Comida portuguesa: descubra os pratos típicos de Portugal

Comida portuguesa | Além das atrações turísticas de Portugal, que atraem pessoas do mundo todo, ter a oportunidade de visitar o país e provar a comida típica de Portugal preparada lá mesmo, com os ingredientes frescos da terrinha, é uma oportunidade única.

A comida típica portuguesa é muito rica em sabores, já que recebeu influência de várias outras partes do mundo, como os mouros e os várias países influências que foram países colonizados pelos portugueses.

Alguns dos ingredientes mais comuns usados para preparar a comida portuguesa são o azeite de oliva, os frutos do mar, o pão e os legumes, todos eles muito presentes nas entradas, sopas e pratos principais da comida típica portuguesa, sem falar nos doces portugueses, que também são uma tradição à parte.

Fato é que, independente da parte do país onde você esteja, come-se muito bem em Portugal. Lá, o ditado “comida boa não sobra” é levado ao pé da letra!

A tradição que envolve a comida portuguesa é um assunto levado muito a sério no país! As receitas tradicionais portuguesas são passadas de geração em geração, e a receita da comida portuguesa pode até variar um pouco em diferentes partes do país, mas cada família faz de tudo para preservar seu jeito próprio de preparar cada comida típica de Portugal.

Leia também: Principais pontos turísticos de Lisboa

Qual é a comida típica de Portugal? Conheça esses 10 pratos típicos portugueses

Será que você já se perguntou qual é a comida típica de Portugal? Neste post listamos 10 pratos típicos portugueses para você conhecer e quem sabe provar quando estiver viajando por Portugal.

Afinal, conhecer a gastronomia do um país é, também, uma forma de conhecer um pouco mais das tradições e costumes locais.

Prepare-se para ficar com água na boca!

Pastel de bacalhau

O bacalhau pode ser considerado um dos símbolos de Portugal. Barato e saudável, é o peixe mais consumido no país e está presente em inúmeras receitas. Impossível passar pelo país sem provar pelo menos um prato típico português que leve bacalhau na receita.

O pastel de bacalhau é uma das comidas portuguesas mais tradicionais – aqui no Brasil conhecemos como bolinho de bacalhau (sim, pastel lá é o bolinho daqui!).

Leia também: Diferenças do português de Portugal e o português do Brasil

O primeiro registro da receita dessa comida portuguesa típica data do comecinho do século XX, mas é possível que o pastel de bacalhau já existisse na mesa dos portugueses desde muito antes disso.

Feito com massa que leva batata e bacalhau, é crocante por fora, macio por dentro. Servido como entrada ou petisco, pode ser encontrado tanto nos restaurantes mais chiques quanto nos bares mais populares.

Planeje sua viagem com desconto!
-> Reserve seu hotel em Lisboa – menor preço e cancelamento grátis
-> 10% OFF em qualquer seguro viagem para Europa – clique no link, faça uma cotação grátis e o desconto será adicionado no seu carrinho!

E como todo prato de sucesso, o pastel de bacalhau também ganhou uma versão polêmica.

A “Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau” adaptou a receita desse prato típico de Portugal para combinar em um só prato dois sabores típicos de Portugal: e assim nasceu o pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela.

Há quem julgue uma heresia, mas muita gente adora. Tanto que as lojas da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (em Lisboa e Porto) vivem lotadas, especialmente de turistas. Os pastéis são preparados em frente ao balcão e podem ser servidos acompanhados de cerveja, água ou vinho do Porto.

Pastel de Bacalhau - comida típica portuguesa

Pelo sim e pelo não, também entramos na loja para provar as duas versões da adaptação dessa receita típica portuguesa. Pedimos um pastel original e outro com queijo, a adaptação. Confesso que gostei das duas. O maior problema dessa última não fica na ousadia de combinar peixe e queijo, mas sim no preço: cobrar € 4 em um pastel de bacalhau é puxado.

Bacalhau a Brás

Entre as diversas receitas portuguesas que levam bacalhau, o Bacalhau a Brás é uma das mais populares, além de ser muito simples. Para fazer o Bacalhau a Brás, o bacalhau é desfiado e colocado em um recipiente com cebola, alho, batata palha, ovos batidos e temperados.

Essa é uma das comidas portuguesas mais fáceis de preparar. O Bacalhau a Brás é feito como um refogado que não leva mais que 30 minutos para ficar pronto. Depois, basta finalizar com salsinha, azeitonas e, claro, um tradicional azeite português. Pode ser consumido puro ou acompanhado de arroz.

Comida típica portuguesa, bem tradicional e fácil de fazer – você pode até pegar a receita e tentar reproduzir em casa!

O nome desse prato típico português vem da sua origem, na taberna do Sr. Brás, que era localizada no Bairro Alto, em Lisboa. Com o tempo foi ganhando popularidade, principalmente por ser uma receita rápida e barata. Hoje é servida em vários restaurantes por todo o país.

Francesinha

É um sanduíche que equivale a uma refeição. Imagine que entre duas fatias de pão, vai o recheio de um bife e diversos embutidos (que em Portugal chamam-se enchidos), como salsicha, presunto e linguiça, e outras carnes.

Várias fatias de queijo fazem uma espécie de embrulho, envolvendo todo o sanduíche. E, por cima, um ovo frito. Além de um molho picante, segredo que faz a diferença no sabor. Essa comida de Portugal pode ser servida acompanhada de batatas fritas.

Francesinha - comida típica de Portugal
Foto: Xavier Sanz (Atribuição-SemDerivações 2.0 Genérica (CC BY-ND 2.0))

Embora seja encontrada em todo o país, é na região da cidade do Porto, onde o prato surgiu, que se come a Francesinha original e mais tradicional.

Reserve seu hotel no Porto – menor preço e cancelamento grátis

Pastel de Nata

Um dos doces mais conhecidos da comida portuguesa e mais associados ao país é o Pastel de Nata, que tem como base uma massa folhada e, por cima, o creme.

Os ovos e o açúcar são a base dessa comida portuguesa típica – na verdade, essa é a base de muitos outros doces portugueses. Isso porque, na época em que os doces portugueses foram criados, Portugal tinha uma grande quantidade de açúcar que levava dos engenhos aqui no Brasil.

Somado a isso, os conventos de todo o país estavam descartadas gemas e mais gemas, já que as claras eram usadas para engomar as roupas das freiras. Junte uma coisa com outra e assim nasceram alguns dos pratos doces mais tradicionais de Portugal.

Pastel de nata: comida típica de Portugal

A receita tradicional do pastel de nata surgiu em meados do século XIX na região de Belém, em Lisboa, com o nome de Pastel de Belém.

Outros lugares da cidade começaram a reproduzir essa comida portuguesa, mas como ninguém sabia de fato a receita original, que foi muito bem guardada pela doceira que criou a receita desse doce português, fora de Belém esse pastel de gema e açúcar ficou conhecido apenas como Pastel de Nata.

Essa comida típica portuguesa é facilmente encontrada em cafés e lanchonetes por todo o país. Antes de comer, a dica é salpicar um pouco de canela por cima e pedir um cafezinho para acompanhar.

Ah, mas na hora de pedir, vale saber: na loja de Belém, peça pelo Pastel de Belém (com esse nome). Todas as demais lojas / marcas vendem pastéis de nata (não de Belém!). Não confunda porque os portugueses levam esse doce bem a sério.

Outras lojas para comprar pastel de nata em Portugal: Manteigaria, Padaria Portuguesa e Confeitaria Nacional – além de praticamente toda padaria e loja de doces em Portugal.

Queijo Serra da Estrela

Este queijo é o mais antigo do país, com registros do século XII, e certamente o mais famoso. E é uma tradição da Serra da Estrela, que fica na região central, onde está a cadeia de montanhas mais alta de Portugal.

Feito com leite de ovelha e de forma artesanal, é muito cremoso do lado de dentro, mas com uma casquinha mais dura do lado de fora. Tem um sabor forte e muito característico, que faz dele mais um prato típico de Portugal.

É costume servir essa comida portuguesa com pão e vinho do porto, e é possível provar o queijo da estrela em diversos lugares de Portugal.

Caldo verde

As sopas e os caldos também fazem parte da comida típica de Portugal. Uma das receitas portuguesas mais conhecidas é a do caldo verde, que surgiu em meados do século XV no norte de Portugal, na região do Minho.

O caldo verde é um prato português servido nas festas tradicionais dos santos portugueses, que acontecem no inverno. A receita dessa comida portuguesa parece muito com uma sopa de couve com batatas.

Esse prato típico português foi se espalhando pelas regiões do país e sendo adaptada. Chegou até a atravessar o oceano e vir aqui pro Brasil, onde também é muito popular.

Em algumas versões, essa comida portuguesa típica leva rodelas de linguiça defumada, que é diferente da linguiça brasileira, talvez mais parecida com o chouriço.

Esse prato ser consumido como entrada ou como refeição principal, com um fio de azeite e acompanhado de vinho verde.

Sardinhas assadas

Muita gente pensa que o bacalhau é o peixe mais consumido em Portugal… Mas acredite se quiser: esse posto é da sardinha! É ela que realmente reina nas receitas da comida portuguesa típica.

A sardinha é muito tradicional em Portugal e usado em diversas receitas do país. Uma das formas mais comuns é assar as sardinhas inteiras, temperadas apenas com sal grosso e colocadas na grelha com carvão.

Elas podem ser servidas com salada de pimentões e batatas ou sobre uma fatia de broa de milho, sempre com muito azeite.

Comida típica de Portugal - sardinhas assadas

É um prato tradicional principalmente nas festas que celebram São João e Santo Antônio, em junho, mas pode ser encontrado em qualquer época do ano em Lisboa.

Arroz de pato

Esse prato típico português tem origem no norte de Portugal, em um seminário na região de Braga, o mais antigo do país, o que faz com que o prato seja conhecido também como Arroz de Braga.

O segredo está no preparo: é importante evitar que a carne de pato fique seca. Depois ela é desfiada e misturada ao arroz cozido no caldo em que o pato foi preparado, resultando em uma espécie de risoto.

Além dos dois itens que dão nome ao prato e de temperos variados, essa comida portuguesa pode ser incrementada com algum embutido, servido por cima do prato.

O Arroz de Pato é facilmente encontrado em restaurantes de norte a sul do país, com algumas variações na receita. Mas é nas tabernas de Braga que se come a versão tradicional.

Cozido à portuguesa

O cozido à portuguesa é um dos principais pratos tradicionais de Portugal. Não se sabe ao certo a origem do prato, que é um dos mais antigos do país, com a primeira receita publicada no século XVII. Hoje é comum em todas as regiões.

O cozido à portuguesa mistura muitos ingredientes como feijão, carne de boi e de frango, linguiça e embutidos em geral, cenoura, couve, repolho, entre outros, além de ter variações dependendo da região. Pode ou não levar outros itens, como frango, orelha de porco…

É um prato típico português que é simples e fácil de fazer, basta cozinhar tudo junto. Depois de pronto, o saboroso caldo dessa mistura é retirado e utilizado para fazer o arroz, acompanhamento principal do prato, que costuma ser consumido com vinho verde.

Açorda de Mariscos

Este prato consiste, basicamente, de pedaços de pão mergulhados em um caldo feito com mariscos – camarões, amêijoas e berbigões – e temperos diversos. É servido quente e com muito azeite.

Açorda de mariscos - prato típico de Portugal
Foto: Ricardo Bernardo (Atribuição-SemDerivações 2.0 Genérica (CC BY-ND 2.0))

Acredita-se que a tradição da açorda tenha sido levada a Portugal pelos povos árabes que no passado habitavam o país, principalmente por ser um prato que garantia saciedade e feito com itens simples de serem encontrados ou reaproveitados, no caso do pão.

Com o tempo, essa comida portuguesa atravessou as culturas e se tornou um prato típico, especialmente na região do Alentejo, no centro-sul do país. Hoje é consumido no almoço ou no jantar.

Alheira de Mirandela

A alheira é semelhante a uma linguiça defumada, feita com recheio de carne de frango, pão, azeite e condimentos. Pode ser preparada assada ou frita e é servida com batatas ou arroz e legumes.

A história dessa comida portuguesa típica é interessante. Tem origem na região de Trás os Montes no fim do século XV, possivelmente criada por judeus que não comiam carne de porco.

Assim, os judeus conseguiam escapar de serem queimados vivos, já que uma das formas usadas para identificá-los era o fato de estarem ou não comendo os embutidos suínos (enchidos portugueses).

Hoje a alheira já é produzida em outras versões, até mesmo recheada com carne de porco, carne de boi ou vegetariana.

7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa: o melhor da comida portuguesa

Muitas receitas desta lista que publicamos aqui – como o pastel de nata, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, a alheira de Mirandela e a sardinha assada – estão entre as sete maravilhas da gastronomia de Portugal.

O concurso teve votação popular com o intuito de promover e valorizar as riquezas de diferentes regiões, além da história e cultura do país.

E embora muitos desses pratos típicos de Portugal sejam encontrados no Brasil ou em outros lugares do mundo, não é a mesma coisa que saborear qualquer um deles – ou todos eles – estando no local de origem.

Portanto, quando for visitar a terrinha, não deixe de provar!

Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *