O que fazer em Nova Friburgo, Rio de Janeiro: atrativos, onde comer e beber

Nova Friburgo é uma dos principais destinos na região serrana do Rio de Janeiro.

Se você procura dicas sobre o que fazer em Nova Friburgo RJ, as notícias não podiam ser melhores: tem atividades para todos os gostos e bolsos.

Nesse post, reunimos todas as informações importantes que você precisa saber antes de viajar para Nova Friburgo. São mais de 20 dicas de passeios, na cidade e nos arredores.

Aproveite também para ver onde comer em Nova Friburgo, porque falamos sobre alguns dos nossos restaurantes favoritos na cidade!

E como não poderia faltar as dicas de turismo cervejeiro, falamos também sobre onde beber cerveja artesanal em Nova Friburgo!

O que fazer em Nova Friburgo: GUIA absolutamente completo da cidade

Sabendo quais são os principais pontos turísticos de Nova Friburgo, vai ficar mito mais fácil montar seu roteiro, pensando no que você mais gosta de fazer nas suas viagens.

Com certeza, Nova Friburgo rende muito mais que uma viagem, por isso nem precisa tentar fazer caber tudo em um final de semana. Você vai querer voltar mais vezes!

Vamos as dicas? Confira:

Nova Friburgo RJ: Entenda o destino

A cidade de Nova Friburgo fica no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 136km da capital Rio de Janeiro.

Uma curiosidade histórica é que Nova Friburgo seguiu um modelo de “colonização planejada”, através de uma parceria do rei de Portugal, D. João VI e o agente do Cantão de Fribourg, na Suíça.

Por essa parceria, em 1819 chegaram 2 mil suíços (aproximadamente 100 famílias), que foram alocados no Morro Queimado, distrito de Cantagalo em Nova Friburgo, para trabalhar na região.

Assim nasceu Nouvelle Fribourg, em Português, Nova Friburgo, e é por isso que a cidade é conhecida como a Suíça brasileira. Depois disso, muitos outros povos imigrantes chegaram por ali, como alemães e japoneses.

O clima de Nova Friburgo é muito privilegiado, já que a cidade está localizada em meio a cadeia de montanhas da Serra do Mar, a 985m de altitude.

O território de Nova Friburgo é muito grande. Além do centro da cidade, Nova Friburgo tem 7 distritos, sendo que alguns deles também são importantes destinos turísticos, como Lumiar e São Pedro da Serra.

O que não faltam são opções quando o assunto é turismo em Nova Friburgo.

Embora não seja um destino de serra tão famoso no estado quanto as cidades vizinhas de Petrópolis e Teresópolis, cada vez que voltamos em Nova Friburgo vemos que o turismo está mais forte e estruturado.

Para os amantes de natureza e turismo de aventura, Nova Friburgo oferece muitas trilhas, cachoeiras, além de paisagens naturais espetaculares.

O que fazer em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Mas se você prefere um turismo gastronômico ou cultural, pode aproveitar para provar pratos deliciosos nos restaurantes locais, que receberam influência dos imigrantes suíços, alemães, japoneses, entre outros.

O clima de serra também faz de Nova Friburgo um importante destino romântico no Rio de Janeiro, ideal para viajar com seu amor.

Confira nosso vídeo no Youtube com dicas de Nova Friburgo:

Quando ir a Nova Friburgo?

Nova Friburgo pode ser visitada em qualquer época do ano, seguindo diferentes propostas.

Quem viaja no inverno (junho, julho e agosto) aproveita a melhor época para atividades ao ar livre, já que nessa época praticamente não chove. Os dias tem o céu limpo, o que também favorece a prática de montanhismo e trilhas.

Só é preciso MUITA coragem para entrar nas cachoeiras e banhos no inverno!

É recomendado levar agasalhos, já que pode esfriar bastante nessa época em Nova Friburgo, especialmente à noite.

Para quem procura um destino romântico no Rio de Janeiro, também encontra no inverno em Nova Friburgo uma época gostosa, com o frio da serra, a lareira, o fondue… o clima perfeito pro romance!

Já quem viaja para Nova Friburgo no verão vai perceber que os dias são quentes, mas a noite a temperatura fica bem agradável.

O calor é ótimo para curtir as cachoeiras da região, mas fique atento: nessa época chove bastante na região, o que pode ocasionar cabeças d’água.

Anote as datas de alguns festivais tradicionais em Nova Friburgo:

Festival da Truta (novembro): restaurantes na cidade e nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar preparam pratos especiais com o peixe.

Festival das cerejeiras (junho): festa da floração das cerejeiras, realizada pela comunidade de descendentes japoneses de Nova Friburgo.

Festival da imigração alemã (maio): comemora o aniversário da chegada dos alemães em Nova Friburgo, costuma ser um grande evento, espalhado por vários dias do mês de maio – combina cultura, gastronomia e história.

Onde ficar em Nova Friburgo?

Nova Friburgo oferece boas opções de hospedagem, seja no centro da cidade ou nos arredores, para quem prefere ficar em contato mais intenso com a natureza.

Veja algumas opções interessantes de hospedagem em Nova Friburgo:

Principais pontos turísticos de Nova Friburgo RJ: o que fazer por lá

Nova Friburgo é uma cidade bem grande. Inclusive, é muito difícil que você consiga visitar todas os pontos turísticos de Nova Friburgo em uma única viagem, especialmente se for um bate e volta de final de semana.

Primeiro, porque realmente são muitos pontos turísticos em Nova Friburgo. Segundo, porque alguns bairros ficam muito afastados entre si, e você gasta bastante tempo com deslocamento.

Inclusive, para conhecer as atrações mais afastadas, viajar de carro para Nova Friburgo é uma ótima opção. Assim você tem mais liberdade e flexibilidade para conhecer as trilhas, cachoeiras e até os distritos.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Confira as opções de lugares para visitar e passeios para fazer em Nova Friburgo. São mais de 20 opções de passeios!

1. Praça Getúlio Vargas

A praça Getúlio Vargas não é muito citada quando vemos uma sugestão de roteiro em Nova Friburgo pela internet.

A primeira vista, parece mesmo uma praça comum, sem muitos atrativos. mas essa praça tem bastante história.

É a principal praça da cidade, tombada como parte do patrimônio pelo Iphan desde 1972. O seu paisagismo foi idealizado em 1858 pelo francês Auguste François Marrie Glaziou, a pedido do próprio D. Pedro II.

Talvez você já tenha ouvido falar de Glaziou.

Ele também foi o responsável pelo paisagismo do Passeio Público e Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, e praças de outras cidades do Rio de Janeiro, como Valença, no Vale do Café.

A praça Getúlio Vargas é simples mas bem gostosinha, com vários bancos para relaxar e um corredor de eucaliptos centenários.

Tem também o chafariz (original da época da construção) e um busto do ex-presidente Getúlio Vargas (que deu seu nome a praça a partir da década de 1930).

Uma curiosidade: nessa praça está o ponto geodésico do estado do Rio de Janeiro (o lugar que marca exatamente o meio do estado do RJ).

Aos finais de semana, funciona uma feirinha de artesanato com vários barracas de produtores locais.

Há também um quiosque de informações turísticas, onde você pode pegar o mapa de Nova Friburgo.

No entorno da Praça Getúlio Vargas, você ainda encontra a catedral São João Batista e uma cafeteria bem gostosinha, a Grão Raro Café.

Praça Getúlio Vargas, Nova Friburgo RJ
Foto: Fui Ser Viajante

2. Praça do Suspiro e teleférico de Nova Friburgo

Basta uma curta caminhada de alguns minutos para chegar em outra praça importante de Nova Friburgo: a Praça do Suspiro.

Esse é um dos lugares mais visitados da cidade. Na praça tem o teleférico de Nova Friburgo, que é um dos maiores do Brasil, com 3 estações e quase 1500 metros de extensão.

A primeira estação do teleférico fica na Praça do Suspiro, e é onde você compra o bilhete para a subida.

Além do teleférico, a Praça do Suspiro abriga a charmosa Capela de Santo Antônio, perfeitamente enquadrada para a foto com o letreiro “Amo Nova Friburgo”.

Praça dos Suspiros em Nova Friburgo

No entorno da Praça dos Suspiro você encontra uma lojinha de doces e compotas, que é uma perdição: Doces Sader.

Quanto custa o teleférico de Nova Friburgo?

Custa R$ 25 para fazer o trajeto ida e volta para segunda estação (onde funciona uma pizzaria e um boliche) e mais R$15 para fazer o percurso até a terceira e última estação, no alto do Morro da Cruz.

Lá de cima, você tem uma vista privilegiada da cidade.

Um detalhe histórico: em 2011, depois de uma forte chuva na região serrana do Rio de Janeiro, o teleférico de Nova Friburgo e a capela de Santo Antônio ficaram totalmente destruídos.

Em vários noticiários pelo Brasil, circularam as imagens da capelinha inundada pela lama do deslizamento da encosta no Morro da Cruz.

A primeira vez que visitamos Nova Friburgo, em 2013, a capela já estava reformada, mas o teleférico continuava fora de funcionamento.

Hoje, todo o complexo está restaurado e em pleno funcionamento, mas as imagens da tragédia e a lembrança das famílias que perderam entes queridos nunca será apagada.

3. Praça das Culturas

Ali na praça também fica o Teatro Municipal de Nova Friburgo, e um lugar que gosto muito de visitar, que é a Praça das Culturas.

Funciona como uma espécie de centro de exposição, com várias salas representando os diferentes povos que imigraram para o Brasil e se estabeleceram em Nova Friburgo.

Toda vez que eu visito, encontro muitas salas estejam fechadas. Mas dá pra aproveitar mesmo assim, porque é tudo de vidro, então você vê os itens expostos, relacionados aos diferentes povos.

Algumas salas, como a alemã, tentam sempre manter uma pessoa na sala para recepcionar os visitantes, pelo menos aos finais de semana.

É uma ótima oportunidade de conhecer moradores e ouvir grandes histórias e causos sobre as famílias de imigrantes. E ainda dá pra comprar lembrancinhas na loja.

4. Tour no Colégio Anchieta

Mais uma curta caminhada e chegamos ao Colégio Anchieta, outro marco histórico de Nova Friburgo.

Colégio Anchieta em Nova Friburgo RJ
Foto: Halley Pacheco de Oliveira – Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0 (CC BY-SA 3.0)

A construção do prédio em estilo neoclássico começou em 1902 e durou 10 anos. O prédio tem a mesma idade das majestosas palmeiras imperiais que estão no jardim do colégio.

Filhos de brasileiros ilustres estudaram ali, como os filhos de Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Capistrano de Abreu.

O Colégio Anchieta segue em funcionamento, e é possível revisitar um pedaço de sua história em uma visita guiada que acontece aos domingos.

O Tour Anchieta é organizado pela Raiz Turismo receptivo, em Nova Friburgo. O valor é de R$10 por pessoa e é preciso fazer agendamento prévio por WhatsApp (024) 99279-0449 ou pelo Instagram @touranchieta.

Quer saber mais detalhes do tour? Confira o post da Lilian do blog Uma Senhora Viagem, sobre o tour no Colégio Anchieta em Nova Friburgo.

5. Nova Friburgo Country Club

Esse é um dos meus lugares favoritos em Nova Friburgo. Trata-se de um clube de sócios, mas os jardins são abertos para visitantes. A entrada é gratuita e o estacionamento para carros é R$12.

É um parque bonito, bem cuidado, com lugar para caminhadas e corridas em meio à natureza e muitas opções de atividade para quem viaja com crianças.

O corredor de bambus na entrada é um dos lugares mais fotogênicos, mas o parque inteiro é cheio de lugares bonitos para explorar.

Country Club Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Os prédios dentro do jardim também merecem destaque. Foram construídos em 1860 (são da época do Brasil império!).

Um dos casarões pertencia a família do Barão de Nova Friburgo e chegou a ser visitada pelo Imperador Dom Pedro II em 1883.

6. Pólos de moda íntima de Nova Friburgo

Você sabia que Nova Friburgo é considerada a “capital nacional da lingerie”?

Por lá, nos disseram que cerca de 25% da produção nacional de moda íntima do país vem de Nova Friburgo.

Polo de moda intima em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

São várias fábricas e pequenos produtores, além de várias lojas que vendem para o varejo e atacado.

Comprar de quem faz tem o benefício de preços mais convidativos. Existem dois pólos de lojas de moda íntima, um no bairro de Olaria e outro em Mury, perto da Ponte da Saudade.

Em Olaria, o forte é a venda para atacado.

Para quem procura comprar para consumo próprio, a dica é ir para a Ponte da Saudade, onde a estrutura das lojas está mais preparada para venda ao consumidor, com provadores e tudo mais.

Algumas lojas que já compramos: Mimar Lingerie, Leluc Lingerie, De Chelles, CCM (moda fitness). Muitas dessas lojas também têm sites para venda online.

7. Parque Municipal Juarez Frotté

O parque municipal de Nova Friburgo fica no bairro da Cascatinha, a mais ou menos 6 km do centro.

O lugar costuma ser bastante visitado pelos moradores de Nova Friburgo, especialmente aos finais de semana.

A entrada é gratuita e o parque oferece pequenas trilhas, cachoeiras e poços para banho.

Parque Municipal Juarez Frotté em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Também há um pequeno playground para as crianças, banheiros e o Viveiro Educandário, um projeto que reaproveita cones de linhas de costura da indústria têxtil da cidade para o cultivo de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

O Parque Municipal Juarez Frotté abre todos os dias da semana, das 9h às 17h.

8. Casa Suíça e Queijaria Escola

Apesar de ficar um pouco afastada do centro, esse é um lugar que vale muito a pena visitar em Nova Friburgo. A Casa Suíça é, na verdade, um grande complexo turístico.

Lá funciona uma queijaria escola (com produção de queijo há mais de 25 anos!), uma pequena fábrica de chocolate, o Museu de Taxidermia de Marco Bohre e o Memorial da Colonização, que reúne documentos e fotos dos primeiros imigrantes suíços que chegaram a Friburgo.

Na queijaria, se produz queijos tipo moleson, chevrotin e sbrinz (parmesão), usando principalmente leite de cabra.

A Casa Suíça funciona todos os dias das 9h às 18h. Anexo a ela, também funciona uma cervejaria (que oferece tour pela fábrica e também o espaço dobar): a Cervejaria Alpendorf.

E por falar em cerveja artesanal, claro que a gente tem várias dicas de onde beber cerveja artesanal em Nova Friburgo! Clique aqui e confira!

9. Pico da Caledônia

Um dos pontos mais altos do estado do Rio de Janeiro fica em Nova Friburgo!

O Pico da Caledônia tem 2219 metros e é o terceiro pico mais alto da Serra do Mar. Lá de cima, em dia de céu limpo, é possível ver até as praias da região dos lagos e a cidade do Rio de Janeiro.

A subida tem alguns desafios. O primeiro acesso é feito de carro, pela Estrada da Caledônia, uma via pavimentada com paralelepípedos que vez ou outra se soltam, formando buracos que desafiam os motoristas a cada curva.

Não é recomendado que carro sem tração nas 4 rodas tentem ir até o topo.

O melhor é parar o carro em um dos recuos da estrada (são poucos) e seguir subindo a pé.

O que nós fizemos: a partir do parque Municipal Juarez Frotté, contamos mais 5 km subindo a estrada da Caledônia. É o trecho da estrada que você deve conseguir subir com carro de passeio, sem perrengue.

Claro que isso muda dependendo das condições da estrada no dia da sua viagem, se choveu, etc…

Nesse ponto, estacionamos o carro num recuo e seguimos a pé por cerca de 1km até alcançar a portaria de entrada.

Atenção: não há acostamento na Estrada da Caledônia, mas há alguns espaços que as pessoas usam para colocar os carros.

No caminho subindo a pé, dá pra fazer paradas para descansar e apreciar paisagens incríveis – e até uma cachoeira ao lado da estrada!

Pico da Caledônia em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Chegando na portaria, você precisa fazer um cadastro simples com documento de identidade e encarar mais 631 degraus até o topo.

10. Cachoeiras de Nova Friburgo

Outro forte do turismo de Nova Friburgo são as cachoeiras e as piscinas naturais, que atraem tanto os moradores quanto os turistas.

Para quem visita as cachoeiras no verão, é importante ficar atento ao risco de cabeça d’água.

No inverno, praticamente não chove na região, então é só preciso coragem para encarar as águas geladas da serra.

Pertinho do centro de Nova Friburgo, você pode visitar três cachoeiras: Adutora, Feiticeira e Santa.

As três cachoeiras tem acesso gratuito, mas não há qualquer tipo de estrutura para visitantes em nenhuma delas. Leve seu lanche e recolha seu lixo.

a. Cachoeira da Adutora

Uma das cachoeiras mais famosas de Nova Friburgo é a Cachoeira da Adutora, no bairro da Cascatinha.

A cachoeira fica localizada na Estrada São Lourenço. Como a maioria dos atrativos naturais de Nova Friburgo, há sinalização na estrada indicando o acesso.

Você para o carro na beira da estrada e desce uma pequena trilha pela mata.

Na bifurcação, a trilha da esquerda segue para a parte de cima da cachoeira, com algumas piscinas naturais.

Já a trilha da direita vai para a parte de baixo da cachoeira, com a queda d’água propriamente dita, o poço e mais algumas piscinas entre as pedras.

A parte de cima tem um banho mais calmo, mas tem menos espaço – por isso algumas pessoas por lá já “lotam” o espaço. Na parte de baixo, há mais área livre.

Cachoeira da Adutora de Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

b. Cachoeira Feiticeira

Mais uma linda queda d’água do bairro da Cascatinha em Nova Friburgo. A Cachoeira Feiticeira fica localizada na Estrada Pico da Caledônia.

A partir da estrada, uma trilha de poucos metros pela mata leva os visitantes até a queda.

Logo no começo da trilha, uma bifurcação divide quem quer ir para a parte de cima da cachoeira, com pequenas piscinas naturais, vai pela direita numa trilha realmente bem curta e fácil.

Quem quer ir para a parte de baixo, onde a queda d’água se revela com todo seu esplendor, junto com uma piscina natural de águas mansas, segue pela trilha que desce pela esquerda (alguns minutos mais longa).

Cachoeira Feiticeira em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Mas atenção: a trilha é bem inclinada e pode ficar escorregadia, então é preciso seguir com cuidado.

c. Cachoeira da Santa

Também na Estrada Pico da Caledônia você encontra a Cachoeira da Santa – que foi a minha cachoeira favorita em Nova Friburgo.

Além da bonita queda d’água, o poço é raso e muito amplo, perfeito para quem procura uma cachoeira boa para crianças.

Além disso, a mata ao redor completa perfeitamente o cenário de imersão na natureza.

Cachoeira da Santa em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

d. Barbarô Piscinas Naturais

O clube Barbarô fica no bairro da Cascatinha em Nova Friburgo, e é um passeio mais estruturado, onde você encontra estacionamento, banheiros, churrasqueiras para uso dos visitantes, além de uma lanchonete própria.

É cobrada a entrada (R$15), mas crianças até 8 anos não pagam, e o clube funciona de quinta a segunda, das 9h às 18h.

e. Piscina do Ananias

Já a Piscina do Ananias também fica no bairro da Cascatinha, só que no alto da Estrada da Torre. Está em funcionamento desde 1975 e é um dos lugares de banho mais tradicionais próxima ao centro de Nova Friburgo.

O lugar tem uma ampla área de lazer, com duas piscinas naturais, sauna, dois bares, um campinho de futebol, 8 churrasqueiras espalhadas pelas dependências, sinuca, karaokê e duas saunas a vapor.

É cobrada entrada para visitar: R$15 reais homem, R$10 mulher.

f. Cachoeiras de Lumiar

Quem vai até o distrito de Lumiar também encontra várias cachoeiras para visitar: Cachoeira Indiana Jones, Cachoeira do Segredo, Poço Belo, Poço Feio, Toca da Onça – as opções são diversas e interessantes.

Poço Belo em Lumiar
Poço Belo em Lumiar. Foto: Fui Ser Viajante

Para saber em detalhes sobre as cachoeiras de Lumiar, e muitos outros atrativos no distrito, vale ler nosso post com dicas de o que fazer em Lumiar.

11. Parque Estadual dos 3 Picos

Sabia que o maior parque do Estado do Rio de Janeiro fica nessa região da serra fluminense?

O Parque Estadual dos 3 Picos abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu.

Dentro do parque há área de camping, além de opções de várias trilhas, em níveis de dificuldade diferentes (até mesmo escaladas).

12. Parque Ecológico do Cão Sentado e Cachoeira Véu de Noiva

A pedra do Cão Sentado talvez seja o maior cartão-postal de Nova Friburgo.

Para encontrá-la, basta visitar o Parque Ecológico do Cão Sentado e seguir a trilha até o mirante, passando por cavernas e grutas.

O parque tem uma infraestrutura muito boa, bem sinalizado com outras atividades, como arvorismo e tirolesa.

No caminho de ida ou de volta, uma dica é parar no mirante da cachoeira Véu da Noiva, que fica na estrada.

Essa queda d’água surgiu a partir da construção de uma pequena usina de energia. Não é permitido banho, mas é bem bonito de se ver.

13. Jardim do Nêgo

Esse é um dos lugares mais inusitados e interessantes de Nova Friburgo.

É um ateliê ao ar livre, onde o artista plástico Geraldo Simplício (o Nêgo) trabalhou as pedras e encostas para dar vida a diversas esculturas gigantescas.

Mulheres, animais, crianças, várias formas espalhadas por todo o jardim, que vão impressionando o visitante. Curiosamente, você vai notar que estão todas cobertas de lodo – e isso é proposital.

Depois de esculpir, o artista cobre as obras com uma manta plástica e espera que o tempo e a umidade façam seu papel.

14. Apiário Amigos da Terra

Para quem gosta de turismo rural, o Apiário Amigos da Terra é uma excelente opção de o que fazer em Nova Friburgo.

É uma empresa familiar de mel e derivados, que conta com uma lojinha no local, além de um bonito jardim e o Museu do Mel, com atividades interativas.

Funciona de segunda a sexta, das 8h-17h, e sábados, domingos e feriados das 9h-18h.

15. Plantações de flores em Vargem Alta

Sabia que Nova Friburgo é o maior produtor de flores do estado do Rio de Janeiro? E o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas da cidade de Holambra, em São Paulo?

Vargem Alta fica no distrito de São Pedro da Serra, e lá é possível visitar algumas das fazendas com plantações de flores.

O passeio pela estrada já é encantador, passando pelos campos e estufas repletos de rosas, hortênsias, astromélias, crisântemos, gérberas e flores do campo.

16. Fazenda Genève

Outra experiência de turismo rural em Nova Friburgo pode ser vivida na Fazenda Genève, especializada em criação de cabras, produção de queijo e derivados.

Os visitantes podem fazer um tour pela criação de cabras, a ordenha e a fabricação de queijo.

Lá também funciona um restaurante (Cremerie Genève) e uma lojinha para venda dos produtos da fazenda, como queijos, iogurtes, sorvetes, xampus, sabonetes e cremes feitos com leite de cabra.

17. Sítio Matsuoka (Sítio Florândia da Serra)

Nova Friburgo também tem uma importante colônia japonesa.

O Sítio Florândia da Serra Matsuoka é uma referência no estado do Rio pelo plantio de cerejeiras e pelo bonito festival que é realizado na época da floração (junho), o Festival das Cerejeiras.

Nós já visitamos o sítio num dos festivais, e foi uma experiência linda, com oportunidade de caminhar em meio às cerejeiras floridas, além de danças típicas, sorteio de prêmios e barracas de comidas tradicionais.

Infelizmente em 2020 o festival não pode ser realizado, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas estamos na torcida para quem em 2021 a gente já possa novamente visitar as cerejeiras em Nova Friburgo.

18. Trilha do Chapéu da Bruxa

Mais uma trilha em Nova Friburgo que você pode incluir no seu roteiro.

O acesso é pelo bairro da Cascatinha. A montanha do Chapéu da Bruxa tem 1490 metros de altitude e a trilha até o pico dura 1-2h (dependendo do seu ritmo). O nível é leve superior.

Trilha do Chapéu da Bruxa em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

São trechos de subidas leves em boa parte do caminho. A parte mais difícil é a última subida: é preciso subir uma parede de rocha apoiado com uma corrente, e depois seguir numa escalaminhada até o topo.

Lá em cima, mais uma vista espetacular. Dá pra ver boa parte da cidade, além das montanhas vizinhas: os Três Picos, o Morro do Cardinot, a Pedra da Pirâmide, a Pedra da Catarina, a Pedra do Imperador e o Pico da Caledônia.

Leia mais: Trilha do Chapéu da Bruxa em Nova Friburgo

19. Trilha da Pirâmide

O acesso para a trilha da Pirâmide fica bem perto do acesso para a trilha do Chapéu da Bruxa, e dá perfeitamente para combinar as duas no mesmo dia.

A trilha da Pirâmide é um pouco mais curta e também mais leve – é uma boa opção para quem quer evitar a subida com a corrente e curtir uma vista bem parecida daquela do pico do Chapéu da Bruxa.

20. Travessia Cascatinha – São Lourenço

Essa travessia é um pouco mais puxada (nível moderado superior).

Trata-se de uma estrada de 20km conectando esses dois bairros, considerada por muitos como uma das estradas mais bonitas de Nova Friburgo.

É uma trilha muito procurada também por praticantes de mountain bike.

21. Pedra do Imperador

É a pedra de maior destaque no centro de Nova Friburgo (embora o acesso à trilha não fique exatamente no centro, mas sim no bairro da Granja do Céu). A trilha dura cerca de 1 hora, num ritmo confortável.

A Pedra do Imperador tem 1400 m de altitude (bem menor que o Pico da Caledônia, por exemplo), e a subida até o pico é razoavelmente tranquila.

Lá de cima, você confere uma bonita vista da cidade (até de bairros e distritos mais distantes, como Mury).

22. Outras montanhas e trilhas em Nova Friburgo

Além dessas trilhas que já destaquei, Friburgo tem muitas outras opções de passeio para quem curte trilha e montanhismo.

Aqui vão alguns exemplos de outras trilhas para fazer em Nova Friburgo: Trilha da Babilônia, Pedra Duas Irmãs e a Trilha das Catarinas.

Onde comer em Nova Friburgo – RJ

Ah, a gastronomia da serra! Nova Friburgo tem alguns restaurantes bem interessantes que merecem uma visita!

Burgermeister – nosso favorito em Nova Friburgo, com certeza. O restaurante mais tradicional da cidade quando o assunto é comida alemã.

Burgeimester, comida alemã em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Os pratos são tradicionais e super bem servidos, além de contar com um cardápio de cervejas bem farto (com opções locais e cervejas importadas, além de um chopp escuro da casa).

Kai Pai (antigo Oca Maloca) – apesar do nome neo-zelandês (que significa comida boa), o restaurante tem na verdade um cardápio com alguns pratos da cozinha alemã e comidas de boteco bem brasileiras.

A comida é boa, o atendimento simpático e o preço também. E lá também é vendido o tradicional chopp escuro!

Kai Pai em Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Churrascaria Chimarron – outro lugar de destaque em Nova Friburgo, no bairro de Mury. A churrascaria é sucesso absoluto na cidade.

Está sempre cheia, e além dos cortes de carne, inclui no valor do rodízio comida japonesa e acompanhamentos diversos.

Churrascaria Chimarron em Mury, Nova Friburgo
Foto: Fui Ser Viajante

Trilhas do Araçari – tem uma experiência mais exclusiva e intimista, centrada na cozinha vegetariana.

Além do restaurante, o local disponibiliza muitas atividades interessantes, como um “colha e pague” na horta orgânica, trilhas guiadas em meio a natureza, ou mesmo um relaxamento após o almoço, curtindo a enorme área verde do local.

Cervejarias de Nova Friburgo: onde beber cerveja artesanal na cidade

A região serrana do Rio de Janeiro vem se firmando ao longo dos anos, como berço de microcervejarias artesanais.

As principais delas se dividem entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Cachoeira de Macacu, Guapimirim e aqui em Nova Friburgo.

Pela proximidade entre os destinos, nasceu a Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa para conectar os produtores e incentivar o turismo cervejeiro na região da serra fluminense.

Em Nova Friburgo, o número de cervejarias já passa das dezenas. Algumas oferecem tours cervejeiros, como a Barão Bier, a Cervejaria Pontal e a Cervejaria Alpendorf.

Para as outras, você pode visitar o bar próprio da marca, como é o caso da Angels and Devils (uma cerveja totalmente feita por mulheres) ou ainda provar os rótulos da marca nos restaurantes da cidade.

Se você visitar Lumiar, ainda pode conhecer as duas cervejarias de Nova Friburgo localizadas nesse distrito: Ranz Bier e Lumiarina.

O que fazer em Nova Friburgo a noite?

Quem procura dicas de turismo em Nova Friburgo geralmente quer saber o que fazer em Nova Friburgo a noite.

Com certeza, visitar os restaurantes, bares e cervejarias da cidade é uma ótima opção para curtir a vida noturna em Nova Friburgo RJ.

Nós já demos dicas de restaurantes e cervejarias aqui em cima, e já valem como excelentes dicas para quem procura o que fazer a noite em Nova Friburgo.

Mas uma coisa que a gente ainda não falou foi sobre os bares de Nova Friburgo. A cidade tem alguns bares interessantes, que atendem a diferentes perfis de público e são ótimas opções para curtir a vida noturna.

Bares para curtir a noite em Nova Friburgo

Scavarda’s GastroPub

O bar tem uma decoração incrível, drinks autorais, cervejas, e os hamburgeres, que eram muito famosos nas feirinhas e eventos na cidade antes de ganharem sua casa própria.

Onde fica: Deolinda, Estr. Mário Antônio Thurler, 34 – Cônego, Nova Friburgo – RJ.

Loft Friburgo

Amo o ambiente desse bar, com vista privilegiada de Nova Friburgo. É um bar com uma pegada mais descolada, música ao vivo, e pode ser um bom lugar para paquerar. Fica no bairro suíço, perto do centro.

Onde fica: R. Nicolau Gachet – Suiço, Nova Friburgo – RJ.

Taphouse Serra Carioca

Ainda na pegada das cervejas artesanais, preciso indicar a primeira tap house de autosserviço de Nova Friburgo. Você escolhe sua cerveja, se serve diretamente na comanda. Funciona no Espaço Arp, de quarta a domingo.

Onde fica: 80 Bloco 12 – Av. Conselheiro Július Arp, Lojas 110 a 112 – Centro, Nova Friburgo – RJ.

Distritos de Nova Friburgo

Para falar do turismo em Nova Friburgo, temos que citar seus distritos, que podem ser visitados até em uma viagem única, somente dedicada a cada um deles, de tantas que são as opções de passeio.

Os mais famosos e estruturados são Lumiar e São Pedro da Serra, que ficam a mais ou menos 30 km do centro da cidade (e a 5km de distância um do outro).

Centro de Lumiar - lago de Lumiar
Centrinho de Lumiar. Foto Fui Ser Viajante

Passar um dia ou mais nos distritos de Nova Friburgo, é como se, depois da viagem até o interior, fosse possível desacelerar ainda mais.

Pousadas charmosas, restaurantes com uma pegada intimista e rústica, e muitas opções de passeios ao ar livre, como trilhas e cachoeiras.

Confira o post completo sobre o que fazer em Lumiar.

Turismo em Nova Friburgo: mais dicas?

Espero que as nossas dicas de Nova Friburgo te ajudem a conhecer melhor esse destino tão interessante da serra fluminense.

Se você tiver mais alguma dica de Nova Friburgo, ou quiser indicar algum lugar para a gente conhecer por lá na próxima viagem, basta deixar sua dica de turismo em Nova Friburgo aqui nos comentários!

Vamos ficar muito felizes de descobrir mais uma coisa pra fazer em Nova Friburgo e indicar aqui no blog!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Anderson disse:

Que site completo. Muito top a postagem, não precisa mais buscar informação em nenhum pro lugar

Rafael Cassemiro disse:

Obrigado pela visita Anderson.
Grande Abraço e boas viagens!

Marcos Belo disse:

Parabéns pela matéria. Moro em Nova Friburgo e descobri alguns pontos de visitação interessantes lista na matéria. Valorizou muito nossa cidade. Venham pra Friburgo!

Rafael Cassemiro disse:

Que delícia, amamos visitar sua cidade! Tem muuuuita coisa legal pra fazer em Nova Friburgo! Obrigado pelo comentário

JoselmaMelo disse:

Amei o texto e já quero conhecer essa cidade com tantos encantos.

Klécia disse:

Eba! que bom que nossas dicas ajudaram 😀