Ouro Preto MG: o que fazer na cidade (principais atrações)

Você com certeza já ouviu a fama de Ouro Preto MG: uma cidade repleta de história e cultura, arquitetura barroca e paisagens encantadoras.

Neste guia, vamos te mostrar o que fazer em Ouro Preto. Vamos explorar juntos cada uma das principais atrações de Ouro Preto, assim você pode ter uma visão das opções de passeios na cidade, e planejar sua viagem.

O que fazer em Ouro Preto: principais passeios

Organizamos aqui uma lista completa com os principais lugares que você pode visitar e fazer em Ouro Preto, organizados por tipos de passeios.

Confira cada uma das categorias abaixo, e veja também o mapa de Ouro Preto, com a localização de cada um dos pontos turísticos de Ouro Preto MG:

Centro histórico de Ouro Preto

O que hoje conhecemos como Ouro Preto, no passado era Vila Rica. O povoado ganhou fama e atraiu milhares de pessoas para lá ao longo do século XVIII.

Todo tipo de gente estava chegando em Vila Rica, vinda de toda parte. Todos atrás da promessa do ouro das Minas Gerais.

Imagine só: Em 1730, aquela vila detinha a maior população da América Latina, com cerca de 40 mil habitantes. Isso era o dobro da população de Nova York na mesma época.

A intensa atividade mineradora levou a uma rápida acumulação de riqueza. O Centro histórico se tornou uma testemunha da grandiosidade que Vila Rica alcançou durante o auge do ciclo do ouro.

Era Vila Rica por causa do ouro, mas também era uma “vila rica” por conta da sofisticação cultural e arquitetônica que emergiu durante esse período de grande prosperidade.

A cidade se tornou um importante centro cultural e político, com uma arquitetura barroca magnífica e um cenário que testemunhou acontecimentos cruciais na história do Brasil colonial.

Muito dessa riqueza está presente e preservada nas ruas de Ouro Preto, até hoje. Tanto que o centro histórico de Ouro Preto foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Caminhar pelas ruas de paralelepípedos é como fazer uma viagem ao passado, admirando as praças, igrejas repletas de ouro e casarões que fazem parte da história do Brasil.

A Praça Tiradentes, coração da cidade, é o ponto de partida para explorar o centro.

Praça Tiradentes Ouro Preto
Praça Tiradentes Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Cercada de prédios históricos, e com destaque para o pilar onde a cabeça do Tiradentes ficou exposta após sua condenação e morte no Rio de Janeiro, a praça Tiradentes respira história.

Hoje, além de servir como morada para tantos fantasmas do passado do Brasil, a praça recebe o movimento de artistas de rua, músicos, e muitos, muitos turistas.

A dica é caminhar por lá, explorando a praça sem pressa e sem roteiro, para descobrir o que te chama a atenção.

E depois expandir a caminhada para outras ruas (vá com sapatos confortáveis porque vai ser um dia cheio de ladeiras).

Outra opção é reservar um passeio guiado no centro de Ouro Preto, uma vez que um guia local vai conduzir o passeio para te apresentar aos detalhes mais encantadores do centro histórico.

Por exemplo, fazer uma visita à rua Conde de Bobadela é mais que recomendado. Mais conhecida como Rua Direita de Ouro Preto, esta rua charmosa é cheia de lojas, restaurantes e cafés aconchegantes.

Entre os melhores passeios, tem a opção de fazer um tour a pé com um guia local (o passeio é gratuito, e ao final é sugerido que você retribua o trabalho do guia com uma gorjeta voluntária).

Tem também a opção de fazer o tradicional passeio de jardineira.

O veículo histórico chama a atenção quando passa pelas ruas de Ouro Preto e oferece tours guiados que são uma experiência muito emblemática sobre o passado da cidade histórica.

Jardineira Ouro Preto
Jardineira Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Destaques centro histórico

– Passeio pela Praça Tiradentes
– Rua Direita (Rua Conde de Bobadela)
Tour a pé por Ouro Preto (gratuito, contribuição por gorjetas)
Passeio de jardineira

Igrejas de Ouro Preto

As igrejas de Ouro Preto são verdadeiras joias da arquitetura barroca. E a cidade tem tantas igrejas, que você vai praticamente encontrar uma a cada esquina!

Boa parte permanece fechada. As mais simples, você pode visitar livremente (exceto na hora do almoço, quando quase todas fecham).

Já as igrejas mais ricas e decoradas, geralmente cobram taxa de visitação (cerca de R$5 por pessoa).

Igrejas de Ouro Preto
Igrejas de São Francisco de Assis Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, vale a pena incluir uma ou duas igrejas no seu roteiro em Ouro Preto. As igrejas da cidade representam muito mais que um prédio religioso.

É como se cada igreja fosse um museu, guardando obras de arte e muita história, refletindo a riqueza cultural e espiritual da época colonial.

Entre as principais igrejas de Ouro Preto, a Igreja de São Francisco de Assis destaca-se como uma obra-prima de Aleijadinho e Ataíde, com esculturas esculpidas em pedra-sabão e afrescos que narram histórias bíblicas.

Outra igreja importante é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com sua fachada exuberante e interior ricamente decorado em ouro, um dos maiores testemunhos da riqueza que circulou em Ouro Preto no século XVIII.

Além dessas, muitas outras igrejas de Ouro Preto são testemunhas vivas de um período glorioso da história brasileira e uma expressão sublime da fé e da arte.

Destaques Igrejas de Ouro Preto

– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
– Igreja de São Francisco de Assis
– Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição
– Igreja de Nossa Senhora do Carmo
– Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
– Igreja Matriz de Santa Efigênia

Feirinha de Pedra-sabão (feira de artesanato do Largo do Coimbra)

Quando visitar a Igreja de São Francisco de Assis, logo vai notar uma feirinha que acontece no largo que fica bem em frente, o Largo do Coimbra. Essa é a feirinha de pedra-sabão de Ouro Preto.

O nome oficial da pedra-sabão é esteatite, mas ela também é conhecida como pedra de talco ou pedrasabão).

Trata-se de uma rocha metamórfica, compacta, que é muito abundante na região e foi se tornando uma matéria-prima para os artistas locais, que usam a pedra para esculpir esculturas, utensílios domésticos e itens decorativos.

Feirinha de Pedra-sabão Ouro Preto
Feirinha de Pedra-sabão Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Por exemplo, os profetas de Aleijadinho, que se espalham pela fachada do Santuário em Congonhas MG, são esculturas feitas em pedra-sabão.

Você vai ver que não falta criatividade aos artistas.

Passear entre as barracas da feirinha de pedra-sabão é um dos passeios mais interessantes de Ouro Preto. Com sorte, você vai poder até acompanhar algum artista trabalhando em alguma peça, ali no meio da feira!

A tradição dos artesãos e a riqueza cultural da região se encontram ali. Aproveite o passeio para comprar lembrancinhas de viagem, seja para dar de presente, ou para decorar sua casa.

Destaques feirinha de Pedra-sabão

– Artesanato local
– arte em pedra-sabão

Museus de Ouro Preto

Como uma cidade histórica, Ouro Preto é um museu a céu aberto.

Mas além de toda a riqueza que podemos encontrar apenas caminhando pelas ruas e admirando a arquitetura, a cidade também abriga museus onde podemos mergulhar ainda mais fundo no passado de Ouro Preto.

Logo na Praça Tiradentes, você vai ver em destaque o Museu da Inconfidência, que funciona na antiga Casa de Câmara e Cadeia da antiga Vila Rica.

O que fazer em Ouro Preto MG
Museu da Inconfidência. Foto: Fui ser viajante

O museu tem visita gratuita e é omais importante e visitado da cidade.

Seu acervo retrata o período da Inconfidência Mineira, com documentos, peças e artefatos que revelam os eventos que levaram à independência do Brasil.

Museu da Inconfidência Ouro Preto
Museu da Inconfidência Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Algumas casas coloniais da cidade foram transformadas em museus, e oferecem uma experiência única ao visitante, como a Casa de Gonzaga, a Casa dos Inconfidentes e a Casa dos Contos.

Destaques museus em Ouro Preto

– Museu da Inconfidência
– Casa de Gonzaga
– Museu Casa dos Contos
– Casa dos Inconfidentes
– Museu de Arte sacra de Ouro Preto
– Casa Aleijadinho
– Museu do Oratório (coleção de arte sacra)
– Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS (temporariamente fechado)

Casa da Ópera (Teatro Municipal)

Na antiga Casa da Ópera de Vila Rica hoje funciona o Teatro Municipal de Ouro Preto. Foi fundado em 1770, sendo portanto o teatro mais antigo da América Latina em funcionamento.

A arquitetura do lugar merece destaque, retratando a opulência e o refinamento presentes em Vila Rica na época colonial.

E o melhor é que, como estamos falando de um teatro em funcionamento, quem sabe você consegue assistir um espetáculo por lá, e testemunhar ao vivo essa sala que é uma das preciosidades do patrimônio histórico brasileiro.

Destaques Casa da Ópera

– arquitetura
– espetáculos em uma sala histórica

Antigas minas

As antigas minas de ouro em Ouro Preto são uma atração um tanto quanto polêmica de Ouro Preto.

Você tem a chance de entrar em algumas das antigas minas da cidade, onde na época colonial eram realizadas a extração do ouro e outros minérios.

No entanto, geralmente a visita as minas de Ouro é um dos passeios mais caros disponíveis para fazer na cidade – e algumas pessoas não se sentem quando fazem esse passeio.

Um dos motivos é que você precisa ir, literalmente, para baixo da terra. O interior de uma mina costuma ser um lugar abafado, escuro e por vezes apertado.

Outra questão é sobre o que esse lugar representa, já que muitos homens escravizados foram obrigados a trabalhar nessas minas no passado, e o lugar representa ainda a dor e o sofrimento que foram vividos ali.

Caso tenha interesse, você pode ler mais sobre o trabalho escravo nas minas de Ouro Preto aqui.

De toda forma, caso você escolha visitar uma das minas, há várias que estão abertas à visitação, sendo a mina do Chico Rei uma das mais conhecidas e visitadas de Ouro Preto.

Destaques minas de Ouro Preto

– Mina do Chico Rei
– Mina du Veloso
– Mina de Santa Rita
– Mina Felipe dos Santos
– Mina da Passagem

Mirantes de Ouro Preto

Por estar aninhada entre as montanhas de Minas Gerais, o que não falta em Ouro Preto são ladeiras – e por consequência, também não faltam mirantes, a partir dos quais você pode admirar a cidade do alto.

Os mirantes de Ouro Preto proporcionam vistas espetaculares que revelam a beleza da cidade histórica por uma nova perspectiva.

Mirante das Lajes Ouro Preto
Mirante das Lajes Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

É muito interessante, depois de fazer o primeiro reconhecimento da cidade, subir em um desses mirantes e tentar reconhecer onde estão as igrejas, praças e outros pontos que você visitou, vistos do alto.

Por isso, recomendo que este seja um dos últimos passeios que você faça na cidade, especialmente se você estiver fazendo apenas um bate e volta (roteiro de 1 dia em Ouro Preto).

Além disso, os mirantes são lugares privilegiados para apreciar o pôr do sol em Ouro Preto.

Destaques minas de Ouro Preto

– Mirante da UFOP (R. Santo Antônio do Salto)
– Mirante do Morro São Sebastião (R. Ladeira João de Paiva)
– Mirante das Lajes (R. Conselheiro Quintiliano)
– Mirante Adro Igreja São Francisco de Paula

Cachoeiras de Ouro Preto

Nem só de ruas de paralelepípedo e igrejas barrocas vive a cidade histórica de Ouro Preto. Para os amantes de natureza, a boa notícia é que Ouro Preto também pode oferecer atividades de contato com a natureza.

Há algumas cachoeiras de Ouro Preto, para agradar aos viajantes mais aventureiros e também a quem busca um lugar de paz para se reconectar com a natureza.

Você vai precisar se locomover até elas, por isso o ideal é estar de carro, ou contratar um passeio.

Destaques cachoeiras de Ouro Preto

– Cachoeira das Andorinhas
– Cachoeira do Campo
– Cachoeira do Falcão
– Cachoeira do Itabirito

Gastronomia mineira

A gastronomia mineira é uma das melhores do Brasil, oferecendo uma explosão de sabores autênticos que refletem a riqueza histórica e cultural de Minas Gerais.

Quem visita Ouro Preto vive a oportunidade perfeita de provar algumas dessas delícias. Cachaça, torresmo, tutu, frango com quiabo, galinha ao molho pardo… a lista é grande demais para citar aqui sem babar em cima do teclado.

Há inúmeros restaurantes em Ouro Preto, onde você pode provar a comida típica mineira.

Nós gostamos sempre de recomendar o restaurante O Passo Pizza Jazz. A comida é de lamber os dedos e o restaurante funciona num casarão histórico e tem um terraço com vista para a cidade.

Restaurante O Passo Ouro Preto
Restaurante O Passo Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Também há vários cafés charmosos em Ouro Preto, onde você pode provar um café coado com um autêntico doce de leite, ou pão de queijo mineiro. Recomendo o Café das Flores, que também tem um terraço panorâmico.

Se quiser levar para casa algumas dessas delícias mineiras, aproveite para visitar os mercados e empórios da cidade, e se esbalde entre os queijos, cachaças e doces caseiros, carregados de tradição.

Para comprar quitutes mineiros, visite alguma das lojas na Rua Direita e na Rua Claudio Manoel.

Visita a uma queijaria mineira

Já que falamos de gastronomia mineira, que tal incluir no seu roteiro em Ouro Preto um passeio diferente, com uma verdadeira experiência com a gastronomia local?

Você pode organizar uma visita a uma das queijarias locais. Uma das mais procuradas é a Queijaria Inconfidentes, que está localizada na zona rural da cidade, no distrito de Cachoeira do Campo.

A queijaria Inconfidentes já trabalha recebendo turistas, e o passeio é bem interessante.

Você pode fazer reserva para ir por conta própria (fale com a empresa pelo Instagram), ou contratar um passeio guiado (que inclui transporte, visita e degustação).

Cervejarias de Ouro Preto

Minas Gerais vem se firmando como um forte produtor de cervejas artesanais, especialmente quando falamos em pequenos produtores e microcervejarias.

Se você gosta de provar cervejas locais em sua viagem, aproveite para conhecer as cervejarias de Ouro Preto.

Cervejaria Ouropretana
Cervejaria Ouropretana. Foto: Fui ser viajante

Você pode tanto visitar as fábricas ou bares das fábricas, quanto provar as cervejas locais em restaurantes (muitos oferecem as cervejas de Ouro Preto na sua carta de bebidas).

Destaques cervejarias de Ouro Preto

– Bar da Cervejaria Ouropretana

Arredores de Ouro Preto: combine com outros destinos

Minas Gerais está repleta de destinos interessantes, e a partir de Ouro Preto você pode fazer pequenas viagens para conhecer alguns deles, seja num estilo bate e volta, ou dividindo sua estadia entre as diferentes cidades.

Precisa alugar um carro para fazer viajar?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é fazer uma comparação dos preços das locadoras locais usando o site da RentCars.

O comparador permite fazer uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Confira algumas opções de destinos perto de Ouro Preto que você pode combinar:

1. Mariana (20 minutos de carro)

A cidade de Mariana é vizinha de Ouro Preto, e é outra cidade histórica de Minas Gerais muito interessante para visitar.

Antigamente, Mariana se comunicava com Ouro Preto a partir de um trem, mas hoje o mesmo está desativado (dizem que temporariamente).

Mesmo assim, você pode chegar à cidade de carro e explorar suas ruas históricas, igrejas e patrimônio cultural.

Você pode visitar a cidade indo com seu carro próprio, ou contratando um passeio até lá. Outra opção é esse tour guiado por Ouro Preto e Mariana, que vai acrescentar uma boa dose de informação e história ao seu passeio.

2. Congonhas (1h de carro)

Que tal visitar o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e ver ao vivo a obra-prima de Aleijadinho, com os Doze Profetas de Aleijadinho?

Separe uma manhã ou tarde inteira para conhecer o Santuário e caminhar um pouco pela cidade.

Você pode ir com carro próprio ou contratar um passeio saindo de Ouro Preto.

O que fazer em Congonhas - 12 profetas de Aleijadinho
Foto: Fui ser viajante

3. Santuário do Caraça em Catas Altas (2h de carro)

O Santuário do Caraça é um opção de passeio que combina turismo religioso e natureza.

Você vai se deslocar até a cidade de Catas Altas, para conhecer a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída entre 1876 e 1883 – esse teria sido o primeiro templo no estilo neogótico construído no Brasil.

Além da igreja, a visita ao Santuário inclui conhecer o calvário, o claustro, as catacumbas e o museu.

Como o santuário está cercado por uma bela mata, você pode seguir a visita conhecendo as cachoeiras da região, enquanto caminha admirando a fauna e a flora locais.

Você pode ir por conta própria, ou contratar um passeio.

4. Tiradentes e São João del Rei (cerca de 3h de carro)

Mais uma dupla de respeito entre as cidades históricas de Minas Gerais. Tiradentes e São João del Rei são cidades vizinhas, comunidas por um passeio de trem Maria Fumaça que faz muito sucesso entre adultos e crianças.

Passeio de trem maria fumaça de Tiradentes a São João del Rei
Foto: Fui ser viajante

As cidades de Tiradentes e Ouro Preto ficam um pouco mais afastadas de Ouro Preto (cerca de 3horas de carro).

Embora exista a opção de fazer o passeio em 1 dia, no estilo bate e volta, prepare-se para viver um dia intenso, com um passeio de cerca de 10h.

Nesse caso, eu não costumo recomendar um bate e volta, porque fica muito cansativo. Além disso, as cidades de Tiradentes quanto São João del Rei são destinos espetaculares, que rendem passeios para mais de um dia facilmente.

Na minha opinião, vale mais a pena fazer uma visita com calma, alugando uma pousada por lá e explorando as opções de passeio sem pressa.

Mas se você não tem essa opção e quer muito conhecer as cidades, aproveite essa opção de viagem bate e volta e visite, as duas cidades são encantadoras!

5. Gruta do Maquiné (cerca de 3h)

Outra opção de destino que fica a cerca de 3 horas de Ouro Preto, mas que pode render um passeio interessante nesse estilo bate e volta é a visita à Gruta do Maquiné.

Como você vai focar em um único destino, que não tem tantos atrativos como uma cidade inteira, é possível aproveitar mais seu dia para aproveitar o passeio num ritmo mais gostoso.

A Gruta do Maquiné, situada nas proximidades de Cordisburgo, Minas Gerais, é uma das mais fascinantes atrações naturais da região.

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maquiné, essa gruta é reconhecida internacionalmente por suas formações calcárias espetaculares, destacando-se como uma das mais belas grutas de calcário do mundo.

Você também pode ir até a Gruta do Maquiné com seu carro, ou contratar um passeio.

Essa opção de Excursão à Gruta de Maquiné também inclui uma passada na cidade de Cordisburgo, onde você pode conhecer o Museu Guimarães Rosa.

Onde ficar em Ouro Preto: melhores pousadas

Vale a pena visitar Ouro Preto?

Ouro Preto é uma cidade de encantos. É difícil quem tenha visitado a cidade e não tenha sentido isso, esse deslumbramento. Especialmente se você gosta de cidades históricas, a cidade é um dos melhores destinos nesse quesito.

Aproveite a gastronomia, a história e as belezas naturais da cidade. Se puder, fique pelo menos 2 dias em Ouro Preto para apreciar o clima pitoresco e bucólico dessa joia mineira.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *