Dicas e curiosidades para visitar as Catacumbas de Paris

Dicas para visitar as Catacumbas de Paris | Preparado para conhecer um dos lugares mais sombrios e curiosos de Paris?

Todos os anos, centenas de milhares de pessoas visitam a Cidade Luz. Enquanto passeiam pelo Museu do Louvre e fotografam a Torre Eiffel, grande parte dos turistas sequer imagina os segredos arrepiantes que estão escondidos nos subterrâneos de Paris.

As Catacumbas de Paris são uma atração turística controversa. Tem gente que acha mórbido, nem cogita passear por lá. Mas também existem outras pessoas – como eu – que não resistem à curiosidade de visitar esse lugar igualmente sombrio e histórico.

Leia também:
+ Melhores bate-e-volta para fazer saindo de Paris
+ Melhores bairros para se hospedar em Paris
+ Paris Museum Pass: vale a pena?
+ Shakespeare and Company: livraria imperdível em Paris

Coloquei as catacumbas no roteiro de Paris e não me arrependo. Um lugar que abriga os ossos de 6 milhões de parisienses precisa ser considerado, no mínimo, impressionante.

Se você tem curiosidade de visitar ou está na dúvida de como é a visita às Catacumbas de Paris, ou ainda se vale a pena ou não visitar, cola comigo nesse post que vou responder tudo isso por aqui.

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Reserve aqui seu ingresso para as Catacumbas de Paris[/su_button]

Como surgiram as Catacumbas de Paris?

Para todo mundo que está se perguntando como todos esses ossos foram parar nos túneis subterrâneos, ou até porquê todos esses quilômetros de túneis foram escavados, aqui vai um pouco da história das Catacumbas de Paris.

Primeiro, vamos falar dos túneis. A mineração para extração de pedras acontece na região de Paris desde a época dos romanos.

A retirada de pedras foi dando origem ao sistema de túneis e cavernas, que estão em média 20 metros abaixo do nível do solo.

Túneis das Catacumbas de Paris

Os túneis são oficialmente chamados de “Les Carrières de Paris” (pedreiras de Paris ou subterrâneos de Paris). Estima-se que existam mais de 300 km de galerias no subterrâneo de Paris, parte deles ainda nem foi explorado!

Quanto aos ossos, até o século 18 os cemitérios da cidade se encontravam nos arredores de igrejas. Mas à medida que a cidade foi crescendo, não havia mais lugar para sepultamentos. Os cemitérios de Paris estavam passando por uma superlotação – que estava virando um problema de saúde pública!

Como os cemitérios ficavam dentro da cidade, o excesso de matéria orgânica em decomposição trazia doenças e patógenos para perto das pessoas. O povo começou a exigir que uma providência fosse tomada.

A primeira ideia foi construir novos cemitérios fora dos limites da cidade. Mas isso só resolvia parte do problema!

O que fazer com os cemitérios que já estavam superlotados? Foi aí que um chefe de polícia teve a ideia de transportar os ossos para os velhos túneis das pedreiras.

>> Reserve seu hotel em Paris com desconto com o Booking.com

Primeiro, as catacumbas foram abençoadas e só então os ossos começaram a ser movidos. Eles ocupam apenas uma parte do sistema de galerias subterrâneas – e mesmo assim é uma área considerável!

À medida que iam sendo movidos, os ossos eram colocados juntos nos túneis, com referência ao nome do cemitério de origem e data (para ajudar as famílias a “encontrar seus parentes” e até mesmo facilitar estudos sobre doenças e características da população de cada época.

Placas indicativas do cemitério de origem dos ossos - Catacumbas de Paris

É importante dizer que, no início, os ossos eram jogados de qualquer modo nos túneis. Somente no século 19 eles começaram a ser organizados de forma decorativa, dando origem à principal característica das catacumbas de Paris: as formas geométricas e ornamentais do ossuário.

Ossos grandes, como úmero e fêmur foram dispostos formando paredes de ossos. Os crânios completam a decoração, formando desenhos geométricos. Já os ossos menores foram apenas “jogados” atrás das paredes dos ossos grandes, sem qualquer organização.

Parte dos túneis que formam as Catacumbas de Paris estão abertas à visitação desde o século 19.

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Reserve aqui seu ingresso para as Catacumbas de Paris[/su_button]

Algumas curiosidades sobre as Catacumbas de Paris

Vou contar aqui três curiosidades que descobri sobre as Catacumbas de Paris, que valem a pena você ler para já entrar no clima do lugar:

1 – O cinema mais sombrio de Paris

Essa história bizarra aconteceu em 2004. A polícia de Paris decidiu fazer um treinamento numa parte até então desconhecida das Catacumbas de Paris, logo abaixo do Palais de Chaillot no 16th arrondissement.

Ao entrar no sistema de túneis, os policiais encontraram uma placa: “Local em construção, fechado ao público”. Claro que os policiais seguiram em frente, movidos pelo dever e pela curiosidade de descobrir o que estava acontecendo ali.

Foi quando, no meio da escuridão dos túneis, o latido de muitos cachorros surgiu das profundezas dos túneis. Eu já teria saído correndo aqui mesmo.

Com ajuda das lanternas, os policiais conseguiram encontrar o sistema de som conectado a um CD, e uma câmera ligada, registrando tudo.

Seguindo pelos túneis, mais surpresas aterrorizantes. Os policiais encontraram uma caverna de 500 metros quadrados, onde um cinema completo – e secreto – foi montado. Tela grande, projetor, cadeiras e uma baita coleção de filmes, desde clássicos até filmes de suspense da época.

Na sala ao lado, também havia um bar e um restaurante completamente montados.

Como se já não fosse mistério suficiente, a polícia descobriu que no lugar ainda estavam funcionando 3 linhas de telefone e instalação profissional de energia.

A polícia voltou ao lugar 3 dias depois, com técnicos de energia da companhia Électricité de France, para tentar explicar como a energia estava funcionando perfeitamente lá embaixo.

O problema é que os cabos já tinham sido cortados, tudo tinha desaparecido e eles só encontraram uma nota no chão, que dizia: “Ne cherchez pas”, ou “Não tente nos encontrar” em bom português.

Essa história bizarra aconteceu em 2004, e até hoje o cinema misterioso das Catacumbas de Paris segue sem explicação.

2 – Fazendas de cogumelos

No século 19, um senhor chamado Chambery observou alguns cogumelos selvagens crescendo naturalmente nos túneis das catacumbas de Paris.

Com isso, ele decidiu começar sua própria plantação de ‘champignon de Paris” lá embaixo. A prática foi reconhecida e aceita pela Sociedade Horticultural de Paris e ficou popular entre muitos agricultores.

Dizem que se você souber onde procurar, ainda encontra fazendas de cogumelos nos túneis das catacumbas. Já imaginou?

3 – Tema de filme

Acredita que as Catacumbas de Paris já foram até tema de filme? Lançado em 2015, “So above, as below”, ou “Assim na terra como no inferno”, em português, é um filme de terror que divide opiniões do público.

Na história, um grupo de arqueólogos procura um tesouro perdido, explorando o labirinto de ossos das Catacumbas de Paris. O problema é que essa jornada vai despertar os demônios pessoais de cada um. Tem coragem de assistir?

Além dessas, existem muitas outras curiosidades sobre as catacumbas de Paris. Quanto mais você lê e procura, mais coisas loucas encontra. Acredite em mim: esse lugar não para de surpreender!

Por que incluir as Catacumbas de Paris no roteiro? Como é a visita?

Se você é daqueles viajantes curiosos, que gostam de montar um roteiro fora dos pontos turísticos mais tradicionais, as Catacumbas de Paris são uma ótima opção de lugar para visitar.

Se você gosta de lugares com história, é outro ponto a favor. Se curte uma pitadinha de terror e fica curioso por lendas urbanas, esse é realmente o lugar que não pode faltar no seu roteiro em Paris.

Catacumbas de Paris

No mínimo, dá pra dizer que o lugar é impressionante para amantes de história. Eu fiquei realmente chocada 1) com a quantidade de ossos que tem lá dentro 2) com o tamanho dos túneis 3) com o valor histórico da visita.

No entanto, confesso que Paris é uma cidade com infinitos pontos turísticos. Então, se é a sua primeira vez na cidade, não diria que as Catacumbas de Paris deveriam entrar no topo da lista – exceto se você é um curioso do tema ou apaixonado por história. Em qualquer desses dois casos, é imperdível.

E como é a visita às Catacumbas de Paris?

– Ingressos para as Catacumbas de Paris e fila

Quem vai visitar as Catacumbas de Paris pode optar por comprar o ingresso na hora, na bilheteria do local, ou comprar online (com antecedência).

Eu olhei o preço para comprar online e me assustei com a diferença. Pensei: “que absurdo, o ingresso custa €29 online e na bilheteria é apenas €13. Claro que vou economizar e comprar lá!”

Achei que estava sendo esperta e me dando bem. E adivinhem? O que aconteceu foi que eu esperei quase 2 horas na fila!

Por questões de segurança, apenas 200 pessoas são permitidas por vez no percurso das catacumbas de Paris. O percurso dura em média 1 hora, mas tem gente que faz em mais tempo.

Se houver grande afluência de pessoas, a organização se dá o direito de interromper a entrada de novos visitantes momentaneamente. Isso faz com que a fila ande bem lentamente e o número de pessoas esperando só aumente ao longo do dia.

Por isso, vale MUITO a pena comprar o ingresso antecipado com hora marcada para visitar as Catacumbas de Paris!

Além disso, o ingresso online já inclui o áudio-guia (que ajuda muito na visita). Quem compra na hora precisa alugar o áudio-guia à parte, por mais €5.

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Reserve aqui seu ingresso para as Catacumbas de Paris[/su_button]

Trajeto pelas catacumbas de Paris

Todo o percurso da visita é feito por conta própria (por isso o áudio-guia é tão importante!). O trajeto é demarcado e você não pode / deve seguir além do caminho permitido.

O primeiro obstáculo são os degraus de descida, que levam a gente cada vez mais fundo, até a entrada das galerias subterrâneas. São 131 degraus numa escada caracol. À medida que vamos descendo, o frio vai aparecendo.

O primeiro trecho de túneis não tem ossos. Os túneis da antiga mina tem paredes apertadas mas a iluminação é até bem boa. Tanto o chão quanto as paredes são irregulares e ocasionalmente aparecem trechos com bastante umidade nas paredes e no chão (cuidado onde pisa!).

Túneis nas catacumbas de Paris

As paredes tem muitas marcas.

Algumas tão antigas quanto os túneis, foram cravadas ali desde a época romana. O áudio-guia vai apresentando esses detalhes pelo caminho.

Marcas nas paredes das catacumbas de Paris

Depois de um longo corredor, chegamos na entrada do ossuário, marcada por uma inscrição em francês: “Arrete! C’est ici l’empire de la mort” (Pare! Aqui é o império da morte).

A partir daqui, a visita é de tirar o fôlego. São tantos ossos, tantas formas e desenhos geométricos, que é impossível não pensar em quanto tempo levou pra organizar tudo tão perfeitamente (e quem teria estômago para empilhar tantos ossos naquele lugar sombrio!).

Olhe atrás da parede de ossos para ver que a arrumação está apenas na frente, para impressionar quem passa. Os ossos menores estão jogados de qualquer jeito atrás “dos muros” de fêmur, tíbias, úmeros e crânios.

Confesso que tirei muitas fotos das paredes e dos desenhos montados com os ossos, mas fiquei sem jeito de tirar uma foto minha COM os ossos.

Sei lá, fiquei imaginando que eram pessoas, com histórias, achei meio sombrio.

Catacumbas de Paris - disposição dos ossos

Mas MUITA gente estava tirando todo tipo de foto por lá. As fotos são completamente liberadas. Só não é permitido uso de flash nem tocar nos ossos em qualquer situação.

No caminho, vamos encontrando várias placas com frases sobre a vida e a morte, pra fazer a gente refletir sobre a nossa rápida passagem na terra e o fim de todos nós.

Visita às Catacumbas de Paris

Também vemos, em frente a cada conjunto de ossos, as placas que indicam de que cemitério e em qual data as ossadas foram movidas. Tudo inacreditavelmente organizado, especialmente se a gente pensar quanto tempo faz que esses ossos foram colocados ali.

Placas indicativas do cemitério de origem dos ossos - Catacumbas de Paris

Num certo ponto, chegamos numa sala chamada de “história dos esqueletos”, onde painéis descrevem alguns estudos e descobertas que já foram realizados com os ossos das Catacumbas de Paris.

Galeria dos ossos - descubra a história das Catacumbas de Paris

O percurso aberto para visitação nas Catacumbas de Paris tem 1,5 km de extensão (que é uma apenas uma pequena parte de toda galeria de túneis de Paris). Você vai levar cerca de 1 hora para percorrer o trajeto.

No final, é preciso subir 112 degraus para sair do subterrâneo e voltar ao nível da rua.

É importante dizer que você não volta para o mesmo lugar onde começou o tour. A entrada e saída dos túneis das catacumbas de Paris são em locais diferentes, distantes por alguns quarteirões (cerca de 700 metros).

Como aproveitar mais a experiência: dicas!

A visita às Catacumbas de Paris não é uma experiência qualquer.

Você precisa estar preparado para encarar degraus e desníveis no terreno, um pouco de frio, condições do ar no subterrâneo, uma caminhada de quase 2km para percorrer todo o percurso, entre outras condições “adversas”.

Catacumbas de Paris

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a ter a melhor experiência possível na visita às catacumbas de Paris:

– compre o ingresso para as catacumbas de Paris com antecedência. Não faça como eu! O ingresso online é mais caro (€29 contra €13 do ingresso no local ), mas vale muito a pena investir para fugir da fila imensa e demorada das catacumbas de Paris! E com o ingresso online, você já está pagando pelo áudio-guia!

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Reserve aqui seu ingresso para as Catacumbas de Paris[/su_button]

vá de tênis. O terreno a ser percorrido é irregular e pode ocasionalmente estar úmido e escorregadio. Além disso, é preciso subir e descer muitas escadas para chegar nos túneis subterrâneos. A visita não pode ser realizada por cadeirantes e é pouco recomendada para pessoas com problemas de mobilidade.

prepare o psicológico. A caminhada pelas catacumbas de Paris dura cerca de 1 hora. E só há um sentido de caminhada, sem saídas ou atalhos para encurtar o caminho. Mesmo se você estiver cansado, assustado ou entediado. Depois de começar, você precisa seguir até o final do percurso para sair.

previna-se do frio. Surpreendentemente, passei bastante frio ao visitar as catacumbas de Paris! Pelos túneis, passa uma corrente de ar gelado que mantém a temperatura constante em 14ºC e isso pode ser bem desconfortável para quem não está com as roupas adequadas. Leve uma jaqueta e uma echarpe para proteger a garganta.

Vá no banheiro ANTES de começar o tour. Não há banheiros nem no começo nem no meio do percurso. Só na saída. O ideal é procurar um banheiro público ou um restaurante para fazer o passeio sem apertos.

Não esqueça o áudio-guia. Faz TODA diferença na visita. Você vai dar um upgrade fenomenal na experiência. Só ver os ossos e as catacumbas de Paris é incrível. Mas entender o que tudo aquilo realmente significa e ouvir curiosidades de cada detalhe histórico durante o percurso é outro nível.

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Compre aqui seu ingresso com áudio-guia[/su_button]

Se sofrer de claustrofobia, considere não fazer esse tour. Os túneis das catacumbas de Paris são sombrios, escuros e por vezes apertados. Não é o ambiente mais confortável do mundo para caminhar. O tour nas catacumbas de Paris também não é recomendado para pessoas com problemas de mobilidade.

Planeje sua visita:

Horário de funcionamento

As Catacumbas de Paris funcionam de terça a domingo, das 10h às 20:30h, sendo que a última entrada é às 19:30h.

As catacumbas de Paris não abrem às segundas-feiras e em alguns feriados.

Onde ficam as Catacumbas de Paris? Como chegar nas Catacumbas?

Anote o endereço das Catacumbas de Paris: Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 1. O local fica a cerca de 1,2 km da Torre Montparnasse (um dos melhores lugares para ver Paris do alto) e você pode combinar as duas atrações em um dia!

Para chegar lá, a melhor opção é o metrô. Desça na estação Denfert-Rochereau (linha 4 ou 6). Você também pode desembarcar na mesma estação com o trem RER (linha B).

As Catacumbas de Paris ficam a poucos metros da saída do metrô. Provável que você veja a fila de longe. Não esqueça de comprar seu ingresso antecipado!

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Compre aqui seu ingresso com áudio-guia[/su_button]

O que NÃO é permitido na visita?

– tocar nos ossos

– entrar com mochilas grandes / malas (maiores que 40cm x 30cm). Não há guarda-volumes no local

– comer e beber durante a visita

– tirar fotos com flash ou usar tripé

– entrar com animais de estimação

– retirar ossos ou qualquer item de dentro das catacumbas (há revista na saída)

Para quem a atração não é recomendada?

– Pessoas sensíveis ao tema (morte, ossos, esqueletos)

– Pessoas com claustrofobia ou medo do escuro

– Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida (não há elevador / acessibilidade)

– Pessoas com insuficiência cardíaca ou respiratória

– Gestantes

– Crianças menores de 10 anos (não é proibido, mas é fortemente desaconselhado pela organização). Ah, e qualquer criança com menos de 14 anos precisa estar acompanhado de um responsável para fazer a visita.

Ingressos para Catacumbas de Paris: quanto custa e onde comprar?

Você pode comprar o ingresso no local, mais barato (€ 13 euros). É uma opção para economizar, mas lembre-se que existe uma grande possibilidade de perder HORAS na fila.

Vá sem pressa e procure evitar meses de alta estação (férias escolares). O áudio-guia custa mais €5 e recomendo fortemente que você alugue um.

Para economizar tempo (afinal você está em Paris, quem quer perder horas numa fila?), invista um pouco mais e pague pelo ingresso antecipado online. Nesse valor já está incluído o áudio-guia.

[su_button url=”https://www.getyourguide.com.br/catacumbas-de-paris-l2605/?partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&utm_source=fui_ser_viajante&placement=content-middle&cmp=catacumbas-paris” target=”blank” style=”soft” background=”#e4092b” color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: check” icon_color=”#f5f7fd” text_shadow=”0px 0px 0px #ffffff” rel=”nofollow”]Compre aqui seu ingresso com áudio-guia[/su_button]

Menores de 18 anos tem entrada gratuita garantida (com comprovação de identidade), mas é preciso enfrentar a fila comum para fazer uso do direito de gratuidade.

É possível comprar um ingresso “fura-filas” para menores de 18 anos no local, pagando € 5. Esse ingresso não inclui áudio-guia.

Mais tours e ingressos “fura-fila” em Paris

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *