Aeroporto de Atenas: guia do viajante

O Aeroporto Internacional de Atenas (ATH), também chamado de Aeroporto Eleftherios Venizelos, foi inaugurado em 2001 para ser o aeroporto das Olimpíadas de 2004. Com isso, é um dos mais novos e modernos da Europa.

Por lá, são operados vôos nacionais e internacionais para Europa, Oriente Médio, Egito e Ásia, o que faz do Aeroporto de Atenas um dos mais movimentados do continente europeu.

Na nossa viagem pela Grécia, ele se tornou um velho conhecido. Fizemos nada menos que seis embarques / desembarques no Aeroporto de Atenas.

Testamos várias opções de transporte para ir do aeroporto para o centro de Atenas, passamos longas horas de conexão por lá, cochilamos dentro da sala de embarque, e descobrimos todas as atividades para passar o tempo.

Se você também vai passar algumas horas no aeroporto de Atenas, ou está apenas de passagem, descubra aqui o que fazer por lá!

Aeroporto de Atenas - guia do viajante

O básico do aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas é novo e moderno. Com porte médio, funciona 24 horas com dois terminais, um principal e um satélite, que são interligados por uma passagem subterrânea.

O Aeroporto de Atenas fica na região de Spata, a mais ou menos 20 km do centro de Atenas. Ele é a principal porta de entrada para quem chega na Grécia. Do aeroporto, dá pra ir de metrô até o centro da cidade e até o Porto de Piraeus.

Na área de desembarque do Terminal Principal, há um balcão de atendimento e um posto de informações turísticas, que funciona das 8h às 20h.

Por todo o saguão de desembarque, encontramos mapas gratuitos da cidade para levar.

Ah, e todas as placas estão traduzidas para inglês 🙂

Aeroporto de Atenas - guia do viajante

Serviços no aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas conta com casas de câmbio, agências de viagem, banco, caixas eletrônicos, correios, área infantil, fraldário, salão de beleza, farmácia, telefones públicos e acesso a wi-fi gratuito por 45 min (que você pode renovar por até 24 horas ininterruptas, só autenticando de novo).

Aeroporto de Atenas - guia do viajante

Gastronomia: No desembarque do Terminal Principal, há uma praça de alimentação com restaurantes, lanchonetes e cafeteria. No embarque, há restaurantes e lojas de fast-food. No Terminal Satélite, a única opção é uma cafeteria.

Guarda-volumes: A empresa Care4bag fica no piso de desembarque, próximo ao portão 3. Funciona 24 horas. O preço varia de acordo com o tempo de guarda e o tamanho da mala.

Locadoras de veículos: Todas ficam no piso de desembarque – Avis, Alamo, Budget, Europcar, National e Sixt.

Salas VIP / lounges: Ficam todas no nível de embarque. Você pode comprar o acesso para um dos lounges, ou usar algum lounge parceiro do seu programa de milhagem/cartão de crédito.  

As opções são Goldair Handling CIP Lounge (4:30 às 20h, £20), Skyserv Aristotelis Onasis Lounge (5h às 23h, £24), Goldair Handling Lounge (3:30h às 23:30, £22), Lufthansa Business Lounge (4:30h às 20h, US$ 58), Skyserv Melina Merkouri Lounge (6h às 22h, £24) e Swissport Executive Lounge (5:30h a 1:00, £25).

Compras: Existem free shops tanto no nível de embarque quanto de desembarque do Terminal Principal. Existe também um pequeno mercado e lojas de conveniência, além de lojas de roupas, perfumes, eletrônicos, livros e guloseimas.

Estacionamento: gratuito até 20 minutos. Possibilidade de contratar o serviço de vallet.

Dormir no aeroporto de Atenas ou procurar um hotel?

Pegamos uma conexão noturna no aeroporto, e ficamos na dúvida entre ir para um hotel ou tentar cochilar no aeroporto. A economia falou mais alto, e como não era tanto tempo assim, decidimos ficar no aeroporto de Atenas.

No entanto, o aeroporto de Atenas é conhecido por não ser ‘sleep friendly’. Tem relatos de pessoas que foram acordadas por funcionários ou por uma música misteriosamente alta que surgia do nada.

Como a maioria desses problemas acontecia no saguão de embarque, resolvemos não desembarcar.

Ficamos na área próxima aos portões, já depois da segurança de embarque. Lá a internet funciona muito bem, e conseguimos cochilar um pouco. Os bancos não são confortáveis, mas pelo menos ninguém nos acordou.

Para quem prefere a tranquilidade de um hotel, o mais próximo do aeroporto é o Sofitel Athens Airport, que fica a 50 metros do terminal. Também dá pra descansar com mais comodidade em uma dos lounges da área de embarque.

Aeroporto de Atenas - guia do viajante

Principais atrações do aeroporto de Atenas

O aeroporto de Atenas conta com um pequeno museu no mezanino da área de embarque, bem ao lado da praça de alimentação.

O espaço funciona para a Exibição de Achados Arqueológicos – muitos dos quais foram encontrados durante a construção do próprio aeroporto.

Outras peças de diferentes períodos da história também estão em exposição. O pequeno museu funciona de segunda a domingo, das 6h às 23h, e a visita é gratuita.

Também há uma exposição permanente com peças do Museu da Acrópole, para ir dando um gostinho da visita ao principal museu de Atenas, e mais uma que conta a história de Eleftherios Venizelos, importante figura para a aviação na Grécia, e que dá nome ao aeroporto. As exposições ficam no salão de embarque.

O aeroporto conta ainda com áreas de exposições temporárias, que ficam distribuídas entre os pisos de embarque e desembarque.

Para as crianças, a área do playground é bem interessante. Já os adultos também podem se distrair nos restaurantes, ou nas diversas lojas espalhadas pelo saguão, além do free shop do aeroporto de Atenas.

Aeroporto de Atenas - guia do viajante

Planeje sua viagem

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Henrique de Melo disse:

Bom dia, tudo bom?

Poderia tirar algumas dúvidas?

1. Quantas malas podemos levar em voo comercial para Atenas? 1 ou 2?
2. Onde eu consigo a lista de alimentos proibidos para embarque e despacho?

Desde já agradeço!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Henrique, a quantidade de malas despachadas depende da tarifa de seu voo, isso varia de uma companhia para outra, é importante prestar atenção se tem bagagem despachada ou não, assim como a quantidade incluída, na hora da compra da passagem.
Sobre as restrições de alimentos, normalmente são proibidos os alimentos de origem animal que tenham origem fora da União Européia, caso tenham sido produzidos na Europa, não há restrição de transporte dentro da União Européia.
Caso você queira trazer algum item alimentício para o Brasil, é importante que seja um alimento industrializado e com selo de inspeção sanitária da UE na embalagem!
Abraços e boas viagens!

Henrique de Melo disse:

obrigado

talita disse:

Boa tarde por favor alguem sabe me informar se o aeroporto internacional de Atenas tem um hospital lá dentro?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Talita, Verifiquei no site do aeroporto de Atenas e não tem hospital dentro do aeroporto.
Grande abraço e boa viagem!

Larissa disse:

vc sabe me dizer se tem banheiro com chuveiro nos lounges??

Rafael Cassemiro disse:

Oi Larissa, procurei nos sites dos lounges e nenhum deles informa possuir Chuveiro.
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

SILOÉ NOGUEIRA disse:

Olá, Boa noite ! Grata pelas informações. Há loja ou um quiosque da telefonia Vodafone no aeroporto de Atenas ? Opto por sempre adquirir , in loco, o chip . Prático e mais barato. Desde já, agradecida !

Rafael Cassemiro disse:

Olá Siloé,
verifiquei no site do aeroporto de Atenas, e eles informam existir um “quiosque” da Vodafone na área externa do desembarque, entre as portas 1 e 2.
Obrigado pela Visita e boa viagem.

Kenny Ralph disse:

Klécia, Parabéns pelo post, estou com uma pequena duvida… Vou de Frankfurt para o Cairo com conexão em Atenas, vou emitir o visto egípcio no Cairo, porem você sabe me dizer se poderei ter problemas no embarque em Atenas?

Rafael Cassemiro disse:

Olá Kenny,
Não tenho como te responder, o ideal é entrar em contato com a empresa que vai operar seu vôo e fazer esse questionamento, além de levar impresso ou salvo no telefone a pagina do consulado onde aparece essa informação da emissão do visto no desembarque no Cairo.
Obrigado pela visita e boa viagem