Museus de Londres: conheça 5 museus para colocar no roteiro

Londres é uma das maiores metrópoles do mundo, e se tem uma coisa que a cidade é conhecida, é pela efervescente cena cultural. E nesse cenário, os museus de Londres merecem um grande destaque.

Sem medo de parecer exagerada, nos museus de Londres você vai encontrar boa parte da história do mundo.

São museus com diferentes propostas, grandes e pequenos, com várias temáticas, ou pequenos e intimistas. A diversidade é grande e o resultado é um conjunto único e impressionante de acervos.

Leia também: Como se locomover em Londres

E a melhor notícia é que, em sua maioria, os museus de Londres são gratuitos!

Ao longo deste guia, vamos te apresentar a alguns dos principais museus de Londres, destacadando as principais qualidade de cada um, e como aproveitar a visita.

Assim, você pode escolher qual museu de Londres você quer colocar no roteiro. Vamos nessa?

Quais são os 5 principais museus de Londres?

The British Museum

Quanto tempo para visitar? de 3h a 5h (ou um dia inteiro!)

Vamos começar a lista com o museu mais famoso de Londres? Sem medo de exagerar, no British Museum você encontra a história de diversas civilizações mundo afora, no passado e no presente.

Museus de Londres
Foto: Fui Ser Viajante

O British Museum foi fundado em 1753, e desde o começo ele foi um museu público (o primeiro museu público do mundo, inclusive).

Já nessa época, se estima que o British Museum recebia 5 mil pessoas por ano.


.

Ainda não tem hospedagem em Londres?
Veja as ofertas do dia no Booking.com

.


O museu é gigantesco, mesmo! Pode separar umas boas horas para andar pelas salas e conhecer parte da coleção, que engloba arte e antiguidades de todos os continentes, e cobrindo milhares de anos de história da humanidade.

Inclusive, há uma certa polêmica envolvendo o museu, pois como a coleção foi retirada de diversos países ao redor do globo, peças icônicas hoje estão expostas nas salas do British Museum, como:

  • Boa parte do Pathernon de Atenas e esculturas da Grécia Antiga
  • múmias e outros artefatos da antiguidade egípcia
  • a lendária Rosetta Stone, que foi essencial na decifração dos hieróglifos egípcios
  • relíquias da China e do Oriente Médio

E muitos desses países alegam que tem o direito de reaver esses pedaços de sua história, que foram “retirados” do seu local de origem, por diversos meios.

De toda forma, o British Museum é um dos maiores museus não só de Londres, mas do mundo.

Museus de Londres - British Museum
Museus de Londres – British Museum. Foto: Fui Ser Viajante

Dicas Práticas para sua visita:

Para aproveitar ao máximo sua visita ao British Museum, é essencial se planejar com antecedência.

O museu geralmente está aberto diariamente, com horários variados, então verifique o site oficial para informações atualizadas.

O museu é gratuito, mas vale a pena entrar no site do museu e reservar seu ingresso, para não precisar perder tempo na fila da atração.

Outra opção interessante é contratar um tour guiado. Uma opção que achamos interessante é esse tour guiado sem valor fixo.

Funciona como um free tour, você visita acompanhado de um guia, e ao final contribui com uma gorjeta dentro das suas possibilidades.


.

Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional! Faça uma cotação gratuita agora e aproveite o desconto com o cupom FUISERVIAJANTE!

>> Clique para fazer uma COTAÇÃO GRATUITA <<

.


Natural History Museum

Quanto tempo para visitar? de 3h a 4h (ou um dia inteiro!)

Sem medo de errar, esse para mim é o melhor museu de Londres. O Natural History Museum também é gratuito, e oferece cultura e entretenimento para todas as idades.

O museu trabalha toda a questão da diversidade do mundo natural e suas ciências. Se você também é uma apaixonado pela vastidão do universo e as possibilidades de vida na Terra, esse museu é pra você!

Natural History Museum Londres
Natural History Museum Londres. Foto: Fui Ser Viajante

Foi fundado em 1881, como um departamento do British Museum, ele só passou a ser conhecido pelo nome atual em 1992.

Na minha opinião, o Museu de História Natural funciona em um prédios mais espetaculares de Londres.

Pra você ter ideia, logo no salão da entrada principal (Hintze Hall), você dá de cara com um esqueleto gigantesco de uma baleia azul, pendurado no teto!

Natural History Museum Londres
Natural History Museum Londres. foto: Fui Ser Viajante

E como não se impressionar com o Salão dos Dinossauros, com aqueles esqueletos gigantescos? E as pedras lunares, meteoritos e fósseis de criaturas marinhas inacreditáveis?

Ao longo de toda a visita, o museu vai te encantando e surpreendendo.

Outra coisa bacana é que o Museu de História Natural de Londres tem várias salas com atividades interativas, onde você pode tocar, experimentar, interagir com o acervo.

É um museu de Londres incrível pra levar crianças, inclusive!

Tem até um simulador de terremoto, onde você se sente dentro de uma loja de conveniências quando aconteceu o terremoto de Kobe (Japão, 1995). Você sente o chão tremer, as coisas caindo da prateleira e tudo mais!

Dicas Práticas para Visitantes:

O museu geralmente abre suas portas diariamente, mas confira o site oficial para informações atualizadas sobre horários e eventos especiais.

O acervo principal é gratuito, mas dentro do museu tem algumas exposições que são pagas. Mas a exposição gratuita é grande o suficiente para ocupar um bom pedaço de horas, e é preciso planejar o que você quer visitar.

Também recomendo reservar seus ingressos gratuitos com antecedência no site do museu, para não perder tempo na fila da atração.

National Gallery

Quanto tempo para visitar? de 2h a 3h

Se você quer ver pinturas, a National Gallery é o museu de Londres que quero recomendar pra você. Séculos de arte nas paredes de uma galeria que, além de tudo, tem uma arquitetura preciosa!

Fundada em 1824, a National Gallery é mais um dos museus de Londres que tem como missão proporcionar ao público acesso gratuito à arte.

National Gallery Londres
National Gallery Londres. Foto: Fui Ser Viajante

Seu edifício neoclássico é lindo de viver, e fica bem no coração de Londres, em frente a Trafalgar Square.

Entre as obras de arte, você verá quadros de Van Gogh, um rascunho raríssimo de Leonardo da Vinci, Boticelli, Caravaggio e muitos outros.

Dicas Práticas para Visitantes:

A entrada é gratuita para a coleção permanente, mas também há salas com exposições temporárias onde podem estar cobrando ingresso. Mas visitar a exposição gratuita já vai valer muito a pena.

Os horários de funcionamento variam, então confira o site oficial para informações atualizadas, bem como para reservar gratuitamente seu ingresso e evitar filas no dia da visita.

National Gallery Londres
National Gallery Londres. Foto: Fui Ser Viajante
National Gallery Londres
National Gallery Londres. Foto: Fui Ser Viajante

Tate Modern

Quanto tempo para visitar? de 1h a 2h

Prefere visitar um museu de Londres focado em Arte Moderna e Contemporânea? Pois temos o Tate Museum pra indicar pra você!

Numa pegada completamente diferente dos anteriores, esse museu tem uma arquitetura mais industrial, pois funciona no prédio de uma antiga central elétrica, na região de Southbank Londres.

Tate Modern Londres
Tate Modern Londres. Foto: Fui Ser Viajante

A localização às margens do Rio Tâmisa, pertinho do Borough Market, transforma esse passeio numa dobradinha: comece visitando o maior e mais antigo mercado de Londres, e na saída conhece o museu, que tal?

O museu foi inaugurado em 2000, e o conjunto das obras de arte junto com o cenário da antiga usina fazem a experiência ser provocativa e impactante, como pede um museu de arte moderna / contemporânea.

Destaques do acervo incluem obras de Picasso, Warhol e Hockney, com exposições temporárias que mantêm o espaço em constante evolução.

Dicas Práticas para Visitantes:

O museu funciona diariamente, mas verifique o site oficial para horários e informações sobre exposições temporárias. A entrada é gratuita para a coleção permanente, mas algumas exposições podem ter custos adicionais.

Victoria and Albert Museum

Quanto tempo para visitar? Cerca de 2h

Para os amantes de arte decorativa, moda e design, a dica é visitar o Museu Victoria and Albert (V&A Museum). É o maior museu do mundo dedicado a esses temas.

Fundado em 1852, esse museu de Londres recebeu o nome da Rainha Victoria e do Príncipe Albert, como uma homenagem aos monarcas.

Victoria and Albert Museum Londres
Victoria and Albert Museum Londres. Foto: Fui Ser Viajante

É um museu impressionante, com 145 galerias. Você verá desde joias da coroa britânica aos trajes extravagantes de estilistas renomados.

Há também exposições de fotografia, e um dos espaços mais impressionantes com certeza é a imponente Galeria das Esculturas.

Dicas Práticas para Visitantes:

O museu funciona diariamente, mas confira o site oficial para informações sobre horários e eventos. A entrada é gratuita para a coleção permanente (visite o site do museu para reservar seu ingresso antecipadamente).

Porque incluir os museus de Londres no roteiro?

Londres tem uma diversidade tão impressionante de museus, que seja você um amante da história, apreciador de arte moderna ou um aficcionado por moda e design, a cidade tem museu perfeito esperando por você!

Minha dica é simples: escolha um, ou vários, e coloque os museus de Londres no seu roteiro pela cidade.

Aproveite que são atrações gratuitas, e isso vai ajudar a equilibrar seu orçamento de viagem (já que Londres tem fama de ser uma das cidades mais caras do mundo).

Não esqueça de visitar os sites dos museus e fazer a reserva do seu ingresso gratuito com antecedência. Exatamente por ser gratuito, tem sempre muita gente. E perder tempo da viagem na fila não tá com nada.

Se você já conhece algum desses museus em Londres, conta pra gente nos comentários o que achou da visita.

E se você está planejando agora sua viagem para Londres, aproveita para navegar aqui pelo site: temos muitos outros posts sobre Londres, que vão te ajudar a planejar uma viagem memorável.

Depois volta aqui nos comentários como foi sua experiência na cidade e se aproveitou nossas dicas!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *