Fui Ser Viajante

Legendi Mundi: um Dedo de Prosa com a Mariana, do Mariana Viaja

Compartilhar

Esse mês da mulher ganhei um grande presente graças ao blog e ao Legendi Mundi. Fui convidada para participar de um episódio do Dedo de Prosa com a Mariana, do blog Mariana Viaja. O Dedo de Prosa é um programa de vídeo organizado pela Mariana Bueno, que você pode conferir quinzenalmente na fanpage do Mariana Viaja. Sempre um convidado diferente, falando sobre um tema interessante e atual relacionado ao universo viagem.

Para esse programa, a ideia da Mari foi aproveitar que o Dedo de Prosa foi ao ar no dia 7 de março, véspera do dia da mulher. Ela me convidou para bater um papo sobre o Legendi Mundi, mulheres na literatura e empoderamento feminino. Tudo a ver com a data, né gente?

Claro que aceitei o convite! Seria uma oportunidade incrível para falar desse projeto que é um dos meus maiores orgulhos aqui no blog e na minha vida – e também de conhecer a Mari pessoalmente, já que até agora a gente só se falava pelo mundo virtual.

Como foi o Dedo de Prosa com a Mariana?

Quem me conhece sabe que sou a garota por trás das câmeras. Depois do blog e cada vez mais recentemente, venho me desafiando para encarar minha vergonha desafios e tentar aparecer mais em fotos, stories – e agora uma live! A entrevista foi transmitida ao vivo na página do Facebook Mariana Viaja – e quem perdeu ainda pode conferir a íntegra do nosso bate-papo sobre o Legendi Mundi.

Sorte a minha – a Mari me deixou super à vontade. O lugar onde ela está gravando o programa, o 2P Ateliê, é um ambiente super bonito, criativo e estimulante. Eu me senti muito bem recebida por lá!

Comecei o bate-papo meio nervosa, mas foi só falar sobre esse projeto que amo tanto que fui me soltando. Contei como o projeto nasceu, quem foram minhas inspirações e sobre a importância de ler mais e mais mulheres.

A Mari também aproveitou a temática de empoderamento e bordou uma blusa Girl Power personalizada para vestir na entrevista. Ficou linda e você pode conferir o tutorial para fazer sua blusa Grl Pwr gastando menos de R$20,00!

Pra você entender melhor o Legendi Mundi

O Legendi Mundi nasceu da união de duas grandes paixões da minha vida: os livros e as viagens. A ideia, desde o começo, foi fazer uma volta ao mundo com a literatura. Aumentar a diversidade de autores na minha estante, para tentar fugir do óbvio e costumeiro com a literatura de sempre: nacional e norte-americana.

Mas no meio do caminho o Legendi Mundi descobriu uma causa pra defender, uma bandeira para levantar. A representatividade feminina na literatura começou a mexer comigo. Onde estão as mulheres nas estantes das nossas livrarias? Onde estavam as mulheres nas estantes aqui de casa?

Nós mulheres somos uma imensa maioria entre os leitores. Mas isso não está devidamente representado quando contamos os número das mulheres que conseguem ser publicadas. Muito menos entre aquelas que, depois de publicar um livro, ganham um espacinho na estante de livros mais vendidos das nossas livrarias.

Foi aí que as duas coisas se juntaram: dar uma volta ao mundo com a literatura das mulheres do Japão, da Austrália, da Guiana e de todo país ou território onde eu conseguir encontrar uma publicação. Data pra terminar? Não temos: é o projeto de uma vida. Da minha vida: leitora, viajante, contadora de tantas outras histórias.

Gostou da ideia? Leia mais sobre o Legendi Mundi e veja as resenhas de livros que já participaram dos projetos.

Dicas de livros #LeiaMulheres

No final da entrevista com a Mari, aproveitei para deixar algumas dicas de livros incríveis escritos por mulheres. Vou aproveitar para deixar a lista aqui, quem sabe você se inspira e começa a ler mais mulheres por aí também?

 

* Post contém links afiliados. Leia mais sobre a Política de Monetização do blog aqui.
** Crédito das imagens e edição de vídeo: Lenilton Araújo

 

Sair da versão mobile