Onde ficar em Bruxelas: melhores bairros e dicas de hotéis

Escolher onde ficar em Bruxelas é essencial para aproveitar melhor a sua viagem à cidade. Há bairros mais agitados, mais tranquilos, residenciais e turísticos, perto e longe de pontos turísticos, caros ou mais econômicos.

A capital da Bélgica não é uma cidade muito grande, mas seus bairros apresentam várias diferenças entre si. É preciso entender qual deles combina mais com seu estilo e vai atender melhor ao seu roteiro em Bruxelas.

Nesse post, vamos te ajudar a conhecer melhor a cidade, entender a diferenças entre os bairros e conhecer algumas opções de acomodações (apartamentos para alugar e hotéis em Bruxelas).

Confira as dicas:

Por que viajar para Bruxelas?

Bruxelas fica na região central da Bélgica, e é uma das cidades mais antigas da Europa, além de um importante centro cultural e político do Velho Continente.

O que fazer em Bruxelas - Basílica do Sagrado Coração
Foto: Fui Ser Viajante

A cidade recebe pessoas de diversos países, principalmente políticos e diplomatas, já que depois da Segunda Guerra Mundial, muitos órgãos internacionais montaram sede em Bruxelas.

Por exemplo, várias instituições da União Europeia, como o Parlamento Europeu e o Banco Central Europeu, a sede da OTAN, entre outros – todos estão em Bruxelas!

Mas nem só de viagens políticas vive Bruxelas. A cidade também é dona de uma enorme riqueza cultural e gastronômica.

Com mais de 90 museus, monumentos e parques com um belíssimo paisagismo, Bruxelas também é um destino incrível para os amantes de história e cultura.

Além, é claro, de ter ficado mundialmente famosa por seus waffles, batatas fritas perfeitas, chocolates, cervejas lendárias e bares icônicos. Tudo isso faz de Bruxelas uma meca para os amantes da boa mesa.

Cervejaria Cantillon, a casa da cerveja lambic em Bruxelas
Cervejaria Cantillon em Bruxelas. Foto: Fui Ser Viajante

Não faltam opções de o que fazer em Bruxelas, seja para uma viagem de 1 dia ou mais tempo na cidade.

Além disso, Bruxelas é um ótimo destino para ter como base para passeios de bate e volta a outros lugares da Bélgica, como Bruges e Ghent, que ficam a aproximadamente 1h de distância da capital.

Leia também: Destinos para conhecer perto de Bruxelas

Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!

A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.

Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.

Onde ficar em Bruxelas bairro a bairro

Por receber grande fluxo de pessoas de todo o mundo, especialmente dentro da União Europeia, Bruxelas tem uma grande oferta de hotéis e apartamentos para alugar.

Outro ponto positivo na hora de escolher onde ficar em Bruxelas é que a cidade oferece diversidade, com opções para todos: hotéis clássicos ou modernos, acomodações simples ou luxuosas, e diversas faixas de preços.

Bruxelas oferece também facilidade de deslocamento entre os bairros. E como a cidade não é muito grande, pode valer a pena escolher um lugar um pouco mais afastado do centro se você priorizar um hotel mais econômico.

Nesses casos, vale muito a pena priorizar hotéis que fiquem perto de estações do metrô em Bruxelas.

Por outro lado, se você tem pouco tempo na cidade, pode valer a pena priorizar a localização.

Ficar hospedado perto dos pontos turísticos que você vai visitar vai possibilitar que você circule a pé, economizando tempo e dinheiro com deslocamentos pela cidade.

Onde ficar no centro de Bruxelas

Definitivamente, o centro é o melhor bairro para ficar em Bruxelas, se você considerar a localização e proximidade dos pontos turísticos.

Assim como a maioria das grandes cidades, o centro de Bruxelas é a região de maior movimento e que tem o maior número de estabelecimentos comerciais, incluindo opções de hospedagem.

Uma boa referência de localização é a Grand Place, principal praça de Bruxelas, uma das praças mais antigas da Europa e um dos lugares mais bonitos da cidade.

Essa região sempre foi o coração da cidade, uma praça movimentada por mercados locais desde o século 11.

Os prédios imponentes que a cercam foram sendo construídos ao longo dos anos, abrigando a prefeitura, a Casa do Rei, e diversas associações comerciais.

O que fazer em Bruxelas - Grand Place
Foto: Fui Ser Viajante

Hoje, a Grand Place é reconhecida como Patrimônio da Humanidade, e seus edifícios abrigam diversos restaurantes (caríssimos) e museus em Bruxelas.

Nos arredores da praça, há muitas opções de hotéis em Bruxelas. Quem se hospeda nessa região vai estar próximo de todo o centro histórico, museus, restaurantes e bares – com movimento de dia e de noite.

Por sua localização central, também é muito fácil usar transporte público para chegar e sair desse bairro em Bruxelas.

A partir da Grand-Place você pode conhecer vários pontos turísticos de Bruxelas a pé, como:

  • Manneken Pis, a famosa estátua de um menino fazendo xixi que é um verdadeiro símbolo da cidade.
  • Delirium Café, bar que está no Guinness Book por ter mais de 2 mil rótulos de cerveja, sendo considerada a maior carta de cervejas do mundo.
  • Palácio Real, sede da monarquia belga e um dos prédios mais famosos da cidade.
  • Catedral de St. Michel e St. Gudula, em estilo gótico, onde acontecem eventos da família real belga.
  • Jardim do Mont des Arts, um espaço ao ar livre de onde se tem uma bonita vista da cidade.
  • Praça Petit Sablon e Praça do Grand Sablon, duas áreas com muitas lojinhas.

Vale lembrar que, de modo geral, os preços de hospedagem no centro são mais altos que em outras regiões.

Se entre as opções de onde ficar em Bruxelas, você escolher o centro da cidade, pense que você também estará escolhendo (e pagando) pela comodidade de estar perto de tudo, com fácil acesso aos principais pontos turísticos.

O mais importante é fazer uma boa pesquisa, que atenda às suas necessidades.

Entre as diversas opções de hospedagem no centro de Bruxelas, você pode escolher entre hotéis, apartamentos, pousadas e Bed and Breakfast (B&B), que incluem tanto opções mais econômicas quanto acomodações de luxo.

Veja algumas opções para ficar no centro de Bruxelas:

Hotel caprichado: Rocco Forte Hotel Amigo

Hotel com bom custo benefício: Hotel Agora Brussels | Aris Grand-Place Hotel

Hotel Econômico: Latrouppe Grand-Place | easyHotel Brussels City Centre

Apartamentos para alugar: Cocoon Brussels | Maison Grand Place studio

B&B: Le Vaudeville | Ollives

Ainda não achou seu hotel? Veja mais opções no centro de Bruxelas

Ixelles

Se você é do tipo de viajante que não abre mão de conhecer a vida noturna ao visitar uma cidade, Ixelles pode ser uma boa opção de hospedagem em Bruxelas.

O bairro charmoso e boêmio é famoso por seus pubs, frequentados pelo público mais jovem e por turistas que gostam de fechar o dia com uma cerveja gelada. E tem bons restaurantes de estilos variados.

Ao escolher um hotel por lá, você terá facilidade para ir e voltar dos bares sem preocupações.

Além disso, essa região é famosa entre os expatriados que moram em ou visitam Bruxelas, então é uma ótima região para ir encontrar pessoas do mundo todo.

Outro destaque da região de Ixelles é o bairro africano Matongé, com comércio variado de itens tradicionais do continente africano, das comidas ao artesanato.

Apesar do agito noturno, Ixelles é uma região tranquila, com boa oferta de transportes e hospedagens com bons preços.

E você estará relativamente perto do centro de Bruxelas: com um pouco de disposição, é possível ir caminhando até a Grand-Place. Também há facilidade para pegar metrô e ônibus.

Em Ixelles, você estará perto, também, de alguns pontos turísticos de Bruxelas que valem uma visita, como:

  • Place Flagey, tem árvores e lagoas, além de ser cercada por muitos barzinhos, alguns deles com música ao vivo.
  • Café Belga, um dos mais tradicionais de Bruxelas e muito frequentado pelos locais, tem opções de cafés, chás e cervejas.
  • Museu de Belas Artes de Ixelles, com exposições permanentes e temporárias e acervo de mais de 10 mil obras de arte do século XVI ao XXI.
  • Museu de Ciências Naturais (Royal Belgian Institute of Natural Sciences), dedicado à história natural e famoso pela grande coleção de esqueletos de dinossauros.
  • Parque Tenbosch, com um belo paisagismo, é ótimo para respirar e descansar em meio a todo o agito do bairro.
  • Avenue Louise e Chausée du Wavre, ruas que têm, respectivamente, muitas lojas (ótimo pata amantes de compras visitando Bruxelas) e muitas galerias de arte.

Veja opções para ficar em Bruxelas no bairro de Ixelles:

Hotel caprichado: Hotel Le Chatelain

Hotel com bom custo benefício: Maison Flagey Brussels | Hygge Hotel

Hotel Econômico: Zoom Hotel | Ibis Brussels Centre Chatelain | Eurocitadin

Apartamentos para alugar: Apartamento com jardim | Smartflats Premium | The Livorno (até 4 pessoas)

B&B: B&B Hotel Brussels Centre Louise

Ainda não achou seu hotel? Veja mais opções em Ixelles Bruxelas

Saint Gilles

Saint Gilles é um bairro com vocação mais residencial, mas com localização muito interessante para quem visita Bruxelas: fica a apenas 2 km da Grand-Place.

Quem gosta de caminhar pode fazer o trajeto a pé, mas também é possível usar o transporte público – há muitas linhas que levam até o centro ou a outras partes da cidade.

A arquitetura de Saint Gilles está repleta de casas em estilo art-nouveau, e as ruas de paralelepípedo também tem seu charme. O bairro também tem muitas galerias de arte independentes que podem te encantar pelas ruas.

Saint Gilles também tem um clima boêmio, com bares que costumam ter preços melhores que os de outras regiões mais turísticas.

Só vale ficar atento: evite circular a noite sozinho na região perto da Gare du Midi, por questões de segurança.

Entre os melhores passeios no bairro estão:

  • Museu Horta, casa onde viveu o arquiteto Victor Horta, que era também seu ateliê e desde a década de 1960 funciona como museu.
  • Midi Market, tradicional feira que acontece aos domingos na Estação Ferroviária Bruxelas-Sul, com frutas, legumes, flores, tecidos e outros itens.
  • Câmara Municipal, construção do século XV em estilo gótico, que também recebe algumas exposições temporárias.
  • Chez Moeder Lambic, um bar que tem uma ótima seleção de cervejas e pode ser opção também para o jantar.
  • Parc Pierre Paulus, para entrar em contato com a natureza enquanto faz um lanche ou descansa.

Como essa região de Bruxelas é menos frequentada por turistas, pode ser uma opção mais econômica ao escolher sua hospedagem na cidade, já que tem preços bem mais baixos que outros bairros da cidade.

Nessa região também há várias pousadas boutiques, que funcionam em charmosas casas geminadas do bairro.

Veja opções para ficar em Bruxelas em Saint Gilles:

Hotel caprichado: Hotel Manos Premier | Hotel Manos Stephanie | Hotel Made in Louise | Pullman Brussels

Hotel com bom custo benefício: The Scott Hotel Brussels | Vintage Hotel Brussels | Harmon House

Hotel Econômico: Chic Cocoon Guest House | Aparthotel Residence Bara Midi

Apartamentos para alugar: Suite iluminada | apartamento trendy

B&B: Louise sur Cour | B&B Le Lys d’or | La Calamande En Ville

Ainda não achou seu hotel? Veja mais opções em Saint Gilles Bruxelas

Sint-Joost-ten-Node

Grande parte da população desse bairro é mais jovem, com muitos estudantes, o que faz com que tenha uma atmosfera mais descontraída e também muito agito.

Além disso, é uma região multicultural, por ter moradores de diferentes nacionalidades.

Quem escolhe se hospedar em Sint-Joost-ten-Node encontra opções com bons preços.

E fica perto da estação de trem Brussels Nord e da estação de metrô Schuman. Também é possível ir caminhando de Sint-Joost-ten-Node até o centro de Bruxelas, em um trajeto que dura cerca de 30 minutos.

Entre os atrativos locais estão muitas galerias de arte, teatros e pubs, uma combinação perfeita para aproveitar a noite em Bruxelas. Durante o dia, há praças tranquilas para quem gosta de caminhar ou quer descansar.

Os principais pontos turísticos em Sint-Joost-ten-Node são:

  • Igreja Sint-Joost, construída no século XIX com estilo neobarroco, se destaca principalmente pela fachada e pelos vitrais.
  • Jardim Botânico, também do século XIX, com belas estátuas, labirintos verdes e grande variedade de árvores e de plantas.
  • Belgian Comic Strip Centre, um museu dedicado aos quadrinhos, que tem exposições permanentes e temporárias.
  • The Jazz Station, antiga estação de trem que hoje funciona como espaço cultural e tem algumas apresentações de jazz.

Além disso, a região de Sint-Joost-ten-Node tem muitos restaurantes com pratos tradicionais de vários países, que são uma ótima pedida tanto para o almoço como para o jantar.

Veja opções para ficar em Bruxelas em Sint-Joost-ten-Node:

Hotel caprichado: Hotel Indigo Brussels | Double Tree by Hilton

Hotel com bom custo benefício: Marivaux Hotel | Hotel Retro

Hotel Econômico: Sleep Well Youth Hostel

Apartamentos para alugar: Amazing Duplex

B&B: B&B Hotel Welcome to my Place

Ainda não achou seu hotel? Veja outras opções em Sint-Joost-ten-Nodle

Anderlecht

Para quem busca hospedagem barata em Bruxelas, a região de Anderlecht pode ser uma boa escolha, pois conta com hotéis de preços mais baixos.

Embora não tenha pontos turísticos, é onde está a estação ferroviária Brussels Midi, a maior da cidade, que conta com a estação de metrô Gare du Midi, de onde é possível seguir facilmente para outras áreas.

Um local interessante em Anderlecth que vale muito a visita é a cervejaria Cantillon, parada imperdível para quem gosta de turismo cervejeiro.

Mas, por ser uma região praticamente sem turismo e com menos movimento, é preciso ter um pouco mais de atenção ao andar pelas ruas, principalmente à noite.

Veja opções para ficar em Bruxelas em Anderlecht:

Apartamentos para alugar: Les Lofts d’Artistes | Parc Astrid

Ainda não achou seu hotel? Veja outras opções em Anderlecht

Bairro Europeu

Quando o assunto é onde ficar em Bruxelas, o Bairro Europeu não costuma ser muito lembrado, pois é uma região mais empresarial.

Mas pode ser uma boa opção para quem gosta de lugares mais tranquilos, longe do agito dos turistas. E tem várias opções de hotéis com bons preços.

Outro ponto positivo de se hospedar no Bairro Europeu é a facilidade de locomoção. Por lá, você encontra uma grande oferta de transportes para ir até outras partes de Bruxelas.

Para passeios na região, as dicas são:

  • Prédios do Parlamento Europeu e da sede da Comissão Europeia.
  • Parque Cinquantenaire, um espaço com muito verde, contrastando com os grandes edifícios comerciais do bairro.

Veja opções para ficar em Bruxelas no Bairro Europeu:

Hotel caprichado: Stanhope Hotel by Ton Hotels | Renaissance Brussels Hotel | Aloft Brussels Schuman | Thon Hotel

Hotel com bom custo benefício: Hotel du Congres

Hotel Econômico: Aparthotel Adagio Access | Hotel Satellite

Apartamentos para alugar: Apartments Berlaymont OHY

B&B: B&B A Côté du Cinquetenaire | De Mot B&B

Ainda não achou seu hotel? Veja outras opções no bairro europeu

Hospedagem em Bruxelas perto do Atomium

O Atomium, com 102 metros de altura e suas nove esferas de ferro com cerca de 18 metros cada, é um dos principais cartões postais da Bélgica.

E muita gente pode pensar em encontrar uma hospedagem próxima.

O que fazer em Bruxelas - Atomium

Mas fique atento: o Atomium de Bruxelas fica em uma região distante de todos os outros pontos turísticos da cidade.

O ideal é ficar hospedado em outra região e ir visitar o Atomium de metrô. Mas se preferir / precisar se hospedar nas redondezas, posso indicar alguns hoteis (há poucos hoteis nessa parte da cidade,e muitos não são bons).

Aqui tem algumas opções que podem ser interessantes:

Hotéis em Bruxelas perto do aeroporto

Bruxelas tem dois aeroportos próximos: Zaventem e Charleroi. Ambos oferecem boas opções de deslocamento para a cidade.

Perto do aeroporto de Zaventem, recomendo o Sheraton Hotel (que fica dentro do aeroporto), o Novotel (bom custo-benefício) e o Panda Bella (opção mais econômica).

Já perto do aeroporto Charleroi, temos o DC Hotel, o Aero44 e o Ibis Budget Charleroi.

Escolheu onde ficar em Bruxelas?

Gostou das nossas dicas de onde ficar em Bruxelas? Agora é só escolher o bairro que mais tem a sua cara, pesquisar os hotéis e aproveitar ao máximo a sua viagem!

Leia mais aqui sobre o que fazer em Bruxelas.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: Brent Connelly por Pixabay

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *