Legendi Mundi: volta ao mundo com a literatura escrita por mulheres
O projeto cresceu e ganhou uma casa nova!
Antes de mergulhar na história de como tudo começou, quero te contar uma novidade: o Legendi Mundi agora tem um espaço exclusivo para suas resenhas e descobertas.
Para acompanhar cada país, cada autora e as listas atualizadas, clique aqui e me encontre no Substack. Agora a newsletter Ocupe com Poesia é o nosso ponto de encontro oficial para essa jornada literária ao redor do mundo!

Como nasceu o Legendi Mundi
O Projeto Legendi Mundi foi criado por mim, a Lila aqui do blog Fui Ser Viajante, e é um projeto de leitura que funciona como uma volta ao mundo na literatura escrita por mulheres.
Eu sempre fui apaixonada pelo universo dos livros. Minhas primeiras viagens foram pelas páginas desses velhos amigos, capazes de me transportar para todos os lugares do mundo sem sair da sala de casa.
Com o tempo, percebi que o sonho de viajar o mundo todo “na vida real” não seria nada fácil. As viagens acontecem com muito planejamento, quando a agenda deixa e o preço das passagens contribui.
Mas se a vontade de sentir o mundo está aqui, como resolver isso? A resposta estava na estante de livros que eu tenho há tantos anos.
O que é o Legendi Mundi?
Legendi Mundi é o termo em latim para “Lendo o Mundo”. A ideia é dar uma volta ao mundo através dos livros escritos pelas mulheres de cada país.
Para isso, me inspirei em projetos incríveis como o da Ann Morgan (A Year of Reading the World), o 198 livros da Camila Navarro e o movimento #ReadWomen da Joanna Walsh, que no Brasil se tornou o Leia Mulheres, um clube do livro fundado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques.
O Legendi Mundi une o que mais gostei em cada um: o foco na autoria feminina e a vontade de eliminar “pontos cegos culturais”.

O projeto na mídia
O Legendi Mundi me trouxe presentes incríveis, como o convite da Mariana Bueno (escritora e autora do blog Mariana Viaja), para bater um papo no programa Dedo de Prosa.
Falamos sobre a representatividade feminina nas estantes e como o projeto se tornou uma bandeira para mim. Foi um desafio e tanto sair de trás das câmeras para uma live, mas foi muito legal participar e divulgar o projeto!
Você pode conferir a entrevista na íntegra aqui:
Onde você pode acompanhar o Legendi Mundi hoje?
O Legendi Mundi nasceu aqui no blog Fui Ser Viajante, mas com o tempo entendi que esse era um projeto que pedia uma conexão mais direta e pessoal com quem lê.
Por isso, o projeto agora vive oficialmente no meu Substack.
Lá no Substack, eu compartilho:
- Reviews dos livros de cada país visitado pelas páginas.
- Curiosidades sobre as autoras e os contextos históricos.
- Interação direta: você pode comentar e sugerir os próximos livros da minha estante.
Livros que já participaram do projeto
Se você quer um gostinho das histórias que já passaram pela minha estante, aqui estão três livros que me marcaram profundamente (e que você pode encontrar na Amazon):
- Ruanda: Nossa Senhora do Nilo (uma perspectiva poderosa e sensível).
- Uruguai: A Insubmissa (um livro com uma protagonista potente e corajosa)
- Brasil: Insubmissas Lágrimas de Mulheres (o primeiro livro que li da maravilhosa Conceição Evaristo).
Você pode ver a lista completa dos livros participantes e acompanhar o projeto ao assinar a newsletter Ocupe com Poesia!
Te espero por lá,
Lila.
(Nota: Comprando pelos links acima, você ajuda o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso!)
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
simplesmente AMEI! sou uma dessas que quer ler um livro de cada país, mas meu projeto não é mto estruturado não rsrs
fiquei muito inspirada pelo seu post <3
Em tempo: o nome do projeto é lindo!
Que bom que gostou, Ana <3
Esse é um lindo projeto pois une duas ações maravilhosas, transformadoras, enriquecedoras: ler e viajar. Para mim, as duas coisas casam perfeitamente pois ambas nos munem de elementos, de sensações, de histórias para vermos o mundo. Ver o mundo é uma maneira de olharmos para nós mesmos!
Eu fico imensamente feliz por ter visto esse projeto nascer, por ter escutado as notas de empolgação em sua voz à medida que ele foi tomando corpo e forma. Ri deliciada de prazer diante de seu prazer. Passear pelas páginas e livros que não li (ainda) segundo sua percepção tem sido uma viagem deliciosa!
Você é uma das maiores inspirações, e com certeza a maior incentivadora! Um pedacinho do Legendi Mundi é teu também, Ana! <3
Klécia, eu simplesmente amei a sua ideia! Como eu já disse uma vez não sou muito fã dos livros e quando encaro ele de frente acabo partindo para uma biografia ou livro de business. Mas lendo o seu post me passaram tantas coisas boas na cabeça e uma empolgação enorme de acompanhar de pertinho o seu projeto. Confesso que senti que eu estava arrumando as malas e partindo para uma volta ao mundo.
Vou acompanhar de pertinho o seu projeto Legendi Mundi (o nome caiu perfeitamente bem) e quem sabe a gente não dê a volta ao mundo juntas, será uma delícia te acompanhar!
Que bom que gostou, Mayte! <3 Na torcida mesmo pra gente dar essa volta ao mundo juntas 🙂