Top 5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro

Já faz 4 anos que o Rio de Janeiro me acolheu de braços abertos, igual ao Cristo Redentor. Nesse tempo, comecei a entender um pouco sobre a cidade que é a exata expressão do famoso verso: purgatório da Beleza e do Caos. Gosto de explorar todos os cantos da cidade que antes eu só conhecia pelos livros e pelas novelas de TV. Nas minhas andanças, fui escolhendo aqui e ali, alguns lugares para chamar de meus, pra me sentir de verdade em casa. O Top5 de hoje é para falar exatamente de alguns desses cantinhos cariocas que ganharam meu coração enquanto eu passeava pela cidade, as 5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro, na minha humilde opinião 🙂

___________
Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema TOP 5 Ruas que Adoramos Espalhadas pelo Mundo. No final do post, você encontra os links para a publicação de cada um dos blogs participantes: Espiando Pelo MundoTuristando.in e Passaporte com Pimenta.

As 5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro

Primeiro, preciso deixar uma coisa clara. Nada no mundo é unanimidade, então essa nunca será uma lista definitiva. Ela foi montada de acordo com as minhas experiências pela cidade, e é resultado direto de tudo que vi, ouvi e senti desde que imigrei para o Rio.

Para facilitar meu trabalho de escolha, tratei de deixar fora da lista as avenidas. Vamos mesmo falar de ruas, especialmente as mais pequenas, charmosas e talvez nem tão conhecidas dos turistas que passeiam pelo Rio.

Vamos dar um passeio pelas minhas 5 ruas mais charmosas da Cidade Maravilhosa?

1 – Rua Manuel Carneiro, Santa Teresa

Top5 ruas mais charmosas do Rio de JaneiroAposto que você não conhece essa rua por seu nome oficial. Mas também aposto que você conhece a sua principal atração, a charmosa Escadaria Selarón. A rua liga os dois bairros mais boêmios do Rio, Lapa e Santa Teresa. E cada cantinho merece uma parada, uma foto, um olhar mais de perto no trabalho do chileno Jorge Selarón.

Em meados do ano de 1990, o artista começou a dar vida aos degraus da escadaria que ficava em frente à sua casa. Escolhendo pedaços de azulejos nas cores azul, verde e amarelo, Selarón começou a fazer uma homenagem ao povo brasileiro com as cores da nossa bandeira. Com o tempo, o passatempo virou a obsessão do artista, que revestiu toda a escadaria com azulejos multicoloridos, espelhos, cerâmicas e muita poesia.

Tem muitas outras histórias e lendas sobre a Escadaria Selarón, que merecem um post único qualquer dia. Em 2005, a escada foi tombada e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Nada mais justo né? É tanta beleza que quase não dá pra sentir o cansaço da subida dos 215 degraus – a gente para a cada cantinho para uma nova foto!

Leia também:
Um dia em Santa Teresa: um roteiro de história e boemia no Rio de Janeiro

2 – Rua da Moreninha, Paquetá

Paquetá ganhou meu coração desde a primeira vez que visitei a encantadora ilha, que na verdade é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Tudo por lá tem a magia e o bucolismo de um lugar que parou no tempo. Passar um dia por lá é como fazer uma volta ao passado – é uma das coisas que eu mais recomendo para quem tem mais um tempinho no Rio.

Mas de todos os lugares lindos da ilha, eu elegi um especial: a Rua da Moreninha. Uma rua à beira mar, que acompanha as curvas da praia homônima. A rua é linda sim, cheia do charme característico de Paquetá. Mas não é só por isso que ela entrou na minha lista. Quem já leu o romance A Moreninha, do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo, deve recordar da famosa pedra onde a jovem Carolina esperava seu amor, olhando o mar. Pois essa pedra existe, bem ali, no final da rua da Moreninha. Passear nessa rua é uma viagem também pela magia da literatura brasileira da época do romantismo. Tinha que estar na minha lista, sim e claro!

Leia também:
Natureza e boemia: um dia na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro

Top5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro

3 – Rua Paschoal Carlos Magno, Santa Teresa

Top5 ruas mais charmosas do Rio de JaneiroSem dúvida, Santa Teresa é o bairro da cidade que mais mexe com meu coração. Tanto, que ganhou dois lugares no meu Top5 de ruas mais charmosas do Rio de Janeiro. A pequena e estreita rua Paschoal Carlos Magno fervilha a cada final de semana, com seus inúmeros bares e restaurantes que funcionam em casarios históricos e cheios de encanto. O vai-e-vem é grande e os acordes do samba sempre ecoam de algum lugar.

O passeio pela rua começa no Largo dos Guimarães, centro de todo movimento em Santa Teresa. São tantos bares, tanta festa, tanta animação. Nunca canso de admirar os casarios… Mais ainda, chama atenção o enorme mural de azulejos que homenageia o charmoso bondinho de Santa Teresa. O calçamento de pedras pé-de-moleque divide espaço com os antigos trilhos do bondinho símbolo do bairro, símbolo do progresso de um Rio que nem existe mais. Ou existe, preservado em Santa Teresa, com suas casas coloniais e coloridas. Boemia e charme carioca, pura e simplesmente.

4 – Rua do Ouvidor, Centro

Há quem me diga que a rua do Ouvidor não tem nenhum atrativo turístico. A rua concentra um dos mais movimentados centros comerciais do centro do Rio de Janeiro, e praticamente perde o movimento durante os domingos, com as lojas e escritórios vazios.

Mas eu sou uma pessoa que cresceu lendo as histórias de Machado de Assis. Nos meus primeiros dias de Rio, andava distraída descobrindo o centro da cidade, e acabei meio perdida – sempre, né Klécia? Busquei uma esquina para identificar uma placa que me desse orientação geográfica. Lembro como se fosse hoje: foi no momento que percebi que estava na Rua do Ouvidor que meu coração bateu forte pelo Rio de Janeiro, pela primeiríssima vez.

Foi ali que percebi que o lugar que povoou meu imaginário de adolescente, que eu só conhecia de ouvir falar ou ver pela TV, era de fato real. Foi um sentimento muito engraçado, de tornar real meu mundo imaginário.

Depois descobri o Samba do Ouvidor, e o amor pela rua se eternizou!

5 – Beco do Boticário, Cosme Velho

Beco é rua, né gente? hahaha O Beco do Boticário, que termina no encantador casario do Largo do Boticário, não podia ficar fora da minha lista de ruas mais charmosas do Rio de Janeiro. Essa pequena viela e seu largo são, com certeza, um dos lugares mais pitorescos da cidade!

A região é rodeada por uma densa floresta. Nas ruas, resistem casas construídas em meados do século XIX (uma verdadeira relíquia arquitetônica e histórica da cidade). Acredita-se que as casas mais antigas são exatamente as que estão no Beco. Mas as casas que eu acho mais bonitas ficam depois da ponte, no Largo. O colorido decadente dos casarões é hipnotizante.

Por falar na ponte, esse é um dos poucos lugares onde ainda é possível ver o rio Carioca livre, correndo a céu aberto – a maior parte do rio foi canalizada e passa por galerias subterrâneas. Pouca gente sabe, mas foi esse rio, hoje quase esquecido, que emprestou a alcunha pela qual hoje são conhecidos todos os nascidos na Cidade Maravilhosa – os cariocas.

As construções são tombadas, mas infelizmente o local se encontra bem abandonado. Talvez seja esse mesmo abandono que desperte tanto meu interesse pelo cenário. Por lá, vez ou outra encontramos apaixonados por arquitetura e história, além de pintores que retratam em aquarelas mais uma das faces desse Rio Antigo, que tanto me encanta.

E você, o que achou da nossa seleção de 5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro? Conhece alguma delas? Que tal incluir um desses destinos na sua próxima visita à Cidade Maravilhosa?

___________
Nossa Blogagem Coletiva!

Somos 4 meninas apaixonadas pelo mundo, com sede de explorar cada canto do planeta. Cada uma com o seu olhar e com o seu perfil de viajante, mas a paixão pela descoberta é a mesma. Esse post é resultado de uma Blogagem Coletiva, onde cada uma conta sobre nossas TOP 5 Ruas que Adoramos Espalhadas pelo Mundo.

A Analuiza do Espiando pelo Mundo viaja Pelas ruas do mundo como observadores e personagens
A Maytê do Passaporte com Pimenta apresenta as 5 Ruas de Barcelona que você tem que passar
A Juliana do Turistando.in escreveu sobre Top5: 5 ruas interessantes em Berlim

Essa Blogagem Coletiva ocorre todo último sábado do mês! Mês que vem tem um novo tema!

 

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

5 ruas mais charmosas do Rio de Janeiro

 

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Analuiza disse:

Ahhhh… este Rio de Janeiro é mesmo cheio de charme! Acredita que já estive na cidade 1 milhão de vezes e nunca fui na Escadaria Selarón?! Só conheço mesmo de ouvir falar!

Paquetá sempre ocupo meu imaginário (terá sido por conta de A Moreninha?!). Uma pena nunca ter visitado, mas sabendo que você foi e se encantou, ah, como não voltar a desejar?!

Sou muito suspeita porque eu amo um lugar carregado com o peso da história e por isso o centro do Rio e Santa Teresa estão entre meus lugares favoritos na cidade! Sempre!

Não conheço e estou completamente apaixonada pelo Beco do Boticário! Que encantador! Pura e abastada poesia! 🙂
Amei passear no Rio com você. Não poderia esperar nada diferente de muito amor, alma e sentimento! 🙂 bjus

Klécia disse:

Ansiosa para um dia passear com você por esse Rio poesia, Aninha!

Estamos falando do mesmo Rio de Janeiro que eu conheço???? Caraca, se você não falasse que essas ruas habitavam a cidade maravilhosa nunquinha que eu iria acertar!!!

Adorei conhecer o seu RJ, adorei o texto quando você de cara disse que iria selecionar as ruas mais charmosas e pouco exploradas pelos turistas!

Na verdade eu acho que sempre fui uma turista torta no RJ, já passei muito pela cidade, mas sempre a trabalho e aproveitava o pouco tempo livre para bater perna. Sendo assim está decidido: quero conhecer o seu Rio de Janeiro!

Quero passar por todas essas ruas, quero com certeza conhecer Santa Teresa, namorar a arquitetura (ainda que abandonada) do Beco do Boticário e relaxar a beira mar em Paquetá, me espera que eu vou!

Klécia disse:

Eba! Que comentário mais lindo <3 Vem Mayte! O RJ e eu estamos te esperando! 🙂

Juliana Moreti disse:

Eu tenho um sentimento estranho com o RJ.
Meus pais visitaram a cidade quando eu era pequena e foram enganados por diversas vezes. Cresci os ouvindo falar mal da cidade e do povo.
Com isso, demorei muito para conhecer o RJ. Fui apenas 1 vez e foi para ver um show do Paul (hahahahaha) anos atràs. Gostei bastante, apesar de ter entendido o que meus pais disseram (tbem tentaram nos enganar).
De qualquer forma, independentemente daquele sentimento, o RJ é lindo (a parte fantasia) e adorei circular por ela, apesar de ter ficado apenas 4 dias.
Das ruas que vc nomeou, não passei pela Rua da Moreninha e acredite se quiser, não vi a Escadaria Selarón!!!

Klécia disse:

Rio de Janeiro é mesmo uma cidade que desperta mil sentimentos. O Rio tem todos os problemas, mas tem mil belezas também. Até a parte menos comercializada dele (falo da z norte, por exemplo, tem encantos que valem a pena divulgar – e vou começar a trazer isso aqui no blog. Espero que você volte em breve, e que sua experiência seja melhor – o Rio continua lindo 🙂

Manoel Netto disse:

Esse seu post me fez pensar e querer fazer também a minha seleção.
Essas foram as minhas escolhidas:
1. Rua do Mercado – Centro
2. Rua Urbano Santos – Urca
3. Rua General Glicério – Laranjeiras
4. Rua Saboia Lima – Tijuca
5. Rua Professor Manuel Ferreira – Gávea

Parabéns pelo tópico e pela idéia!

Klécia disse:

Acredita que ainda não conheço algumas dessas ruas da sua Lista? preciso sair para um passeio 🙂