Fui Ser Viajante

Aeroporto de Atenas: guia do viajante

Compartilhar

O Aeroporto Internacional de Atenas (ATH), também chamado de Aeroporto Eleftherios Venizelos, foi inaugurado em 2001 para ser o aeroporto das Olimpíadas de 2004. Com isso, é um dos mais novos e modernos da Europa. Por lá, são operados vôos nacionais e internacionais para Europa, Oriente Médio, Egito e Ásia, o que faz do Aeroporto de Atenas um dos mais movimentados do continente europeu.

Na nossa viagem pela Grécia, ele se tornou um velho conhecido. Fizemos nada menos que seis embarques / desembarques no Aeroporto de Atenas. Testamos várias opções de transporte para ir do aeroporto para o centro de Atenas, passamos longas horas de conexão por lá, cochilamos dentro da sala de embarque, e descobrimos todas as atividades para passar o tempo.

Se você também vai passar algumas horas no aeroporto de Atenas, ou está apenas de passagem, descubra aqui o que fazer por lá!

O básico do aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas é novo e moderno. Com porte médio, funciona 24 horas com dois terminais, um principal e um satélite, que são interligados por uma passagem subterrânea.

O Aeroporto de Atenas fica na região de Spata, a mais ou menos 20 km do centro de Atenas. Ele é a principal porta de entrada para quem chega na Grécia. Do aeroporto, dá pra ir de metrô até o centro da cidade e até o Porto de Piraeus.

Na área de desembarque do Terminal Principal, há um balcão de atendimento e um posto de informações turísticas, que funciona das 8h às 20h. Por todo o saguão de desembarque, encontramos mapas gratuitos da cidade para levar.

Ah, e todas as placas estão traduzidas para inglês 🙂

Serviços no aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas conta com casas de câmbio, agências de viagem, banco, caixas eletrônicos, correios, área infantil, fraldário, salão de beleza, farmácia, telefones públicos e acesso a wi-fi gratuito por 45 min (que você pode renovar por até 24 horas ininterruptas, só autenticando de novo).

Gastronomia: No desembarque do Terminal Principal, há uma praça de alimentação com restaurantes, lanchonetes e cafeteria. No embarque, há restaurantes e lojas de fast-food. No Terminal Satélite, a única opção é uma cafeteria.

Guarda-volumes: A empresa Care4bag fica no piso de desembarque, próximo ao portão 3. Funciona 24 horas. O preço varia de acordo com o tempo de guarda e o tamanho da mala.

Locadoras de veículos: Todas ficam no piso de desembarque – Avis, Alamo, Budget, Europcar, National e Sixt.

Salas VIP / lounges: Ficam todas no nível de embarque. Você pode comprar o acesso para um dos lounges, ou usar algum lounge parceiro do seu programa de milhagem/cartão de crédito.  As opções são Goldair Handling CIP Lounge (4:30 às 20h, £20), Skyserv Aristotelis Onasis Lounge (5h às 23h, £24), Goldair Handling Lounge (3:30h às 23:30, £22), Lufthansa Business Lounge (4:30h às 20h, US$ 58), Skyserv Melina Merkouri Lounge (6h às 22h, £24) e Swissport Executive Lounge (5:30h a 1:00, £25).

Compras: Existem free shops tanto no nível de embarque quanto de desembarque do Terminal Principal. Existe também um pequeno mercado e lojas de conveniência, além de lojas de roupas, perfumes, eletrônicos, livros e guloseimas.

Estacionamento: gratuito até 20 minutos. Possibilidade de contratar o serviço de vallet.

Dormir no aeroporto de Atenas ou procurar um hotel?

Pegamos uma conexão noturna no aeroporto, e ficamos na dúvida entre ir para um hotel ou tentar cochilar no aeroporto. A economia falou mais alto, e como não era tanto tempo assim, decidimos ficar no aeroporto de Atenas.

No entanto, o aeroporto de Atenas é conhecido por não ser ‘sleep friendly’. Tem relatos de pessoas que foram acordadas por funcionários ou por uma música misteriosamente alta que surgia do nada. Como a maioria desses problemas acontecia no saguão de embarque, resolvemos não desembarcar. Ficamos na área próxima aos portões, já depois da segurança de embarque. Lá a internet funciona muito bem, e conseguimos cochilar um pouco. Os bancos não são confortáveis, mas pelo menos ninguém nos acordou.

Para quem prefere a tranquilidade de um hotel, o mais próximo do aeroporto é o Sofitel Athens Airport, que fica a 50 metros do terminal. Também dá pra descansar com mais comodidade em uma dos lounges da área de embarque.

Principais atrações do aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas conta com um pequeno museu no mezanino da área de embarque, bem ao lado da praça de alimentação. O espaço funciona para a Exibição de Achados Arqueológicos – muitos dos quais foram encontrados durante a construção do próprio aeroporto. Outras peças de diferentes períodos da história também estão em exposição. O pequeno museu funciona de segunda a domingo, das 6h às 23h, e a visita é gratuita.

Também há uma exposição permanente com peças do Museu da Acrópole, para ir dando um gostinho da visita ao principal museu de Atenas, e mais uma que conta a história de Eleftherios Venizelos, importante figura para a aviação na Grécia, e que dá nome ao aeroporto. As exposições ficam no salão de embarque.

O aeroporto conta ainda com áreas de exposições temporárias, que ficam distribuídas entre os pisos de embarque e desembarque.

Para as crianças, a área do playground é bem interessante. Já os adultos também podem se distrair nos restaurantes, ou nas diversas lojas espalhadas pelo saguão, além do free shop do aeroporto de Atenas.

Ficha técnica

O quê? Aeroporto Eleftherios Venizelos | Site
Onde? Attiki Odos, Spata Artemida, Grécia.
Principais atrativos? Wi-fi gratuita, serviço de guarda-volumes, lounges.
Estacionamento no local? Sim.
Como chegar? De carro, táxi, metrô ou ônibus. Mais informações aqui.
Não deixe de ver: As exposições permanentes e temporárias na área de embarque e desembarque.

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 

 

 

Sair da versão mobile