Mesquita de Abu Dhabi: como é a visita

Sabe aquele destino que você sonha em conhecer? Eu tenho a minha lista dos lugares que eu preciso conhecer antes de morrer e a grande mesquita de Abu Dhabi (Mesquita do Sheikh Zayed) estava no topo dessa lista!

Arrisco a dizer que eu já sabia exatamente como era esse lugar por dentro. De tanto que eu já tinha pesquisado e tantas fotos que eu já tinha visto.

Na minha viagem por Dubai e Abu Dhabi, com certeza a visita a grande mesquita do Sheikh Zayed seria um dos pontos altos.

A viagem começou por Dubai e eu não podia conter a expectativa. Meu coração pulsava forte por estar cada vez mais perto da mesquita. Mas tive que aguardar mais duas noites até chegar meu grande dia.

Nesse post, vou te contar todos os detalhes de como foi a visita, junto com informações técnicas que vão ajudar você que pretende conhecer esse lugar incrível em Abu Dhabi.

Mesquita de Abu Dhabi: o que você precisa saber antes de ir

Como se chama a mesquita de Abu Dhabi?

O nome oficial da mesquita de Abu Dhabi é Sheikh Zayed Grand Mosque, ou Grande Mesquita do Sheikh Zayed.

Leia também: O que fazer em Abu Dhabi

Mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

O nome da mesquita de Abu Dhabi é uma homenagem ao idealizador desse projeto grandioso, o Sheikh Zayed bin Sultan Al-Nahyan.

Infelizmente, o Sheikh Zayed faleceu 3 anos antes de ver seu grande projeto ser concluído. E ele está enterrado ali, na grande mesquita de Abu Dhabi.

Para vocês terem noção da importância do Sheikh Zayed, e de como ele era tão adorado por seu povo, até hoje os imames (como são chamados os pregadores no culto islâmico) se revezam a cada 2 horas para rezar sobre seu túmulo.

Algo realmente impressionante, uma vigília que vem acontecendo desde seu falecimento até hoje (365 dias por ano).

Como visitar a mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaavelli

Qual o horário de funcionamento da Mesquita de Abu Dhabi?

O horário de funcionamento da Mesquita de Abu Dhabi depende da época do ano.

Durante o Ramadã (mês sagrado dos muçulmanos), a Mesquita abre diariamente, exceto às sexta-feiras. Funciona das 9h às 14h, com a última entrada às 13:30h.

Nos demais dias do ano, a mesquita abre diariamente para receber os visitantes, com exceção de sexta-feira pela manhã, aberta somente para os fiéis.

O horário de funcionamento nesses meses é:

  • de sábado a quinta: das 9h às 22h (última entrada às 21:30h)
  • às sextas: 16:30h às 22h.

As visitas gratuitas de uma hora com guia acontecem de domingo a quinta, às 10h, 11h e 17h, na sexta-feira às 17h e 19h, e no sábado às 10h, 11h, 14h, 17h e 19h.

É oferecida a opção de audioguia em português para visitantes.

Mesquita de Abu Dhabi: como é a visita
Foto: Mayte Scaavelli

Quanto custa visitar a Mesquita do Sheikh Zayed

A entrada na mesquita de Abu Dhabi é gratuita. Você não precisa pagar nada para conhecer um dos lugares mais lindos que seus olhos podem ver.

Nós contratamos um guia para nos levar de Dubai até Abu Dhabi (é possível fazer isso pela internet, confira aqui).

Embora não seja cobrado ingresso, é preciso usar trajes adequados para entrar na mesquita. E se você não tiver, vai precisar alugar.

Roupas para entrar na mesquita de Abu Dhabi

Seguindo o protocolo, para visitar a grande mesquita Al Zayed, é preciso seguir um certo código de vestimentas:

Mulheres: tornozelos, pulsos e cabelos cobertos

Homens: Calça e camiseta.

No local eles ofereciam roupas (as famosas abayas), sem custo algum. Mas, por recomendação da nossa guia, devido ao calor intenso e a alta rotatividade de pessoas utilizando a roupa, a dica era: ir com a nossa própria roupa.

Fica a seu critério.

Roupas para visitar a mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Visita a Grande Mesquita do Sheikh Zayed: como foi minha experiência

Chegou o dia D.

Contratamos uma guia que nos levaria de Dubai até Abu Dhabi. Você pode contratar só o transfer + tour na mesquita, ou contratar um passeio de dia inteiro em Abu Dhabi, finalizando com a mesquita.

Veja mais informações aqui: visita guiada a Adu Dhabi saindo de Dubai

Fomos de carro, mas também é possível ir de um emirado a outro de ônibus (linha 106) ou metrô + ônibus. O trajeto leva cerca de 2:50h.

Primeiro, fizemos um roteiro pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos de Abu Dhabi, para só ao final do dia fazer a visita à mesquita.

E haja expectativa. Será que alguém estava testando meu coração?

Mas tudo bem. Como disse, eu sabia tudo sobre esse lugar. Já havia lido inclusive que o melhor horário para conhecer a Mesquita Al Zayed é o final do dia, ao pôr do sol.

Como é o interior da Mesquita Al Zayed

Assim que nós passamos pela segurança, a porta se abriu e lá estava eu, cara a cara com aquele lugar que eu tanto namorei pela internet.

A garganta deu um nó e preciso confessar: uma lágrima de emoção escorreu. Eu olhava e não acreditava que aquele lugar poderia ser tão bonito.

Comecei a clicar 1,2,3,4,5… centenas de fotos. Embora essa mesquita vá ficar para sempre guardada em minha memória, eu precisava registrar todos os detalhes.

Mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Fomos caminhando para a entrada da mesquita.

Sem pagar um centavo para visitar o lugar mais lindo que eu já vi na vida, passamos por mais alguns seguranças, que logo orientaram que não era permitido o contato físico dentro da mesquita.

Esqueça qualquer foto abraçada, mãos dadas, ombro encostado com ombro…

Mais à frente, passamos por um espaço reservado para guardar os sapatos (sim, entramos descalços). Não se preocupe, o chão daquele lugar é mais limpo que o chão de casa.

Corredor de colunas e pátio da mesquita de Abu Dhabi

Ao entrar na mesquita de Abu Dhabi, é impossível não ficar hipnotizado pelo corredor simétrico – o mesmo que eu tanto sonhei em ver antes desse dia!

Colunas da mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Tudo em um branco puríssimo, do chão ao teto! O piso, de tão limpo, brilha e chega a refletir as centenas de colunas.

As decorações nas mesquitas não devem conter figuras humanas e nem animais devido a crença islâmica, por isso os detalhes são em formas de flores.

E que detalhes!

Mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli
Mesquita de Abu Dhabi - detalhes em flores
Foto: Mayte Scaravelli

Os mosaicos de flores, que sobem delicadamente em cada uma das colunas, parece que dançam sobre a pureza do branco na mesquita de Abu Dhabi.

O dourado, por sua vez, representa os troncos das tamareiras, árvore essa que está espalhada em grande quantidade pelos Emirados Árabes.

Dourado na mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

O estilo arquitetônico da mesquita combina várias influências, e nos transporta direto ao Marrocos, Turquia e até ao Taj Mahal.

O mármore vindo da Macedônia, e os detalhes floridos com pedras de todas as partes, fazem uma referência à união dos povos do mundo.

Tudo é muito simétrico, e tudo isso tem um significado: simboliza a perfeição de Alá (Deus).

simetria mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Desviei do corredor de colunas e me dirigi para o centro do templo, para encontrar mais uma beleza inigualável.

Com o campo aberto e vista 360° da mesquita, consegui admirar a majestade das centenas de colunas e as abóbadas de um novo ângulo, e fiquei ainda mais encantada.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, o piso ali também é uma obra de arte, feito pelas mãos de verdadeiros gênios.

Ao longo do passeio nós escutamos a reza, confesso que soou como uma música para os meus ouvidos. Eu me senti realmente dentro daquele universo, foi agradável.

mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Como já disse, a mesquita de Abu Dhabi foi construída visando a união dos povos. O jardim, decorado com pedras preciosas vindas mundo inteiro, firmam a ideia de união. Alô Brasil, estamos lá também. 😉

Flor de Lótus

Nathália (nossa guia) chama a nossa atenção para a flor de lótus, com um significado de pureza espiritual. Ali está representada por um relógio.

No caso, esse relógio marca o horário exato de cada uma das cinco orações do dia.

Outra informação que podemos observar no mesmo relógio é a data com o calendário gregoriano e também com o calendário islâmico.

Salão de orações

Saímos da delicadeza de um jardim e fomos direto para uma sala cheia de vida, cores e ostentação.

O salão de orações, onde se encontra o maior tapete em peça única do mundo, feito a mão por 1.200 artesãs.

E no teto, um lustre gigante feito com ouro 24 quilates, cristais swarovski e vidros de murano – também o maior lustre do mundo.

maior lustre do mundo na mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Isso mesmo: o maior tapete do mundo e o maior lustre de cristal do mundo ficam no mesmo lugar, na Mesquita de Abu Dhabi.

Outros sete lustres, menos grandiosos, estavam espalhados pelo salão. Esses, em formato da flor de lótus, também reforçando a pureza espiritual.

Bem ao centro do salão, atrás do grande lustre, observamos uma parede com alguns escritos em árabe. Lá estão os 99 nomes de Alá.

São formas que os fiéis encontram para reverenciar o seu Deus, expressões de louvor. Exemplo: o poderoso, o majestoso, o criado, o doador…

Algumas tradições afirmam que existe um centésimo nome, que é objeto de especulações místicas.

Impressões e despedidas da mesquita de Abu Dhabi

A nossa visita estava chegando ao fim, mas eu sinceramente não queria que acabasse!

Meus amigos já estavam bravos comigo pela demora, afinal o calor com toda aquela roupa era demais. Mandei todo mundo para o carro (com ar condicionado) para eu me despedir com calma daquele sonho.

Olhava calmamente para tudo aquilo mais uma vez, para ter certeza que eu não iria cair da cama e acordar.

Era tudo verdade, o lugar de fato era muito mais do que eu esperava. Cheguei a conclusão que nenhuma foto que eu vi e possivelmente as que eu tirei faz jus a esse lugar.

Voltei, coloquei meus sapatos lentamente. Passando pelo último corredor, ainda aproveitei para mais alguns cliques, últimos suspiros e até os últimos agradecimentos.

Já do lado externo, tiro um tempo para admirar os espelhos d’água com azulejos azuis que amplificam a beleza das colunas brancas.

Mesquita de Abu Dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

E no adeus (ou até breve), pude testemunhar que um lugar que já é lindo pode ficar ainda mais bonito com a luz do cair do dia.

Parece mágico de tão lindo!

por do sol na mesquita de abu dhabi
Foto: Mayte Scaravelli
por do sol na mesquita de abu dhabi
Foto: Mayte Scaravelli

Vale a pena visitar a Mesquita de Abu Dhabi?

A visita a Mesquita de Abu Dhabi é uma experiência que com certeza vale a pena viver.

Mesquita de Abu Dhabi visita
Foto: Mayte Scaavelli

Estar cercado por todo aquele luxo, uma arquitetura tão preciosa que não pode ser comparada a mais nenhum lugar do mundo.

Foi um lugar que me deixou fascinada em Abu Dhabi, e que recomendo fortemente que entre no seu roteiro!

Abu Dhabi sem filas! Ingressos para sua comodidade

Seguro viagem Abu Dhabi

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *