Universo Harry Potter na Inglaterra: lugares para visitar

Harry Potter na Inglaterra | Você já se imaginou visitando a Plataforma 9 ¾ de Harry Potter? Teria coragem de entrar na Floresta Proibida? E será que Hogwarts existe de verdade? Dá pra visitar?

Nesse post vamos falar sobre os principais destinos que fãs de Harry Potter precisam conhecer na Inglaterra (reais e fictícios)!

Se você é fã da saga e está com viagem marcada para lá, chegou a hora de incrementar o roteiro com essas dicas de destinos relacionados a Harry Potter na Inglaterra.

Prepare-se para uma viagem incrível! Expecto Patronum!

Harry Potter na Inglaterra: Lugares relacionados a saga

Plataforma 9 ¾

E quando se fala de cenários famosos de Harry Potter na Inglaterra, o mais popular, indiscutivelmente, é a Plataforma 9 ¾. Ela fica na Estação King’s Cross Station, em Londres.

É nessa estação que os bruxinhos da história pegam o Expresso Hogwarts. Acontece que eles vão para a estação real, a King’s Cross Station, e de lá, entram em uma parede para sair na parte mágica da estação, que só quem é bruxo tem acesso.

Como muita gente visita a estação justamente por conta da referência nos filmes de Harry Potter, já existe até um ponto na estação que seria onde os bruxos fazem a ‘baldeação’.

O local fica aberto à visitação todos os dias, de 8h às 22h. Mesmo horário de funcionamento de uma lojinha oficial muito bacana onde dá pra comprar muitos souvenirs da saga dos bruxinhos.

E para quem quer aproveitar e comprar brindes online, a plataforma 9 ¾ tem uma loja virtual.

Harry Potter na Inglaterra - Plataforma 9 ¾
Imagem de Trang Dang por Pixabay

Além disso, a estação por si só pode ser um passeio cultural bem legal. Ela é uma das estações mais movimentadas de Londres. A King’s Cross conduz mais de 50 milhões de passageiros por ano.

Além de ser famosa por conta das histórias de Harry Potter, a estação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de Londres.

Muitos arqueólogos acreditam que King’s Cross seja o local da batalha entre a Rainha Boudicca (ou Boadiceia) e invasores Romanos em 61 d.C., e a lenda diz que os restos da rainha guerreira estão enterrados sob a plataforma 9.

E tem mais: ela tem esse nome porque foi construída no local onde havia um famoso monumento ao Rei George IV.

Em resumo, dá pra visitar um dos pontos mais icônicos das histórias do Harry Potter na Inglaterra e ainda aprender bastante sobre cultura e história local.

St. Pancras International Station

Ainda na vibe de estações de trem, temos a St. Pancras Station. Ela fica bem pertinho da King’s Cross, em Londres. Na verdade, basta atravessar a rua.

Apesar de ‘oficialmente’ a estação de onde parte o Hogwarts Express ser a King’s Cross, em Harry Potter e a Câmara Secreta é o exterior da estação St. Pancras que aparece, como se fosse a estação onde está a Plataforma 9 ¾.

St. Pancras Station - Harry Potter na Inglaterra
Imagem de David Mark por Pixabay

Ela também aparece em destaque quando Ron e Harry voam com o carro Ford Anglia por cima dela, também em A Câmara Secreta.

Pra quem admira arquitetura, essa estação também é muito interessante. Tem estilo neo-gótico e um tom laranja bem bonito.

London Zoo (Zoológico de Londres)

No primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry descobre que pode falar com as cobras. A cena acontece quando ele está no zoológico com os Dursley, sua família adotiva.

Ela foi gravada na Reptile House, um parte dedicada só aos répteis dentro do London Zoo.

Depois da visita de Harry e seus tios trouxas, o local passou a ter uma frequência bem maior, normalmente pessoas interessadas em conhecer o local onde o bruxinho descobriu uma de suas habilidades.

Só tem uma questão aqui: visitar esse ponto turístico relacionado ao nosso bruxinho não sai de graça.

Você precisa pagar pela entrada no London Zoo (então, fica a dica para aproveitar e fazer um passeio pelo zoo, para valer o preço da entrada).

Caldeirão Furado

Em suas histórias, Harry e seus amigos vão algumas vezes a um pub / pensão onde tomam a famosa cerveja amanteigada. Esse pub é o Caldeirão Furado. Ele também serve de entrada para o Beco Diagonal.

O lugar fica em Charing Cross Road. A rua tem diversos sebos e livrarias, onde você pode aproveitar para compar livros sobre viagens, história, literatura, por exemplo.

É importante avisar que o Beco Diagonal não existe em nosso mundo dos Trouxas. Portanto não há nenhuma passagem real no pub.

Leadenhall Market

Como comentei acima, o Beco Diagonal não existe aqui no mundo dos trouxas. Porém, existe um lugar real que foi usado como locação para algumas cenas do Beco Diagonal nos filmes da saga Harry Potter.

Esse lugar é Leadenhall Market. Ele é um grande mercado que foi construído em 1881.

Hoje, lá você encontra pubs, restaurantes e lojas muito frequentadas por quem trabalha no centro de Londres. No local, costuma rolar um happy hour.

Leadenhall Market - Harry Potter na Inglaterra
Imagem de Pierre Blaché por Pixabay

Para quem planeja visitar os dois lugares, é importante saber de um detalhe geográfico.

Apesar do pub e do mercado que serviu de locação para cenas do Beco Diagonal estarem ambos na cidade de Londres, um fica um pouquinho distante do outro.

A Charing Cross Road fica a cerca de 3,5 km do Leadenhall Market. Com um pouquinho de disposição dá pra ir caminhando, ou de bike. Também dá pra pegar o metrô.

O trajeto todo, contando o trechinho a pé entre os locais e as estações, é cerca de 15 minutos.

Millennium Bridge

Lembra quando os Comensais da Morte invadiram Londres do Mundo dos Trouxas em Harry Potter e o Enigma do Príncipe? Eles já chegam destruindo uma ponte.

Pois essa é a Millennium Bridge que fica entre a ponte de Southwark e a ponte de Blackfriars em Londres.

Ela cruza o Rio Tâmisa e une a zona de Bankside com a City of London (centro financeiro histórico da cidade) e é exclusiva para pedestres.

Millennium Bridge - Harry Potter na Inglaterra
Foto: Dano, via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Além de não ter sido destruída de verdade, ela acabou se tornando um ponto turístico muito mais procurado do que era antes dos filmes da saga Harry Potter.

Dá pra passear por lá a qualquer hora do dia ou da noite e tirar muitas fotos, inclusive da St. Paul Cathedral que fica nas proximidades.

Uma curiosidade extra é que nessa mesma Millenium Brigde também rolaram algumas cenas do primeiro filme de Guardiões da Galáxia.

Tower Bridge

Outra ponte de Londres que aparece na franquia Harry Potter é a Tower Bridge.

Ela é um dos pontos turísticos mais famosos de Londres e aparece em Harry Potter e A Ordem da Fênix, quando Harry está fugindo dos Comensais.

Você muito provavelmente já viu a Tower Bridge em algumas outras produções. Sabe aquela ponte levadiça que parece até um castelo? É ela!

Tower Bridge - Harry Potter na Inglaterra
Imagem de Richard Ley por Pixabay

Para visitar o interior do monumento, você para entrada. Mas o bônus é que, além da vista e da experiência relacionada a Harry Potter na Inglaterra, dá pra visitar as exposições que acontecem lá dentro.

Você pode ver como funcionava o sistema de elevação da ponte desde a sua construção até 1976, que era a vapor, e a substituição desse sistema por um elétrico.

A exposição tem o seguinte horário de visitação: de Abril a Setembro, das 10h às 18h e de Outubro a Março, das 9:30h às 17:30h. O ingresso é relativamente barato e vale muito a pena a experiência.

Piccadilly Circus

Em Harry Potter e As Relíquias da Morte (parte 1), quando Harry, Hermione e Rony fogem do casamento do Bill Weasley (ou William) e estão sendo seguidos por Comensais, eles quase são atropelados e entram em uma cafeteria.

Essa cena se passa em uma praça que é um dos pontos mais famosos da cidade de Londres, a Piccadilly Circus. Ela fica em Westminster, um dos lugares mais movimentados da capital britânica.

É bem fácil chegar lá de metrô, pois a estação de desembarque leva o mesmo nome da praça.

Picadilly Circus - Harry Potter na Inglaterra
Foto: Simon_sees via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

O legal é que há muita coisa a se fazer em Piccadilly Circus. Além de ser um dos principais centros de compras em Londres, ela funciona quase como um Times Square + Broadway da cidade.

Nas redondezas você encontrará a National Gallery, além de diversos teatros onde sempre acontecem espetáculos musicais famosíssimos (O Fantasma da Ópera, Mamma Mia!, Os Miseráveis e etc).

E ainda dá pra dar um pulinho na Chinatown londrina!

Forest of Dean

Nem todos os passeios relacionados a Harry Potter estão em Londres. Vamos começar a expandir essa lista, saindo da capital para falar de locais relacionados a Harry Potter na Inglaterra!

A Floresta de Dean, por exemplo, fica em Gloucestershire, que fica a 165 km de Londres, aproximadamente.

Pra quem não lembra, essa é a floresta onde Harry, Rony e Hermione passam um bom tempo durante o último filme (Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte II), quando estavam caçando os Horcruxes de Voldemort.

Forest of Dean - Harry Potter na Inglaterra
Foto: Kris Chapman via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

A Floresta de Dean, há muito tempo atrás, foi um território de caça real. Atualmente, é um lugar enorme e muito bonito, ideal para caminhadas, repleto de flora e fauna.

Também dá pra praticar tirolesa a arco e flecha por lá, além das atrações naturais, como cavernas e javalis.

Ela tem mais de 110 km² de extensão e é uma das mais antigas da Inglaterra. Seu território avança até o País de Gales.

Esse é um destino muito popular no Reino Unido entre a galera que curte acampar, assim como o trio de amigos fez no filme.

É bem provável que J.K. Rowling tenha escolhido esse lugar para ambientar uma parte importante de sua história mais famosa porque morou próximo da floresta e deve ter visitado o lugar algumas vezes, tendo memórias afetivas de lá.

Floresta Proibida

Um lugar onde você pode topar com centauros, unicórnios e gigantes, obviamente (infelizmente?) não existe de verdade.

Porém, toda a vez que você vê a Floresta Proibida em todos os filmes da saga, você está olhando para o Black Country Park, em Buckinghamshire no Reino Unido.

O lugar fica a apenas 35km da capital. É um parque bem tranquilo (não há nada sombrio) e sem muitas outras atrações de destaque. Pra ser sincero, é um parque bem comum e não há muito o que fazer por lá.

Talvez nem valha a pena incluir no seu roteiro, a não ser que você esteja passando por perto, ou não queira deixar de fora do roteiro nenhum lugar onde Harry Potter e seus amigos estiveram.

Hogwarts

Espero não acabar com seus sonhos, mas preciso que você saiba que Hogwarts não existe na vida real.

Porém, a incrível escola tem algumas locações reais que podem ser visitadas e assim, você pode ter um gostinho de como seria estar lá.

Pra começar, podemos falar da Universidade de Oxford, que fica em Oxford (a aproximadamente 90 km de Londres).

Fundada em 1096, é a universidade mais antiga do mundo. Ela é formada por formada por 38 “colleges” (faculdades, colégios ou escolas, a tradução é imprecisa). 

Um desses colleges é o Christ Church College. É lá que fica o Grande Salão onde aconteciam as refeições e reuniões emergenciais da escola de Harry Potter. Pelo que me lembro, esse cenário aparece em todos os filmes da saga.

Na vida real, o local abriga uma fundação conjunta que une colégio e a Catedral da diocese de Oxford, e funciona como capela.

Para visitá-la, você precisa ir ao Meadow Building, onde fica a bilheteria, e comprar um ingresso.

Christ Church College, Universidade de Oxford - Harry Potter na Inglaterra
Foto: Steven Gray via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Já a Biblioteca Bodleiana, que também fica em Oxford, é a maior biblioteca universitária no Reino Unido e uma das mais antigas da Europa.

Ela também é a biblioteca de Hogwarts, além de servir como cenário para o pátio interno da escola.

Existem diferentes tipos de tour guiado pela biblioteca: de 30 minutos, uma hora e até uma hora e meia. Cada um deles com um valor diferente, variando de de € 6 a € 14.

Só tenha em mente algo muito importante: é proibido fotografar dentro da biblioteca, infelizmente.

Algumas vezes, quando víamos alunos em sala de aula, eles estavam na verdade, na capela de New College, outro ponto de interesse para você visitar na Universidade de Oxford. Algumas das aulas da professora McGonagall aconteceram aqui.

Ainda por lá, há a Divinity School, que foi usada como enfermeria de Hogwarts, que também apareceu algumas vezes ao longo dos filmes.

Harry Potter na Inglaterra - Divinity School
Foto: John Lord via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Castelo de Alnwick

A primeira de aula de vôo com vassoura de Harry aconteceu nos jardins do belo Catselo de Alnick. Ele fica bem mais afastado do que os outros locais apresentados até agora, na cidade de Alnwick, a 520 km de Londres.

Aqui também os valores dos ingressos variam, indo de £ 4.50 para crianças a pouco mais de £ 13 para adultos.

É possível fazer um treino em uma vassoura, assistir apresentações de mágica e curtir uma passeio com um guia vestido a caráter, contando histórias dos bastidores do filme gravado lá.

Castelo de Alnwick - Harry Potter na Inglaterra
Imagem de Pia por Pixabay

Catedral de Durham

Outra locação onde aconteceram gravações internas de Hogwarts foi a Catedral de Durham, que fica na cidade de mesmo nome, no norte da Inglaterra e a cerca de 430km de Londres.

Quando, no primeiro filme, Harry e sua coruja Edwiges atravessam um pátio coberto de neve, era aqui que ele estava. Você também pode fazer o mesmo trajeto durante uma visita à catedral.

Catedral de Durham - Harry Potter na Inglaterra
Foto: The National Churches Trust via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Também foi lá que a professora McGonagall ensinou os bruxos a transformar animais em cálices. Também foi no mesmo lugar que Rony vomitou lesmas, no segundo filme (Harry Potter e a Câmara Secreta, 2002).

Catedral de Gloucester

Outra igreja que serviu como cenário para o interior de Hogwarts foi a Catedral de Gloucester. Ela fica em Gloucestershire, a quase 170km de Londres.

Talvez a maior parte das vezes que você via o interior da escola você estava vendo, na verdade, essa catedral.

Catedral de Gloucester - Harry Potter na Inglaterra
Imagem de Graham Hobster por Pixabay

Foi aqui que habitantes fixos da escola apareceram, como a Murta que Geme ou Nick Quase Sem Cabeça. Também foi em Gloucester que Harry e Rony se escondem do troll.

Ao fazer o tour, é legal tentar descobrir as alterações feitas na catedral para os filmes.

Pontos elétricos disfarçados de paredes de pedra e os halos nas imagens sacras dos vitrais que foram cobertos com filtro de papel colorido para se misturar aos mosaicos, são alguns dos exemplos de detalhes que poderiam revelar que o cenário era uma igreja e não uma escola de magia.

Dicas bônus: hospedagem e visita aos estúdios Warner na Inglaterra

Imagina que você vai pra Inglaterra, prepara um roteiro que permite ficar alguns dias no país para visitar com calma todos as locações que sugerimos (e outros que você conheça e não foram citadas). Onde você vai se hospedar?

E se eu te disser que tem um hotel em Londres que tem quartos temáticos da galera de Harry Potter? Pois ele existe!

O Georgian House Hotel oferece o que eles chamam de Wizard Experience, com quartos que se chamam Wizard Chambers e dentro deles você encontra acessórios idênticos aos quartos de Hogwarts.

Pra completar a experiência, também há pratos e drinks (poções) temáticos. É essencial que você faça sua reserva com bastante antecedência, pois como é de se imaginar, os quartos são muito disputados.

Veja mais e reserve sua hospedagem no Georgian House Hotel em Londres

Uma outra coisa que é muito legal de fazer é visitar os estúdios da Warner onde as partes totalmente fictícias dos filmes foram gravadas.

No Warner Bros Studio Tour – The Making of Harry Potter você encontrará réplicas da cabana de Hagrid, do Salão Comunal, o Beco Diagonal, a rua dos Alfeneiros, os dormitórios e muitas outras coisas.

Muitos dos objetos que foram usados durante a gravação dos filmes podem ser encontrados por lá. E novamente, não se esqueça de fazer sua reserva com antecedência. Pois aqui, nem é possível comprar ingressos na hora.

Os estúdios estão localizado em Leavesden, que está a 32 km a noroeste de Londres. Você pode ir de trem e descer na estação Watford Junction, que é a mais próxima.

Outros países para visitar se você é fã de Harry Potter

Além do Reino Unido, existem outros países que serviram de cenário ou pelo menos inspiração para os filmes da saga Harry Potter.

Muitos desses lugares ficam na Escócia, que está ali bem pertinho, no Reino Unido. A ponte com arcos por onde passa o Hogwarts Express, por exemplo, fica lá.

Mas tem cenários e inspiração por vários lugares da Europa: França, Alemanha e até Portugal (onde J. K. Rowling morava quando começou a escrever a história).

Isso sem falar dos filmes Animais Fantásticos, que se passam no mesmo universo de Harry Potter e contam histórias que acontecem antes das do jovem bruxo e seus amigos. Eles se passam em outros países, inclusive, o terceiro filme se passará no Brasil.

Planeje sua viagem

Seguro viagem para Europa

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para toda viagem para a Europa. Você precisa escolher um seguro com cobertura mínima de € 30.000,00. 

Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Seguros Promo. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Onde se hospedar em Londres

Londres é o destino mais indicado para usar como base e explorar os lugares relacionados a Harry Potter na Inglaterra.

A cidade tem uma oferta enorme de hotéis e pousadas, de diferentes preços e comodidades.

O hotel mais indicado para os fãs de Harry Potter é o Georgian House Hotel, como comentamos acima, pela oportunidade de viver uma experiência Harry Potter durante a hospedagem.

Mas caso você não consiga um quarto (é preciso reservar com muita antecedência), existem outras opções de hospedagem bem localizadas em Londres:

Park Plaza Victoria London

The Z Hotel Victoria

Fielding Hotel

Ainda não achou seu hotel ideal em Londres?

Veja aqui mais opções de hotéis e pousadas em Londres e escolha o seu.

Ingressos e tours Harry Potter em Londres

Outra coisa bacana é que você pode comprar antecipado e garantir presença em tours relacionados a Harry Potter em Londres, que podem levar sua experiência Harry Potter para outro nível:

O que acharam de explorar a Londres de Harry Potter?

Como sou fã da saga, de cinema e de cultura random, adorei produzir esse tipo de post.

Vocês curtiram esse tipo de conteúdo?

Se vocês quiserem, podemos fazer uma segunda parte desse post só com locações de Harry Potter que estão fora da Inglaterra. O que acham? Conta aí nos comentários o que acharam dessa ideia.

Aproveitem e digam: já estiverem em algum desses lugares citados aqui? Em quais gostaria de ir? Faltou algum lugar relacionado a Harry Potter na Inglaterra na nossa lista? Comentem!

Foto em destaque: Graham Hobster por Pixabay

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Leonardo Vieira disse:

Muito irado, se algum dia tiver oportunidade de visitar a Inglaterra, vou usar este artigo como guia!!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Leonardo, que bom que gostou! Roteiro incrível né?

Grande Abraço e boas viagens!