Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge

Depois de descobrir as principais atrações nos arredores de Alto Paraíso de Goiás na Chapada dos Veadeiros, chegou a hora de explorar os passeios a partir da vila de São Jorge. Esse charmoso distrito fica a 36km do centro de Alto Paraíso e possui pouco mais de 700 habitantes. Apesar de oferecer uma estrutura hoteleira e de serviços menor que Alto Paraíso, a vila de São Jorge acaba sendo escolhida como base de hospedagem por muita gente que visita a região, já que a portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica bem ali do lado. Mas não é só isso atrai os turistas para São Jorge: a vila tem aquele jeito gostoso de interior, sabe? Com um clima mais despojado que deixa todo visitante se sentindo em casa! E muitos outros passeios bacanas para fazer nos arredores!

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Mirante da Janela

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: Passeios a partir de São Jorge

1 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Distância de São Jorge: 1 km em estrada de chão.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das principais atrações da Chapada, e São Jorge é a porta de entrada para vários circuitos de trilhas, cachoeiras e uma natureza deslumbrante dentro dos domínios do parque. A visitação pode acontecer durante o ano todo, com o período de chuvas indo de novembro a abril.

Para visitar o parque, não é cobrado nenhum valor de entrada. A portaria fica a aproximidamente 1 km da vila de São Jorge e muita gente vai caminhando, de bike ou de carro. Só é preciso ter atenção porque o estacionamento lota muito rápido e a estrada fica congestionada durante a alta estação (férias escolares e feriados).

Dentro do Parque, o visitante pode percorrer até 4 trilhas / circuitos: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos (onde temos vista para as famosas quedas d’água Saltos I e Saltos II), Trilha dos Cânions e Trilha da Seriema. Para cada trilha,  existe um grau de dificuldade diferente e número de dias para realizar o passeio. A quantidade de visitantes é controlada a cada dia, por isso é preciso chegar bem cedo na portaria (olha a vantagem de quem está hospedado em São Jorge!).

Passeios a partir de São Jorge na Chapada dos Veadeiros - Trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Foto: Augusto Miranda / MTur

2 – Córrego Preguiça

Distância de São Jorge: 1 km em estrada de chão.

Quem visita a Chapada dos Veadeiros de dezembro a maio pode aproveitar o banho nos poços do Córrego Preguiça, bem pertinho da vila de São Jorge. É uma ótima opção de passeio para quem viaja com crianças e quer evitar caminhadas longas. Para chegar no Córrego, basta percorrer uma trilha de 150m a partir da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O Córrego Preguiça fica na periferia da Vila, só há banho no período de dezembro a maio, na época das águas, pois o córrego chega a secar por completo, no período de estiagem.

3 – Mirante do Areião

Distância de São Jorge: 4 km em estrada de chão.

O por do sol no cerrado é de tirar o fôlego. E se você procura um lugar para assistir o espetáculo em São Jorge, seu lugar é o Mirante do Areião, ou Mirante da Estrela. O lugar também é reconhecido como ponto de meditação e ainda um observatório de estrelas. Para encontrar o mirante, basta seguir em direção à antena de rádio nos arredores do povoado, percorrendo uma trilha de cerca de 3 km.

4 – Raizama

Distância de São Jorge: 4 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

Essa propriedade privada oferece uma das trilhas mais tranquilas da Chapada dos Veadeiros. O nível do percurso é bem fácil e o caminho vai te apresentando várias paradas, seja para um banho em uma hidromassagem natural ou em poços e uma cachoeira com água cristalina – linda e perfeita para banho e para prática de rapel!

Dentro da propriedade o visitante também encontra um bar bem divertido (todo decorado com fotos de lendas do rock!), que tem até instrumentos para quem quiser se aventurar a fazer um som!

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Raizama

Foto: Augusto Miranda / Mtur

5 – Espaço Rio da Lua

Distância de São Jorge: 4,5 km em estrada asfaltada.

Uma propriedade construída às margens do rio São Miguel, pertinho do começo da Serra do Segredo. A chegada é fácil, em estrada asfaltada, e o Espaço Rio da Lua é um oásis no meio do cerrado: uma enorme área preservada, duchas e 250m de margem de rio, com prainhas e piscinas naturais. O Espaço oferece ainda área de descanso com redário, quadra de areia e um restaurante que serve pratos por encomenda. Um lugar pra relaxar e curtir as belezas da Chapada sem precisar se aventurar em trilhas ou longas estradas de chão.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Espaço Rio da Lua

Foto: Espaço Rio da Lua

6 – Vale das Pedras

Distância de São Jorge: 5 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

O leito do rio São Miguel é a grande atração do lugar. Você vai encontrar poços cristalinos que se formam ao longo das margens, que estão repletas de pedras, junto com o fundo do rio – daí o nome da atração. A visitação é gratuita e nem é preciso fazer trilha para chegar até o vale, só precisa manter o equilíbrio para vencer o chão de pedras. No lugar, você também encontra um restaurante com comida típica caseira (mediante encomenda).

7 – Morada do Sol

Distância de São Jorge: 6 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

Seguindo pela mesma estrada que te leva até Raizama, você vai encontrar a Morada do Sol alguns quilômetros mais à frente. A propriedade é privada e pagando a taxa de entrada você pode acessar a trilha leve. O caminho é repleto de piscinas naturais formadas no leito do rio, cercadas de pedras e cachoeiras que te convidam para um banho de sol. É um ótimo lugar para passear com crianças.

8 – Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Distância de São Jorge: 6 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

Algumas das fotos mais lindas que tiramos na Chapada dos Veadeiros foram clicadas nessa trilha incrível. Depois de desbravar o cerrado com o sol forte na cabeça (já que a maior parte da trilha é descampada), passamos pela Cachoeira do Abismo e seguimos por mais alguns quilômetros para receber a recompensa com uma paisagem incrível do Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros. De lá, temos a visão mais bonita dos Saltos I e II, as cachoeiras do Rio Preto que são o símbolo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Mirante da Janela

Mas não é só isso: a imensidão de beleza da natureza de Goiás fica ainda mais incrível lá de cima! A trilha tem dificuldade média a difícil e a sinalização é razoável – mas a gente precisou de uma ajuda de outros trilheiros para achar a famosa ‘janela’ da Chapada dos Veadeiros.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Mirante da Janela

9 – Vale da Lua

Distância de São Jorge: 9 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

O Vale da Lua é um dos passeios mais procurados da Chapada dos Veadeiros. A formação geológica mais diferentona da Chapada faz com o que o visitante se sinta mesmo no espaço, passeando pelo vale de rochas formado pela erosão das águas transparentes do Rio São Miguel. As pedras formam canyons, piscinas e cavernas que fazem a festa dos visitantes. Como o Vale da Lua fica dentro de uma propriedade privada, paga-se uma taxa de R$20,00 para visitar o atrativo, o que dá acesso a um amplo estacionamento, com banheiros e lanchonete (onde comemos um pastel delicioso!). Para chegar no Vale da Lua da Chapada dos Veadeiros, basta seguir numa trilha fácil de aproximidamente 1km.

+ Leia mais sobre nossa visita ao Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Vale da Lua

Foto: Augusto Miranda / MTur

10 – Banho em águas termais

Distância de São Jorge: 14 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

Nem só em Caldas Novas você encontra águas termais no estado de Goiás. Ali mesmo na Chapada dos Veadeiros você pode encontrar duas propriedades que oferecem um banho relaxante em águas termais (em torno de 28 ºC – 32 ºC). Uma ótima opção para um passeio relaxante no final da tarde, depois de curtir muito as cachoeiras e outros atrativos da região. Uma boa opção é combinar com o passeio até o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. Nós visitamos a Pousada do Éden Águas Termais, mas a vizinha Águas Termais do Morro Vermelho também oferece uma estrutura parecida para aquele banho relaxante!

+ Leia mais sobre as águas termais na Pousada do Éden

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Pousada do Éden Águas Termais

11 – Praia do Jatobá

Distância de São Jorge: 15 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

O nome da praia vem de um jatobá enorme, que se destaca em meio a natureza exuberante do cerrado. Para acessar a praia do Jatobá é bem simples: duas trilhas, uma de 800m e outra de 500m, te levam até as margens do Rio São Miguel, numa área de prainha onde a água fica calma e crianças e adultos vão adorar o banho de rio e as belezas da mata preservada que rodeia o lugar. Cobra-se uma taxa de entrada e por lá você também encontra uma lanchonete.

12 – Cachoeira do Segredo

Distância de São Jorge: 18 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

O melhor mês para visitar é em outubro, quando o sol incide direitinho no poço da Cachoeira do Segredo. Mas a beleza está lá o ano todo e meu conselho é que você não deixe a trilha dura assustar você. São apenas 8km de trilha, mas que dureza! A estrada é bem irregular e é preciso andar por mata fechada e atravessar o rio São Miguel várias vezes. A linda queda d’água tem mais de 100 metros de altura e o poço de águas cristalinas oferece aquele banho refrescante – a recompensa para quem se aventura a desbravar uma das trilhas mais duras da Chapada!

13 – Encontro das Águas

Distância de São Jorge: 20 km em estrada asfaltada + estrada de chão.

O encontro do rio Tocantizinho e do rio São Miguel batizam o lugar. A beleza é indiscutível, mas o Encontro das Águas ainda oferece aquele revigorante banho de rio, piscinas naturais e até prainhas. Para visitar, basta seguir do estacionamento por uma trilha leve a intermediária, que tem cerca de 800m. Também há um restaurante na propriedade, que serve pratos sob encomenda.

Dica: estrada de chão na Chapada dos Veadeiros é dureza. Pode ser que você dê sorte e pegue um caminho legal. Ou pode ser que chova, tenha lama, buracos, ‘costelinhas’, e outras dificuldades na estrada. O melhor negócio é alugar um carro mais alto (de preferência 4×4) se você for se aventurar nas atrações mais distantes ou menos famosas (que geralmente tem estradas com menos manutenção). Reserve seu veículo na Chapada dos Veadeiros com nosso parceiro RentCars e parcele em até 12x.

Leia também:O que você pode fazer na Chapada dos Veadeiros a partir de Alto Paraíso de Goiás

Fonte: Portal Vila de São Jorge

__________________

Nossas dicas te ajudaram? Que tal retribuir com amor?
Pesquise e reserve sua hospedagem em Alto Paraíso de Goiás e São Jorge no Booking.com usando os links aqui do site. Você não paga nada a mais por isso e a comissão que recebemos ajuda a manter o blog no ar. A gente agradece desde já! 🙂

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *