San Francisco Califórnia: 30 passeios para fazer na cidade e se apaixonar

San Francisco Califórnia é uma das cidades mais interessantes do mundo! Confesso que sou apaixonada pela cidade e falar sobre o que fazer em San Francisco me deixa muito animada para compartilhar o que vi e vivi na cidade.

San Francisco é uma cidade grande, com muitas opções de passeio, então decidir o que colocar no roteiro pode ser complicado, especialmente se é a sua primeira vez na cidade.

Nós ficamos 5 dias na cidade e deu para explorar bastante coisa. Por isso, esse post vem te ajudar com uma lista dos 30 principais pontos turísticos de San Francisco, para te ajudar a escolher o que visitar.

Vamos falar sobre as principais atrações de San Francisco, combinando passeios históricos, cervejarias da Califórnia, lugares para ver a Ponte Golden Gate e curtir o espírito de liberdade da cidade.

O que fazer em San Francisco: 30 pontos turísticos e experiências

Aqui vamos te mostrar os principais pontos turísticos de San Francisco, incluindo passeios culturais, locais históricos, mirantes e tudo mais que a cidade de San Francisco tem a oferecer.

Se você preferir, clique para ver o mapa de San Francisco, onde um pin indicando onde fica atração está localizada no mapa da cidade, o que vai facilitar para você na hora de montar seu roteiro.

1 – Ilha de Alcatraz

A Ilha de Alcatraz é um dos pontos turísticos mais famosos de San Francisco. Todo mundo já ouviu falar sobre a ilha que foi transformada numa prisão de segurança máxima.

Área externa - antiga praça de armas
Ilha de Alcatraz, San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

O passeio começa com a travessia de barco pela Baía de San Francisco, com vista panorâmicas da cidade de San Francisco, da Golden Gate Bridge e da Baía.

Ao chegar na ilha, o passeio segue com uma caminhada pela antiga cadeia de Alcatraz, guiada por um áudio-guia (com opção de idioma português).

Você vai conhecer a história de criminosos famosos que passaram por lá, como Al Capone e George “Machine Gun” Kelly, além de toda a área externa da cadeia, que tem vista linda para a baía.

A informação mais importante sobre esse passeio é que você precisa comprar seu ingresso para esse passeio antecipadamente – os ingressos se esgotam rapidamente! Não deixe para última hora!

Faça suas reservas e garanta seu passeio

2 – Golden Gate Bridge

A Golden Gate Bridge é um símbolo de San Francisco, talvez o maior cartão-postal da cidade. Todo mundo que vai a San Francisco espera uma foto com ela. E não faltam ângulos, você pode vê-la de longe, de perto, e até de baixo!

Golden Gate Bridge em San Francisco
Golden Gate Bridge em San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

A ponte suspensa de metal vermelho atravessa o estreito Golden Gate, conectando San Francisco ao distrito de Marin, e pode ser vista de várias partes da cidade.

A Golden Gate Bridge tem aproximadamente 2,7 km de extensão e é parte da experiência da visita a San Francisco fazer a travessia da ponte: sentir a força dos ventos, tirar fotos e ver de perto aquela obra majestosa da arquitetura.

Você pode atravessar a ponte a pé, de carro, ou de bicicleta e aproveitar para fazer uma visita à cidade vizinha de Sausalito.

Há alguns locais na cidade onde você pode alugar uma bicicleta e fazer a travessia, ou quem sabe reservar um cruzeiro pela baía e ver a ponte de outro ângulo. Confira alguns tours e experiências que você pode reservar:

Faça suas reservas e garanta seu passeio

3 – Golden Gate Park

A área ao redor da ponte também oferece muitas opções para explorar. O Golden Gate Park é um parque urbano enorme que fica próximo a Ponte Golden Gate e oferece muitas atividades.

O parque tem muita área verde, lagos, colinas e trilhas com vistas panorâmicas para a Ponte Golden Gate, além de atrações como o Jardim Botânico de San Francisco, o Japanese Tea Garden e o de Young Museum.

O parque fica super cheio aos finais de semana, com os moradores e turistas aproveitando a vida ao ar livre no Golden Gate Park.

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

4 – Passeio de Cable Car

Os Cable Cars em San Francisco (ou bondinhos) são um marco histórico da cidade. Muita gente que vai a San Francisco faz questão de fotografá-los, ou até fazer um passeio pela cidade a bordo de um.

Eles operam em rotas específicas, e com certeza proporcionam uma experiência diferenciada para se deslocar pelas colinas íngremes e ruas pitorescas de San Francisco.

A rota de Cable Car mais turística é a Powell-Hyde (que basicamente são os nomes das duas estações terminais). Em cada uma, você pode ver o bonde sendo girado manualmente numa rotunda, já que ele “não tem ré”.

Também em cada uma dessas estações, vai se formando uma fila na espera de dar uma volta no bondinho, e ela fica maior ao longo do dia, por isso se você quiser mesmo fazer essse passeio, chegue o mais cedo que puder.

Uma coisa boa da rota Powell-Hyde é que ela passa do ladinho da Lombard Street, outro ponto turístico de San Francisco e próximo item da nossa lista.

Então você pode fazer dois passeios em um: pega o bonde da linha Powell-Hyde, faz o passeio de bonde e desembarca pertinho da Lombard Street para darmos seguimento ao nosso roteiro em San Francisco.

5 – Lombard Street

Confesso que esse era um dos lugares em San Francisco que eu mais queria conhecer!

Lombard Street é conhecida como a “rua mais sinuosa do mundo”, famosa por suas curvas fechadas e íngremes, ladeadas por belos jardins floridos e casinhas coloridas.

Lombard Street
Lombard Street. Foto: Fui Ser Viajante

Localizada em Russian Hill, essa rua já apareceu em filmes e programas de televisão, por isso ficou tão famosa e está sempre repleta de turistas, seja nas calçadas ou nos carros que se arriscam a dirigir pelas curvas fechadas.

A rua possui oito curvas acentuadas em um trecho de apenas um quarteirão. Essas curvas foram projetadas para tornar a descida menos íngreme e mais segura para os motoristas.

A minha dica é você ver a escadaria tanto de cima (aproveitando a vista da cidade), quanto de baixo (de onde você captura melhor a vista da escadaria).

Aproveite para passear pelas calçadas e jardins, prestando atenção enquanto os carros descem a rua contornando as curvas sinuosas.

A gente também mostrou mais detalhes da Lombar Street (e outras atrações icônicas da cidade no nosso vídeo no canal do Youtube:

6 – Ghirardelli Square

Ghirardelli Square é um complexo de entretenimento e compras que funciona em um prédio histórico de tijolinhos aparentes, que hoje abriga uma variedade de lojas, restaurantes e, é claro, a fábrica de chocolate Ghirardelli.

Essa famosa fábrica de chocolate Ghirardelli foi fundada em 1852, quando Domingo Ghirardelli abriu sua primeira loja de chocolates na cidade.

O lugar pode ser visitado, com direito a visita guiada, ou você pode simplesmente passar pela loja e fazer degustação dos chocolates, sorvetes e outras delícias.

Ghirardelli Square
Ghirardelli Square. Foto: Fui Ser Viajante

Mas além da fábrica de chocolates, há muito mais para explorar na Ghirardelli Square, que hoje é um verdadeiro complexo gastronômico e de compras.

Há mesas ao ar livre, vários restaurantes e até uma cervejaria, a San Francisco Brewing Co, onde você pode provar cervejas locais, pratos que harmonizam com as cervejas e até visitar a fábrica da cervejaria.

Se ficar na dúvida de qual cerveja provar, peça uma régua de degustação e experimente algumas das potentes cervejas californianas!

San Francisco Brewing Co
San Francisco Brewing Co. Foto: Fui Ser Viajante

O local é animado e perfeito para curtir, seja a tarde ou a noite. Virou um dos nossos favoritos em San Francisco.

Ah, e anote aí: você consegue acessar a orla de San Francisco a partir da Ghirardelli Square. Tem uma bela escadaria onde você pode sentar, curtir a energia da cidade e apreciar a beleza da baía.

E se caminhar para sua esquerda (de quem olhar o mar), você vai chegar no Pier Municipal. A estrutura do pier em si está meio decadente, a gente achou meio que por acaso porque não costa nos guias turísticos da cidade.

Mas foi de lá que tiramos essa foto linda da cidade:

Pier Municipal de San Francisco
Pier Municipal de San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

7 – Píer 45 – Musée Mécanique e USS Pampanito

Começando nossa caminhada pela região portuária de San Francisco, nossa primeira parada é o Píer 45.

Lá você pode visitar duas atrações – uma que a gente achou interessante, outra que a gente escolheu não entrar, só ver por fora.

A primeira é o Musée Mécanique, que funciona dentro do galpão do píer. A gente entrou meio sem saber o que era, porque não tínhamos lido sobre o lugar durante o planejamento da viagem – e foi uma boa surpresa!

Esse é um museu bem exótico que abriga uma vasta coleção de máquinas e jogos mecânicos antigos. Uma verdadeira viagem no tempo, uma experiência nostálgica para os adultos e divertida para as crianças.

Musee Mechanique
Musee Mechanique. Foto: Fui Ser Viajante

Você não paga para entrar, só para usar os jogos vintage (de 25 centavos a 1 dólar, mais ou menos). Tem fliperama, caixas de música, máquinas de pinball e muitos outros.

No lado de fora, você pode ver o USS Pampanito, um submarino histórico, que participou da segunda guerra mundial, e hoje foi convertido em museu.

Paga-se uma taxa para visitar o interior do submarino e do barco, por isso a gente decidiu não visitar e apenas fazer fotos deles ali perto píer.

Mas se você for um grande fã de embarcações ou da história da segunda guerra, pode ser interessante comprar o ingresso para incluir a visita no roteiro.

USS Pampanito
USS Pampanito. Foto: Fui Ser Viajante

8 – Fisherman’s Wharf, Padaria Boudin e píer 39

Seguindo pela região portuária, chegamos no Fisherman’s Wharf, outro lugar histórico da região portuária de San Francisco.

Hoje, o local está sempre movimentado de turistas, com restaurantes em todo o entorno da praça (especialmente de frutos do mar frescos).

Fisherman Wharf San Francisco
Fisherman’s Wharf San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Seguindo a caminhada mais alguns metros você vai passar pela Padaria Boudin (muito tradicional em San Francisco).

Vale a pena entrar e conferir o movimento, ou provar a clam chowder, uma sopa tradicional de San Francisco.

Padaria Boudin
Padaria Boudin. Foto: Fui Ser Viajante

Em mais alguns metros, você chega ao píer 39, outro ícone de San Francisco.

Provavelmente, ele vai estar ainda mais lotado de turistas. Esse lugar tem uma energia tão envolvente, que é difícil descrever – você precisa visitar e sentir!

São várias lojas de souvenirs, restaurantes, uma espécie de mini-parque de diversão, com carrosséis, roda gigante, lojas de doces e sorvetes, e uma vista incrível da baía.

Além disso, nas docas ao lado do píer ficam um monte de leões marinhos, tomando banho de sol e posando para fotos dos turistas. Caminhar por lá é realmente um passeio imperdível em San Francisco.

Pier 39 em San Francisco
Pier 39 em San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

O píer 39 é outro lugar onde você pode provar a clam chowder.

Essa sopa tradicional de San Francisco é servida em praticamente todos os restaurantes do Píer 39.

Clam Chowder em San Francisco
Clam Chowder em San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

No Píer 39, ainda funcionam outras atrações:

  • o Aquarium of the Bay, o aquário marinho de San Francisco, que pode ser uma boa atração para quem visita a cidade com crianças;
  • o 7D Experience, uma experiência 7D com jogos interativos e emocionantes.

Definitivamente, esse é um dos lugares mais vibrantes e animados da cidade. Passar por lá é uma das coisas que eu diria serem realmente imperdíveis em San Francisco!

Fisherman's Wharf San Francisco
Fisherman’s Wharf San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

9 – Exploratorium

Seguimos explorando a região do Embarcadero. Passamos pelo píer 33, onde acontece o embarque para a Ilha de Alcatraz, e chegamos ao píer 15, onde funciona o Exploratorium, um museu de ciência interativo e inovador.

Já na área externa, você vai ver várias instalações, e você pode tocar, brincar, é tudo interessante e gratuito.

Exploratorium San Francisco
Exploratorium San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Se quiser ir mais a fundo, é possível visitar também a área interna do museu, com um ingresso, onde podem conferir as exposições, participar de experimentos científicos e estimular o pensamento criativo e a investigação.

É um passeio legal para quem quer viver uma experiência divertida, interativa e educativa, especialmente com crianças e amantes da ciência.

10 – Ferry Building Marketplace

O Ferry Building Marketplace é uma espécie de mercado de produtores junto com pequenos quiosques de lanches, cafés e restaurantes, tudo funcionando no edifício histórico do Ferry Building, às margens da Baía de San Francisco.

O prédio em si é super charmoso e histórico. Tem muitas janelas em arco e uma bonita torre do relógio, o que faz sentido porque esse era o ponto de chegada para os passageiros que viajam de ferry pela baía de São Francisco.

Na área externa ainda param algumas balsas, e você encontra mesas ao ar livre, com vista para a Baía de San Francisco e a Bay Bridge.

Vale circular por fora, mas também por dentro do prédio, um passeio perfeito para quem gosta de compras, gastronomia e cultura. O Ferry Building oferece uma experiência descolada e interessante.

Passear por lá é estimular todos os sentidos. Além dos restaurantes, há cafeterias, lanchonetes, sorveterias e muitas lojas: pães artesanais, queijos, chocolates, vinhos… e a maior parte dos produtos é artesanal / orgânico.

Ferry Building Marketplace
Ferry Building Marketplace. Foto: Fui Ser Viajante

11 – Union Square

A Union Square é o coração financeiro de San Francisco. É uma praça super movimentada, e cercada por lojas de luxo, grandes lojas de departamento, hotéis elegantes e restaurantes.

O nome da praça faz uma homenagem à solidariedade e união que marcou a Guerra Civil Americana. Muitos eventos na cidade acontecem no entorno da Union Square, e no Natal a praça fica toda decorada.

Union Square San Francisco
Union Square San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

A arquitetura dos prédios ao redor da praça impressiona: arranha-céus e prédios históricos lado a lado.

Quando nos inscrevemos num tour noturno gratuito por San Francisco, que nos levou para conhecer os mistérios e histórias da cidade, nosso ponto de encontro foi na Union Squaure. e

Outra coisa importante a saber é que a Union Square é facilmente acessível por transporte público, e está próxima a outras atrações de San Francisco, como Chinatown e o distrito financeiro de San Francisco.

12 – Tour noturno em Barbary Coast San Francisco

Esse tour noturno foi um dos melhores passeios que fizemos em San Francisco, então ele não poderia ficar de fora dessa lista sobre o que fazer na cidade.

A gente sempre costuma fazer esse tipo de walking tour gratuito quando visitamos uma cidade pela primeira vez. Em San Francisco você tem opção de fazer esse passeio em vários bairros.

Dentre esses, escolhemos fazer o tour noturno porque ele passava por uma região que não estaria no nosso roteiro, a Barbary Coast, e ele seria focado em contar histórias e lendas sobre a formação da cidade.

A Barbary Coast foi uma região importante para a San Francisco do século 19, que fica onde atualmente está localizado o distrito financeiro da cidade.

Distrito Financeiro de San Francisco
Distrito Financeiro de San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

A história do tour nos leva para a época da corrida do ouro em San Francisco (década de 1840), quando a cidade recebeu um grande influxo de imigrantes, aventureiros e garimpeiros em busca das minas de ouro da Califórnia.

A população da cidade cresceu rapidamente, e a Barbary Coast se tornou uma região repleta de bares, bordéis, casas de jogos de azar e salões de dança, frequentada pelos marinheiros e garimpeiros em busca de diversão.

Uma espécie de território sem lei, onde surgiram figurões dos crimes, cafetões e bandidos. A região hoje está completamente diferente, mas muitos prédios guardam histórias e lendas, e é por esse caminho que segue o tour.

Foi muito legal, o guia sabia muito e nos deu muitas informações sobre a San Francisco de hoje em dia também. O tour é gratuito mas você precisa reservar com antecedência.

É costume dar uma gorjeta ao guia no final do passeio. O ponto de encontro para o começo do passeio é Union Square, esquina da Post Street.

13 – Chinatown

Se você gosta de visitar os bairros chineses pelas cidades que visita mundo afora, vai amar conhecer a Chinatown de San Francisco. Essa é a maior comunidade chinesa fora do continente asiático!

Localizada no centro da cidade, fica pertinho da Union Square e você pode ir andando de um ponto ao outro.

O Dragon Gate, na Grant Avenue, marca a entrada de Chinatown, e a partir dele a atmosfera muda completamente.

Dragon Gate San Francisco
Dragon Gate San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Lanternas vermelhas decoram as ruas, vários restaurantes, mercados, galerias de arte e lojas por toda parte.

Prepare-se para viver uma imersão pela cultura chinesa. Se for curioso, vale entrar em todas as lojinhas, entrar nos mercados para espiar os produtos, ou até comer em um restaurante.

Vimos vários pequenos restaurantes servido comida chinesa autêntica, como o tradicional pato de pequim, dim sum, e também tomamos um sorteve de matchá delicioso!

Chinatown San Francisco
Chinatown San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Esse também é um bairro interessante para compras e lembrancinhas, já que há uma variedade de lojas dos mais diversos itens: produtos importados, antiguidades, artesanato, seda, cerâmica e muito mais.

Outro ponto de interesse em Chinatown é a igreja de St. Mary, que fica no lugar da primeira catedral que foi construída na Califórnia pelos missionários espanhóis.

Reserve uma experiência:
Passeio a pé guiado pela Chinatown de São Francisco
Chinatown Walking Food Tour

14 – Esquina das ruas Broadway & Columbus

Quase na esquina da Grant Avenue, essa esquina marca a divisão de 3 bairros de San Francisco: North Beach (o bairro italiano), Chinatown e o distrito financeiro.

No entorno dessa esquina, tem dois lugares históricos para conhecer em San Francisco:

  • a Livraria City Book Lights, a primeira livraria “alternativa” dos Estados Unidos e uma das primeiras editoras a publicar os beats, como Jack Kerouac e seu mundialmente famoso “On the Road”, e
  • o Vesuvio Cafe, ponto de encontro do movimento Beatnik americano nas décadas de 1940 e 1950.

Essa esquina representa um ponto de encontro dessas 3 culturas (americana, italiana e chinesa).

Há um monumento com livros pendurados, uma referência aos escritores Beatnik, e palavras escritas nos três idiomas representado a diversidade cultural que se encontra ali.

San Francisco Califórnia o que fazer
Foto: Fui Ser Viajante
San Francisco Califórnia o que fazer
Foto: Fui Ser Viajante

15 – Alamo Square e Painted Ladies

Essa é uma parada 2 em 1, já que no mesmo lugar você vai conhecer duas atrações icônicas de San Francisco.

Alamo Square é uma praça super ampla, com muita área verde, no bairro de Western Addition, San Francisco. A praça fica numa região mais alta, com uma vista bacana para a cidade.

Fomos num domingo e foi uma delícia, a praça estava super movimentada, com food trucks, gente fazendo piquenique, caminhando e até uma banda fazendo um show num palco montado no gramado.

Bem em frente a Alamo Square, na Steiner Street, ficam as “Painted Ladies”, um conjunto de casas vitorianas coloridas que aparecem em vários filmes e são um verdadeiro cartão-postal de San Francisco.

O que fazer em San Francisco Califórnia
O que fazer em San Francisco Califórnia. Foto: Fui Ser Viajante

Quem lembra da abertura da série “Full House” (Três é Demais, no Brasil)? As Painted Ladies apareciam por lá!

Elas são chamadas “painted ladies” (senhoras pintadas) devido à sua aparência elegante e pintura colorida, que realça os detalhes arquitetônicos de cada uma delas.

Esse tipo de casa era muito comum em San Francisco no final do século 19 e início do século 20, antes do grande terremoto de 1906, que mudou toda a arquitetura da cidade.

Por isso, visitar e fotografar as Painted Ladies é ver de perto um testemunho do passado da cidade e do charme arquitetônico de San Francisco.

16 – Palace of Fine Arts

Eu fiquei apaixonada na beleza desse lugar! O Palace of Fine Arts (Palácio de Belas Artes) de San Francisco fica no bairro de Marina District, e é o lugar perfeito para fazer fotos lindas na sua viagem!

Um palacete de arquitetura clássica, inspirado nos estilos grego e romano, e cercado por um lago e jardins belíssimos. Esse lugar é espetacular, embora nem sempre ele seja citado como uma atração nos roteiros em San Francisco.

Palace of Fine Arts San Francisco
Palace of Fine Arts San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

O Palácio de Belas Artes foi construído para a Exposição Internacional Panamá-Pacífico, que aconteceu em San Francisco em 1915.

Hoje, o Palácio de Belas Artes abriga um teatro e um espaço para eventos culturais, performances teatrais e shows musicais – onde funciona um banheiro com acesso ao público, inclusive. Nós usamos e foi um salva-vidas!

17 – The Wave Organ (O Órgão das Ondas)

Esse foi um lugar que achamos meio que sem querer, mas gostei por isso estou indicando aqui! Vimos a placa e achei o nome curioso. Fomos seguindo e gostei da surpresa.

O Wave Organ, ou Órgão das Ondas, é uma instalação sonora localizada na Baía de São Francisco, em San Francisco. Fica em Marina Green, perto do Palace of Fine Arts, por isso estou colocando pertinho.

Não é uma grande atração, muito menos famosa. Foi criado em 1986 como uma colaboração artística entre o escultor e arquiteto Peter Richards, o artista de som George Gonzales e a Fundação Exploratorium.

The Wave Organ San francisco
The Wave Organ San francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Essa instalação é projetada para interagir com as ondas do mar, criando uma experiência auditiva para os visitantes.

Tem uma série de tubos colocados abaixo da superfície da água, que se estendem até a superfície. Eles captam o barulho e as ondas do mar, então você pode colocar o ouvido perto dos tubos e “ouvir o mar”.

O som varia dependendo do tamanho e força das ondas, criando uma experiência sonora única em cada visita.

18 – Crissy Field e Fort Point

Pertinho do Palace of Fine Arts, você também pode visitar Crissy Field, um parque a beira-mar, com uma vista linda da Ponte Golden Gate e da baía.

A história do lugar mostra que esse era um antigo campo de aterissagem para aviões militares, que foi transformado em área recreativa na década de 1990.

Os moradores de San Francisco frequentam Crissy Field para praticar exercícios ao ar livre, como corridas, ciclismo, fazer piqueniques e observar pássaros (há várias espécies nativas com ninhos nessa área protegida).

Crissy Fields
Crissy Fields. Foto Fui Ser Viajante

Se você caminhar para mais perto da Golden Gate Bridge, vai chegar em Fort Point (que também foi um dos lugares mais espetaculares que visitamos em San Francisco.

Fort Point um forte histórico do século 19, que foi construído como parte do sistema de defesa costeira dos Estados Unidos.

O forte foi utilizado com propósitos militares até o final da década de 1930, e depois foi restaurado e transformado em local de visitação.

A entrada é gratuita, e esse é um lugar incrível para quem quer chegar bem pertinho da ponte Golden Gate.

Fort Point San Francisco
Fort Point San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Nas antigas salas, tem uma pequena exposição sobre a atividade do forte, mas o mais legal é com certeza chegar bem pertinho da Ponte, com toda aquela ventania e locais incríveis para foto.

19 – Escadarias de San Francisco

San Francisco é uma cidade de muitas ladeiras, e com isso também se tornou uma cidade de muitas escadarias.

As escadarias de San Francisco são muito fotogênicas, por isso se passar perto de uma no seu roteiro, vale incluir uma parada.

Algumas das escadarias mais famosas e bonitas da cidade são:

  1. Escadaria Mosaic (Mosaic Steps ou Moraga Steps): Fica na 16th Avenue, entre as ruas Moraga e Noriega, e é uma das escadarias mais bonitas de San Francisco, com o mosaico formando o desenho de uma espiral.
  2. Lyon Street: Situada no bairro de Pacific Heights, considerado um dos mais caros do mundo para viver. Essa escadaria é cercada por jardins e oferece uma vista linda da baía e da cidade.
  3. Lincoln Park Steps, minha favorita! Fica no Parque Lincoln, o mesmo parque onde está o museu Legion of Honor.
Lincoln Steps San Francisco
Lincoln Steps San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

20 – Legion of Honor

Se passar pelos Lincoln Steps, aproveite para visitar esse museu super imponente em San Francisco.

A Legion of Honor é o museu de belas artes localizado em San Francisco, Califórnia. A fachada é uma réplica do Palácio da Legião de Honra em Paris, na França, daí o seu nome.

O acervo do museu abrange vários períodos e estilos artísticos, desde antiguidades, arte europeia e oriental. Há obras de artistas famosos mundialmente, como Rembrandt, da Vinci, Monet, Renoir e Van Gogh.

O museu funciona de terça a domingo, de 9:30h às 17:30h. A entrada é gratuita nas primeiras terças-feiras de cada mês.

21 – Lands End

Você pode combinar o passeio na Legion of Honor com uma caminhada no parque de Lands End, que fica ali pertinho.

A região recebeu o nome de “Lands End” porque está localizada no ponto mais ocidental de San Francisco, na região costeira, com uma vista incrível para a baía de San Francisco e a ponte Golden Gate.

Há muitas trilhas e natureza, e esse parque é muito frequentado por moradores e turistas que gostam de natureza. É uma paisagem espetacular, com o mar revolto e o penhasco gerando cenários deslumbrantes.

De todas as trilhas de Lands End, a mais famosa é a “Coastal Trail”, exatamente pela vista incrível do litoral.

Lands End San Francisco
Lands End San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Outros dois lugares interessantes que você pode conhecer por trilha em Lands End são:

  • as ruínas de Sutro Baths, um antigo complexo de piscinas de água salgada, que foi construído em 1896 e destruído por um incêndio em 1966
  • Land End Labyrinth, uma espiral de pedras que forma um labirinto na areia da praia. Foi criação de um artista local e muitas pessoas visitam a área para contemplação e fotos.

22 – Coit Tower

A Coit Tower tem 64 metros de altura e fica no topo da Telegraph Hill, ou seja, tem uma posição privilegiada para quem quer curtir vistas panorâmicas de San Francisco e arredores.

Para chegar ao topo da torre, os visitantes devem subir uma série de escadas ou usar um elevador para acessar o mirante.

A torre foi construída como uma homenagem aos bombeiros de San Francisco, e batizada com o sobrenome de Lillie Hitchcock Coit.

Essa senhora foi patrona dos bombeiros voluntários de São Francisco e doou seu dinheiro, após seu falecimento, para a construção da torre.

A área em torno da torre, conhecida como Coit Tower Pioneer Park, também rende um passeio bacana, enquanto você curte a paisagem no topo do Telegraph Hill.

23 – Castro District (o bairro gay)

O Castro District, também conhecido simplesmente como Castro, é um bairro de San Francisco que é considerado o coração da comunidade LGBTQIA+, uma referência para a cultura gay no mundo.

O bairro ganhou destaque como um centro da comunidade gay no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, durante o movimento pelos direitos civis e o surgimento do movimento de libertação gay nos Estados Unidos.

O bairro inteiro é um símbolo de inclusão, diversidade e aceitação. É um bairro alegre, com muitas bandeiras do arco-íris espalhadas, lojas, bares, restaurantes e casas noturnas.

Quando estiver pelo bairro, vale procurar a “Rainbow Honor Walk“, com suas placas de bronze na calçada, homenageandolésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers que tiveram um impacto significativo na história global.

Fomos em alguns bares da região, sempre muito animados, com uma atmosfera inclusiva e aberta!

24 – Mission District (o bairro latino)

O Mission District é o bairro latino de San Francisco, Califórnia, uma marca das heranças latina e hispânica na cidade, que você vai ver presentes tanto na cultura, quanto na gastronomia e atmosfera do bairro.

Foi nessa região que foi estabelecida como uma das primeiras missões espanholas em San Francisco, a Missão San Francisco de Asís, no século 18.

A missão foi fundada em 1776, e é também conhecida como “Mission Dolores”.

O bairro também é muito animado, com vários murais e arte de rua (vale visitar o Clarion Alley) e restaurantes que servem pratos autênticos da América latina (anote para conhecer os restaurantes da 24th Street).

Outro lugar imperdível é Dolores Park, um dos lugares mais populares e queridos de San Francisco, Califórnia. A gente foi pra lá curtir o por do sol, e foi incrível!

Dolores Park San Francisco
Dolores Park San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Muitos artistas, pessoas curtindo no gramado, brincando com seus pets, muita música e uma vista linda da cidade, incluindo vista da Coit Tower.

É um lugar que representa perfeitamente a diversidade, a vida ao ar livre e o espírito descontraído de San Francisco.

25 – North Beach (o bairro italiano)

Chegou a vez de falarmos sobre North Beach, o bairro italiano localizado no nordeste de San Francisco.

O bairro surgiu por conta dos imigrantes italianos que chegaram na região por volta do século 19, e formaram uma verdadeira comunidade italiana em San Francisco.

Lugar perfeito para comer uma autêntica comida italiana, caminhar por ruas pitorescas e uma vida noturna vibrante.

A Columbus Avenue é a rua principal do bairro, repleta de cafés italianos, sorveterias, padarias e lojas de produtos importados da Itália. Também vale visitar a Igreja de São Pedro e São Paulo em North Beach.

26 – Haight-Ashbury (o bairro hippie)

O nome Haight-Ashbury vem das duas ruas principais que se cruzam no bairro: Haight Street e Ashbury Street.

O bairro de Haight-Ashbury foi o epicentro do movimento hippie na década de 1960, um importante ponto de encontro para a contracultura e o movimento de paz e amor.

Jovens de todo o país vieram para essa região em busca de liberdade, expressão artística e um estilo de vida alternativo. Famosos como Janis Joplin, Jimi Hendrix e The Grateful Dead frequentaram e se apresentaram no bairro.

Ao passear por lá hoje, você vai encontrar casas no estilo vitoriano, lojas e boutique, cafés e uma atmosfera descontraída e boêmia.

27 – Twin Peaks (picos gêmeos)

Twin Peaks são duas colinas “gêmeas”, que se chamam assim porque parecem estar lado a lado, se destacando no horizonte de San Francisco.

As colinas se elevam a cerca de 280 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas panorâmicas espetaculares da cidade e da baía.

As Twin Peaks também são um ótimo local para caminhadas e passeios ao ar livre. O parque funciona todos os dias, das 5 da manhã até meia noite e é melhor escolher um dia sem neblina para subir até lá, para curtir a vista.

Há estacionamento na base da colina, com paradas de ônibus nas proximidades do ponto de acesso para as trilhas.

Também é possível visitar ao por do sol e à noite, para ver a cidade iluminada. Mas aqui não é recomendado ir a pé até o topo, por conta da visibilidade. O melhor é ir de carro até o estacionamento mais próximo, ao norte do parque.

28 – Presidio of San Francisco

Mais um parque incrível para conhecer em San Francisco. O Presidio está associado ao passado colonial espanhol, quando construíram uma fortaleza militar espanhola em 1776, para proteger de invasões e ajudar na colonização.

A base militar só foi fechada em 1994, e o Presidio foi transformado em um parque público com acesso à baía, preservando e restaurando algumas de suas estruturas históricas.

Presidio park
Presidio park. Foto: Fui Ser Viajante

É um parque muito frequentado na cidade, as pessoas vem para caminhadas, aproveitar a vista panorâmica da ponte e da baía ou curtir nos espaços recreativos.

O Presidio também alguns lugares históricos e museus, como a Casa de Pershing e o The Walt Disney Family Museum.

The Walt Disney Family Museum
The Walt Disney Family Museum. Foto: Fui Ser Viajante

28 – Estátua do Yoda e sede da Lucas Filmes

Um ponto turístico de San Francisco para os nerds e geeks.

A Lucasfilm, a empresa de produção fundada por George Lucas, tem uma sede em San Francisco, que fica ali na região do Presidio, no Letterman Digital Arts Center.

A estátua do Yoda é na verdade uma fonte, que fica em frente ao prédio, e pode ser visitada a qualquer hora.

Estátua do Yoda Lucas Filmes San Francisco
Estátua do Yoda Lucas Filmes San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

Já a sede da Lucas Filmes não é exatamente aberta para visitação. O saguão tem várias estátuas de personagens dos filmes, e dá pra ver do vidro, já aei é super legal.

Quando estivemos por lá, descobrimos que poderíamos entrar no saguão, acompanhados do guarda.

Ele passou um monte de recomendações de segurança: não tocar, não filmar, só fotografar, mas não é permitido fazer fotos panorâmicas.

De toda forma, foi uma experiência incrível estar ali dentro e tirar fotos com as estátuas – algumas em tamanho real!

Lucas Filmes San Francisco
Lucas Filmes San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante
Lucas Filmes San Francisco
Lucas Filmes San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante

29 – Oracle Park (estádio de beisebol)

Que tal assistir um jogo de beisebol, ou visitar um?

O “Oracle Park” é a casa do time de beisebol profissional San Francisco Giants, que compete na Major League Baseball (MLB). Anteriormente conhecido como “AT&T Park”, o estádio teve seu nome alterado para “Oracle Park” em 2019.

O Oracle Park fica à beira da água, e é considerado um dos estádios de beisebol mais bonitos dos Estados Unidos.

Se você gosta de esportes ou está em busca de uma experiência esportiva na cidade, uma visita ao Oracle Park precisa entrar para sua lista sobre o que fazer em San Francisco.

30 – Passeios bate e volta saindo de San Francisco

Se você tem mais tempo em San Francisco, pode aproveitar sua estadia para fazer um bate e volta pelos arredores, conhecendo outros destinos interessantes que ficam a uma curta distância. Por exemplo:

  • Sausalito – é só atravessar a ponte Golden Gate, e você vai chegar nessa cidade charmosinha na beira da baía, perfeita para curtir meio dia, ou até um dia inteiro
Sausalito San Francisco
Sausalito, bate volta de San Francisco. Foto: Fui Ser Viajante
  • Wine Country – que tal visitar a principal região vinícola da Califórnia, fazer degustações e conhecer vinícolas premiadas? Ali pertinho ficam Napa Valley e Sonoma.
  • Muir Woods National Monument – um parque lindo, com trilhas e oportunidade para conhecer as lendárias sequoias gigantes
  • Monterey e Carmel-by-the-Sea – descendo pela Highway 1, você pode visitar as cidades costeiras de Monterey e Carmel-by-the-Sea, dois destinos encantadores, cheios de paisagens cinematográficas.

O que saber antes de ir a San Francisco

Neste post, te mostramos os passeios que mais gostamos em San Francisco, e que fizeram nossa experiência na cidade tão especial. Desde as atrações mais famosas até os segredos escondidos.

Para te ajudar a planejar uma viagem incrível, também vale conferir essas dicas que você precisa saber antes de viajar a San Francisco.

Melhor época para ir

A cidade de San Francisco é um destino interessante o ano inteiro, mas sem dúvidas a melhor época para visitar San Francisco é o outono (de setembro a novembro).

As temperaturas estão mais amenas, nem tão frias nem tão quentes (em torno de 10°C a 21°C, em média). Também costuma ventar menos e os parques estarão pintados pelas cores do outono – uma paisagem linda!

É a época perfeita para curtir San Francisco com passeios ao ar livre. E a cidade não estará tão lotada quanto no verão (de junho a agosto), quando a cidade vive sua alta estação, cheia de sol e surfistas.

No entanto, fique atento: no verão o clima em San Francisco é imprevisível, os dias começam com nevoeiro e um dia de sol pode mudar rapidamente.

Outra opção é visitar San Francisco na primavera, já que as temperaturas costumam estar moderadas e chove menos (em comparação com outras partes da Califórnia).

O que fazer em San Francisco CA
Palace of Fine Arts. Foto: Fui Ser Viajante

O inverno tem os preços mais baixos, mas prepare a mala com casacos e capas de chuva!

Quantos dias ficar

Para aproveitar San Francisco, o ideal é que você fique pelo menos 3 ou 4 dias para conhecer as atrações principais, como Golden Gate Bridge, Alcatraz e Fisherman’s Wharf.

Mas se você tiver mais tempo e puder estender sua estadia, San Francisco é uma cidade que pode continuar te surpreendendo, mesmo que você fique por uma semana inteira.

Você vai conhecer bem a cidade além do clássico, e ainda tem várias opções de passeios bate e volta saindo de San Francisco, como o Vale do Silício, Sonoma e Napa Valley.

Onde ficar em San Francisco

Achamos o custo da hospedagem em San Francisco alto, de forma geral, comparado com os demais destinos que visitamos na Califórnia.

Por isso, na hora de escolher onde ficar, pesquisamos bastante até escolher onde ficar. Vimos que as melhores regiões para ficar são:

Fisherman’s Wharf

Union Square

Uma região vibrante e movimentada, no coração da cidade. Muito bem servida de transporte público e com grande variedade de lojas, restaurantes e teatros. Tem uma vida noturna animada.

Veja algumas opções de hotéis:

Fora dos bairros mais indicados, mas com bom custo-benefício

Quando visitamos San Francisco, a gente tinha uma demanda específica: precisávamos de um hotel com vaga de garagem, porque a gente estava de carro viajando pela Califórnia.

Mas quando a gente colocava vaga de carro nos filtros, os preços ficavam realmente estratosféricos. Então a gente optou por escolher um bom hotel, que ficasse um pouco afastado dessas partes mais turísticas da cidade.

Nossa escolha foi o Samesun San Francisco, um hostel, mas com opções de quartos privativos e com vaga de garagem.

Samesun San Francisco CA
Hotel Samesun. Foto: Fui Ser Viajante

Ficamos num quarto amplo e bem confortável, com um “café da manhã bem simples incluído”, que basicamente era café e leite, cereal, bolinhos e barrinhas de cereal.

Temos um post no blog que detalha mais sobre os bairros e dá outras dicas de bons hotéis na cidade. Confira aqui: onde ficar em San Francisco.

Fique ligado: não vale a pena alugar carro para circular em San Francisco. A gente já estava com carro, vindo de outra cidade e seguindo para circular em outras. Em SF, o carro ficou na vaga do hotel e usamos transporte público.

O que fazer em San Francisco: lista completa de atrações

  1. Ilha de Alcatraz
  2. Golden Gate Bridge
  3. Golden Gate Park
  4. Passeio de Cable Car
  5. Lombard Street
  6. Ghirardelli Square
  7. Píer 45 – Musée Mécanique e USS Pampanito
  8. Fisherman’s Wharf, Padaria Boudin e píer 39
  9. Exploratorium
  10. Ferry Building Marketplace
  11. Union Square
  12. Tour noturno em Barbary Coast
  13. Chinatown
  14. Esquina das ruas Broadway & Columbus
  15. Alamo Square e Painted Ladies
  16. Palace of Fine Arts
  17. Crissy Field e Fort Point
  18. The Wave Organ (O Órgão das Ondas)
  19. Escadarias de San Francisco
  20. Legion of Honor
  21. Lands End
  22. Coit Tower
  23. Castro District (o bairro gay)
  24. Mission District (o bairro latino)
  25. Haight-Ashbury (o bairro hippie)
  26. Twin Peaks
  27. Presidio
  28. Estátua do Yoda e sede da Lucas Filmes
  29. Oracle Park (estádio de beisebol)
  30. Passeios bate e volta saindo de San Francisco

Mapa de San Francisco: o que fazer em San Francisco

O que fazer em San Francisco: qual seu tipo de passeio?

Uma lista com 30 opções de passeios certamente vai agradar a vários perfis de viajantes. Agora é com você. Leia com atenção e escolha os passeios que tem mais a ver com você, para montar seu roteiro em San Francisco.

Se tiver mais alguma dúvida, é só passar aqui na caixinha de comentários e falar com a gente! Vamos adorar te ajudar no que pudermos!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *