Como viajar com cachorro e gato

Como viajar com gato e cachorro | As próximas férias estão chegando e você não quer deixar o seu pet em casa? Não precisa ter medo. Pode se programar e levar eles juntos em sua viagem. Quem disse que animais e viagens não combinam?

E para quem tem um cachorro ou gato, é possível aliar a viagem com o bichinho de estimação, e assim tornar sua viagem ainda melhor. Porém, antes da viagem é preciso pesquisar e se informar!

É possível viajar com o meu gato ou cachorro?

Claro que é possível! Só precisa ficar atento a algumas regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da companhia aérea contratada.

Você precisa saber que viajar de avião com animais de estimação para destinos nacionais e internacionais exigem documentações específicas e que as empresas podem cobrar pelo transporte do animal.

Por isso, o mais indicado em todos os casos é procurar a legislação específica para viajar com animais que se aplica ao seu destino, e também ao tipo de animal que você pretende transportar. Por exemplo, aqui tem algumas dicas para levar cachorro para Europa.

Em caso de ônibus também é cobrada uma taxa que precisa ser verificada junto com a companhia do ônibus.

Dicas Importantes para Viagens com Pets

Assim como preparamos a nossa mala, é importante se programar e deixar tudo pronto para o animal. É importante que tudo esteja preparado antes de viajar.

Estresse em viagens com animais, normalmente ocorre quando tudo é deixado para última hora.

Fique atento a essas dicas para viajar com pets:

– Itens como: Alimentos, caixa de transporte, brinquedos, medicamentos precisam ser separados com antecedência;
– Vacinas: deixe todas as vacinas em dia, e converse com o veterinário sobre elas – você vai precisar de comprovação de que tudo está ok com o seu animal.
– Leve ração suficiente;
– Ofereça água quando achar conveniente ao animal de estimação.

Como viajar com animais: cães e gatos

Planejando a viagem com o pet: qual seu meio de transporte?

Viajar de carro com cachorro ou gato

Para viagens de carro, essas informações são muito importantes:

– O cachorro ou gato não pode ficar solto no carro. Além de eles poderem se machucar em caso de freada brusca, você ainda poderá ser multado pelo agente de trânsito;
– Faça paradas durante as suas viagens. Isso é muito importante para o animal;
– Jamais deixe o seu pet sozinho dentro do carro. Você sabia que a temperatura dentro de um automóvel fechado pode subir até 20 graus em 20 minutos?

Viagens de ônibus com gato e cachorro:

– É preciso a emissão de um documento que comprove as boas condições do animal.
– Providencie uma caixa de transporte agradável para viajar com o seu pet (ela precisa ser grande o suficiente para que ele dê uma volta em torno de si mesmo);
É importante dizer que a lei não vale para transportes públicos, ônibus que circulam dentro das cidades, apenas para ônibus intermunicipais;

Viagens de avião com cachorro e gato:

Em viagens de avião, cada companhia aérea tem suas regras. Por isso, veja com antecedência como é a legislação para viajar com animais específica da sua companhia aérea.

Atente para as viagens muito longas! Neste caso evite voos com escalas!

Como viajar com gato e cachorro – o que é mais importante?

De uma forma geral, o mais importante ao programar uma viagem com o pet é:

– Estar com a carteira de vacinação em dia;
– Atestado de saúde emitido por um médico veterinário;
– Caixa de transporte.

Independente da forma que vai viajar, seja de carro, ônibus ou avião, não adianta deixa tudo preparado e não verificar se o local de destino aceita animais. Por exemplo, no hotel que for se hospedar!

E não somente isso! É preciso verificar se o destino não está com um surto de doenças que possa afetar a saúde do seu animal de estimação.

Leia também: Como planejar um mochilão: 8 dicas básicas

Dicas de como se comportar com o pet em hotéis

Mesmo você amando o seu animal e o deixando bem livre para fazer o que bem entende dentro de sua casa, em um hotel, as coisas são diferentes. Por isso, jamais deixe o seu cachorro destruir coisas do hotel. Bom senso é importante nessa hora! E você ainda corre o risco de ser banido do hotel.

Outra dica é conduzir o cachorro com guia e coleira. Não deixe ele solto. Por mais manso que seja. Lembre-se que no hotel você estará circulando com outras pessoas.

E não deixe de respeitar as regras que hotel sugere. Você não quer arrumar confusão ou intrigas só por causa de uma regra, não é mesmo?

Para circular com o animal no hotel, escolha horários com menos movimento. Isso é bom também para o animal de estimação, até porque ele está longe da rotina.

Mais dicas para quem viaja com pet e felino

Caso você queira levar o seu animal de estimação com você mas ele é muito estressado, a sugestão é conversar com o seu veterinário sobre alternativas para tranquilizá-lo durante o trajeto.

Outra dica é você colocar também uma plaquinha de identificação presa na coleira. Vai ajudar e muito caso seu cachorro ou gato se perca.

E nos passeios tenha sempre em mãos saquinhos para recolher as fezes. Não precisamos nem ressaltar o quanto isso é importante, principalmente em viagens internacionais!

Viajar com gato e cachorro é bom, mas exige atenção

Tudo bem você estar empolgado com a viagem e em poder levar o seu animal de estimação. Sabemos que a saudade é muita quando ficamos longe deles. Porém, não adianta viajar, levar o seu animal de estimação junto e não dar atenção e carinho!

Lembre-se que ele vai exigir alguns cuidados, até porque vai estar em novos lugares e com outra rotina. Nada de levar ele pra viajar e deixar só no hotel, apartamento. Então neste caso é melhor deixá-lo em casa, aos cuidados de um responsável.

Achou muita informação?  Não se preocupe!

Tá tudo resumido nesse infográfico que pode te servir como guia e checklist na hora de planejar a viagem:

Como viajar com gato e cachorro

_________

A Lê Nogueira (que escreve para o blog Amor aos Pets) entende tudo sobre cuidado com os animais. Ela preparou algumas dicas e conselhos incríveis pra compartilhar com a gente sobre como viajar com gato e cachorro! Então se você quer cair na estrada mas não quer deixar o seu melhor amigo em casa, confira esse post sobre como viajar com animais!

____________________

Lê Nogueira é vegetariana, amante dos animais (sem exceção), da família e de crianças – pedagoga em formação. Escreve para o Amor aos Pets.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sabrina disse:

Adorei as dicas!! Obrigada!

Klécia disse:

Oi Sabrina, obrigada!