Gilson Martins: as bolsas e as cores que são a cara do Rio

As bolsas Gilson Martins têm a cara e as cores do Rio de Janeiro. Não é à toa que já tem muito guia de viagem internacional citando as lojas Gilson Martins como um ponto turístico imperdível do Rio de Janeiro. Eu fui até a loja Gilson Martins em Ipanema para conhecer o design e participar da Fábrica do Gilsinho, customizando minha própria bolsa Gilson Martins com a ajuda do artista!


É impossível passar em frente a uma das lojas Gilson Martins no Rio de Janeiro sem gastar um tempo olhando para a vitrine, namorando as cores vibrantes que estampam bolsas e mochilas com design inovador e funcional.

As estampas cariocas são um tema frequente, junto com a bandeira do Brasil. Você sabia que Gilson Martins foi o primeiro a inovar, estampando a nossa bandeira em acessórios de moda e divulgando o verde amarelo pelo mundo?

Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

A loja Gilson Martins recebe muitos turistas, em busca de uma lembrança única e original do Rio de Janeiro.

Além das bolsas, Gilson também produz acessórios (como brincos, pulseiras e colares) e quadros que expõe nas lojas da marca.

Loja de Bolsas e acessórios Gilson Martins Rio de Janeiro

Fiquei muito feliz com o convite para ir até a loja Gilson Martins em Ipanema para conhecer o design, ouvir da boca dele a história da marca e, por fim, participar da Fábrica do Gilsinho.

Trata-se de uma oficina de customização onde, de forma lúdica e criativa, podemos criar a nossa própria bolsa Gilson Martins, supervisionados pelos monitores da loja. Olha a minha sorte: o meu monitor da Fábrica do Gilsinho foi o próprio Gilson Martins!

Reserve sua hospedagem com desconto no Rio de Janeiro

Fábrica do Gilsinho, Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Quer saber mais sobre essa experiência? Aqui vão os detalhes de como foi meu bate-papo com o design de bolsas Gilson Martins!

No final, ainda mostro para vocês como ficou a personalização da minha clutch Gilson Martins na Fábrica do Gilsinho!

Gilson Martins: a marca, a loja, as bolsas!

Fui fazer essa visita com mais um grupo de amigas blogueiras cariocas. A ideia era fazer uma entrevista com Gilson Martins, descobrir mais sobre a vida do design e o sucesso da marca.

Loja Gilson Martins Ipanema, Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Fomos preparados para a entrevista com uma celebridade, com perguntas organizadas e roteiro. Mas de cara, percebemos que a formalidade estava dispensada com Gilson Martins.

Gilson recebeu todo mundo com um sorriso e dois beijinhos, como manda a tradição carioca. E logo de cara mostrou a simpatia e a simplicidade que encantou a todos ao longo da tarde que passamos juntos.

Sem demagogia, uma pessoa de papo reto e coração enorme. Gilson foi mostrando a loja, as bolsas e contando sobre sua arte.

Loja Gilson Martins Ipanema, Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

A loja tem uma pegada descolada. As prateleiras estampam o Rio de Janeiro em mil cores e cenários.

Como não adorar as estampas multi-coloridas de Gilson Martins? Como não amar a Bolsa Fefa, funcional e ajustável, que desfila da praia para a academia sem perder o estilo?

Loja Gilson Martins Ipanema, Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Gilson falou da sua preocupação da marca com a sustentabilidade, reutilizando os materiais que seriam sobras da fábrica como recortes para novas estampas e montagens – como na linha de bolsas Lixo Nobre.

Um projeto que ainda se preocupa com a valorização do funcionário da fábrica, que sai da linha de produção para ser o design criativo da estampa exclusiva de uma bolsa (com direito nome, foto e um pedacinho da história na etiqueta).

Loja Gilson Martins Ipanema, Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Inclusive, em muitas oportunidades o funcionário ganha status de design na Gilson Martins, especialmente nos concursos anuais que possibilitam que o pessoal invente, crie peças que depois são leiloadas com um cunho social.

Quem é Gilson Martins? A história do artista

Além da marca Gilson Martins, conhecemos também o Gilson como pessoa.

Ele sentou com a maior simplicidade e, depois de um brinde com a cachaça de maracujá (Cachaçaria Magnífica, marca parceira da Gilson Martins), contou a história da sua vida pra gente.

Cachaça Magnífica, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Esse carioca de origem humilde passou a infância morando no alto do Santo Cristo. Dali, as curvas da Cidade Maravilhosa começaram a fazer parte do seu dia-a-dia. Todo dia, o Cristo Redentor e Pão de Açúcar compunham o skyline de Gilsinho. Ele inclusive viu a Ponte Rio-Niterói ser construída, gente!

Filho de mãe costureira e pai estofador, Gilsinho cresceu entre tecidos, agulhas e amor. Mas foi só na faculdade de design, quando confeccionou a primeira mochila para uso próprio, que o talento de Gilson Martins começou a despontar.

De boca em boca, o Gilsinho se transformou no talentoso design de bolsas Gilson Martins. Quem era esse menino que inovava no design e no material, usando cores vivas para produzir bolsas e acessórios de uma forma que ninguém ainda tinha visto?

A fama internacional não demorou. As bolsas Gilson Martins chegaram nas mãos de celebridades como Michelle Obama, Madonna e Gisele Bündchen.

Ofertas de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro

Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Esse é Gilson Martins: um cara boa praça e com uma conversa boa, que além de simpatia tem muito talento para colocar seu nome no mundo da moda.

Com linhas simples e curvas que lembram o relevo da cidade, Gilson fez das cores vivas a identidade de sua marca. E é com essa poesia sutil que as bolsas Gilson Martins hoje são reconhecidas como a cara e as cores do Rio de Janeiro.

Fábrica do Gilsinho: customização de bolsas Gilson Martins

O tour acabou nos fundos da loja, que já foi palco de exposições de Gilson, mas hoje é o refúgio criativo de Gilsinho. Esse menino travesso que saiu de Santo Cristo para ganhar o mundo com formas e muitas cores!

Bem-vindos à Fábrica do Gilsinho!

Fábrica do Gilsinho, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Nesse espaço acolhedor e lúdico, a gente é convidado a montar a nossa própria bolsa Gilson Martins. A montagem da bolsa só é limitada pela criatividade: letras, formas cariocas, padrões geométricos, muitas cores: tudo é possível!

A Fábrica do Gilsinho funciona diariamente, durante o horário de funcionamento da loja. É só chegar lá na Gilson Martins Ipanema e falar que quer customizar a sua bolsa.

A atividade é gratuita, você só vai pagar o valor da bolsa lisa + número de itens de customização que você escolher.

Um dos funcionários da loja vai te acompanhar e monitorar a sua atividade. Uma paleta de combinação de cores mostra o quê combina com o quê.

Fábrica do Gilsinho, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Então nem precisa ter medo se você acha que não vai ser criativo o suficiente. Eles estão lá pra garantir que todo mundo consiga estilizar uma bolsa e que o produto saia da loja com a qualidade Gilson Martins.

Você pode fazer quantos modelos quiser, até escolher o definitivo. Libere a criatividade, peça ajuda, aproveite a oportunidade! Sua bolsa vai ficar linda!

Fábrica do Gilsinho, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

A nossa grande sorte foi que, como o próprio Gilson Martins estava na loja, ele foi nosso monitor. Ajudou cada uma de nós a escolher um design que fosse a nossa cara.

Enquanto a gente montava a peça, ainda trocamos mais conversa, contamos histórias, rimos e nos emocionamos. Foi uma tarde incrível.

No fim, escolhemos nosso modelo e mandamos o design para a montagem na fábrica. Dentro de 10 dias, a bolsa chega na loja montada e acabada, pronta pra gente buscar e arrasar na rua!

Olha como ficou a minha! Gostaram?

Fábrica do Gilsinho, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Dá pra acreditar que eu tenho uma bolsa Gilson Martins que customizei junto com o próprio artista?

Vou sempre carregar minha bolsa com maior orgulho! Uma peça que, pra mim, representa o Rio, a cidade que me acolheu, a criatividade que eu amo cultivar e essa vida de blogueira, que me permite conhecer tanta gente bacana!

Fábrica do Gilsinho, Loja de Bolsas Gilson Martins Rio de Janeiro

Obrigada pela oportunidade incrível, Gilson! Amei a tarde, as histórias e a minha clutch Gilson Martins personalizada!

Onde encontrar bolsas Gilson Martins no Rio de Janeiro?

Para não perder a oportunidade de levar a sua bolsa Gilson Martins para casa quando vier ao Rio (ou mesmo para dar uma passada e paquerar as peças), anote os endereços da cidade onde você pode encontrar os produtos Gilson Martins.

No site: http://shop.gilsonmartins.com.br

Nas lojas: Ipanema (Visconde de Pirajá, 462B), Copacabana (Avenida Atlântica, 1998 e Rua Figueiredo de Magalhães, 304A

Fábrica do Gilsinho: Rua Visconde Pirajá, 462B, Ipanema.

Sabia que quando você reserva seu hotel com os links do site você ajuda nosso blog a crescer – e não paga nada a mais por isso? Reserve seu hotel no Rio de Janeiro com o Booking.com agora mesmo! 


O blog Fui Ser Viajante participou do da Fábrica do Gilsinho à convite de Gilson Martins, na condição de blog membro do núcleo RBBV Rio de Janeiro (#RioUnico). 

Apesar disso (e em respeito aos nossos leitores), tudo que relatamos aqui está de acordo com o que vimos e vivemos no tour. A cortesia não influenciou de forma alguma nosso review sobre a experiência. 

Confira aqui outros blogs que também participaram da experiência de customização de bolsas Gilson Martins:

Turista Full Time: Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho
Chicas Lokas: Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho em Ipanema
Uma Senhora Viagem: Leve o Rio com você
Olívia Garimpando por aí: Gilson Martins: a marca que tem a cara do Rio
Fora da Toca: Fábrica do Gilsinho, personalizando uma bolsa Gilson Martins

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Azevedo disse:

Fechamos essa visita com chave de ouro na Fábrica do Gilsinho tendo ele como nosso anfitrião e orientador de customização. Bela dica pra visitantes da cidade.

Klécia disse:

Uma experiência inesquecível e muito divertida, não é?