Seguro viagem nacional: preciso de seguro para viajar no Brasil?

Aposto que você pensou: “Seguro viagem nacional? Eu não preciso disso, tenho plano de saúde! Não preciso de seguro para viajar dentro do Brasil! Seguro viagem só vale a pena em viagem para o exterior…”

Vou começar esse post com uma realidade assustadora: você sabia que a maioria dos planos de saúde no Brasil não oferecem cobertura nacional? Pois é.

Pior ainda: muitos dos planos de saúde com cobertura nacional não possuem uma rede referenciada expressiva em outros estados do Brasil, fora do seu estado de origem.

Você pode precisar de um serviço, procurar durante a viagem e descobrir que quase não há médicos e clínicas cadastradas no seu plano naquela localidade. E agora?

Por isso, a resposta é SIM! Não tem como negar que seguro viagem nacional é essencial para viajar tranquilo no Brasil!

Quem precisa contratar seguro viagem nacional?

Imprevistos acontecem em todo lugar. Até mesmo numa viagem pelo Brasil. Até mesmo numa viagem de carro para o estado vizinho.

É possível contratar seguro viagem nacional para ir a qualquer destino que fique a mais de 100km da sua cidade de residência.

Por isso dizemos que, em todos os casos – seja viagem nacional ou internacional – vale a pena contratar um seguro viagem. Até porque ele não oferece só cobertura médica, mas muitos outros benefícios (como vou mostrar mais na frente do texto).

É importante também notar que o seguro viagem nacional é válido tanto para viagens aéreas quanto para viagens nacionais por via terrestre!

Além desses casos onde é indicado optar pelo seguro viagem nacional, existem alguns casos onde o seguro viagem nacional não é apenas sugestão, mas é sim um investimento essencial.

Você precisa de um seguro viagem nacional sempre que for viajar para fora da área de cobertura do seu plano de saúde.

Também é interessante contratar um seguro viagem nacional quando você for viajar para um lugar onde a rede referenciada do seu plano de saúde seja deficiente (mesmo se tratando de plano com cobertura nacional).

Por exemplo, é mais difícil encontrar rede credenciada para alguns planos em cidades menores e regiões mais remotas do Brasil.

No caso de um imprevisto durante a viagem, quando seu plano não oferecer cobertura, você vai precisar desembolsar a quantia para ser atendido por um médico ou uma emergência particular, ou mesmo ser atendido pelo sistema público de saúde local.

É aí que entra o seguro viagem nacional, garantindo assistência médica, odontológica e até mesmo reembolso pelas despesas com medicamento. Tudo por um preço mais barato do que você imagina.

>> Já encontrei algumas opções onde o investimento é de R$ 5,00 por dia, por pessoa!

É um investimento muito barato e que no fim te salva de gastar muito dinheiro no caso de um imprevisto.

Sabe aquele ditado, o “barato que sai caro”? Seria o caso de quem prefere economizar esses R$5,00 e depois tem que desembolsar uma quantia enorme, além de todo contratempo de procurar assistência médica por conta própria durante a viagem, no caso de um imprevisto.

Com o seguro viagem nacional, você investe um pequeno valor pelo benefício de viajar mais tranquilo para qualquer lugar do Brasil.

Nesses casos, seguro viagem é essencial para poder dispor de qualquer um dos serviços particulares de saúde disponíveis no local.

Leia mais: Por que contratar um seguro viagem?

Tenho plano de saúde, como saber se preciso de seguro viagem no Brasil?

A primeira coisa a fazer antes de começar a viajar pelo Brasil é entrar em contato com o seu plano de saúde, para descobrir o que está incluído na sua apólice.

Ou ainda ler os termos do contrato, para entender melhor o que você contratou.

Não se surpreenda se descobrir que seu plano de saúde tem cobertura apenas estadual, ou no máximo regional.

Alguns só oferecem cobertura para atendimento de emergência quando você está fora do estado. Fique atento com isso também!

Também é comum descobrir que a rede credenciada ao seu plano de saúde é muito pequena ou até inexistente no local de destino da sua viagem.

Nesses dois casos, é hora de começar a pesquisar um seguro viagem nacional antes de cair na estrada por esse nosso Brasil.

O que está incluído no seguro saúde para viagem nacional?

O seguro viagem nacional oferece cobertura em todo território nacional. Como comentei antes, ele pode ser contratado para qualquer viagem no Brasil que envolve um deslocamento para mais de 100 km de distância da residência do contratante.

E nem pense que estamos falando apenas de cobertura médica e hospitalar. O seguro viagem nacional pode incluir muitos outros benefícios para garantir segurança e conforto para sua viagem pelo Brasil:

– Orientação e direcionamento à rede de atendimento médico local
– Assistência médica e hospitalar (inclui doenças pré-existentes)
– Suporte para internação
– Emergência médica
– Cobertura para prática de esportes
Assistência médica para gestante
– Traslado médico
– Fisioterapia
– Cuidados Odontológicos
– Reembolso de despesas com medicamentos.

Além disso, o seguro viagem nacional garante auxílio para outros problemas, como:

– Reembolso por gastos por atraso de voo
– Intermediação da negociação com a companhia aérea, por problemas como atrasos e cancelamentos
– Suporte para localização de bagagem perdida
– Passagem aérea ida e volta de acompanhante (para alguém da família ir encontrar você no caso de uma internação)
– Indenização em casos de extravio de bagagens (roubo, furto e / ou destruição total da bagagem)
– Acompanhamento de menores (no caso de você precisar ficar internado e um menor de idade precisar voltar para a cidade de origem).
– Orientação em caso de perda ou roubo de documentos ou cartão de crédito
– Honorários advocatícios e fiança
– Seguro de vida ou invalidez

Como escolher o melhor seguro viagem nacional?

Para contratar um seguro viagem nacional, você vai seguir o mesmo passo a passo de um seguro de viagem internacional.

A primeira coisa é fazer uma pesquisa para comparar os valores e as empresas que oferecem seguro de viagem nacional, bem como o que está incluído em cada apólice de seguro.

Fique atento que os benefícios incluídos variam bastante entre as empresas. Poe exemplo, nem todos os seguros oferecem cobertura para mulheres grávidas ou para a prática de esportes radicais.

E como encontrar um seguro que atenda às suas necessidades?

Eu faço essa pesquisa no site da Seguros Promo, um excelente comparador de seguro viagem que funciona tanto para destinos nacionais quanto internacionais.

Faça aqui sua cotação gratuita com a Seguros Promo

Seguro viagem nacional - como comprar

Para encontrar o melhor seguro viagem nacional, é bem simples. Inicie a pesquisa colocando BRASIL no campo destino.

Escolha as datas de embarque e data de desembarque, que indicam o início e fim da sua viagem. Por fim, preencha os campos Nome, e-mail e celular para iniciar a pesquisa.

O site vai retornar com a lista dos seguros disponíveis, que você pode organizar por seguradora, menor preço, maior preço e melhor custo-benefício (eu sempre escolho essa última).

Você pode clicar em cada seguro, para ver a cobertura. Ou ainda selecionar até 4 seguros para comparar os benefícios oferecidos por cada apólice. Fica muito fácil entender assim o que mais tem a ver com minha necessidade de seguro viagem nacional.

Você pode pagar com boleto bancário (desconto de 5%) ou com cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, a apólice vai chegar no seu e-mail e você pode viajar tranquilo, você está segurado!

Desconto no seguro pelo Brasil

Fechamos uma parceria com a Seguros Promo, para conseguir oferecer ainda mais descontos na hora de contratar Seguro Viagem (tanto nacional quanto internacional).

E seu eu precisar acionar o seguro durante a viagem?

Uma das maiores inseguranças quando você tem um imprevisto e está em um lugar que você não conhece muito bem, é como proceder para conseguir a melhor ajuda disponível.

Para facilitar essa etapa, a Seguros Promo disponibiliza um telefone de contato, para intermediar o contato com a seguradora que você contratou pelo site. Você entra em contato com eles e vai receber as instruções de como proceder.

Dependendo do caso e do local onde ocorreu o sinistro, você vai ser direcionado direto para o atendimento em um hospital / clínica filiado à seguradora, sem pagar nada pelo atendimento e serviços prestados.

Nos casos onde um estabelecimento assim não estiver nas proximidades, você será encaminhado para um hospital não credenciado, e será reembolsado pelos gastos por meio de comprovantes e notas fiscais.

Eles vão indicar qual será o seu caso, e é importante guardar todas as notas fiscais de todos os procedimentos realizados.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *