Observação de orcas em Orcas Island, Estados Unidos

Quem é ligado em filmes da década de 1990 com certeza assistiu (quem sabe até se emocionou também) com a saga Free Willy. A história de amor e cuidado entre um menino e uma orca, a lendária baleia assassina. De todos os filmes, o meu favorito sempre foi Free Willy II – pela beleza do reencontro entre Jesse e a orca Willy, enquadrado em um cenário paradisíaco. As imagens daquela natureza permaneceram por anos na minha memória. Cresci para descobrir que o paraíso retratado no filme são as Ilhas San Juan, no estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos. Não só isso, mas também descobri que lá está um dos melhores lugares do mundo para observação de orcas em seu habitat natural. E foi aí que Orcas Island, ou a Ilha das Orcas, entrou para minha Bucket list de viagem.

Porque observar orcas em seu habitat natural?

A primeira coisa que precisa ser dita. Apesar da primeira impressão, as orcas não são baleias. Na verdade, elas são membros da família dos golfinhos, biologicamente falando!

Embora a orca seja mundialmente conhecida como a baleia assassina, nunca houve um só registro de orcas selvagens matando ou ferindo seres humanos. Todos os incidentes registrados aconteceram com animais em cativeiro. O que nos faz pensar se foram realmente ataques ou uma consequência de tentar aprisionar um animal selvagem e tão poderoso…

Esses animais incríveis estão espalhados em quase todos os mares. Mas existe um lugar do mundo realmente especial para eles. No Oceano Pacífico, na costa que vai do estado de Columbia Britânica (Canadá) até o estado de Washington, nos Estados Unidos. Por lá, vivem cerca de 300 orcas, divididas em 30 grupos sociais. Além da população residente, também há grupos de orcas migratórias, que aumentam a população em certas épocas do ano. Cada grupo social de orcas possui uma complexa organização interna e uma forma de comunicação própria (lembram do filme?)

Já imaginou estar em um navio e ver um animal desse porte e beleza, nadando a alguns metros de você? Vivendo livre em seu habitat? E de quebra, ainda observar a vida animal majestosa da região do Noroeste do estado de Washington? Uma natureza rica em focas, aves marinhas, golfinhos, leões marinhos, baleias e muito mais! Com certeza, uma experiência única na vida, e que faz esse destino um dos meus maiores sonhos de viagem.

Observação de Orcas nas Ilhas San Juan, estado de Washington, Estados Unidos. Orcas island, ou Ilha das Orcas. Foto: Pixabay.com

Observar baleias nas Ilhas San Juan

O arquipélago de San Juan está localizado nessa região privilegiada e é considerado um dos melhores lugares do mundo para observar orcas em seu habitat natural. Por quê? Por causa do clima mais ameno (comparando com o mar mais ao norte, em direção ao Alaska) e quantidade de orcas residentes. Existem cerca de 85 orcas vivendo nas proximidades do arquipélago das Ilhas San Juan. Elas estão divididas em três grupos sociais de orcas (J, K e L).

Essa população é considerada ameaçada e por isso todos os animais foram catalogados por cientistas e são observados quanto à sua dieta e comportamento. Com todo esse trabalho de pesquisa e observação de orcas na região, esses lindos animais se tornaram a principal atração das Ilhas San Juan.

As principais ilhas do arquipélago de San Juan: Lopez, San Juan e Orcas Island

Saindo do continente, você pode chegar de balsa em 4 ilhas do arquipélago de San Juan. Delas, existem três principais, que servem como base para os passeios de observação de orcas: San Juan, Lopez e Orcas Island. Cada uma delas oferece diferentes estruturas de acomodação e lazer. Além de observação de orcas, as ilhas contam com atividades de contato com a natureza, belas paisagens e alguns esportes de aventura.

A ilha de San Juan é a maior de todas e a que parece oferecer a maior estrutura para receber visitantes. No entanto, de todas as ilhas do Arquipélago de San Juan, a Ilha das Orcas, ou Orcas Island, é considerada a mais bonita, a “jóia das Ilhas San Juan”. Ela tem um enorme parque estadual, com lagos e muitas baías com cenários de tirar o fôlego. Eu não me canso de olhar fotos da Ilha das Orcas! Cada vez que vejo detalhes de Orcas Island, imagino o dia que eu vou estar exatamente ali, observando orcas em seu habitat natural.

Como chegar e qual a melhor época para observar orcas nas ilhas San Juan?

O arquipélago de San Juan fica no noroeste do estado de Washington, costa oeste americana. A maioria dos turistas usa a cidade de Seattle como base para explorar essa região. Para chegar nas Ilhas San Juan, você precisa ir de Seattle até Anacortes, no extremo norte do estado de Washington. O percurso dura mais ou menos uma hora e meia. De lá, o caminho segue de balsa até uma das ilhas do arquipélago.

A melhor época para avistar orcas nas Ilhas San Juan vai de março a final de setembro, com destaque para os meses de primavera. No entanto, os animais podem ser avistados na região durante todo o ano.

Dicas para observação de orcas nas Ilhas San Juan

Várias empresas oferecem os passeios de barco para observação de orcas. As saídas de barcos acontecem nas principais ilhas do arquipélago de San Juan. Para 2018, um passeio clássico de observação, que dura 3 horas e meia, custa em torno de 99 dólares. Mas existem outras opções de tour, como passeios de aventura ou passeios ao pôr do sol.

Os preços variam de acordo com o tipo de passeio e a estação do ano. A região é bem fria mesmo durante os meses de verão, então prepare a mala com casacos! Para quem quer registrar fotos da observação das orcas, é preciso levar uma câmera com bom zoom. Há uma lei que obriga os barcos a manterem uma distância de cerca de 200 metros dos animais.

_____________________
Nota da autora.
Todas as informações registradas aqui são fruto das minhas pesquisas para um dia visitar Orcas Island, a Ilha das Orcas em Washington, Estados Unidos. As minhas referências principais para este post são o site oficial de turismo das Ilhas San Juan e algumas empresas de turismo que oferecem o passeio de barco na região (como San Juan Safaris, e Orcas Island Whales Watching Tours).
Fotos do post: Pixabay.com

Bucket List de Viagem: lugares que eu ainda vou conhecer

O Fui Ser Viajante é um site sobre nossas viagens e inspirações. Viagens que já fizemos, nossas viagens pelo mundo dos livros e os novos destinos, que nos inspiram a continuar desbravando o mundo. Todo viajante tem uma lista de sonhos, uma Bucket list que representa nossa lista de desejos e conquistas. Coisas que pretendemos realizar antes de morrer.

A série de posts Bucket List de Viagem: lugares que eu ainda vou conhecer nasceu para contar um pouco sobre os destinos dessa nossa lista de viagem. Destinos geralmente fora das grandes rotas de turismo mundial, experiências que queremos viver nos cantinhos mais escondidos do planeta.

Uma série de posts que vem trazer inspiração: pra gente e pra vocês. Vamos contar nossa relação especial com esses sonhos de viagem. O que nos inspira a continuar sonhando e viajando, sempre descobrindo um novo pedacinho do mundo. Ao mesmo tempo, a gente quer inspirar você.

Quem sabe depois de viajar com a gente por aqui, você não acrescenta um novo destino na sua Bucket List de viagem?

 

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

 

 

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *