Lisieux na França: visitando a Basílica de St. Teresinha
Você sabia que Lisieux é o segundo maior local de peregrinação da França? Foi ali que cresceu e viveu a cativante Santa Teresinha do Menino Jesus, a menininha do Carmelo.
E é a devoção por essa santa muito querida pelos católicos que atrai, todos os anos, uma multidão para conhecer a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux na França.
A curiosidade pela vida da santa francesa faz as pessoas visitarem sua casa, o antigo Carmelo e a catedral que Teresinha frequentava na sua breve passagem na terra.
Mas de todos os pontos de interesse em Lisieux que se relacionam com a vida da santa, a Basílica construída em sua devoção é o mais impressionante de todos.
A história da Basílica e a devoção a Santa Teresinha em Lisieux
Teresa Martin se mudou para Lisieux com a morte de sua mãe. Entrou para o Carmelo na cidade e ali faleceu com apenas 24 anos de idade, por conta da tuberculose.
Com seus escritos sendo publicados, a devoção rapidamente se espalhou pela França e pelo mundo.
Leia também: Visita à Cúpula da Basílica do Vaticano | Roteiro de 1 dia no Vaticano
O livro História de uma Alma mostra como Teresinha escolheu o caminho do amor para chegar até o céu. Teresinha foi reconhecida como santa pela Igreja Católica em 1925, 28 anos após sua morte no Carmelo.
A Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus começou a ser construída 4 anos depois, em 1929. A devoção pela santa francesa crescia mais e mais, se espalhando pelo mundo.
Mas a obra da Basílica enfrentou muita oposição da própria igreja antes de ser aprovada.
Com tantas construções na cidade que já faziam referência à vida da santa, como o Carmelo onde viveu e a igreja que Teresinha frequentava, por que construir mais um templo em homenagem à santa das rosas?
Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!
> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).
Por fim, as objeções foram vencidas e a construção de um dos santuários mais impressionantes do mundo começou. As obras levaram mais de 30 anos e a consagração da Basílica aconteceu no ano de 1954.
A Basílica de Santa Teresinha em Lisieux hoje abriga as relíquias da santa francesa, bem como o túmulo de seus pais.
O espaço ainda conta com um centro de acolhimento pastoral para os peregrinos, uma livraria e espaços para encontros, eventos e conferências.
Outro destaque é a imensa torre de sinos, que fica na lateral externa da Basílica. A torre abriga 51 sinos, sendo que o sino mais pesado tem cerca de 9000 quilos!
Como é a Basílica de Santa Teresinha
A Basílica já impressiona por fora. Majestosa, imponente. Uma das maiores igrejas que já visitei.
Subindo os degraus, dá pra sentir o tamanho da devoção do povo francês por Santa Teresinha.
Dentro da Basílica, os olhares vão de lado a lado, porque tudo é absurdamente lindo. Mosaicos, vitrais, muito ouro e muita imponência.
Em dias de igreja cheia, a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux acomoda 3000 peregrinos sentados.
A construção foi projetada de uma forma tão impressionante que não existem colunas para atrapalhar a visão, sendo o altar perfeitamente vislumbrado de todos os assentos da basílica.
Outro destaque fica por conta dos maravilhosos vitrais, obras primas construídos no ateliê de Pierre Gaudin especialmente para a basílica.
As relíquias de Santa Teresinha encontram-se sob a cúpula da Basílica, sendo um dos principais pontos da visita. E olha quantos detalhes nessa cúpula incrível!
Nos altares laterais, também é possível comprar lembranças e acender velas em homenagem à Santa Teresinha. Foi ali que comprei uma rosa (o símbolo maior da devoção à Santa Teresinha), para trazer para minha mãe.
A rosa é tratada de tal forma que pode durar até 10 meses, mesmo sem água ou luz do sol. Acredita-se que, se você está realizando a novena de Santa Teresinha e recebe uma rosa de presente, seu desejo se realizará.
“Passarei o meu céu fazendo cair uma chuva de rosas, em bênçãos, sobre a Terra”. Santa Teresinha do Menino Jesus
Conhecendo a Cripta da Basílica de Santa Teresinha em Lisieux
Saindo da Basílica, passamos na cripta onde estão sepultados os pais da Santinha do Menino Jesus.
Ao redor das relíquias dos pais da santinha, muitos painéis contando a história da família Martin.
A capela da cripta também é ricamente decorada e os altares laterais tem muitos painéis contando sobre a vida de Santa Teresinha e sua família em Lisieux.
Também encontrei um painel muito interessante contando a história de Santa Teresa d’Ávila, reformadora do Carmelo, da qual Santa Teresinha do Menino Jesus era muito devota.
Na saída, ainda passamos pela livraria (com muitos outros itens que podem ser adquiridos como lembrança da visita), e o centro pastoral da Basílica de Santa Teresinha em Lisieux.
O que fazer em Lisieux além da Basílica?
Nós colocamos Lisieux no roteiro por causa de uma devoção. Santa Teresinha do Menino Jesus é muito amada no Brasil. Minha mãe é uma das devotas dessa encantadora Santa Menina.
Desde pequena, ela sempre orou muito para que a santinha me protegesse e cuidasse pelo mundo.
Por tudo isso, eu queria muito trazer uma lembrança pra minha mãe, diretamente de Lisieux.
Encaixamos a visita à Basílica de Santa Teresinha no mesmo dia que visitamos Étretat. Como passamos mais tempo do que o planejado no balneário litorâneo, acabamos sem tempo de explorar toda a cidade de Lisieux.
Fizemos apenas a visita à Basílica de Santa Teresinha, e só por ela já valeu muito a viagem até Lisieux!
Se você vai com mais tempo, se programe para conhecer também a casa onde viveu a família de Santa Teresinha (conhecida como Les Buissonnets).
É uma construção bem preservada onde você pode encontrar muitos objetos familiares, inclusive o quarto onde uma imagem da Virgem Maria, sorriu para a menina Teresa, a curando de uma doença misteriosa.
O Carmelo de Lisieux, onde Teresinha entrou aos quinze anos e permaneceu até sua morte, aos 24 anos, hoje também é um lugar de peregrinação na cidade. A capela do Carmelo abriga os restos mortais de Teresa.
A Catedral de Saint Pierre em Lisieux, frequentada por Santa Teresinha antes de sua vida no Carmelo, também é outro ponto de interesse para os peregrinos em Lisieux.
A visita a esses outros sítios de peregrinação tornam o turismo religioso em Lisieux ainda mais interessante.
Para completar a experiência na cidade, ainda vale explorar o centro da cidade, que é extremamente charmoso. Passamos por lá bem rápido, mas já deu pra sentir que Lisieux é uma daquelas cidadezinhas encantadoras do interior da França, sabe?
Gostou das dicas de Lisieux? Que tal ajudar o blog?
Sabia que você pode ajudar nosso blog? Reserve seu hotel em Lisieux com os links aqui do site! Você aproveita as ofertas do Booking.com e ainda ajuda muito nosso site – sem pagar nada a mais por isso!
Na hora de alugar um carro para ir até Lisieux na França, aproveite os melhores preços da RentCars.
O pagamento em reais (sem IOF) e a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes são ótimas vantagens de quem faz a cotação e aluga carro no site da RentCars!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Vc pegou algum folheto lá que tenha os horários de missa?
Oi Rosa,
você pode conferir os horarios das missas nesse link da basilica
Horario das missas
Adorei as dicas de Lisieux. Muito obrigada.
Oi Léa, obrigado pelo comentário,
Grande Abraço e boas viagens!
Fizemos uma viagem à Europa em 2017. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os detalhes da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. Foi uma bênção em minha vida!Que A Virgem do Sorriso e Santa Teresinha nos abençoe para sempre. Amém!
Que incrível Zenith,
A vida de Santa Teresinha é realmente fascinante e uma benção!
Grande Abraço
Amei!!!! Gosto muito de Santa Teresinha tb!!!! Minha tia era muito devota!!!! Quando fui pra Paris, visitei a Sacre Coeur. Tem um local lá onde a santa Teresinha estava com seu pai e decidiu seguir a vida religiosa!!!! Essa igreja me emocionou muito!!!!!!!! Gratidão Lila.
Sou devota da querida Santa Teresinha do Menino Jesus. Fui premiada por Deus: minha filha nasceu no dia 1/10 e se chama Teresa. Sua filha Maria Teresa. Meu filho casou-se na Igreja de Santa Teresinha, no Rio de Janeiro. Minha Santa querida é a minha intercessora na minha vida. Tenho vontade de ir a Lisieux junto com Maria Teresa. Fiquei muito feliz com o documentário sobre a vida de Santa Teresinha,
Eu gostaria de tornasse filho espiritual da Santa Terezinha do Menino Jesus alguém saber disser como eu faço para ele tornar ?
Oi Alexandre. infelizmente não sabemos te responder =(
Só uma correção. Nossa Senhora NÃO apareceu para Santa Teresinha. Havia uma imagem de Nossa Senhora próximo ao leito da menina. Essa imagem pertencia à mãe dela. Teresinha viu a imagem sorrindo pra ela. Assim ficou conhecida como Nossa Senhora do Sorriso.
Obrigada pelas informações. Meu sonho é conhecer Lisieux!
Oi Mônica, Espero que seu sonho se realize em breve!
Corrigi o texto com sua informação!
Grande Abraço
Olá.. vou para Paris em outubro e misteriosamente, no dia 12 não tem trem para ir em Lisieux. Tem todos os dias do ano, mas nem a empresa de viagem, e nem a de trem sabe responder. Mas sinto que tenho necessidade de ir para lá, e vou de carro alugado, Deus tem providenciado tudo, mesmo eu indo só.
Queria saber se alguém sabe o valor do estacionamento no local.
Oi Victor, nós fomos de carro também e foi bem tranquilo. Na basílica mesmo não pagamos estacionamento.Nas ruas da cidade há parquímetro em algumas áreas, mas o mais em conta é parar em alguns dos estacionamentos públicos, geralmente. Você também pode pesquisar nesse site https://www.parking-public.fr/ onde ficam os estacionamentos públicos de Lisieux (gratuitos). Abraço e boa viagem!
Para quem é devoto de Santa Terezinha de Lisieux vale visitar a minha cidade, Taubaté, que fica no Vale do Paraíba, interior de SP, onde temos o primeiro Santuário de Santa Terezinha, erguido fora da França, uma linda construção em estilo neogótico, um dos principais cartões postais da cidade. ❤
Oi Lucimara, que bacana.. mais um destino para incluirmos na nossa lista!! Obrigado pelo comentário e pela dica!
Fiquei emocionada ao ler essa postagem agora. Realmente, Santa Terezinha é minha Santa predileta. Ao saber que Klécia e Rafael estavam visitando Lisieux, fiquei emocionada e quando recebi a rosa, nossa!
Olá,
vou para Lisieux mas antes de marcar a passagem de trem gostaria de saber quantas horas são necessárias para conhecer a cidade, por favor? fazer um bom passeio e conhecer de perto os passos de Santa Teresinha. =)
obrigada
Oi Flavia, tudo bem? Além da basilica, você pode conhecer a casa onde Teresinha morou, a igreja que frequentava e mais algumas atracoes relacionadas com a vida da santa. E pra tudo isso, vai precisar se deslocar pela cidade (que não é muito grande, mas ainda assim isso leva tempo). Para fazer tudo com calma, eu separaria um dia inteiro em Lisieux, chegando por volta das 9 e ficando ate o meio pro final da tarde.
Olá! Queria muito conhecer Lisieux. Irei para Paris e soube que de lá parte um trem para Lisieux. É tranquilo ir sozinha para lá? Desde já, agradeço a atenção.
Oi Layne,
Os trens saem da Gare Saint-Lazare em Paris direto para a Gare de Lisieux, a viagem dura cerca de 2 horas nos trens diretos.
A Estação de trem fica a menos de 1km da Basilica, sendo bem tranquilo para visitar!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!