Melhores aplicativos de viagem para ter no celular

Aplicativos de viagem para celular | Planejar uma viagem dá trabalho? Sim. Mas essa é uma etapa essencial para quem quer aproveitar ao máximo o destino e, ao mesmo tempo, diminuir as chances de acontecer o famoso e temido perrengue de viagem.

Nem todo mundo gosta dessa etapa de planejamento de viagem, mas depois que a gente vai pegando o jeito da coisa e – aprende a usar as ferramentas certas – é possível descobrir que planejar uma viagem também pode ser muito divertido e gostoso.

Você já vai viajando sem sair de casa, entrando no clima antes mesmo de começar a fazer as malas!

Leia também: Como viajar sem falar inglês – dicas práticas

E vai por mim: existem várias ferramentas muito úteis na hora de planejar uma viagem, e mais um monte de outras que vão ser essenciais na viagem em si, no seu dia a dia viajante.

E várias dessas ferramentas estão disponíveis em forma de aplicativos para viagem que pode instalar e usar no seu celular!

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas dos melhores aplicativos de viagem que nós do Fui Ser Viajante usamos e indicamos para você.

Esperamos que essas dicas ajudem você a viajar mais e melhor – colecionando momentos incríveis pelo mundo!

Aplicativos para viagem que você precisa ter no celular

Aplicativos para planejamento de viagem

Definitivamente, uma viagem começa bem antes de você botar o pé na estrada de verdade. Você primeiro precisa saber pra onde vai, quanto tempo vai ficar, como ir… São muitas coisas para organizar!

Veja alguns aplicativos de viagem podem ser seus melhores amigos nessa fase:

Skyscanner

Aplicativos de viagem - Skyscanner

Bem intuitivo, o Skyscanner é um dos queridinhos dos viajantes no mundo todo.

Nele você consegue pesquisar valor de passagem aérea de uma forma bem flexível, comparando valor entre datas e diferentes companhias aéreas, o que facilita a visualização de tarifas mais baratas disponíveis.

É uma funcionalidade muito semelhante a oferecida pelo Google Flights, mas esse é só um dos muitos recursos excelentes que esse app de viagem oferece.

O Skyscanner permite muita flexibilidade na pesquisa; você pode procurar voos de um país inteiro, e não de uma cidade ou aeroporto específico.

Além disso, a ferramenta ‘Pesquisar em todos os lugares‘ mostra os destinos mais baratos a partir do seu aeroporto, dentro de um período escolhido. É uma ótima função para quem está aberto a possibilidades de destinos e quer economizar na viagem.

Como o Google Flights, o Skyscanner também permite rastrear os preços dos voos e ser alertado (até mesmo no seu e-mail) quando os preços de vôos para determinado destino começar a cair.

Além disso, o Skyscanner pode descobrir algumas tarifas que o Google Flights perde. Isso porque ele também pesquisa as tarifas oferecidas por empresas alternativas, como Max Milhas e outras menores.

Não é sempre, mas algumas vezes dá pra encontrar preços mais baixos assim. E tudo é muito seguro. Eu mesmo já comprei por essas empresas que vendem por milhas e nunca tive qualquer problema.

Além disso, uma das coisas mais legais do Skyscanner, é o recurso ‘Qualquer lugar‘, que permite procurar destinos surpreendentes simplesmente classificando de acordo com seu orçamento e prazo de viagem.

Sabendo seu orçamento, você pode conferir por exemplo se aquela viagem dos sonhos para Paris seria possível nas próximas férias, ou se é preciso procurar outros destinos mais econômicos naquele momento.

O Skyscanner tem app para ambos iOS e Android, além de um site que pode ser acessado normalmente pelo navegador.

TripIt

TripIt - aplicativo de celular para planejar viagens

O TripIt organiza seus itinerários e documentos, mantendo-os organizados em um só lugar.

Você pode definir que todas as suas reservas sejam enviadas automaticamente para o TripIt a partir de seu e-mail.

Dessa forma, poderá visualizar em um só lugar confirmações de viagem, itinerários de voos, passagens, informações de reservas de hotéis e Airbnb, reservas de aluguel de carros e até os meios de transporte disponíveis e a melhor forma para chegar a um destino.

E o aplicativo também pode te notificar dos seus compromissos, além de funcionar inclusive offline, o que é ótimo para quem viaja para lugares de pouca conexão ou para uma viagem internacional que você estará sem conexão de internet disponível o tempo todo.

O TripIt também simplifica o compartilhamento de seus planos de viagem com quem for te buscar no aeroporto ou na estação de trem – ou com qualquer pessoa a quem você queira (ou precise) informar seus planos.

O app de celular TripIt é gratuito para Android e iOS.

A versão gratuita desse aplicativo para viagem já é muito vantajosa. Inclui alertas de voo em tempo real, criação de itinerários, compartilhamento de informações com outros aparelhos e pessoas, opções de transporte, lugares interessantes próximos ao hotel, mapas de aeroportos e monitoramento de pontos e programas de milhagem.

Além disso, o aplicativo de viagem também monitora suas “pegadas de carbono”, monitorando sua emissão de gases com a viagem – o que é interessante para quem quer viajar de forma mais consciente, analisando o impacto da atividade turística na saúde do planeta.

Já a versão paga do aplicativo de viagem TripIt inclui extras como alertas de voo em tempo real, notificações de reembolso, conversor de moedas, uma lista sobre padrões de tomada na região, conselhos de gorjeta e até atualizações em seus programas de fidelidade e milhas.

KAYAK

KAYAK - aplicativo para viagem

O KAYAK também é um aplicativo para viagem bem completo. Ele ajuda a organizar todo o itinerário da viagem, desde a compra das passagens e a reserva do hotel, até o aluguel de carro.

Possui ferramentas muito úteis, também dá para criar alertas de preços, assim como o Skyscanner. Uma vantagem interessante dele, é que alguns hotéis oferecem tarifas exclusivas para quem acessa via celular.

Outra ferramenta bacana desse aplicativo de viagem é o ‘Trips‘, onde você organiza todo o roteiro da viagem e pode ativar notificações em caso de algum imprevisto.

O KAYAK também pode ser usado no seu navegador, além do app gratuito para Android e iOS.

Aplicativos para reserva de hospedagem

Alguns aplicativos de viagem para planejamento também oferecem a opção de busca e reserva de hospedagem, como é o caso do KAYAK.

Mas sabemos que existem alguns apps de celular exclusivos para quem quer reserva hotel. Opção ideal para quem está viajando de carro ou trem, ou mesmo para quem gosta de comparar todas as opções disponíveis até achar o menor preços.

Alguns aplicativos de reserva de hotel são muito famosos (Pensou em hotel? Pensou… ). Outros nem tanto.

Mas o bom de ter diversidade é que você pode testar vários, ver qual gosta mais e, o mais importante, comparar e descobrir onde estão os menores preços de verdade.

Vamos às nossas indicações:

Hoteis.com

Hoteis.com - apps de celular para viajar

O Hotéis.com dos mais usados no Brasil, também é popular em outros lugares do mundo.

Um dos grandes diferenciais aqui, além do bom serviço, é o programa de recompensas. A cada 10 diárias reservadas pelo app (ou site), você ganha uma noite.

Uma outra grande vantagem, está a possibilidade de parcelar o pagamento de uma reserva em até 12x sem juros, o que sempre conquista os bolsos brasileiros.

Além disso, o app que é gratuito tanto para Android como iOS, é bem fácil de mexer e intuitivo.

Booking.com

Booking.com - aplicativo para viagem

Pode-se dizer que o Booking.com é o maior site desse segmento no Brasil, e certamente um dos maiores do mundo. Portanto, é extremamente confiável, com mais de 20 anos no ramo.

O Booking tem contato direto com os hotéis e com seus futuros hóspedes. Assim sendo, quando você precisar cancelar uma reserva, ou tiver qualquer problema, você fala diretamente com o Booking e ele intermedia a negociação.

Entre as vantagens do Booking.com, tem os filtros super úteis para otimizar a busca, permitindo busca de hospedagem até por bairros, por exemplo.

Talvez por estar a mais tempo no mercado, o Booking.com consegue ter um maior número de hotéis cadastrados e também oferece grandes descontos.

O Booking.com também tem um programa de fidelização interessante: com 5 reservas efetivadas com eles em um período de 12 meses, você se torna Cliente Genius, tendo acesso a descontos exclusivos e upgrades em hospedagens selecionadas.

Nós aqui no Fui ser viajante usamos MUITO o Booking.com, de verdade. A grande maioria das nossas reservas são feitas por ele, por alguns motivos:

– preço

– grande quantidade de hotéis e pousadas cadastrados no mundo todo

– grande quantidade de estabelecimentos que oferecem cancelamento gratuito

– programa de fidelidade com descontos (Genius), e por fim,

– porque confiamos no serviço e sempre tivemos um bom atendimento quando precisamos resolver algum detalhe da reserva.

Gostamos tanto, que o Booking.com é o único site de hospedagem que nos afiliamos e indicamos aqui no blog. Em cada post, colocamos links para os hotéis que já ficamos / indicamos na cidade.

Ao clicar, você é direcionado para o site de reservas Booking.com e pode fazer sua reserva sem taxas e num ambiente seguro.

Quando você está lendo o post pelo celular, se você tiver o app do Booking.com instalado no aparelho, ao clicar no link vai abrir a página do hotel direto no aplicativo.

Clique aqui para conhecer e reservar com Booking.com

Airbnb

Outro site que usamos muito nas viagens, que é queridinho dos viajantes mundo afora pelas excelentes opções de hospedagem ofertadas e proposta mais inovadora.

O Airbnb é um serviço de aluguel por temporada. Você pode alugar um quarto em um casa de um local, ou mesmo alugar uma casa toda só pra para você e sua turma.

Pode ser uma ótima opção para quem vai ficar muitos dias em um mesmo destino, para quem viaja em grupo e até mesmo para quem quer uma hospedagem bem localizada no centro da cidade, mas quer pagar menos que um em um quarto de hotel.

Seu maior diferencial, na minha opinião, é a diversidade de propriedades cadastradas no site. Desde simples quartos em apartamentos, casas na árvore, de frente para ou mar e até castelos!

Tem de tudo no Airbnb, com preços e opções para quase todos os bolsos e gostos.

Mas não pense que só porque ‘qualquer um’ pode oferecer uma casa para hospedagem no Airbnb que isso aqui é bagunça! Há regras rígidas de funcionamento e um serviço de atendimento ao consumidor de nível internacional.

Normalmente os anúncios trazem ótimas fotos, muitas vezes produzidas por fotógrafos profissionais (o próprio Airbnb costuma oferecer o serviço).

Mas o que você deve ficar atento mesmo – e isso vale para todos os sites de reserva de hospedagem – é aos comentários que os hóspedes deixam, avaliando as acomodações.

Mais um app gratuito para Android e iOS e bem tranquilo de ser usado.

Caso você ainda não seja cadastrado, faça o cadastro no Airbnb por esse link e ganhe R$130 de desconto na primeira reserva, e também R$49 de crédito para usar nas experiências oferecidas no site.

Leia também: Slow Travel, um manifesto pelo prazer de viajar sem pressa

Aplicativos para ajudar na locomoção

Uma vez que você já planejou a viagem, chegou ao destino escolhido e está confortavelmente instalado na sua hospedagem, precisa de um aplicativo de viagem para ajudar na locomoção, não é?

É claro que existem empresas de fama mundial e que todo mundo já confia, tipo a Uber, por exemplo. Ela funciona no mundo (quase) todo. Mas infelizmente algumas cidades já tem legislação que delimita ou até proíbe o transporte via aplicativo.

Para casos assim, ou mesmo para conhecer outras opções, é sempre bom conhecer uma algumas alternativas de aplicativos de viagem, né?

Lyft

O aplicativo para viagem Lyft é uma ótima alternativa ao Uber, especialmente se você vai aos Estados Unidos.

A ideia é a mesma: motoristas particulares que fazem o serviço de corridas solicitadas por aplicativo. Uma grande vantagem é o valor, geralmente mais em conta que a concorrente e com boa qualidade de serviço.

A princípio, a Lyft prestava seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos, onde está disponível para cerca 95% da população. Em 2017, o serviço foi ampliado para o Canadá.

Eles oferecem cinco modalidades de corrida no aplicativo de celular: Lyft, Lyft Plus, Lyft Premiere, Lyft Lux e Lyft Lux SUV.

Moovit

Moovit - app de viagem para celular

Se no seu destino escolhido a locomoção via Uber ou Táxi não é uma opção muito viável, seja pelo valor ou porque o trânsito é caótico, uma opção que pode ser mais interessante do que você imagina é o transporte público.

Para quem opta por ele, o Moovit é o seu melhor amigo. Esse é um aplicativo gratuito de mobilidade urbana com foco em informações de transporte público e de navegação.

O aplicativo permite que você tenha acesso a trajetos de ônibus, metrô, trem, balsa… Você acompanha os itinerários das linhas, os horários de chegada e partida, além da localização das estações.

Até mesmo no Brasil o app tem uma boa abrangência e pode ser útil para quem viaja para as cidades onde ele já está disponível, como Rio de Janeiro, BH, São Paulo e muitas outras.

Isso depende um pouco da atualização do trânsito e se há GPS disponíveis nos ônibus, mas em cidades bem estruturadas é possível saber via aplicativo quanto tempo falta para seu transporte chegar, e também ser notificado quando seu ponto de parada está chegando.

Já tive problemas com atualização de mapas e alteração de pontos de parada de ônibus em algumas cidades, mas geralmente isso era associado a mudanças repentinas causadas por obras, por exemplo.

Em geral, o Moovit tem um serviço bom. Minha maior crítica a utilizar ele no Rio de Janeiro, por exemplo, é que algumas vezes o ônibus atrasava – muito – ou nunca passava no ponto determinado.

Mas como o trânsito e o transporte público da cidade sempre foi confuso, não sei se posso culpar só o aplicativo.

Citymapper

Citymapper, app de celular para viagem

Uma ótima alternativa ao Moovit, e que vai até bem além dele, é o Citymapper. Ele foi eleito recentemente como o melhor app de viagens pela imprensa dos EUA.

Com o Citymapper, você pode traçar rotas, verificar calorias queimadas (caso você faça seu trajeto a pé ou de bicicleta) e ainda definir roteiros usando transporte público.

O Citymapper considera todos os tipos de transporte oferecidos pela cidade em que você está. Dá pra saber os melhores trajetos a percorrer em determinado horário, rastreando o trânsito em tempo real, como também oferece informações sobre o clima do lugar.

O serviço também mostra o preço dos transportes públicos (o que é fundamental) e ainda permite comparar os valores de ônibus e metrô, por exemplo.  

Com o recurso ‘Meet me‘, o usuário pode combinar de encontrar um amigo em algum lugar, o que ajuda na segurança e evita erros e desencontros no trajeto.

O único problema desse aplicativo de viagem é que ele não tem abrangência mundial. No Brasil, por exemplo, a única cidade com cobertura é São Paulo.

Há outras cidades importantes e grandes pelo mundo com cobertura, como Tóquio e Sidney, por exemplo. Mas nos EUA e na Europa, praticamente todas as grandes cidades e centros turísticos são amplamente cobertos.

Rentcars.com (aluguel de carros)

Se você é daqueles que não abre mão de dirigir você mesmo e ir aos lugares como e quando quiser, para aproveitar pra ir desbravando os caminhos, aluguel de carros é pra você.

Muitos serviços de compra de passagens e / ou de hospedagem tem parceria ou até mesmo oferecem aluguel de veículos.

Mas o aplicativo Rentcars.com oferece algo interessante: ele é um agregador de locadoras. Então ele mostra e compara diversas opções de preço e reputação para você decidir qual vai escolher.

Ainda oferece pagamento em reais (sem IOF), opção de parcelamento em até 12x e pagamento via boleto com desconto.

O app é gratuito para Android e iOS. Você também pode fazer reserva pelo site da RentCars.

Aplicativos de dicas de viagem

Além das dicas aqui do blog, você também pode encontrar dicas de viagem em muitos aplicativos de celular.

Descubra lugares para comer, fazer compras e outros points de cada destino, sempre com base nas avaliações de outros viajantes que passaram por ali.

Para isso, alguns aplicativos de viagem são amplamente utilizados e podem ajudar bastante.

Tripadvisor

TripAdvisor, aplicativo para viagem

O TripAdvisor continua sendo a opção mais popular entre os viajantes na hora de buscar informações sobre o destino desejado.

Com ele é possível encontrar hotéis, restaurantes e pontos turísticos de diversos lugares do mundo. Ele oferece inúmeras avaliações e dicas de outros turistas.

Para pegar as melhores dicas de viagem, basta usar o filtro e ordenar a busca para mostrar primeiro os resultados mais bem avaliados.

Você também pode seguir amigos e até especialistas em viagens para ter as dicas que melhor correspondam aos seus interesses, ver vídeos de viagens, ler artigos e, claro, escrever suas próprias opiniões.

De interface intuitiva, é bem fácil de usar. É gratuito para iOS e Android.

Redes sociais (Instagram e Facebook)

Instagram e Facebook - redes sociais para dicas de viagem

As redes sociais como Instagram e Facebook, se usadas com sabedoria, podem ser bem úteis pra te ajudar na sua viagem.

Sabia que muitas cidades tem perfil oficial no Instagram? Pois é!

Dá pra seguir a cidade pra onde você vai viajar e conhecer os melhores pontos turísticos por lá. Ainda dá pra dar uma olhada os comentários e saber o que outros visitantes dizem sobre o destino e suas atrações.

Ainda é possível achar restaurantes, museus e o que mais você quiser visitar clicando no nome da cidade, logo abaixo do perfil, quando a postagem foi feita com a localização ativada.

Assim, além de um mapinha com aquele lugar marcado, você vê outras postagens que tenham sido feitas no mesmo lugar e possíveis comentários e avaliações desses usuários.

Com a pesquisa de hashtags, você também pode encontrar museus, restaurantes e outras atrações incríveis e muitas vezes, menos divulgadas pelos blogs e guias de viagem. É um jeito incrível de encontrar dicas locais!

O mesmo se aplica ao Facebook. Sendo que nessa rede, ainda é possível ver as reviews dos visitantes com mais detalhes e com um sistema de avaliação.

Portanto, mesmo que você opte por se manter alheio às redes sociais por quaisquer motivos pessoais, é legal manter uma conta por lá pra usar nas viagens, acompanhando as avaliações e outras informações de cada atração turística.

Siga o Fui Ser Viajante no Instagram e também nossa página no Facebook!

Pinterest

Pinterest, planejamento de viagem

Você já deve ter ouvido falar do Pinterest para dicas de Do It Yourself, receitas ou decoração. Mas você sabia que esse aplicativo também é um ótimo lugar para conseguir boas dicas de viagem?

Muitos blogs e sites mantém perfis na rede, e publicam tanto fotos do destino, quanto dicas de planejamento, onde ficar, onde comer e mais.

Com uma simples pesquisa usando o mecanismo de busca do Pinterest, você pode planejar uma viagem inteira, para praticamente qualquer lugar do mundo!

E ainda montar uma pasta de fotos – inspiração, já pensando nos lugares que quer fotografar, e nas poses que você pode fazer para conseguir as fotos mais incríveis de viagem.

Temos um perfil por lá: siga o Fui Ser Viajante no Pinterest!

Outros aplicativos de viagem?

É claro que existe uma infinidade de aplicativos para viagem que podem ser úteis de diversas maneiras. E claro, também, que cada viajante tem suas preferências e suas próprias experiências na hora de instalar um aplicativo no celular.

Talvez você já tenha usado algum dos apps de viagem citados aqui e não tenha tido uma boa experiência. Ou talvez tenha usado algum desses e recomenda muito.

Talvez, ainda, você conheça algum aplicativo que ache excelente mas que não foi citado nessa lista.

Então queremos saber de você: já usou algum desses apps? Recomenda: sim ou não? E qual outro você recomenda que não está na nossa lista?

Conta pra gente nos comentários!

Foto em destaque: Pexels por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *