9 festivais para conhecer no Brasil durante o inverno

Estamos chegando na metade do ano! A queda nas temperaturas é um convite para curtir os festivais de inverno que começam a agitar as cidades mais frias do país. É hora de programar a próxima viagem, e estamos aqui pra te ajudar! Prepare a mala com suas roupas mais quentinhas e vamos juntos descobrir quais são os melhores festivais de inverno no Brasil para conhecer ainda esse ano!

Festivais de inverno no Brasil: calendário 2018

  • Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP)

Na cidade mais charmosa da Serra da Mantiqueira, o festival de inverno já está na sua 49o edição, acontecendo de 30 de junho a 29 de julho. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é conhecido como o maior evento de música clássica do país, e durante os dias do evento os visitantes podem curtir artistas nacionais e internacionais, se apresentando em concertos sinfônicos e de câmara, muitos deles totalmente gratuitos.

Veja ofertas de hospedagem em Campos do Jordão | O que fazer em Campos do Jordão | Mais sobre o evento

  • Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG)

As cidades do interior de Minas já estão organizando seu festival de inverno há 51 anos! O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes recebe artistas e grupos culturais, que invadem as ruas e prédios históricos da cidade com muita arte! O tema desse ano é o Tropicalismo, movimento que teve muita influência na música popular e cultura do Brasil a partir da década de 1970. Para quem quer conferir de perto, o Festival de Inverno de Ouro Preto acontece de 6 a 22 de julho!

Veja ofertas de hospedagem em Ouro Preto | Veja ofertas de hospedagem em Mariana | Mais sobre o evento

  • Festival de Inverno de Garanhuns (PE)

Festival de Inverno de Garanhuns

Foto: Walber Moura – MTur

Quem disse que não tem friozinho no Nordeste? A cidade de Garanhuns, no agreste pernambucano, tem um clima ameno perfeito para um festival de inverno! O FIG já está na sua 28a edição e a tradição faz desse festival um dos eventos mais importantes do cenário cultural pernambucano. Sempre com nomes da música local e vários artistas de expressão nacional, o FIG conta com mostras de cinema, oficinas, gastronomia, teatro e circo. O evento vai acontecer de 19 a 28 de julho.

Veja ofertas de hospedagem em Garanhuns | Mais sobre o evento

  • Festival de Inverno de Monte Verde (MG)

A vila conhecida como a ‘Suíça Brasileira’ já está na 6a edição do seu festival de inverno. Monte Verde tem a beleza da Serra da Mantiqueira abrilhantando roteiros que buscam muito verde e natureza, num clima gostoso e perfeito pro inverno! Esse ano, o festival promete uma boa lista de atrações gratuitas, como shows, teatros, dança e circo. O evento acontece nos dias 7, 14, 21 e 28 e julho.

Veja ofertas de hospedagem em Monte Verde

  • Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES)

O Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins é o maior evento musical do Espírito Santo. Nessa 25a edição, o festival contará com oficinas de danças italiana e alemã, concertina e prática de metais, além da apresentação de bandas. Além de acontecer numa das cidades mais charmosas da região Sudeste! Anote as datas: 13 a 22 de julho.

Veja ofertas de hospedagem em Garanhuns | Mais sobre o evento

  • Festival de Cinema de Gramado (RS)

A cidade mais cinematográfica do Brasil recebe o maior festival de cinema da América Latina, bem no meio do inverno, a melhor época para curtir a região! Gramado recebe artistas, diretores e outras personalidades do cinema numa atmosfera glamurosa que atrai visitantes brasileiros e estrangeiros. Esse ano, a festa acontece de 16 a 25 de agosto.

Veja ofertas de hospedagem em Gramado | Mais sobre o evento

  • Festa Literária de Paraty (RJ)

Paraty, no litoral da Costa Verde fluminense, é cheia de atrações no inverno! De 25 a 29 de julho, acontece a mundialmente famosa FLIP, a Festa Literária de Paraty, que atrai escritores e leitores do mundo todo. Todos os anos, a festa é grande e a experiência é única, combinando o clima bucólico da cidade com excelentes rodas de conversa sobre a literatura.

Veja ofertas de hospedagem em Paraty | Mais sobre a FLIP

  • Festival da Cachaça – Paraty (RJ)

É hora de descobrir os alambiques mais tradicionais de Paraty! De 16 a 19 de agosto, acontece o charmoso Festival da Cachaça, Cultura e Sabores! Já é a 35a edição do evento, que é um sucesso todos os anos! Uma excelente oportunidade de visitar a cidade durante um evento que movimenta desde a cultura até a gastronomia da charmosa Paraty! Só se programe com antecedência, a cidade fica bem lotada!

Veja ofertas de hospedagem em Paraty | Mais sobre o Festival da Cachaça

  • Festival Vale do Café (RJ)

O festival combina música com paisagens deslumbrantes, convidando todos a conhecer a região do vale do café, tão rica no século XIX. Você pode visitar as históricas fazendas, aproveitar a gastronomia e curtir os shows que se distribuem por várias cidades da região. Esse ano, o Festival Vale do Café acontece de 20 a 29 de julho.

Mais sobre o evento

Foto em destaque: Gramado, Renato Soares – MTUR

 

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

muito legal o post e mostra o quanto temos no Brasil de cultura, de povo, de folclore e de vida maravilhosa que muitas vezes esquecemos. fico feliz em estar aqui no teu Fui… e conhecer aind mais a nossa terra e o que ela semeia. um grande abraço, Klécia.