Recife e Olinda: roteiros para 3, 4 ou 5 dias

E se você for ficar mais tempo em Pernambuco, o que fazer em Recife e Olinda?

Pode começar a planejar, porque ainda tem muitos pontos turísticos de Recife e Olinda para visitar.

Com mais de 5 dias, recomendo que você também aproveite também um pouco dos arredores, fazendo um bate e volta para destinos próximos!

Anote nossas dicas de roteiro:

Dia 3: Recife cultural + passeio de Catamarã

Aproveite um terceiro dia para conhecer o lado cultural da cidade de Recife.

Os museus de Recife que eu mais recomendo são a Oficina Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.

Recomendo esses dois para qualquer pessoa que vai visitar Recife.

Eles estão localizados no bairro da Várzea, um pouco afastados do centro, mas você pode facilmente combinar se programar para visitar os dois em um dia só.

O Instituto Ricardo Brennand só abre a tarde, então comece o dia pela Oficina Brennand, que abre às 10h.

Almoce no restaurante da Oficina Brennand e depois vá para o Instituto Ricardo Brennand.

Instituto Ricardo Brennand

Para terminar o dia, uma boa dica é agendar um passeio de catamarã para assistir o pôr do sol navegando pelas águas dos rios de Recife.

A empresa Catamarã Tours tem vários passeios de catamarã pela cidade, e é uma ótima forma de ver a cidade por outro ângulo.

Caso o passeio de barco não seja pra você, uma opção para quem está hospedado por Boa Viagem pode ser um fim de tarde no Parque Dona Lindu.

Dia 4: Praias de Pernambuco

Para quem fica alguns dias a mais em Pernambuco, vale dar uma esticada pelo litoral e conhecer as belas praias do estado.

As praias da região metropolitana de Recife são as praias de Boa Viagem, do Pina e de Piedade. Mas nessas praias não dá pra dar aquele bom mergulho, por conta da ameaça de tubarões.

Praia de Boa Viagem. O que fazer em Recife e Olinda.
Praia de Boa Viagem.

Para quem tem tempo e facilidade de deslocamento, vale alugar um carro e conhecer algumas das praias mais afastadas da capital.

Para alugar um carro em Recife, você pode fazer uma reserva pela internet. Eu uso o site da RentCars para comparar o preço das locadoras locais e ver o melhor custo benefício.

No litoral norte, as mais procuradas são as praias de Maria Farinha (onde fica o Veneza Water Park, o parque aquático mais famoso de Pernambuco) e Itamaracá, onde podemos visitar a ilhota da Coroa do Avião e o museu do histórico do Forte Orange.

Já quem opta pelo litoral sul visita as praias mais famosas do Estado. Por lá, fica Porto de Galinhas, Maracaípe, praia dos Carneiros, Calhetas, e muitas outras praias lindas.

Eu gosto bastante das praias do litoral sul. Já fomos bastante a Porto de Galinhas, mas hoje eu confesso que acho a vila sempre muito cheia e prefiro destinos mais calmos, como a paradisíaca Praia dos Carneiros.

Capelinha na praia em Pernambuco
Foto: Fui Ser Viajante

De toda forma, Porto de Galinhas é um paraíso na terra e recomendo que você vá conhecer e apreciar a beleza das piscinas naturais.

Você pode ler nosso post sobre o que fazer em Porto de Galinhas, e também indico as dicas do blog Estrangeiras para quem vai conhecer Porto de Galinhas.

O blog Viagens Cine fez uma lista incrível com as 10 melhores praias de Pernambuco. Vale conferir pra escolher qual praia cabe no seu roteiro!

Dia 5: Mergulho em Recife

Pouca gente sabe, mas Recife é conhecida como capital brasileira dos naufrágios. Então se você curte mergulhar, essa é uma excelente oportunidade de viver uma experiência incrível!

No total, são 29 embarcações naufragadas (de propósito ou por acidente) na costa de Pernambuco, sendo que 18 ficam no Parque Artificial de Naufrágios de Pernambuco, em Recife.

A vida marinha e a boa temperatura da água são excelente atrativos para os mergulhos na região. É tanta beleza no parque de naufrágios que inúmeros mergulhadores são atraídos para as águas de Pernambuco, todos os anos.

Dica bônus: Recife + João Pessoa

Outra coisa que eu fazia muito quando morava em Recife era tirar um dia (ou mais) para um bate e volta em João Pessoa.

Vocês não vão acreditar em como é pertinho! Uma hora de carro (sem trânsito) e você vai de um estado a outro. É uma ótima opção para provar comidas e visitar praias dessas duas cidades numa mesma viagem

Para explorar a cidade de João Pessoa, recomendo as dicas do Blog Até onde eu puder ir. Lá tem um roteiro completo sobre o que fazer em João Pessoa, com dicas de onde comer e o que fazer.

O que fazer em Recife e Olinda: gostou do roteiro?

Espero que vocês tenham gostado das dicas para conhecer Recife e Olinda de uma forma autêntica e um pouquinho fora do óbvio, com as dicas de quem morou muitos anos na cidade e ama esse pedacinho de Brasil.

Se ficou qualquer dúvida, use a caixinha de comentários abaixo para perguntar. Se acha que ficou faltando alguma atração importante da cidade, pode comentar também.

Aproveite e já salve esse post e compartilhe com os amigos. Comece hoje mesmo a planejar essa viagem para Recife e Olinda!

Planeje sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Marcelo Rabelo disse:

Ah, e falando no Parque da Jaqueira, seria muito interessante incluir a Zona Norte desses roteiros. É simplesmente a parte mais linda da cidade, com uma grande concentração de palacetes oitocentistas (nenhuma capital bate Recife neste quesito), a maravilhosa e histórica Praça de Casa Forte (tombada pelo IPHAN), a encantadora Estrada Real do Poço… e no centro faltou falar, por exemplo, do lindo conjunto arquitetônico da Praça da República.

Marcelo Rabelo disse:

Gente, faltou recomendar a maravilhosa e imponente Basílica do Carmo do Recife e Ordem Terceira, um conjunto lindíssimo, com a torre barroca mais alta do Brasil (50 metros), talha dourada de valor inestimável e lindas pinturas. Tem também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, que Germain Bazin comparou com a Capela Sistina e que acabou de ser restaurada e está douradíssima, tem a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, tem a Igreja Madre de Deus com sua capela-mor de extremo bom gosto… sem falar que a Concatedral de São Pelo dos Clérigos vai passar por uma última restauração e ficará com o interior ainda mais impressionante. Mesmo a Capelinha da Jaqueira, na Zona Norte, é uma barroca muito lindinha e vale a visita porque dá também para aproveitar o maravilhoso parque homônimo, onde está situada.

Márcia disse:

Olá, pretendo visitar Olinda, recife e Porto de Galinhas…. você recomenda o aluguel de carro para se locomover inclusive dentro de recife?

Klécia disse:

Oi Marcia. Você vai com mais pessoas? Porque ai o carro compensa sim. Faz uma cotação com a Rentcars (tem o link aqui na barra lateral do blog) que ela compara as locadoras locais e acha o melhor preço pra você. Mas se estiver soZinha, o Uber atende bem e possivelmente sai mais econômico. Abraço e boas viagens

Eu nunca vou me perdoar por começar a dar valor para o nosso país somente depois de ter deixando ele pra trás. Não conheço Recife nem Olinda e são dois destinos que estão na lista, lendo seu post já me empolguei logo de cara quando você sugere que a gente se perca pelas ruelas de Olinda, me empolguei mais ainda com a ideia de provar a cartola no Restaurante Leite. Você fez tanta propaganda dele que hoje se tornou objetivo de vida =D

Com certeza o dia que eu for vou seguir a sua dica e ficar mais tempo, pois ir para Recife e não conhecer Carneiros e Porto de Galinhas é imperdoável, já sonho com aquela igrejiinha charmosa de Carneiros e as piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Acabo de incluir nessa lista a Oficina Brennant e enquanto estiver em terras tupiniquins posso matar a saudades da minha cidade do coração: Barcelona!

Klécia disse:

Isso, Mayte! Vai com bastante tempo para ver e provar tudo! Todas as delicias da minha terrinha! 🙂 E não se torture pelo que você ainda não viu por aqui, estamos te esperando pra todas as visitas que você vai fazer 🙂

É vrdd, espero que tenha muitas idas e muitos passeios pelo Brasil! =D Antes de descer na sua terra, vou querer a lista completa do que DEVO provar 😉