O que fazer em São Miguel do Gostoso RN: roteiro, praias e dicas

Se você está procurando dicas sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso, eu já te adianto: esse cantinho no Rio Grande do Norte me surpreendeu demais!

O destino é famoso entre praticantes de esportes de vento, como kite ou windsurf, mas eu fui procurar outras opções de lazer na região e voltei pra casa bem satisfeita.

O que fazer em São Miguel do Gostoso RN
O que fazer em São Miguel do Gostoso RN. Foto: Fui ser viajante

Esqueça aquela correria de destinos famosos; aqui a vibe é outra. O luxo de São Miguel está na simplicidade da vila, no tempo que parece que tirou férias junto com a gente.

Mas não se engane: o destino conta com uma boa estrutura turística para a gente desconectar com conforto: pousadas charmosas, bons restaurantes, praias lindas e uma boa oferta de passeios na região.

Se está buscando dicas atualizadas para planejar seu roteiro de São Miguel do Gostoso, vem comigo nesse post!

Buscando hotel em São Miguel do Gostoso? Veja hotéis em oferta aqui

Como chegar em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso fica bem no cantinho do Rio Grande do Norte, onde “o mapa do Brasil faz a curva“. O aeroporto mais próximo é o de Natal, que fica a cerca de 110 km de distância.

Carro alugado a caminho de São Miguel do Gostoso
Carro alugado a caminho de São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

A viagem de carro de Natal a São Miguel do Gostoso leva mais ou menos 2 horas, por estradas bem sinalizadas.

Vale a pena alugar um carro para contar com mais liberdade para explorar as praias vizinhas e os parrachos sem depender de horários de terceiros.

Para alugar um carro na sua viagem, vale a pena fazer uma cotação no site da RentCars, que compara o preço das locadoras locais para facilitar que você encontre o melhor custo-benefício.

Com o cupom FUISERVIAJANTE, você ainda ganha 5% de desconto.

Clique aqui e faça uma cotação gratuita

Se preferir não dirigir, existem ônibus (Expresso Cabral) que saem da capital, e também excursões de um dia, que incluem o transporte ida e volta de Natal e o guia.

Qual a melhor época para visitar?

O sol é presença garantida quase o ano todo, mas o “clima” da cidade muda bastante dependendo do mês. Escolha o seu momento:

  • Janeiro a março: É o auge do verão e das férias. A cidade está mais cheia, com aquele astral de alta temporada. O vento ainda sopra bem em janeiro, mas vai acalmando conforme o Carnaval se aproxima.
  • Abril a junho: É época de chuvas em São Miguel do Gostoso. Não espere tempestades o dia todo, mas são meses com mais nuvens e pancadas frequentes. O lado bom? A vila fica super tranquila e os preços das pousadas caem bastante.
  • Julho a setembro: Os ventos começam a voltar com tudo! Eu fui em setembro e achei a época perfeita. O clima é firme, o calor é gostoso e a cidade começa a se preparar para receber os esportistas, mas sem estar lotada.
  • Outubro a dezembro: É a temporada de ouro para quem ama esportes de vento. A cidade fica lotada de praticantes de Kite e Windsurf do mundo inteiro. Dezembro é o mês mais badalado (e caro), por conta das famosas festas de Réveillon.
O que fazer em São Miguel do Gostoso RN
O que fazer em São Miguel do Gostoso RN. Foto: Fui ser viajante
Entrada da Rua da Xepa, São Miguel do Gostoso
Entrada da Rua da Xepa, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Onde ficar em São Miguel do Gostoso

Essa é a primeira grande dúvida de quem planeja a viagem. A escolha depende muito do seu estilo e orçamento. Você tem duas opções principais de localização:

  • Nas praias (Santo Cristo e Cardeiro): É a região dos grandes bangalôs e pousadas com mais estrutura. Ideal para quem quer um hotel mais reservado e tranquilo, ou vai focar nos esportes de vento (Kite e Windsurf), pois essas pousadas têm mais estrutura para o manejo dos equipamentos. Você vai precisar de carro ou táxi para ir jantar no centro à noite.
  • No centro (Xepa e praia de Maceió): Você fica a poucos passos dos melhores restaurantes e lojinhas. É a melhor escolha para quem gosta de bater perna à noite e não quer depender de carro para sair para comer. Geralmente as pousadas são menores, e há opções mais econômicas.

Pousadas pé na areia em São Miguel do Gostoso

Se o seu plano é acordar e já dar de cara com o mar, estas são as melhores opções de pousadas pé na areia em São Miguel do Gostoso:

  • Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort: Fica na Praia do Cardeiro. É super charmosa, com bangalôs bem integrados à natureza e uma vista privilegiada para quem quer acompanhar o movimento das velas no mar. Nota Booking 9,7.
  • Pousada Mi Secreto: Localizada na Ponta do Santo Cristo, é uma pousada com ótima estrutura e avaliações excelentes (nota Booking 9,4). Tem um jardim maravilhoso e é pé na areia de verdade.
O que fazer em São Miguel do Gostoso.
São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Pousadas no centro de São Miguel do Gostoso

Para quem prefere a facilidade de estar perto do burburinho gastronômico da Rua da Xepa, indico essas opções:

  • Pousada Awara: Uma opção de luxo no centro, com decoração impecável e um atendimento muito atencioso. Perfeita para quem quer conforto sem abrir mão de estar perto dos restaurantes. Nota Booking 9,5.
  • Pousada Solarium do Gostoso (minha escolha!): Eu fiquei aqui e amei. Fica um pouco afastada da rua da Xepa, mas é super completa: piscina, quadra de vôlei de praia e um quarto super confortável com banheiro amplo. O café da manhã é farto e ainda tem um café da tarde cortesia que é um carinho a mais. Ótimo custo-benefício. Recomendo muito! Nota Booking 9,4.
Onde ficar em São Miguel do Gostoso
Onde ficar em São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Onde ficar em São Miguel do Gostoso
Onde ficar em São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

O que fazer em São Miguel do Gostoso: principais passeios

Fiquei 5 dias em São Miguel do Gostoso e consegui programar um roteiro diferente para cada dia! Deu tempo de conhecer bem a região, e foram esses os passeios que aproveitei:

Centro e a charmosa Rua da Xepa

A Rua da Xepa é o coração da cidade. De dia, a rua fica bem vazia, e em nada se parece com o clima depois que o sol se põe, quando os restaurantes abrem e a rua se anima.

A rua é pequena mas charmosa, cheia de ateliês, lojinhas de artesanato e restaurantes. Tem umas ruas pequenas no entorno que também são uma gracinha.

Rua da Xepa, São Miguel do Gostoso
Rua da Xepa, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Rua ao lado da Xepa, São Miguel do Gostoso
Rua ao lado da Xepa, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Mesmo que você fique em uma pousada mais afastada, vai acabar batendo cartão aqui todas as noites para jantar ou tomar uma cervejinha artesanal.

Praias de São Miguel do Gostoso

Se você está indo para o Nordeste, quer saber quais são as praias de São Miguel do Gostoso que valem a pena colocar no roteiro. São muitas opções e cada uma tem sua personalidade.

Praias de São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praias de São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Para facilitar, vou dividir entre as praias que ficam coladinhas no centro e as que exploramos nos passeios pelo litoral sul e norte.

Praias do centro de São Miguel do Gostoso

Essas são as praias que você consegue acessar a pé se estiver hospedado na vila. Elas ficam uma ao lado da outra e, se você for caminhando pela areia, nem percebe quando muda de nome.

  • Praia da Xepa: fica bem em frente à rua principal (Rua da Xepa). Tem uma quadra onde a galera se reúne para jogar vôlei de praia ou futvôlei.
  • Praia do Maceió: é a praia que você encontra se caminha para a esquerda a partir da praia da Xepa (de quem olha para o mar). Tem um clima bem tranquilo e rústico.
  • Praia do Cardeiro: é a praia que fica à direita da praia da Xepa (de quem olha para o mar). É uma praia linda, com boas pousadas. É bastante frequentada pela galera dos esportes náuticos.
  • Praia de Santo Cristo: seguindo para a direita, depois do Cardeiro vem a praia do Santo Cristo, a mais afastada do burburinho do centro. É considerada o “point” dos esportes de vento. Há escolas de Kite e Windsurf, além de pousadas especializadas. A ponta do Santo Cristo marca a divisão com a praia seguinte, a Praia de Monte Alegre, no litoral sul.
⭐ Dica da Lila:

Todas elas são praias de tombo. Sabe aquela praia que você dá dois passos e o fundo desce de vez em um degrau? Pois é. Fique muito ligado se não tiver costume, porque o mar puxa e o fundo “foge” dos pés rápido demais. Fique atento para não levar sustos!

Por questão de segurança, não é permitido andar de quadriciclo nas areias das praias do centro. O pessoal estava contando pra gente que era uma prática comum no passado, mas o risco de acidente era real.

Pousada na praia de Santo Cristo, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Pousada na praia de Santo Cristo, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia da Xepa, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia da Xepa, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Hoje em dia, encontramos uma corrente no final de todas as ruas que se comunicam com as praias, para inibir essa prática.

Litoral Norte:

Para explorar o Litoral Norte, a melhor pedida é o passeio de quadriciclo, já que o acesso por estrada para algumas dessas praias fica um pouco prejudicado.

O trajeto do passeio de quadri dura cerca de 4h. O quadri leva duas pessoas, e vamos junto com um guia que conduz o grupo (de quadri ou de moto).

A sequência de praias que visitamos, saindo do centro (Praia do Maceió), foi:

Praia da Rapadura

É a primeira praia logo após o centro. É uma praia bem nativa e tranquila, excelente para quem quer ver a transição da vila para as paisagens mais selvagens do norte.

Praia da Rapadura, São Miguel do Gostoso
Praia da Rapadura, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Praia de Tourinhos

Considerada o cartão-postal de Gostoso. Não confunda com as praias do município de Touros, no litoral sul. Essa é uma praia diferente, pertence à São Miguel do Gostoso e, na minha opinião, é uma parada obrigatória para pôr no roteiro!

Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso
Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Tem a melhor estrutura de barracas de praia desse lado do litoral, com várias opções, das rústicas às mais elaboradas.

Outro destaque são as dunas petrificadas de Tourinhos, uma formação de 2.500 anos que se destaca na paisagem.

No lado oposto às dunas petrificadas, na maré alta, a água jorra por uma fenda entre as rochas, algo que os locais chamam de “suspiro da baleia”.

O banho de mar aqui é uma delícia e é o lugar imbatível para assistir ao pôr do sol em São Miguel do Gostoso, vendo as eólicas ao fundo. Se puder, reserve um final de tarde inteiro para cá. Dá pra chegar de carro facilmente também.

Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso
Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Praia do Varame

Uma praia mais deserta e selvagem. Se você der sorte de pegar a maré bem baixa, formam-se piscinas naturais deliciosas entre as rochas.

Praia do Morro dos Martins

O passeio faz uma parada estratégica nas dunas para fotos. De um lado, o mar. Do outro, as eólicas que marcam o cenário do Rio Grande do Norte.

Praia do Morro dos Martins
Praia do Morro dos Martins. Foto: Fui ser viajante

Praia do Marco

Um lugar com muita história! Dizem que foi aqui o primeiro ponto onde os portugueses pisaram no Brasil.

Para marcar o fato histórico, há uma réplica do Marco do Descobrimento (o original está no Forte dos reis magos, em Natal), e a pequena Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

Praia do Marco São Miguel do Gostoso
Praia do Marco São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia do Marco São Miguel do Gostoso
Capelinha na Praia do Marco São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Além do valor histórico, o visual da enseada é lindo para fotos.

Depois da parada na praia do Marco, a gente ainda foi um pouco mais adiante, subindo numa duna com um visual incrível para fazer mais algumas fotos antes de começar o caminho de volta para a vila.

Passeio de Buggy em São Miguel do Gostoso
Passeio de Buggy em São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
⭐ Dica da Lila:

Para conhecer as praias do litoral norte, reservamos um passeio de quadriciclo (alugamos por R$ 300 o casal). A maior parte do trajeto é dirigindo pela praia, mas em alguns lugares onde é proibido circular na areia com o quadri, daí vamos pela estrada.

É um roteiro super tranquilo de pilotar, mesmo para quem nunca dirigiu um quadri. São poucos desafios, como subida em pequenas dunas que dão aquela adrenalina gostosa, mas sem muito perrengue.

Para conhecer o litoral sul, fizemos por conta própria, usando nosso carro.

Litoral Sul:

Saindo do centro de São Miguel rumo as praias do Litoral Sul, você vai conhecer:

Praia de Monte Alegre

É a praia que fica coladinha com a praia de Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso. Na maré baixa tem muitas pedras, o que atrapalha e pode até machucar. Mas sou teimosa e consegui um banho ali mesmo no rasinho.

Praia de Monte Alegre, São Miguel do Gostoso
Praia de Monte Alegre, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Praia de Monte Alegre, São Miguel do Gostoso
Praia de Monte Alegre, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Na beira mar tem uma duna, em cima da qual fica o charmoso Beach Club Idílico, um bar pé na areia muito bem estruturado, que estava funcionando em dia de semana mesmo fora da alta temporada.

Achei a estrutura de apoio muito boa, com mesas com vista para o mar, bons banheiros, chuveirão e comida boa.

Idílico Bar, São Miguel do Gostoso
Idílico Bar, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante
Idílico Bar, São Miguel do Gostoso
Idílico Bar, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Lagoa do Sal (Touros)

A próxima praia já não pertence à cidade de São Miguel, e sim ao município vizinho, de Touros.

Lá fica a famosa lagoa do sal, onde os passeios de buggy param para que os turistas façam “esquibunda”.

Lagoa de Sal, Touros
Lagoa de Sal, Touros. Foto: Fui ser viajante
Lagoa de Sal, Touros
Lagoa de Sal, Touros. Foto: Fui ser viajante

Do outro lado da duna, fica a praia de mesmo nome, com sua pequena vila de pescadores. Em dia de semana, na meia temporada, todas as barracas estavam fechadas. Leve tudo que precisar.

Praia de Lagoa de Sal, Touros
Praia de Lagoa de Sal, Touros. Foto: Fui ser viajante

Praia do Cajueiro (Touros)

A praia seguinte, também em Touros, é também uma praia muito bonita, com uma vila de pescadores um pouco maior, com direito a algumas ruas com calçamento e até igrejinha.

Caminhamos bastante pela beira mar, vimos muitos pescadores mas pouca estrutura.

Praia do Cajueiro
Praia do Cajueiro, Touros. Foto: Fui ser viajante
Praia do Cajueiro, Touros. Foto: Fui ser viajante
Praia do Cajueiro, Touros. Foto: Fui ser viajante

Em dia de semana, havia um ou outro restaurante perto da praia que estava aberto, mas não conte com encontrar uma grande estrutura de apoio. Melhor levar tudo que for precisar.

Cidade de Touros, Farol do Calcanhar e Marco Zero da BR-101

Já que o roteiro pelo litoral sul nos leva até Touros, aproveitamos para seguir pela estrada um pouco mais e visitar o centro da cidade.

Cidade de Touros, RN
Cidade de Touros, RN. Foto: Fui ser viajante
Cidade de Touros, RN. Foto: Fui ser viajante
Cidade de Touros, RN. Foto: Fui ser viajante

Demos uma volta, com direito a conhecer a igrejinha local e a orla, que rende fotos lindas no letreiro com o mar ao fundo. É um baita visual!

Depois de explorar o centro, passamos por um lugar que eu estava curiosíssima para conhecer: o Marco Zero da BR-101.

Marco Zero da BR-101
Marco Zero da BR-101. Foto: Fui ser viajante
Marco Zero da BR-101
Marco Zero da BR-101. Foto: Fui ser viajante

Para quem não sabe, essa rodovia gigante que atravessa boa parte do litoral brasileiro começa exatamente aqui, em Touros!

E como fica fora da cidade, esse trecho da rodovia é tão tranquilo que dá pra fazer até a famosa foto “no meio da BR”.

Lá você encontra um monumento desenhado por Oscar Niemeyer (esses dois “chifres” do Touro, e uma réplica do Marco do Descobrimento.

Marco Zero da BR-101
Marco Zero da BR-101. Foto: Fui ser viajante

Bem ali ao lado, imponente, fica o Farol do Calcanhar.

Esse a gente só consegue ver de longe, já que fica dentro de uma propriedade da Marinha, mas vale o registro: ele foi construído no ponto do território brasileiro que fica mais perto da África.

Povoado do Reduto e artesanato local

Para quem gosta de trabalhos manuais, vale fazer uma visita ao Povoado de Reduto, no caminho entre São Miguel do Gostoso e a praia de Tourinhos.

As mulheres da comunidade trabalham a técnica manual do Labirinto, um bordado feito desfiando o tecido e preenchendo os espaços com novos desenhos.

A comunidade é muito simples, e a prática não é exatamente encarada com potencial turístico, então é preciso se integrar com a comunidade, perguntando quais são as casas onde é possível ver as “labirinteiras”.

É uma forma de se integrar com a comunidade, comprar diretamente de quem faz e apoiar o trabalho das artesãs locais.

Aulas de Kite e Windsurf

Não dá para falar de Gostoso sem mencionar os esportes de vela. Se você sempre teve vontade de aprender, a Praia de Santo Cristo é o lugar para ir.

Lá existem diversas escolas especializadas que oferecem desde aulas experimentais de 2 horas até cursos de maior duração.

O que fazer em São Miguel do Gostoso
O que fazer em São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

Parrachos do Rio do Fogo

Não dá para ir ao Rio Grande do Norte e não visitar as piscinas naturais, que no estado são conhecidas como Parrachos.

Os Parrachos do Rio do Fogo (também chamado de Parrachos de Perobas) são o passeio mais prático para quem está em São Miguel do Gostoso, ficando a apenas 40 minutos de carro.

A estrutura depende da empresa com a qual você fechar o passeio, mas normalmente são bares e restaurantes na cidade de Rio do Fogo, tudo bem simples. O almoço no restaurante fica como opcional na volta do passeio.

Como esse passeio depende totalmente da maré baixa, ele pode não acontecer em algumas datas do mês pelas condições do mar.

A empresa que você contratar vai te informar o horário para chegar. Eles vão acomodando os clientes em lanchas, e a viagem da praia até os parrachos duram cerca de 20 minutos (com bastante vento, ondas e água espirrando).

Sacode bastante, e o trajeto tanto de ida quanto de volta pode ser bastante incômodo se você tiver problemas de coluna, ou estiver viajando com idosos e crianças.

O que eu mais gostei é que, chegando nos parrachos, o perrengue acaba. A água é super rasinha, batendo na cintura. É aquele tipo de passeio perfeito para quem quer ver os peixinhos e os corais sem precisar saber nadar.

Parrachos do Rio do Fogo, RN
Parrachos do Rio do Fogo, RN. Foto: Fui ser viajante

Você pode relaxar e curtir a beleza natural do fundo do mar, que é incrível.

  • O que levar: não esqueça o protetor solar e, se tiver, leve sua câmera a prova d’água, ou uma daquelas cases para proteger o celular. Confirme se o passeio que está contratando inclui máscara de snorkel.

Parrachos de Maracajaú

Outra opção de Parrachos para visitar saindo de São Miguel do Gostoso são os Parrachos de Maracajaú. Esses ficam um pouco mais longe (1h), e oferece também uma experiência diferente.

O deslocamento da praia até os parrachos é feito com um barco maior, então não tem perrengue, é uma viagem tranquila. Ao chegar no local, saímos do barco e ficamos numa base fixa no mar, com toda estrutura.

Parrachos de Maracajaú, RN
Parrachos de Maracajaú, RN. Foto: Fui ser viajante

Há snorkell e barrigueiras para facilitar a flutuação. Aqui é preciso saber nadar, ou usar os flutuadores, porque a profundidade pode chegar a 3 metros. Com isso, os corais que vimos aqui eram muito maiores!

E também vi uma diversidade maior de peixinhos, o que acabou me fazendo gostar mais desse passeio!

Pra completar, na volta aproveitamos a estrutura do restaurante na praia de Maracajaú, que era incrível. Muito superior a tudo que vimos em Rio do Fogo.

Se quer uma base bem estruturada, confira e reserve esse passeio aqui, que foi o que nós fizemos e valeu muito a pena. Como opcional, também é possível fazer um passeio de quadriciclo pela praia.

Shuí Brasil e outras nascentes (Rio Pureza)

Se você quiser dar um tempo do sal e do vento, pode mudar o rumo e seguir para o interior, para aproveitar um banho em nascentes de rio super cristalinos.

Nós escolhemos passar um dia no Shuí Brasil, onde fica a nascente do Rio Catolé. O local fica a cerca de 1 hora de Gostoso, e a estrada era meio chatinha por ter um longo trecho de terra, mas deu pra ir de carro baixo.

Você vai relaxar em águas cristalinas e calminhas, vendo a água brotar direto da areia no fundo do rio, uma coisa linda! É o tipo de passeio para passar o dia inteiro totalmente desconectado (até porque o sinal de celular não funciona bem lá).

Shuí Brasil, RN
Shuí Brasil, RN. Foto: Fui ser viajante

O sistema lá é de Day Use: cada reserva garante um gazebo privativo (tem para duas pessoas ou famílias maiores), então você tem o seu cantinho de paz absoluta.

O almoço já está incluso no valor (avisamos antes a nossa preferência de menu: carne, peixe ou vegetariano). A comida era simples mas gostosa.

Dica de ouro: O Shui Brasil é super concorrido, então é preciso reservar antes! Não deixe para a última hora, pois as vagas são limitadas para garantir esse clima de sossego.

Se não conseguir vaga no Shuí Brasil, outra opção é visitar as piscinas do Rio Pureza, que ficam mais ou menos na mesma região. Mas aqui a proposta é diferente. são piscinas públicas, então não tem o clima de exclusividade.

Bate-volta para Galinhos

Muita gente que está em São Miguel do Gostoso pergunta se vale fazer um bate-volta para Galinhos, que fica a cerca de 1h30 de estrada.

Eu acabei não fazendo o bate-volta porque preferi seguir viagem para passar alguns dias dormindo em Galinhos logo depois de Gostoso.

Se você tiver tempo, recomendo muito o mesmo, pois Galinhos é um destino de isolamento total que merece ser vivido sem pressa.

Mas, se o seu tempo estiver curto, o bate-volta é possível e as agências em Gostoso oferecem esse tour, que geralmente inclui o trajeto de barco e o passeio de buggy pelas dunas.

Roteiro São Miguel dos Gostoso

Nós ficamos 5 dias em São Miguel do Gostoso, e organizamos nosso roteiro assim:

  • Dia 1: Parrachos de Maracajaú + por do sol em Tourinhos
  • Dia 2: Parrachos do Rio do Fogo + Marco da BR-101 + por do sol em Touros
  • Dia 3: Shuí Brasil
  • Dia 4: Praias do Litoral Sul
  • Dia 5: Praias do Litoral Norte (passeio de buggy)

As nossas noites eram sempre na rua da Xepa e seu entorno. E nos passeios que terminavam cedo, como o dos parrachos, sempre incluiamos uma tarde relaxando na piscina da pousada, na praia ou passeando na vila.

Com mais dias, você pode incluir também o bate-volta em Galinhos. Nós não fizemos porque seguimos viagem pra lá. Você pode ler tudo no post: O que fazer em Galinhos RN.

Onde comer em São Miguel do Gostoso

A maior parte das opções gastronômicas de São Miguel do Gostoso ficam na rua da Xepa, além de alguns restaurantes ao longo da rodovia RN-221, e da rua Cavalo Marinho, na Praia de Maceió (tudo pertinho).

Há também restaurantes em algumas praias. Ficamos bem animados com a quantidade de opções diferentes, apesar da vila ser bem pequena. Comemos muito bem nos nossos dias em Gostoso.

Aqui estão os que visitamos e gostamos:

1. Rua da Xepa:

  • Gênesis e Ori: São dois clássicos que ficam um de frente para o outro. São opções mais sofisticadas e um pouco mais caras para o jantar. Nós fomos para o Happy Hour. Ambos oferecem drinks e petiscos com desconto, uma ótima forma de conhecer o ambiente sem gastar tanto.
  • Restaurante Palmira: Achei o ambiente lindo. O bar na frente é muito fotogênico! Comi uma massa maravilhosa (a porção era pequena, mas o sabor entregava demais!).
  • Cervejaria Gostoso Beer: Se você é fã de cerveja artesanal como eu, precisa passar aqui. Fica no comecinho da Rua da Xepa e eles produzem a própria cerveja na cidade. O ambiente é super descontraído e o pessoal do bar é nota dez. Experimentamos uns cinco rótulos diferentes.
Prato do Tia Palmira, na rua da Xepa
Prato do Tia Palmira, na rua da Xepa. Foto: Fui ser viajante

2. Pizzaria República:

Essa pizzaria ganhou meu coração! Fica fora da Rua da Xepa, mas vale muito a visita. A pizza é deliciosa, bem servida e com preço super justo. O atendimento é o ponto alto: o pessoal é uma simpatia só!

O cardápio é todo divertido, brincando com nomes de políticos. Fomos duas vezes de tanto que gostamos.

Onde comer pizza em São Miguel do Gostoso RN
Onde comer pizza em São Miguel do Gostoso RN. Foto: Fui ser viajante

3. Urca do Tubarão

Esse restaurante é uma instituição da cidade. Ele funciona como um antiquário, então as paredes são cheias de objetos antigos que o dono coleciona.

Urca do Tubarão, São Miguel do Gostoso
Urca do Tubarão, São Miguel do Gostoso. Foto: Fui ser viajante

É um lugar curioso e muito tradicional. Paramos para um lanche e pedimos o bolinho recheado com camarão. Confesso que gostei mais do ambiente e do papo com os donos que da comida, mas valeu a parada porque o lugar é único!

4. Restaurante Gerivá

Para quem quer uma opção de almoço com ótimo custo-benefício, o Gerivá é a escolha. O ambiente tem aquele climinha praiano gostoso e eles servem PFs (Prato Feito) na faixa de R$ 40.

Comemos peixe e carne, tudo bem servido e muito saboroso. Acompanhado de uma caipirinha, não precisa de mais nada!

5. Beach Club Idílico (Praia de Monte Alegre)

Este foi o cenário da melhor moqueca da viagem! O restaurante tem uma vista espetacular para o mar. A comida é impecável e a pimentinha da casa dá o toque final.

É o lugar perfeito para um almoço longo, aproveitando a brisa da praia.

Continue planejando sua viagem para São Miguel do Gostoso

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer, garanta que o restante do seu planejamento pelo Rio Grande do Norte seja tranquilo.

Gostoso é um destino que cresceu muito, e os detalhes fazem toda a diferença para uma viagem sem perrengues.

Garanta seus passeios

Em Gostoso, os passeios de buggy e quadriciclo são muito disputados, e as vagas para os Parrachos dependem totalmente da maré. Não deixe para decidir na última hora, ou você pode ficar sem vaga nos melhores horários.

Recomendo reservar com antecedência:

Aluguel de carro

Para ter liberdade de ir aos Parrachos, ao Shui Brasil e até conhecer Touros sem depender de ninguém, alugar um carro em Natal é a melhor opção.

A estrada até Gostoso é ótima e ter um veículo te dá autonomia para jantar cada noite em um canto da vila.

Dica: Lembre-se que muitas ruas em Gostoso são de areia. Um carro comum costuma dar conta, mas ter a segurança de uma reserva antecipada te livra de preços abusivos na alta temporada.

Aproveite nosso cupom exclusivo FUISERVIAJANTE para ganhar 5% de desconto e pagar em Reais, sem IOF.

Compare preços: Faça cotação gratuita na RentCars aqui

Seguro viagem: tranquilidade no Brasil também

Muita gente esquece, mas seguro viagem para roteiros nacionais é fundamental, especialmente se o seu plano de saúde tiver cobertura apenas regional.

Em um destino onde fazemos trilhas de quadriciclo, mergulhos e comemos muitos frutos do mar, ter uma assistência 24h para qualquer imprevisto é um alívio.

Se for praticar esportes radicais, não esqueça de contratar o seguro adequado!

Use o cupom FUISERVIAJANTE15 para ganhar 15% de desconto!

Faça uma cotação: Veja preços e compare aqui

Leia mais sobre o Rio Grande do Norte

Aqui no site, temos uma série de posts bem completa sobre a região, que certamente vai te ajudar a planejar uma viagem inesquecível pelo litoral potiguar.

Vale a pena conhecer São Miguel do Gostoso?

Se você busca um destino para desconectar, comer bem e ter aquele contato genuíno com a natureza, a resposta é um sim bem grande!

Gostoso tem um magnetismo que nos faz querer desacelerar e aproveitar cada pôr do sol sem pressa.

Espero que essas dicas te ajudem a montar um roteiro inesquecível! Depois volta aqui e me conta qual foi o seu passeio favorito, tá?

Dúvidas frequentes sobre São Miguel do Gostoso

Vale a pena conhecer São Miguel do Gostoso?

Com certeza! Se você busca um destino com clima de vila, boas opções gastronômicas e praias que misturam sossego e esporte, Gostoso é o lugar. É o destino perfeito para quem quer fugir daquela agitação de capitais e curtir o “luxo da simplicidade”.

O que fazer em São Miguel do Gostoso com chuva?

Embora o sol brilhe quase o ano todo, se a chuva aparecer, a melhor pedida é aproveitar a gastronomia. A cidade tem restaurantes incríveis. Outra opção é visitar o Shui Brasil, pois o banho de rio com água morninha continua delicioso mesmo com um pouco de chuva.

Qual o valor do passeio de quadriciclo em São Miguel do Gostoso?

Para quem não gosta de ondas fortes ou praias de tombo, a Praia de Tourinhos é a melhor opção. O mar é mais calmo, sem pedras e com uma estrutura de barracas excelente. No centro, as praias são mais voltadas para o esporte e exigem cuidado por serem de tombo.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Lila, fundadora do Fui Ser Viajante, é uma viajante incansável com 20 países e 22 estados brasileiros na bagagem. Pernambucana de Gravatá, cresceu entre histórias e sabores que despertaram seu olhar atento para a cultura e diferentes realidades do mundo. Com base atual no Rio de Janeiro, Lila se dedica a viagens culturais e gastronômicas, sempre em busca de experiências autênticas. Sua formação como Sommelier de Cervejas pelo Science of Beer Institute ampliou seu olhar sobre a íntima relação entre território, tradição e sabor, que é a essência de seus roteiros. No Fui Ser Viajante, Lila produz conteúdo com curadoria própria e baseado em vivência real. O blog compartilha roteiros detalhados, dicas práticas e análises culturais que ajudam o leitor a planejar uma viagem com confiança, indo sempre além dos cartões-postais.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *