TOP 7 pontos turísticos de Dubai para conhecer na sua viagem

Dubai é um daqueles destinos impactantes. Os pontos turísticos de Dubai são todas imponentes, seja pela riqueza ou pela história.

Prédios gigantes, praias artificiais, alguns dos restaurantes mais caros do mundo… Estes são apenas alguns itens da lista de “o que fazer em Dubai“. E não para por aí.

Com certeza, a quantidade de atrações na cidade vai surpreender quem planeja passar apenas algumas horas em Dubai, aproveitando uma conexão de voo, por exemplo.

Para ajudar na escolha do que visitar em Dubai se você não tem muito tempo na cidade, listei aqui 7 pontos turísticos de Dubai que acredito que mais representam a essência desse emirado.

Espero que a minha seleção de pontos turísticos de Dubai te ajude a montar o seu roteiro no emirado! Vamos as dicas:

Dubai: entenda o destino

O emirado de Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos, uma confederação de 7 monarquias árabes soberanas, localizadas no Golfo Pérsico.

A confederação dos Emirados Árabes Unidos se tornou oficial em dezembro de 1971. Estamos falando de um país muito novo, bem pequeno e muito rico.

Os 7 emirados que compõe a federação são Abu Dhabi, Dubai, Ajmã, Fujeira, Ras al-Khaimah, Umm al-Quawain e Xarja.

Dentre esses, podemos falar que o emirado de Dubai vem se destacando pela busca incessante pela grandiosidade.

É fácil encontrar pontos turísticos de Dubai nas listas de “maiores do mundo, melhores do mundo, mais alto do mundo”, e assim vai. Eu ainda incluiria uma lista para os “mais diferentes do mundo” também.

Só para dar dois exemplos, após construir o maior prédio do mundo (Burj Khalifa) e a maior ilha artificial do mundo (The Palm), Dubai riscou a palavra impossível do dicionário.

Na cidade de Dubai, já existem mais de 100 recordes registrados no Guinness Book. Se somarmos com os recordes de Dubai e Abu-Dhabi, diríamos que estamos falando que os Emirados Árabes são o país dos recordes

E eles não parecem querer parar. A cidade de Dubai é um verdadeiro canteiro de obras. Pessoas trabalhando 24 horas por dia, subindo prédios e mais prédios, hotéis e mais hotéis.

A cidade quer ficar conhecida como a cidade do futuro. E está trabalhando para isso.

Reserve sua hospedagem em Dubai

Pontos turísticos de Dubai: o que conhecer em Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

TOP 7 pontos turísticos de Dubai para conhecer

Você já deve imaginar que uma lista sobre o que fazer em Dubai vai incluir muitas atrações recordistas. Pois vamos a elas:

1 – The Palm

Considerado o maior arquipélago artificial do mundo, foi por lá que iniciamos o nosso passeio pelas “Palmeiras de Dubai“.

Atravessamos de ponta a ponta, de carro, metade em cima da terra, metade em um túnel que passa por baixo d’água.

Uma das maiores preocupações dos arquitetos da cidade do futuro é a beleza. E isso explica o porquê de construir um túnel tão exótico. Só tem um motivo e ele é bem simples: estética!

Se você não tem uma casa de veraneio nas Palmeiras ou não está hospedado nesta região de Dubai, sua ida até lá será basicamente para conhecer o Resort Atlantis The Palm.

Trata-se de uma réplica do hotel mais conhecido das Bahamas – mas claro que em uma versão um pouco maior. Afinal, Dubai!

Nossa guia nos deixou na entrada do hotel. A grandiosidade do prédio dificultou um pouco os cliques, e o intenso calor apressou esse nosso momento de contemplação.

The Palm - resort Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Seguimos rapidamente para a entrada do hotel (aquela que é permitida para os turistas).

Pois é, tem uma entrada separada para os turistas.

Como os hotéis de Dubai já viraram verdadeiras atrações turísticas, muitos deles não permitem a entrada de turistas junto aos hóspedes.

Essa entrada principal fica reservada a quem vai aos restaurantes ou quem tem hospedagem reservada.

Reserve sua hospedagem no Atlantis The Palm em Dubai

Como é a visita ao Resort Atlantis The Palm

O Resort Atlantis The Palm é um complexo de entretenimento.

Além de admirar a sua grandiosidade e sua beleza, podemos optar por brincar no parque aquático que faz referência a Atlântida, a cidade perdida.

Ou escolher entre os mais de 15 restaurantes que estão localizados dentro do complexo. Entre eles:

– o restaurante Bread Street Kitchen, do famoso Chef Gordon Ramsey;

Nobu, um dos mais conceituados restaurantes japoneses do mundo;

Ossiano, que te faz acreditar que você está jantando (ou almoçando) debaixo do mar, tudo isso porque o restaurante é todo revestido por um aquário gigante.

Esse aquário faz parte do entretenimento do hotel e é também uma opção de passeio (de um lado fica o aquário, do outro restaurante).

Por recomendação da nossa guia, optamos por visitar o Aquário do Dubai Mall, e não vimos este.   

Para retornar para o continente, optamos pelo Monorail. Na minha opinião, essa é uma das melhores formas de você conseguir ter uma real dimensão do que é e como estão distribuídas as palmeiras.

O passeio é rapidinho. Para quem está com guia, pode pedir para que ele te encontre no fim do trajeto.

Monorail Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Eu só faria tudo no sentido contrário: chegue de Monorail e volte de carro. A vista do hotel é muito mais imponente conforme vamos nos aproximando com o monorail.

Notem que, conforme vamos nos aproximando, só conseguimos enxergar as silhuetas dos prédios bem lá no fundo. Isso é a neblina (de areia) que se forma na cidade.

2 – Dubai Marina e The Walk

Dizem que a Marina de Dubai é um dos lugares mais badalados da cidade, mas claro que isso é quando o calor não está de rachar o coco.

Esse é um dos locais mais nobres da cidade. Você vai se sentir muito rico (ou muito pobre) ao passear ao lado daqueles iates que mais parecem mini cruzeiros atracados. Para fazer inveja em qualquer mortal.

Tirando a parte ostentação do passeio, é aqui também onde encontramos o prédio com formato de um DNA humano.

Conhecido como o prédio mais torcido do mundo (oi?). Pois é, minha gente, eu disse que tudo era o maior e “mais mais” do mundo quando se trata de Dubai.

Pontos turísticos de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Dizem que os arquitetos de Dubai são os maiores inimigos dos engenheiros da cidade, pq será? =D

Ah, antes que eu me esqueça o canal que encontramos na marina é artificial e ele traz as águas do Golfo Pérsico.

E adivinha? Mais um recorde: A maior marina artificial do mundo. Bizarro ou não, é verdade.

The Walk é uma espécie de calçadão da Marina (olha eu tirando todo o glamour do local) ou talvez podemos considerar um shopping a céu aberto.

Inúmeras lojas, restaurantes e bares são o passeio perfeito para um final de tarde.

3 – Souks

Já que entramos no quesito shopping, vamos falar sobre os mercados da cidade. Indo dos mais tradicionais aos mais modernos.

Souk é o termo utilizado pelos árabes para se referir aos mercados. Podem ser aqueles tradicionais a céu aberto ou também os mercados fixos e fechados.

A guia que pegamos em Abu-Dhabi disse que só é considerado Souk quando a estrutura do local é feita com vigas de madeira. Achei isso interessante, mas não achei mais informações sobre isso na minha pesquisa.

Na dúvida, não sei se isso procede ou não. Mas por coincidência (ou não) todos os souks que passamos tinham a tal estrutura de madeira.

Souk de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

E aqui, vamos desmembrar esse item para falar de alguns souks de Dubai que visitamos. Assim, você pode escolher um (ou vários) para colocar no seu roteiro, de acordo com seu tempo na cidade.

Souks tradicionais

Quando nós fomos visitar os mercados mais antigos e tradicionais de Dubai, tivemos que sair da cidade futurística e nos deslocar até a cidade real, a almedina de Dubai (centro da cidade), onde a maior parte dos souks está.

Lá, conhecemos uma Dubai completamente diferente e cheia de contrastes.

Os souks de Dubai mais tradicionais são:

  • Mercado de ouro,
  • de especiaria, e
  • de tecidos.

Esses são os mais tradicionais e frequentados por locais. Todos ficam na almedina, um pouco mais afastados do burburinho cool da futurista Dubai.

Eu recomendo visitar todos. São muitos detalhes para cada um deles.

Mercado de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli
Mercado de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Souk Madinat Jumeirah

Embora seja inspirado nos mercados árabes tradicionais, este é um souk moderno.

Está localizado dentro do complexo de luxo do hotel Madinat Jumeirah e na minha opinião é o lugar mais bonito e agradável de Dubai!

Souk Madinat Jumeirah, Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Construído especialmente para os turistas terem contato com as tradições do país sem precisar se locomover até o centro antigo de Dubai.  

É uma boa opção de lugar para fazer compras em Dubai, e atende desde quem está procurando itens tradicionais da cultura árabe até produtos mais modernos.

4 – Burj Khalifa

A torre mais alta do mundo dispensa apresentações. Um dos principais pontos turísticos de Dubai!

Você pode (e deve!) subir no Burj Khalifa, fato!

Não se intimide pelo valor (um pouco salgado). Comece a encher o seu porquinho desde já, porque ver a cidade do 124° e se sentir diante de uma grande maquete em construção, vá por mim, vale a pena.

Vista Burj Khalifa Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

É muito comum a cidade de Dubai estar com uma neblina (que na verdade é areia), que acaba muitas vezes dificultando enxergar o horizonte.

Ainda assim, vale a pena viver a experiência de subir no elevador mais rápido do mundo (claro) e sentir o seu ouvido tapado como se estivesse em um foguete (afinal, aqui é a cidade do futuro).

Além de sentir, você pode ver a velocidade que ele sobe, através do painel que marca o andar no qual você está (talvez não consiga acompanhar, mas já entre com o celular preparado para filmar esse momento).

A vista lá de cima pode variar muito do dia. Em um dia limpo e azul, você pode enxergar as palmeiras. Se você não fizer um salto de paraquedas em cima delas, talvez essa seja a melhor vista de cima que você poderá ter.

Recomendo muito visitar o local no final do dia. Sinto muito, mas é o horário mais caro. Lei da oferta e da demanda… Ver o pôr do sol lá de cima é incrível!

Vista do por do sol em Dubai, Burj Khalifa
Foto: Mayte Scaravelli

E se você esperar um pouquinho, vai pegar a cidade iluminada!

Ou seja, faça valer a pena o valor, apreciando três vistas diferentes: dia, pôr do sol e noturno.

Se você fez a sua lição de casa direitinho e engordou (bem) o seu porquinho, você pode tomar café da manhã ou jantar no restaurante Atmosphere, que fica no andar 140° do Burj Khalifa.

Só não esqueça de reservar com antecedência.  

5 – Dubai Mall

A cidade de Dubai está recheada de shoppings. Considerado um destino de luxo, acredite se quiser, muitos turistas vão pra lá para simplesmente comprar.

Que mal tem? Se você não pratica esse tipo de “exercício” com frequência (muito menos em Dubai) mas adora ver uma lojinha e se impressionar com algo grande, recomendo que você visite o Dubai Mall.

Adivinhem? Claro, é o maior shopping do mundo!

São muitas e muitas lojas, de todos os tipos, tamanhos e variedades! Aqui com certeza você irá encontrar tudo o que precisa. O shopping está dividido por alas de tipos de produtos, o que facilita (um pouco) a sua andança por lá.

É aqui também que você encontra o maior aquário do mundo, que pasmem – fica no meio do shopping. Já dei a dica lá em cima e torno a dizer, vale a pena conhecer o Aquário do Dubai Mall.

Aqui provavelmente você irá encontrar a sua loja queridinha. Eu por exemplo adoro uma loja que até então só encontrava nos Estados Unidos. Saiu do EUA direto para o maior shopping do mundo.

Se ficou curioso, a loja é a Bath Body Works.

Além, é claro, das centenas de restaurantes que estão localizadas no Dubai mall. Falei mais aqui sobre os restaurantes de Dubai.

A entrada para a atração do Burj Khalifa é feita pelo Dubai Mall. Sendo assim, se você for subir na torre, aproveite para dar uma passeada por lá.

É na parte externa do Dubai Mall que você encontra o show das águas dançantes em Dubai. Essa atração é imperdível, linda, impressionante e de graça!

Águas dançantes no Dubai Mall, Emirados Árabes
Foto: Mayte Scaravelli

Sim, as águas dançam e seu queixo vai caindo a cada nota tocada. Em sincronia com a música a água sobe, desce vai pro lado e até dá uma reboladinha!

Duvida? A essa altura você ainda acredita que alguma coisa é impossível em Dubai?

6 – Deserto de Dubai

Um passeio pelo Deserto de Dubai é uma das coisas mais incríveis que você pode fazer na cidade! Anotem: experiência imperdível!

Ralli no deserto em Dubai, Emirados Árabes
Foto: Mayte Scaravelli

7 – Museu de Dubai

Entre tantos pontos turísticos de Dubai na lista de imperdíveis, vou finalizar essa lista com uma atração que pra mim foi bem legal, mas não a classifico como “obrigatória”. Conhecer o Museu de Dubai.

Museu de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Esse pode ser um passeio rápido e interessante. O museu não é muito grande. Você não vai levar mais que uma hora para circular por todo o espaço.

A verdade é que esse é um museu bem objetivo. Ele vai direto ao ponto ao contar a história do país e sua cultura.

Lá está montada uma casa de beduínos, que são os povos árabes que habitavam o deserto. Podemos aprender sobre como sobreviveram ao calor intenso e ao frio pesado das noites no deserto.

Temos também uma vista do antes e depois de Dubai (se é que já alcançaram o depois). Ver o que era tudo aquilo a apenas 40 anos atrás, é realmente impressionante.

Acredito que por se tratar de uma cultura tão diferente da nossa, visitar o museu de Dubai pode ser um passeio interessante. Mas não me arrisco a dizer que é um passeio essencial da lista “o que fazer em Dubai”.

Planeje sua viagem

Quando ir a Dubai?

A melhor época para visitar Dubai vai de novembro a abril. Nesses meses, o clima está mais ameno e as temperaturas variam entre 24°C a 28º ao longo do dia. Você vai aproveitar melhor os passeios ao ar livre nessa época!

Bem, eu não segui meu próprio conselho e viajei para Dubai no pior período do ano: o verão!

Nossa guia, a querida Bárbara, começou o tour dizendo que havíamos dado sorte, a temperatura estava agradável! Isso enquanto eu estava praticamente me desfazendo debaixo dos 40°C.

Bárbara, uma simpática brasileira muçulmana, nos recebeu vestida com a sua abaya e cabeça coberta com a shayla. Sobre nossos olhares curiosos, esclareceu não sentir calor.

E explicou: o tecido é adequado para que os raios solares sejam refletidos e as roupas são suficientemente largas para que o ar circule e refresque o corpo. Então tá! 

Seguro viagem Dubai

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Claudia disse:

Olá.mayte, boa noite!!! Amei suas dicas!! Tem o contato da guia? Obrigada!! Claudinha

Lila Cassemiro disse:

Oi Claudia, procure no Instagram por @guiaemdubaibrasileira