Conheça 10 grandes exploradores do mundo e suas viagens

Você com certeza já ouviu falar de algum desses nomes que vamos apresentar nesse post. Aqui você vai encontrar 10 grandes exploradores do mundo, e vamos falar sobre suas viagens e como elas mudaram o mundo!

Nessa lista há homens e mulheres, grandes navegadores e exploradores, personagens que marcaram a história pela sua coragem e desafios aos limites do que a humanidade ainda não conhece ou não conhecia, em suas épocas.

Novos povos, novas culturas, novas tribos, idiomas, costumes…

Muita coisa do que vivemos e conhecemos nos dias de hoje foi graças a grandes nomes da nossa história que desbravaram o mundo movidos pela sua curiosidade e paixão pelo desconhecido.

Por isso, te convido a ver a lista com dez desses grandes exploradores e seus feitos. Vamos lá!

Leia também: Frases de viagem para expressar seu amor pelo mundo

Grandes exploradores do mundo: conheça suas histórias e aventuras

Marco Polo (1254-1324)

Marco Polo foi um viajante explorador veneziano. Como nasceu em uma família de comerciantes, o ambiente era propício para estimular o interesse pela exploração e comércio.

Marco Polo - explorador do mundo

Ainda adolescente, foi com seu pai e tio em direção à Ásia Central. Mal sabia ele que essa era a primeira visita de muitas ao continente asiático.

Ele também ficou cerca de 17 anos na China, sendo um dos conselheiros e emissários do imperador mongol Kublai Khan.

Não à toa, ele é autor de “O Livro das Maravilhas“, que conta suas aventuras pela Ásia. As viagens abriram a porta para o comércio entre o Ocidente e o Oriente.

Não à toa, ele é autor de “O Livro das Maravilhas“, que conta suas aventuras pela Ásia. As viagens abriram a porta para o comércio entre o Ocidente e o Oriente.

A obra foi a responsável por deixar Marco Polo mundialmente conhecido.

Ficou curioso sobre o livro? Você pode ler mais sobre O Livro das Maravilhas e garantir uma cópia para você aqui.

Zheng He (1371-1433)

Zheng He foi um chinês que viveu no século XV e liderou diversas expedições marítimas, principalmente pelo Oceano Índico.

Estátua de Zheng He - 22Kartika, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons

Foi capturado e feito de escravo pelo exército do imperador chinês. Mas ele ganhou a confiança do príncipe Zhu Di, que mais tarde se tornou o imperador e foi libertado.

Zheng foi nomeado comandante da Frota do Tesouro do Dragão e entre 1405 e 1433, ele liderou sete grandes expedições, conhecidas como “Viagens do Tesouro”, em direção ao Oceano Índico.

Ele foi um dos responsáveis por ajudar a China a exercer sua influência em regiões mais longes do país, promovendo o comércio e a diplomacia da época.

Cristóvão Colombo (1451-1506)

Cristóvão Colombo era um navegador genovês, que ficou conhecido como o homem que “descobriu as Américas” em 1492 e foi um dos grandes nomes da época das Grandes Navegações. 

Em 1492, ele partiu do atual povoado de Puerto de Palos, na região autônoma espanhola da Andaluzia, para navegar em busca das Índias.

Mas um erro de cálculo na rota o levou para um continente até então desconhecido pelos europeus. O primeiro contato com o continente americano foi na terra que hoje são as Bahamas.

Colombo sempre acreditou que tinha chegado às Índias e não tinha noção que havia “descoberto” um novo mundo.

E, ao longo de sua vida, realizou quatro viagens ao total, explorando as ilhas do Caribe e as costas América Central e o norte da América do Sul.

Sua descoberta foi a porta de entrada para novas grandes navegações do povo europeu ao continente americano, o que resultou em diferentes povos e culturas de diversos países por aqui.

Leia mais sobre a vida de Cristóvão Colombo:

Pedro Álvares Cabral (1467-1520)

Esse é bastante conhecido por aqui por ter sido o comandante da frota portuguesa que chegou ao Brasil em 1500, na região de Porto Seguro na Bahia.

Ele comandava uma frota de 13 caravelas, e partiu de Portugal para seguir a caminho das Índias. Buscando seguir a rota deixada por Vasco da Gama, por fatores ainda não sabidos, Cabral desviou e chegou ao litoral sul do Brasil.

Diferente de Cristóvão Colombo, ele sabia que não estava nas Índias e sim em um continente totalmente novo e ainda não explorado pelos europeus. 

Cabral e sua tripulação permaneceram nas novas terras por uns dias e a nomearam propriedade de Portugal. 

Além desse famoso fato, Pedro estabeleceu as bases para a colonização portuguesa no Novo Mundo. Por isso, também aparece aqui nessa lista como um dos maiores exploradores do mundo.

Vasco da Gama (1469-1524)

Vasco foi um grande navegador português conhecido por liderar a primeira viagem marítima da Europa à Índia, abrindo as portas para uma nova forma de comércio entre os continentes.

Ele é responsável direto pelo início das grandes navegações da história. 

Vasco da Gama navegador

Com apenas quatro caravelas, ele destacou os mares, superando tempestades, doenças e conflitos com povos locais. 

Gama estabeleceu uma rota mais segura, fugindo de conflitos com o Império Otomano em algumas regiões. 

Quando retornou, a coroa portuguesa o recebeu como herói, recebendo honrarias e ocupando cargos importantes.

Fernão de Magalhães (1480-1521)

Esse é o quarto português da lista. Ele liderou a primeira expedição a dar a volta ao globo terrestre entre 1519 e 1522, chamada de Expedição Magalhães-Elcano.

Após desentendimentos com a coroa portuguesa, Fernão ofereceu seus serviços aos espanhóis. 

Seu objetivo era encontrar uma rota ocidental às Índias, passando pelo continente americano. 

Fernão acabou sendo morto em uma batalha na Filipinas e Juan Sebástian Elcano acabou assumindo o comando.

A expedição foi a primeira na história a navegar pelo Oceano Pacífico,  provando que a Terra era redonda e abrindo novas rotas comerciais marítimas.

Jeanne Baret (1740-1807)

Jeanne era uma botânica francesa, que se tornou conhecida como a primeira mulher a circum-navegar o planeta, isso no século XVIII. 

Aos 26 anos, ela embarcou numa expedição para explorar o Pacífico Sul, que tinha como objetivo a coleta de plantas e animais, além de mapeamento das novas terras. 

Como não eram permitidas mulheres a bordo, Jeanne se disfarçou de Jean e conseguiu embarcar. 

Seu conhecimento em botânica e suas habilidades foram de grande valia para a expedição, que durou dois anos.

Sua verdadeira identidade foi revelada apenas após o retorno à França e isso fez com que ela não recebesse o reconhecimento devido pelo seu feito.

Você pode ler mais sobre a história de Jeanne no livro O Segredo de Jeanne Baret.

Gertrude Bell (1868-1926)

Escritora, exploradora, arqueóloga e diplomata. De família rica, Gertrude era britânica e teve acesso à boa educação da época. Desde cedo, demonstrou interesse pelo Oriente Médio, fazendo diversas viagens à região.

Ela viajou pelo deserto da Arábia e se tornou uma das primeiras ocidentais a explorar e mapear o local.

Bell também participou de expedições arqueológicas, contribuindo para a descoberta e preservação de diversos sítios arqueológicos. 

Após a 1ª Guerra Mundial, ela teve papel importantíssimo para definição de fronteiras do território do Iraque e essa foi apenas uma das várias contribuições que ela deu para melhor compreensão do Oriente Médio.

Gertrude Bell, com certeza, é uma das mulheres viajantes mais importantes da história.

Amelia Earhart (1897-1937)

Amelia foi uma das mulheres viajantes que mais já se ouviu falar. Ela se interessou pela aviação aos 23 anos, após um passeio aéreo. Aos 24, iniciou as aulas de pilotagem e aos 25, comprou seu primeiro avião. 

Amelia Earhart - aviadora
Foto: Harris & Ewing, Public domain, via Wikimedia Commons

Em 1928, Earhrt se tornou a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico em um voo de passageiros, como convidada.

Mas ela não parou por aí. 4 anos depois, em 1932, Amelia se tornou a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico saindo do Canadá até a Irlanda.

Até hoje, Amelia Earhart é inspiração para muitas mulheres, sobretudo na aviação.

Reinhold Messner (1944)

O alpinista italiano é considerado um dos maiores exploradores de todos os tempos.

Messner é o primeiro ser humano a escalar todas as 14 montanhas com mais de 8.000 metros de altitude, sem o uso de oxigênio suplementar.

Reinhold Messner - escalador
Foto: Jaan Künnap, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Ele também é autor de diversas obras como Naked Montain, The Cristal Horizon, a biografia My life at the Limit, dentre outras obras, por exemplo, que inspiram diversas gerações de alpinistas até hoje.

Você já conhecia a história desses grandes exploradores?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais desses grandes nomes e como eles nos ajudaram a contar a história e a evolução do nosso planeta?

Para completar a sua sede por história, aqui vão 5 livros sobre grandes viagens:

1. A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
2. Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
3. Viagens de Gulliver – Jonathan Swift
4. Brasil: Terra à Vista! – Eduardo Bueno
5. Abaixo da convergência – Alan Gurney

Aproveite mais essa viagem pelos livros!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Redação Fui Ser Viajante
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *