Onde ficar em Lisboa? Melhores bairros e hotéis que valem a pena

Vai viajar para Portugal e está na dúvida de onde ficar em Lisboa? Você chegou ao post certo.

Lisboa é a maior cidade de Portugal, e a principal porta de entrada para quem vem explorar o país.

Com seus prédios antigos decorados com azulejos, parques e uma bela vista do rio Tejo, Lisboa tem muito a oferecer aos turistas, e é de verdade um destino encantador.

Leia também:
Principais pontos turísticos de Lisboa
Seguro viagem Portugal: o que você precisa saber
Como ir de Lisboa a Porto
Principais cidades de Portugal para visitar e morar

A gente sabe que a hospedagem é uma parte importante da experiência de viagem. E escolher uma hospedagem em Lisboa pode ser um tanto quanto desafiador, pela diversidade de opções e os diferentes bairros da cidade.

Com tantos tipos de hospedagem (hotel, Bed and Breakfast, hostel, aluguel por temporada), diferentes faixas de preço, e tantos bairros de Lisboa com boa quantidade de hotéis, a pergunta que fica é: Qual escolher?

A gente quer te ajudar. Vamos compartilhar nossas melhores dicas de onde ficar em Lisboa, avaliando bairro a bairro e indicando os melhores hotéis da cidade.

Confira as dicas:

Lisboa: entenda o destino antes de escolher a hospedagem

Existem duas grandes referências quando falamos sobre a geografia da cidade de Lisboa.

A primeira é o rio Tejo, que banha a cidade e é tão grande que você pode facilmente confundi-lo com o oceano. Mas olhe o mapa novamente: a vista a partir da praça do comércio e o Arco da rua Augusta é para o rio.

A segunda são as ladeiras. Lisboa é uma cidade cheia de sobe e desce. Tenha isso em mente, porque ao caminhar para a cidade você invariavelmente vai precisar encarar algumas ladeiras.

Se essa é sua primeira vez em Lisboa, eu recomendo que você prefira ficar hospedado na região do centro histórico, para diminuir os deslocamentos.

Mas há outras opções de lugares para ficar em Lisboa, vamos falar de cada bairro em detalhes logo abaixo.

Como ir de Lisboa a Porto
Lisboa. Foto: Fui Ser Viajante

Qual o melhor bairro para se hospedar em Lisboa? O guia completo

Cada bairro de Lisboa tem suas próprias características, por isso não existe uma resposta unânime na hora de escolher onde ficar.

Não tem isso de bairro perfeito, sabe? Tem bairros mais badalados, outros mais calmos, uns super turísticos outros com uma atmosfera mais local.

Veja também:
Tour gratuito a pé por Lisboa
Tour noturno a pé por Lisboa

Então a escolha sempre vai depender do que você procura. Nosso papel aqui é te apresentar opções: de todos os tipos e preços, e em todos os bairros onde vale a pena se hospedar em Lisboa.

E falar dos prós e contras de cada um!

Onde ficar em Lisboa: Chiado

O Chiado é conhecido por sua arquitetura clássica, sendo o “centro antigo” de Lisboa.

O bairro tem um pouquinho de todas as coisas boas que a gente procura ter por perto numa boa hospedagem: lojas e cafés, pontos turísticos próximos, vida noturna animada e acesso ao metrô (linhas azul e verde).

Uma mistura que combina o velho e o moderno no mesmo lugar. Uma atmosfera única que faz do Chiado um bairro perfeito para se hospedar em Lisboa. Ou mesmo até morar na cidade.

Pontos turísticos de Lisboa que ficam no Chiado:

  • Largo do Chiado, onde fica a Livraria Bertrand (a mais antiga do mundo em funcionamento), o tradicional Café a Brasileira e a estátua de Fernando Pessoa
  • Largo do Carmo e Convento do Carmo
  • Museu Nacional de Arte Contemporânea
  • Ascensor da Bica
  • Miradouro de Santa Catarina
  • Praça Luís de Camões

Onde ficar no Chiado, Lisboa: melhores hotéis

Hotel que é uma experiência: O Lisboa Pessoa Hotel é uma acomodação inspirada na vida e obra do escritor português Fernando Pessoa.

A vista para a cidade é espetacular, e o hotel conta com SPA, centro fitness e biblioteca, além de ter um restaurante próprio, o Mensagem. Veja valores e disponibilidade

Hotel com história: Por mais de 100 anos, o prédio do Hotel Le Consulat foi a sede do Consulado Brasileiro em Lisboa. Agora você pode se hospedar no prédio, bem no coração do Chiado, na Praça Luis de Camões.

A decoração dos quartos é de mito bom gosto, em parceria com galerias de arte de Lisboa. Algumas das suítes incluem uma pequena cozinha equipada.

No segundo andar do prédio, funciona uma galeria de arte, onde artistas locais expõe suas obras. Além disso, o hotel fica a poucos passos da estação de metrô Baixa-Chiado. Veja valores e disponibilidade

Hotel com bom custo-benefício: O Browns Boutique Hotel & Apartments fica numa região estratégica, com restaurantes, cafés e lojas logo ao lado, e uma estação do lendário eléctrico 28 a poucos passos do hotel.

Outra vantagem é que esse hotel em Lisboa fica a apenas 100 metros do metrô Baixa – Chiado. Veja valores e disponibilidade

Hotel econômico: O Hotel Borges Chiado fica bem em frente ao Largo do Chiado, melhor localização impossível. Os quartos tem grandes janelas do chão ao teto, a decoração é feita com móveis de madeira, um charme.

No terraço, há um pequeno bar que serve bebidas e refeições rápidas. O hotel conta com academia. Veja valores e reserve.

Hostel no Chiado: Gosto muito do Lisb’on Hostel, um hostel que funciona num charmoso edifício barroco. Do terraço, é possível ver o Rio Tejo e parte da cidade.

Os dormitórios tem banheiro compartilhado, e a cozinha também fica à disposição dos hóspedes.

Das vantagens do lugar, há um bar onde os hóspedes podem interagir, e o hotel disponibiliza passeios diários pela cidade de forma gratuita aos hóspedes, basta solicitar na recepção. Veja valores e disponibilidade

Veja outras opções de hotéis no Chiado

Onde ficar em Lisboa: Baixa

Vizinho ao Chiado, temos a Baixa de Lisboa. Muitas vezes, você vai ver indicações de hospedagens confundindo os dois bairros, porque eles são realmente bem coladinhos.

Dividem até uma estação de metrô! A Estação Baixa-Chiado!

A Baixa é exatamente o que o nome diz: um grupinho de ruas planas, bem no coração de Lisboa.

Como aconteceu com boa parte de Lisboa, essa parte da cidade passou por uma reconstrução depois do terremoto de 1755.

As ruas estreitas e retas foram parte do projeto de reconstrução do Marquês de Pombal. Algumas foram batizadas de acordo com o tipo de comércio que era feito ali no passado: Rua dos Correeiros, dos Douradores, e assim vai.

Recentemente, essa região passou por uma revitalização, o que atraiu muitos hotéis, comércio e restaurantes para essa área. O ponto positivo é que fica bem perto de tudo no centro histórico de Lisboa.

Um possível ponto negativo pode ser o movimento de trânsito, que acaba gerando barulho.

Pontos turísticos da Baixa, Lisboa:

  • Praça do Comércio (Terreiro do Paço), a antiga praça real com vista para o rio Tejo
  • Arco da Rua Augusta
  • Praça do Rossio
  • Elevador de Santa Justa, que se comunica com o Largo do Carmo

Hotéis na Baixa, Lisboa

Hotel que é uma experiência: O sofisticado AlmaLusa funciona num edifício do século 18, completamente renovado para receber o hotel.

O hotel trabalha em parceria com várias marcas premium portuguesas, e os hóspedes recebem uma experiência que é um misto de conforto e história. O hotel conta com restaurante próprio. Confira valores e disponibilidade.

Hotel com história: O Hotel da Baixa é um marco histórico da cidade, e chama atenção pela sua fachada clássica de azulejos verdes.

Fica a poucos metros da Praça do Rossio e é um hotel 4 estrelas, com um restaurante e um bar. Veja valores e disponibilidade

Hotel com bom custo benefício: O Esqina Cosmopolitan Lodge é um hteo 3 estrelas, com quartos confortáveis, banheiro privativo, e alguns quartos tem uma varanda / vista para o rio.

Outro diferencial é que esse hotel em Lisboa oferece opção de contratar translado pago para o aeroporto Humberto Delgado. Veja valores e reserve

Hotel econômico: The Central House Lisbon Baixa é uma opção de hotel em Lisboa muito bem avaliado e com ótimo preço.

Os quartos tem banheiro privativo, mesa de trabalho e alguns quartos com vista da cidade. Veja valores e reserve

Veja outras opções de hotéis na Baixa

Onde ficar em Lisboa: Alfama

O Alfama é um dos bairros mais antigos de Lisboa. Lá você vai encontrar o Castelo de São Jorge e uma vista incrível do Rio Tejo.

O bairro fica numa parte alta da cidade, e as ruas de Alfama são históricas, estreitas e calçadas com paralelepípedo. Muito charmoso, isso ninguém pode negar.

No entanto, ficar no bairro histórico tem suas dificuldades. Não há metrô e circular de carro por lá pode não ser a tarefa mais fácil.

O melhor transporte para a parte alta de Alfama é o Elétrico 28, e também há alguns elevadores que ajudam ladeira acima.

Mas fora isso, dependendo de onde for o seu hotel, chegar lá arrastando a mala pode ser a definição de perrengue chique.

Então quando escolher ficar em Alfama?

Se for a sua segunda vez em Lisboa, ficar num bairro tão charmoso pode elevar a sua experiência. Se você busca hospedagens românticas em Lisboa, porque na minha opinião esse é o bairro perfeito para casais.

Se você busca hospedagens diferenciadas em Lisboa, com belas paisagens e estruturas de hotel boutique / design, Alfama pode ser uma ótima opção também.

O que ver em Alfama: principais atrações:

  • Castelo de São Jorge
  • Sé Catedral
  • Panteão Nacional
  • Miradores de Santa Luzia e Porta do Sol
  • Monastério de São Vicente de Fora

Hotéis em Alfama Lisboa

Hotel que é uma experiência: Memmo Alfama – Design Hotels tem uma piscina lindíssima com borda infinita e vista do rio Tejo. Só isso me fez babar nesse hotel em Lisboa, mas tem mais.

O hotel fica localizado num edifício remodelado do final do século 19, a 5 minutos de caminhada do Castelo de São Jorge. Possui um bar de vinhos focado em vinhos portugueses, também com vista para o rio.

O hotel oferece aos hóspedes passeios a pé gratuitos pelo bairro de Alfama (com agendamento). Veja valores e reserve.

Hotel com história: O Hotel Convento do Salvador fica a 6 minutos do Castelo de São Jorge, em Alfama. O hotel funciona no prédio de um antigo convento, sendo que os quartos foram adaptados para oferecer toda a comodidade.

Os quartos tem vista para panorâmica para o Rio Tejo, e o Elétrico 28 para bem na porta do hotel. Veja valores e reserve

Hotel com bom custo-benefício: Lisbon Lounge Suites é uma opção bacana para quem procura apartamento em Lisboa. Esse é bem moderno, e fica a menos de 10 minutos andando do Castelo de São Jorge.

Alguns quartos tem vista para o rio Tejo. Veja valores e reserve

Veja outros hotéis em Alfama

Onde ficar em Lisboa: Bairro Alto

Embora seja uma vizinhança muito tranquila durante o dia, o Bairro Alto de Lisboa sofre uma transformação completa quando começa a escurecer.

Repleto de restaurantes e bares, esta área da cidade guarda uma alma boêmia, com muita gente e animação até altas horas.

Nos últimos anos, foram criadas regras sobre o horário de funcionamento dos bares na região, mas é comum que as pessoas fiquem pelas ruas mesmo depois que os bares fecham.

Por isso, se você busca tranquilidade, pode não ser uma boa ideia ficar hospedado no Bairro Alto (pelo menos não nas ruas principais do bairro). Mas se você quer ficar perto do agito, esse bairro de Lisboa é perfeito para você.

O que ver no Bairro Alto: principais atrações:

  • Miradouro do Adamastor – Mirador de Santa Catarina
  • Miradouro de São Pedro de Alcântara
  • Museu da Farmácia
  • Palácio Cunhal das Bolas
  • Igreja de São Roque e museu
  • Elevador da Glória
  • Elevador da Bica
  • Manteigaria – Fábrica do Pastel de Nata

Hotéis no Bairro Alto Lisboa

Hotel que é uma experiência: O Bairro Alto Hotel é um hotel boutique que está situado num edifício histórico do século 18, com quartos com vista para o Rio Tejo ou a cidade.

O hotel conta ainda com um restaurante comandado por um chef premiado. Veja valores e reserve.

Hotel econômico: A Pensão Londres é um hotel simples, mas confortável. Fica bem no alto, então tem vista linda da cidade. Veja valores e reserve.

Veja outros hotéis no Bairro Alto

Outros bairros de Lisboa que você pode considerar

Outros bairros interessantes que podem ser uma boa escolha para ficar em Lisboa são Estrela / Lapa, Parque das Nações, Cais do Sodré e o Príncipe Real.

Veja detalhes de cada um:

Estrela / Lapa

O bairro Estrela / Lapa é ideal para aqueles que querem desfrutar de um lado mais calmo de Lisboa.

Aqui você encontrará o belíssimo Jardim da Estrela, o Palácio de São Bento, o Mirador da Basílica da Estrela, além de muitas outras atrações turísticas.

Veja opções de hotéis na Estrela / Lapa de Lisboa

Parque das Nações

O Parque das Nações fica afastado do centro de Lisboa, na parte leste da cidade. É um bairro com prédios modernos, uma área revitalizada na orla do rio Tejo.

A Exposição Mundial de 1998 aconteceu em Lisboa, e foi realizada nessa região, por isso muitos dos prédios que vemos hoje foram construídos nessa época para abrigar os stands dos países na exposição.

Os prédios foram adaptados e hoje abrigam museus, restaurantes, parques aquáticos e mais.

Há também o teleférico de Lisboa que fica por ali, mais uma opção de passeio para explorar na região.

Veja opções de hotéis no Parque das Nações

Teleférico de Lisboa e Parque das Nações: o que fazer em Lisboa
Foto: Fui Ser Viajante

Cais do Sodré

Se você está à procura de um bairro animado e vibrante, mas com uma pegada mais histórica, Cais do Sodré é o lugar para ficar.

Aqui você encontrará alguns dos melhores restaurantes da cidade, lojas e galerias de arte.

Além disso, a localização é perfeita para quem quer explorar o centro histórico da cidade – o Cais do Sodré fica bem pertinho da Baixa e do coração do centro histórico de Lisboa.

Veja opções de hotéis em Cais do Sodré

Príncipe Real

Príncipe Real é uma região residencial de Lisboa, com muitos parques (como o Jardim Botânico de Lisboa), um bairro muito calmo e charmoso.

Se você quer um lugar tranquilo, e busca ter uma vivência de bairro residencial e não turístico de Lisboa, ficar em Príncipe real ee uma ótima escolha.

Veja opções de hotéis em Príncipe Real

Hotéis perto do aeroporto de Lisboa

Se você está chegando num voo muito tarde, ou se tem uma conexão longa na cidade, pode ser interessante ficar hospedado perto do aeroporto de Lisboa.

Fique sabendo que já hotéis dentro e perto do aeroporto. Entre as principais opções de hospedagem perto do aeroporto de Lisboa, temos:

Aqui no site, temos um post completo com dicas e avaliações de hotéis próximos ao aeroporto de Lisboa. Leia e confira mais opções de bons hotéis na região.

Seguro viagem Portugal

Não esqueça de contratar seu Seguro Viagem antes de embarcar para a Europa!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Mais dicas para planejar sua viagem para Portugal

Temos vários outros posts publicados aqui no site, que vão te ajudar a viver uma experiência incrível em Portugal:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *