Circuito Mágico del Agua: cor e fantasia em Lima

Lima é uma cidade que mistura o antigo com o moderno. Junto com os séculos de história contadas pelo centro histórico da cidade e pelo Museu Larco, encontramos a beleza moderna do Malecón de Miraflores e do Museu Mario Testino, fazendo o equilíbrio perfeito entre o velho e o novo na cidade. Mas se você quer mesmo ver a cara dessa Lima moderna (até um pouco futurista), tem uma atração que você não pode perder na cidade: o Circuito Mágico del Agua, no Parque de la Reserva.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Circuito Mágico del Agua: magia, cor e fantasia em Lima

O Circuito Mágico del Agua é uma das atrações mais modernas de Lima. Ele funciona no Parque de la Reserva, uma grande área verde que existe na cidade de Lima desde 1929. O parque foi fundado como uma homenagem aos antigos reservistas que lutaram em defesa da cidade na Guerra do Pacífico (1881). Mas a valorização do espaço tomou outra proporção em 2007, com a inauguração do Circuito Mágico del Agua dentro do Parque de la Reserva.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Tudo fez parte de um grande projeto da prefeitura para revitalizar os espaços públicos da capital peruana. Foram inauguradas 13 fontes de água no Parque de la Reserva, no maior estilo alta tecnologia. Cada fonte é diferente entre si, com um atrativo particular que dá um show a parte. São esguichos de água que dançam ao som de uma música, projeções refletidas em cores e formas em um espelho d’água, ou até um enorme jato de água, que pode atingir 80m de altura. Tudo tão perfeitamente sincronizado e espetacular, que o próprio Guiness (o livro dos recordes) deu ao Circuito Mágico del Agua o prêmio de ‘maior complexo de fontes do mundo em um parque público, com a fonte mais alta do mundo’.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Pra quem ainda não está satisfeito, tem mais: todos os dias, acontece um espetáculo na Fuente de la Fantasia, uma das mais maiores e impressionantes fontes do Parque. São três apresentações (19:15h, 20:15h, 21:30), que reúnem uma multidão para assistir um show de luzes, cores, música e magia. Uma coisa tão bonita que é difícil não escolher o Circuito Mágico del Agua como uma das atrações favoritas em Lima.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Quando ir e como visitar o Circuito Mágico del Agua

O Parque de la Reserva, onde está o Circuito Mágico del Agua, funciona de terça a domingo, das 15h às 22:30h. Para entrar no parque, é preciso pagar a entrada de 4 soles (valor de setembro de 2017). Nós visitamos o Parque de la Reserva em um domingo, no nosso último dia em Lima. De manhã, fizemos a visita aos sítios históricos de Huaca Pucclana, Huaca Huallamarca e Bosque El Olivar, e por volta das 15h fomos até o Parque de la Reserva, e ficamos por lá até depois do primeiro horário de espetáculo (mais ou menos 20h). As atrações ficam razoavelmente próximas umas das outras, e essa programação fica perfeita para um dia de domingo na cidade de Lima!

O ideal é chegar no Parque de la Reserva ainda durante a tarde, para aproveitar a beleza das fontes de dia, brincar nas fontes interativas (imperdível para adultos e crianças). Quando o sol começa a ir embora, podemos admirar a beleza das fontes do parque se acendendo, o que muda o ambiente completamente. A atmosfera fica cheia de luz e cores, e já começamos a ficar ansiosos pela hora do espetáculo, o ponto alto da noite!

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru
Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru
Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

As Fontes do Circuito Mágico del Agua

São 13 fontes, cada uma com um atrativo particular e uma beleza única. Logo na entrada, está a Fuente Mágica, com seu formato circular e jato de água impressionate – a fonte mais bonita na minha opinião. Ver o sol se por dali foi incrível, pois a fonte fica incrivelmente bela quando começa a se acender.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Ao lado dela, fica a Fuente de la Fantasia, uma fonte longa, impressionante no tamanho e nos muitos jatos de água que brincam pra cá e pra lá! É nessa fonte que acontece o espetáculo das águas, então quando estiver perto da hora, fique próximo da fonte, para garantir um bom lugar.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Essas duas fontes captam nossa atenção logo na entrada. Mas depois da primeira (e linda) impressão, é hora de caminhar pelo parque para conhecer e brincar nas outras fontes. Prepare-se para andar bastante, porque a área do Parque de la Reserva é imensa!

As minhas fontes favoritas:

Sou muito criança, gente! Adorei brincar nas fontes interativas, que permitiam boas risadas e (muitos) respingos de água!

Fuente de los Niños: vários jatos de água saem do chão ao som de uma música. Você pode correr entre eles e tentar não se molhar na brincadeira. Claro que eu tentei algumas vezes, e claro que acabei toda molhada hahaha

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Fuente Túnel de las Sorpresas: podemos caminhar por dentro de um túnel de água. Aqui, o segredo é torcer para ninguém colocar o dedo nos jatos, desviando a água pra cima da gente. Conseguimos escapar de nos molhar aqui! 😀

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Fuente Cúpula Visitable: os jatos de água formam uma cúpula, que os visitantes podem visitar por dentro e por fora, correr por dentro da cúpula e fazer fotos bacanas – e se molhar, claro!

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Apesar dessas serem as minhas favoritas, não deixe de visitar todas. Cada uma tem uma beleza especial, cores e formas que impressionam. E nas outras fontes, você não vai acabar todo molhado, eu juro! hahah

Quando anoitece no Circuito Mágico del Agua

O Parque de la Reserva muda completamente quando o sol se põe. As luzes se acendem, e a vontade é fazer todo o percurso de novo, porque cada fonte ganha uma nova atmosfera com as luzes acesas!

Primeiro, assistimos o espetáculos das 19:15h na Fuente de la Fantasia. Estava muito cheio, talvez por ser domingo, ou por ser o primeiro horário de espetáculo, que fica mais lotado. Não conseguimos um bom lugar – por bobagem nossa, que ficamos esperando na fonte errada! Achamos que o espetáculo era na Fuente Mágica, a enorme circular da entrada do Parque. Quando percebemos nosso erro e fomos para a Fuente de la Fantasia, já tinha muita gente lá. Foi difícil arrumar um bom lugar perto da grade, mas a gente conseguiu!

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru
Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru
Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

O espetáculo dura cerca de 20 minutos e é impressionante do começo ao fim! Canhões de luz e laser fazem projeções do espelho d’água. É uma lindeza ver as cores na água, as luzes cortando o céu! Uma das coisas mais lindas que vimos na capital peruana, sem sombra de dúvidas!

Com o fim do espetáculo, as pessoas dispersaram e começaram a ir pra casa. Nós resolvemos aproveitar que a saudade de Lima já batia, pra dar mais uma volta pelas principais fontes. Foi incrível ver a diferença entre a atmosfera do dia e da iluminação noturna no Circuito Mágico del Agua.

Circuito mágico del Agua - Parque de la Reserva - Lima, Peru

Uma dica aos viajantes:

Vá sem pressa, tente aproveitar o final de tarde e o pedaço da noite no Parque de la Reserva. Por lá, tem vários bancos pra relaxar, uma linda área verde pra curtir o fim de dia, e as fontes pra admirar e brincar. Quando a fome bater: dentro do parque ficam vendedores ambulantes de pipoca, cachorro-quente, sanduíches e outras gostosuras de parque. O local também oferece banheiros limpos, ao custo de 0,50 soles.

Se eu gosto de deixar o melhor pro final, não poderia ter escolhido melhor. Ir embora de Lima com as lembranças do Circuito Mágico del Agua só fez aumentar nosso desejo de um dia voltar pra essa cidade incrível no Peru!

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

Circuito Mágico del Agua, Lima, Peru
Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Juliana Moreti disse:

Esse lugar é lindo! E de todas as fontes, a que eu mais gostei e me diverti (apenas vendo – rsrsrs) foi a
Fuente de los Niños. Nem tinha ideia de quando o Lèo iria nascer (e se iria – rsrsrs), mas ali eu pensei: que show trazer filhos e sobrinhos para cà!
Pretendo fazer isso em breve!
No dia que fui, muita gente resolveu se aventurar naquele labirinto dançante e luminoso! Me diverti muito imaginando a molecada ali!

Klécia disse:

Certeza que o Leo vai adorar esse lugar, Ju! Eu adorei, imagino como as crianças se divertem por la! Espero que você consiga levá-lo em breve!