Vale das Videiras em Petrópolis: um paraíso que vale a pena descobrir

O Vale das Videiras é um bairro de Petrópolis (Rio de Janeiro), que vem recebendo cada vez mais atenção dos turistas. Muitos descobrem sobre o vale ao visitar a cidade, e decidem passar por lá.

Mas tantos outros já ficaram sabendo da fama do lugar e já planejam passar até mesmo todo o final de semana explorando as belezas do Vale das Videiras Petrópolis.

Neste post, vamos te apresentar algumas das belezas desse lugar que descobrimos por acaso e se tornou um dos nossos refúgios no Rio de Janeiro. Venha conhecer o Vale das Videiras com a gente!

Índice do post – clique para expandir

Onde fica o Vale das Videiras? Como chegar?

O Vale das Videiras é um bairro que fica na zona rural de Petrópolis, e faz fronteira com outros municípios como Paty dos Alferes, Miguel Pereira e Paraíba do Sul.

Também fica muito pertinho de Araras, outro distrito de Petrópolis. Teoricamente, o vilarejo ainda pertence a Araras.

A região está estrategicamente localizada numa parte muito bonita da serra fluminense, que guarda cenários de cachoeiras e montanhas, aventuras e relaxamento. Além de um povo simpático e acolhedor.

Como chegar ao Vale das Videiras em Petrópolis?

A partir da BR 040, pegue a saída 65 em direção a Araras. Siga pela Estrada Bernardo Coutinho em direção à estrada Almirante Paulo Meira (RJ-117), sentido Paty.

No caminho, você vai passar pelo centrinho de Araras. A partir daí, são cerca de 18km para chegar ao centrinho do Vale das Videiras.

Essa estrada que conecta os dois povoados (Araras e Vale das Videiras) atravessa a Garganta da Ponte Funda, uma estreita passagem entre as serras da região.

Por isso, prepare-se para dirigir por alguns quilômetros com várias curvas e inclinação, por conta da serra. Frequentemente, o estado do asfalto também não é dos melhores.

O que fazer no Vale das Videiras? Principais passeios

O circuito Araras – Vale das Videiras reserva boas surpresas. No centrinho, uma praça típica de interior (com coreto e tudo) rende boas fotos.

Passear pelo centro do Vale das Videiras

O centro do Vale das Videiras é bem simples, mas exatamente por isso é tão charmoso.

Há algumas lojas, pousadas e restaurantes, além dessa pracinha simpática – com coreto e tudo!

Coreto no centro do Vale das Videiras, Araras, RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Quando chegar, estacione o carro e comece a caminhar.

Dá pra fazer tudo a pé. Tem loja de plantas, lojas de decoração, artesanato, e os restaurantes, claro!

Viveiro Arte e Plantas - Vale das Videiras
Viveiro Arte e Plantas – Vale das Videiras. Foto: Fui ser viajante

Conhecer o Viveiro Muda Tudo

Por falar em lojas de plantas, visitar o viveiro Muda Tudo é uma das atividades mais legais do Vale das Videiras.

Especializados em mudas da flora nativa da Mata Atlântica, o espaço é super gostoso e o atendimento é de uma simpatia ímpar.

Visitar a galeria Armazém das Videiras

Entre os lugares mais interessantes no centro do Vale das Videiras, com certeza a galeria Armazém das Videiras merece destaque.

Fica a apenas alguns passos da praça, e lá você pode visitar os galpões onde funcionam a loja de antiguidades Berrante, a galeria de arte Mul.ti.plo (que tem loja no Leblon) e também o fantástico restaurante Nas Videiras.

Loja Berrante, Vale das Videiras em Araras
Foto: Fui Ser Viajante

Fazer uma sessão de spa no Galpão Caipira

Pois é, meu amigo. Até SPA você encontra no Vale das Videiras. A estrutura do Galpão Caipira oferece serviços de massagens relaxantes e revigorantes.

A ideia foi oferecer um relaxamento sagrado para quem termina as trilhas de bicicleta na região, mas claro que você também pode desfrutar desse serviço e estrutura.

Funciona de quinta a domingo e vale a pena confirmar por telefone: (24) 98103-0029.

Roteiros de bicicleta e mountain bike

A rota do ecoturismo Araras – Vale das Videiras é famosa pelos circutos de bicicleta. São várias rotas, com diferentes níveis de dificuldade.

Vale das Videiras - rotas de bicicleta
Vale das Videiras – rotas de bicicleta. Foto: Fui ser viajante

No restaurante Galpão Caipira você pode alugar uma bicicleta e fazer um circuitos disponíveis. Há várias trilhas demarcadas, com vários níveis de dificuldade, e o passeio pode ser por conta própria ou com guia.

Aluguel de Bicicletas em Araras, RJ
Foto: Fui Ser Viajante

E o melhor: o Galpão Caipira conta também com vestiários excelentes, que garantem o banho e o relaxamento depois da sua atividade física ou passeio.

Ou seja, você pode ir fazer o passeio de bike ou trilha, e depois tomar um banho e almoçar a comida deliciosa do Galpão Caipira.

Visite as cachoeiras do Vale das Videiras

Entre as cachoeiras da região, a Cachoeira da Ponte Funda com certeza é a mais famosa. Ela tem uma queda d’água grande, que termina numa pequena represa que rende um banho refrescante.

O acesso para a cachoeira fica por volta do km 15 da estrada Almirante Paulo Meira (para quem vem de Araras).

Como não há trilha (a cachoeira fica a poucos minutos da beira da estrada), o acesso facilitado faz desta uma das atrações mais visitadas por ecoturistas no Vale das Videiras.

Além desta, o Vale das Videiras tem também a Cachoeira Sete Quedas, que pode ser acessada pela mesma estrada, um pouco mais pra frente (por volta do km 17 da estrada Almirante Paulo Meira).

Fazer a trilha da Pedra da Cuca

A trilha mais clássica da região é a trilha da Pedra da Cuca.

Com nível de dificuldade fácil, você vai percorrer uma trilha de fácil orientação de 4,5km, até chegar ao topo da Pedra da Cuca, que está em torno de 1660m acima do nível do mar.

Já dá pra imaginar que a vista é espetacular, não é mesmo?

Fique atento: há dois caminhos para percorrer essa trilha, uma saindo da Ponte Funda (Vale das Videiras), e outro saindo de Malta (em Araras).

Atrações que ficam perto do Vale das Videiras

Como comentamos no começo do post, o Vale das Videiras faz fronteira com outros municípios, como Paty dos Alferes e Miguel Pereira.

Por isso há algumas opções de passeios que, apesar de ficarem em outros municípios, estão tão perto do centro do Vale das Videiras que você pode perfeitamente visitar na mesma viagem.

Vale do Girassol – Miguel Pereira

Um velo vale, com uma plantação de girassóis que rende um cenário espetacular. O Vale do Girassol fica em Miguel Pereira, mas a apenas 7km do Vale das Videiras, por isso você pode visitar facilmente.

Não é necessário agendamento, mas é preciso ir de carro pois fica na zona rural. E é bom entrar em contato para verificar se está na temporada de floração (não tem flores o ano todo!).

Há uma taxa de entrada para visitar: R$25. Veja mais informações no Instagram Vale dos Girassóis.

Onde fica? Estrada Vila Suzana – Marco da Costa, Miguel Pereira – RJ

Alambique DuVale – Paty dos Alfederes

Apesar de ficar em Paty dos Alferes, o alambique DuVale fica tão perto do Vale das Videiras que vale incluir no seu roteiro por lá.

Há opção de fazer um tour, conhecendo o processo de produção da cachaça e finalizando com uma degustação.

Onde fica? Estr. Alm. Paulo Meira – Araras, Petrópolis

Onde comer no Vale das Videiras

Uma coisa que nos surpreendeu no Vale das Videiras é que, apesar da simplicidade do bairro, os restaurantes que funcionam por lá oferecem experiências gastronômicas espetaculares.

Galpão Caipira

É a melhor estrutura do Vale das Videiras. Fica bem ao lado da praça, e funciona como restaurante, pousada, spa, e e ponto de encontro para praticantes de trilha e mountain bike.

Galpão Caipira, Vale das Videiras Petrópolis
Galpão Caipira, Vale das Videiras Petrópolis. Foto: Fui ser viajante

A decoração rústica tem cara de fazenda, e muitos dos itens em exposição podem ser comprados para você levar para casa.

A comida também segue a pegada de fazenda, com sabores deliciosos da roça.

Galpão Caipira, Vale das Videiras Petrópolis
Galpão Caipira, Vale das Videiras Petrópolis. Foto: Fui ser viajante

Nas Videiras

Funciona dentro do Armazém das Videiras e é também uma opção espetacular. Recomendo ir a noite para provar a pizza (que já ganhou premiações em competições nacionais). É deliciosa!

Momo Gelateria

Sorvetes artesanais deliciosos! Funciona dentro do Armazém das Videiras, e pode ser a opção perfeita para a sobremesa depois que você almoçar ou jantr no Nas Videiras.

Momo Gelateria - Vale das Videiras
Momo Gelateria – Vale das Videiras. Foto: Fui ser viajante

Onde se hospedar no Vale das Videiras

Pousadas no Vale das Videiras:

  • Suítes Caipiras – é a principal pousada no centro do Vale das Videiras. Pertence ao restaurante Galpão Caipira e é muito charmosa e confortável!
  • Pousada Rancho da Ferradura – fica um pouco mais afastada do centro do Vale das Videiras, sendo perfeita para quem busca realmente um refúgio na natureza. A estrutura é maravilhosa, com spa, churrasqueira e uma bela vista para o lago.

Casas de temporada para alugar no Vale das Videiras

  • Casa Deck videiras – são 3 quartos com cama de casal, e mais um sofá cama na sala. A decoração é de muito bom gosto e a vista para as montanhas é espetacular.
  • Casa Mirante do Prata – são 4 quartos, 5 banheiros, roupa de cama, toalhas, TV de tela plana via satélite, área para refeições, cozinha totalmente equipada e varanda térrea com vista do jardim.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *