16 estádios de futebol bacanas para conhecer pelo mundo

‘A bola é redonda, o jogo dura noventa minutos e todo o resto é apenas teoria’, já dizia o sábio Josef Sepp, jogador e treinador da seleção alemã por muitos anos.

Mais do que um esporte, futebol para muita gente é religião, é paixão, é estilo de vida. Em comemoração ao Dia Nacional do Futebol (é hoje, 19/07!), a gente resolveu dar um giro turístico pelos maiores templos da bola com vocês.

Preparamos uma lista com 16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo. Pode preparar o caderno de anotações, que a sua #WishList de viagem vai aumentar agora!

Tem para todo gosto: arena ultra-moderna, estádio histórico, estádio com estrutura milionária, estádio com design super arrojado e estádio raiz, com arquibancada de concreto e torcedor em pé no alambrado.

Nossa seleção tem estádios representando os 5 continentes, afinal futebol é paixão mundial. Vem conferir nossa lista de 16 estádios bacanas para conhecer pelo mundo:

Américas

1 – Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Maracanã. Foto: Pixabay.

O mais famoso estádio brasileiro já foi o maior do mundo, mas as várias reformas reduziram sua capacidade de público para 78 mil pessoas.

Inaugurado na década de 1950, o nosso Maraca já presenciou momentos de glória e de tristeza do nosso país do futebol.

Já foi palco momentos históricos, como o milésimo gol do Pelé, final da Taça Libertadores da América e da Copa do Mundo.

Infelizmente, quando o assunto é Copa do Mundo, a gente não tem muitas lembranças boas por aqui, né?

2 – Estádio do Pacaembu (São Paulo, Brasil)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio do Pacaembu. Foto: Reprodução.

Na época que o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, foi inagurado (1940), ele foi considerado o mais moderno da América do Sul. Com capacidade para 70 mil pessoas, o estádio foi um dos principais palcos da Copa do Mundo de 1950.

O Corinthians é o maior mandante de jogos por lá, mas depois da inauguração da arena própria do time, o campo do Pacaembu vem sofrendo com a subutilização.

Hoje, o maior atrativo por lá é o lindo Museu do Futebol, que foi construído literalmente embaixo das arquibancadas do estádio. É o melhor museu do tema no país, e vale muito a visita para quem é fã de futebol.

3 – La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
La Bombonera.

Quem visita a Argentina e não conhece La Bombonera não tem a menor ideia do que é a paixão portenha por futebol. De longe, a visita guiada mais empolgante que já fiz a um estádio de futebol.

No estádio do Club Atlético Boca Juniors, dá pra sentir a energia das arquibancadas. Imagino como aquilo deve arrepiar em um dia de jogo!

O Museo de La Passión Boquense também é muito interessante, conta a história das glórias do time e seus grandes jogadores. Parada obrigatória em Buenos Aires.

4 – Estádio Monumental de Nuñez (Buenos Aires, Argentina)

Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Mais uma grande atração para os amantes de futebol em Buenos Aires. O Monumental de Nuñez é a casa do grande rival do Boca Juniors, o Atletico River Plate.

É o maior de Buenos Aires, com capacidade para 58 mil pessoas. A visita guiada ao estádio conta também com a visita ao museu do clube, que apresenta a história das glórias do River em paralelo com os acontecimentos do mundo nas últimas décadas.

Tudo com uma pegada super tecnológica e futurista. Achei o museu do River bem mais completo e interessante que o do Boca Juniors (embora eu tenha gostado mais da visita ao estádio do Boca).

5 – Estádio Centenario (Montevidéu, Uruguai)

Estádio Centenario de Montevidéu e Museu do Futebol

Mais um estádio lendário que eu já visitei! O Estádio Centenário de Montevidéu foi o palco da Copa do Mundo de 1930, a primeira da história das Copas.

É a casa da Celeste Olímpica, a Seleção Uruguaia de Futebol, e tem capacidade para 65 mil pessoas. A visita ao estádio ainda inclui o Museu do Futebol, um dos mais completos que já visitei sobre o assunto no mundo!

6 – Estádio Azteca (Cidade do México, México)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Azteca

O maior estádio de futebol das Américas é mexicano! O Estádio Azteca, inaugurado em 1966, tem capacidade para pouco mais de 105 mil pessoas. É a casa da seleção mexicana de futebol e do time de futebol Club América.

Particularmente, eu acho o Azteca um dos estádios mais bonitos. Cheio de estilo, o estádio tem um design reconhecido mundialmente.

Pra nós, brasileiros, o Azteca ainda tem o gostinho especial de ter sido a sede da final da Copa do Mundo de 1970, quando a gente ganhou o Tricampeonato Mundial.

Quer mais história? Foi no Azteca que Diego Maradona fez o lendário Gol do Século!

O astro driblou 7 jogadores ingleses (incluindo o goleiro) antes de finalizar a gol e decretar a vitória de 2 a 0 sobre a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa de 1986.

Foi assim que Maradona ajudou a classificar a Argentina para as finais daquela Copa do Mundo e seu segundo título do torneio.

Europa:

7 – Camp Nou (Barcelona, Espanha)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Camp Nou. Foto: Reprodução.

A casa do Barcelona não podia faltar na lista! O Camp Nou foi inaugurado em 1957 e é o maior estádio da Europa.

Seus 100 mil lugares estão sempre ocupados por torcedores apaixonados, a cada partida do time da Catalunha. Já viu partidas de Copa do Mundo (1982) e muitas finais da Taça UEFA (atual Liga Europa).

Imagina que louco o dia que eu for aí assistir uma partida da Champions League? Prometo que sobrevivo a emoção para contar tudo aqui no blog!

8 – Estádio Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Santiago Bernabeu. Foto: Reprodução.

O rival espanhol do Barcelona, o Real Madri, também tem uma casa de respeito.

O Estádio Santiago Bernabéu tem capacidade para 81 mil pessoas e é parada obrigatória para os amantes de futebol que visitam Madrid. O estádio conta com uma super estrutura, com museu e a fabulosa sala de troféus do time.

Aproveite que o Real Madri é o time que mais tem títulos da Liga dos Campeões da UEFA e visite a enorme coleção de taças do clube, incluindo as 13 taças da Champions.

9 – Estádio de Wembley (Grande Londres, Inglaterra)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio de Wembley. Foto: Reprodução.

O antigo estádio lendário de Wembley foi demolido em 2003, mas o novo complexo inaugurado em 2007 é tão impressionante quanto o original, e segue fazendo história.

É o maior estádio da Inglaterra, com capacidade para 90 mil pessoas. Na Europa, só perde para o Camp Nou.

Sua estrutura chama atenção, com um enorme arco de metal de 133 metros de altura. Wembley é a casa principal da Seleção Inglesa, além de sediar os jogos finais do campeonato inglês.

Já presenciou também as finais da Liga dos Campeões da Europa em 2011 e 2013, os Jogos Olímpicos de 2012 e, desde 2007, Wembley vem recebendo pelo menos um jogo por ano da milionária Liga de Futebol Americano (NFL).

10 – Estádio Old Trafford (Manchester, Inglaterra)

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
O Teatro dos Sonhos. Foto: Reprodução.

Eu só descobri o nome real desse estádio enquanto preparava esse post. Porque até hoje, pra mim, ele era o The Theatre of Dreams, ou Teatro dos Sonhos, a casa do Manchester United.

Com capacidade para um pouco mais de 76 mil pessoas, é o segundo maior estádio da Inglaterra, atrás apenas de Wembley.

O Old Trafford é do tipo estádio-ostentação:  todos os lugares são cobertos, com um telhado de vidro construído especialmente para o estádio.

O campo possui tecnologia de ponta para escoamento de água, além de vestiários de luxo e banco dos reservas com aquecimento. Sem miserinha.

O estádio é usado pelo Manchester United desde sua inauguração, em 1910. Também recebeu partidas da Copa do Mundo de 1966, Eurocopa de 1996 e Jogos Olímpicos de Londres em 2002.

Pra deixar o currículo ainda mais impressionante, o Teatro dos Sonhos foi o cenário da grande final da Liga dos Campeões da UEFA em 2002 e 2003.

11 – Signal Iduna Park (Dortmund, Alemanha)

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Signal Iduna Park. Foto: Reprodução.

A casa do Borussia Dortmund entrou pra lista muito mais por conta de sua torcida. Se você curte futebol, já deve ter vista a muralha amarela de uma das torcidas mais fanáticas do mundo.

A média de público no estádio é simplesmente a maior do mundo, com o time levando em média 80.495 torcedores fanáticos a cada jogo! O estádio vira um caldeirão!

É empolgante ver a festa pela TV e assistir aos lindos mosaicos que a torcida monta por lá. Imagino que, ao vivo, deve ser uma emoção surreal. Partiu, Dortmund?

Ásia

12 – Estádio Primeiro de Maio Rungrado (Pyongyang, Coréia do Norte)

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Primeiro de Maio Rungrado. Foto: Reprodução.

Aposto que você não sabia que o maior estádio do mundo fica na Coréia do Norte. O Estádio Primeiro de Maio Rungrado tem capacidade para 150 mil pessoas ‘socorro quanta gente’.

O nome desse estádio monumental deriva da ilha onde ele foi construído (Rungra) e do dia de sua inauguração – no dia do trabalho, em 1 de maio de 1989.

Com 8 andares, 60 metros de altura e 22500 m2 de área construída, o gigante coreano ostenta sua estrutura de 16 arcos que tem a forma de uma magnólia.

Infelizmente, apesar de toda essa grandeza, o estádio recebe poucos jogos. Apenas a  Seleção Coreana de Futebol joga por lá, vez ou outra.

O estádio hoje acaba sendo mais utilizado para o festival Arirang, que ocorre todo ano com shows de ginástica e dança em homenagem ao líder coreano Kim Jong-il.

13 – Estádio Salt Lake (Kolkata, Índia)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Salt Lake. Foto: Reprodução.

A Ásia é cheia de estádios monumentais. O segundo maior estádio do mundo fica também por lá, na Índia. Com capacidade para 120 mil pessoas, o Estádio Salt Lake foi inaugurado em 1984.

É a sede da Seleção Indiana de futebol, e de mais quatro pequenos clubes do país, com capacidade para 120 mil pessoas.

Uma curiosidade: O estádio Salt Lake foi escolhido para o jogo de despedida do goleiro alemão Oliver Kahn (lembra dele, Brasil?), no jogo amistoso entre Bayern Munich e o Mohun Bagan.

14 – Estádio Nacional de Pequim (Pequim, China)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Nacional de Pequim. Foto: Reprodução

Também conhecido como Ninho do Pássaro, é meu favorito no quesito arquitetura.

Como não admirar a beleza dessa estrutura de ferro e aço? O estádio foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008.

Tem capacidade para 80 mil pessoas e foi projetado para receber as competições de futebol e atletismo. Em 2014, recebeu o Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina.

Oceania

15 – Melbourne Cricket Ground (Melbourne, Austrália)

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Melbourne Cricket Ground. Foto: Reprodução.

Mais conhecido como MCG, o estádio da cidade de Melbourne é a casa da Seleção Australiana e o estádio símbolo do país. O estádio recebeu jogos das Olímpiadas de 1956 e repetiu a dose no ano 2000.

Nos anos 1970, a capacidade de público do estádio chegou ao número recorde de 120 mil torcedores.

A partida oficial com os maiores números veio na final de futebol australiano em 1970, com 121.696 torcedores presentes.

Dá pra imaginar? Hoje a capacidade do estádio foi reduzida para 100 mil pessoas, o que coloca o MCG na 3 posição na lista de maiores estádios do mundo!

África

16 – Estádio FNB, ou Soccer City (Joanesburgo, África do Sul)

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Soccer City. Foto: Reprodução.

O Estádio FNB existe desde 1989, mas você provavelmente só o conheceu em 2010, quando assistiu as partidas da Copa do Mundo da África do Sul.

Para o evento, o estádio foi parcialmente demolido, teve sua capacidade de público aumentada e passou a ser chamado de Soccer City.

Popularmente conhecido como Calabash (pote africano), é a casa da Seleção Africana e do Kaizer Chiefs F.C.

Hoje, ele é o maior estádio da África e símbolo dos desejos de avanço para o continente africano. Mas a vizinhança do estádio não esconde a história mais triste do país.

Bem do lado do Soccer City fica Soweto, o bairro negro que já foi o mais violento do mundo, um símbolo da segregação racial consequência do Apartheid.

Para selar a importância social do estádio, foi nele que Nelson Mandela fez o primeiro discurso depois de sua libertação, em 1990.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo: quais você já foi?

Gostou da nossa lista? Tem muito estádio bacana que eu estou contando os dias para conhecer! E vocês, quais estádios já visitaram pelo mundo? E qual ainda pretendem visitar? Conta pra gente nos comentários! 😉

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Peterprac disse:

Citaria apenas mais um que faltou aí , San Siro em Milão.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Peter, Assim como o San Siro, ou Giuseppe Meazza (como chamam os torcedores da Inter de Milão), muitos outros estádios mereciam estar na lista!
Porém, pelas últimas notícias, quem quiser conhecer o Estádio vai ter que colocar Milão na lista de próximas viagens, visto que os clubes estão cogitando construir uma nova arena para substituí-lo!
Abraços e boas viagens!

RoadTrio disse:

Conheço muita gente que ia amar esse post e que daria qualquer coisa para conhecer pelo menos 1/3 desses estádios listados! hehe Mas até quem não é chegado no esporte adora conhecer. Muito legais as dicas!

Klécia disse:

Haha aposto que você conhece mesmo! Eu sou a primeira a querer zerar a lista 😀

Fabricio disse:

Não sou fã de futebol, mas tem alguns estádios que ela história e arquitetura já valem muito a pena. Eu quase chorei quando vi Wembley, não por causa dos jogos, mas por causa dos shows históricos que já acontecerem lá. Michael Jackson, Quenn, INXS, Madonna… só monstro.

Klécia disse:

O mais legal é que eles transcendem futebol mesmo! E marcam a gente de várias formas! Também já vi shows inesquecíveis em estádios mundo afora <3

bstorquato disse:

Confesso que não sou fã de futebol e visitar estádios é a última coisa da minha lista. Mas tenho que dizer que as construções são impressionantes, realmente obras de arte da engenharia.

Klécia disse:

Muito bacana né? São monumentos incríveis! 😀

Que legal! Adorei essa lista! Perfeita pra amantes de futebol, hein?! Parabéns pelo post!

Klécia disse:

Obrigada, Alessandra!

Mariana Bueno disse:

Só conheço os brasileiros, mas taí uma lista que quero incluir nos roteiros futuros. Adoro futebol e acho estádios lugares mágicos!

Klécia disse:

Não tem palavra melhor, Mariana! Mägicos! Tenho cada lembrança boa em estádios!

Gisele Rocha disse:

Eu que não sou tão fã de futebol achei esse post interessantíssimo. Imagino que os fanáticos pirem nesse roteiro.
Dos 16 que vc citou, só fui a 3: o de Buenos Aires, o de Barcelona e o de Londres. Cabe o mundo dentro deles!

Klécia disse:

Que bacana, Gi! Você já visitou alguns dos meus favoritos 😀

Em primeiro lugar preciso dizer que nesta lista está faltando o mais mais de todos: a Vila Belmiro! 🙂 Segundo, para ver o Boca, só mesmo aqui no FSV ou quando o SFC disputar outra final por lá. rsrsrs

Em segundo, eu AMO estádio de futebol e o esporte!! A lista está massa e posso dizer que já vi jogo no Maraca mais de uma vez e é emocionante! Já fui campeã no Pacaembu e no Centenário. Já assisti jogo no Azteca e no Camp Nou e o resto está na lista.

Em viagem à Itália, compramos ingressos para ver a Inter de Milão jogar no San Siro em Milão. Chegamos no dia do jogo, deixamos as coisas no hotel e partimos para estádio (suuuuper longe). Chegando lá surpresa: o jogo tinha sido antecipado e acontecido na noite anterior. Perdemos os ingressos e a partida. rsrsrs Hoje torço sempre contra a inter!!! rsrsrs bjus

Klécia disse:

Bem, tenho que torcer pra que vc volte ao La Bombonera numa final então! Você já foi no Azteca! Quero isso pra minha vida! Acho ele tao lindo!
E essa história de Milão merece post no EPM 😀 que coisa louca!