Pontos turísticos de João Pessoa: 15 lugares para visitar

Se você está planejando sua viagem para a capital da Paraíba, prepare-se: há muitos pontos turísticos em João Pessoa que surpreendem quem chega pela primeira vez.

Praias lindas, piscinas naturais, mirantes, construções históricas e aquele clima tranquilo que faz todo mundo se apaixonar pela cidade.

Apesar de não estar entre os destinos mais famosos do Nordeste, João Pessoa encanta justamente por isso: é mais calma, acessível e acolhedora.

Gosto de dizer que João Pessoa é uma capital com alma de cidade pequena: charmosa, fácil de explorar e perfeita para quem quer desacelerar sem abrir mão de belas paisagens.

Neste post, você vai conhecer os principais pontos turísticos de João Pessoa (ou “Jampa”, como é carinhosamente chamada) e descobrir por que esse destino merece um lugar na sua lista de viagens.

Roteiro em João Pessoa: o que fazer na capital paraibana

Antes de seguir com os principais pontos turísticos em João Pessoa, dá o play no vídeo abaixo, nele, eu mostro o nosso roteiro de 3 dias em João Pessoa, com dicas práticas para planejar sua viagem.

Muitos dos pontos turísticos que vamos falar nesse post aparecem nesse vídeo!

15 pontos turísticos em João Pessoa que valem a visita

Quer descobrir o que realmente faz de João Pessoa uma das capitais mais charmosas do Nordeste?

Reunimos aqui os principais pontos turísticos de João Pessoa, com praias, cultura, história e aquele ritmo tranquilo que é a cara da cidade.

1. Praias de Tambaú e Cabo Branco

Entre os pontos turísticos mais famosos de João Pessoa, estão as praias de Tambaú e Cabo Branco.

A praia de Tambaú é a principal e mais conhecida praia da capital, sendo um dos principais pontos turísticos de João Pessoa.

Tem mar calmo, águas mornas e ótima estrutura de quiosques, hotéis e ciclovia. Ideal para curtir o dia ou passear à beira-mar ao entardecer.

Logo ao lado, a Praia de Cabo Branco é uma continuação da praia de Tambaú, mas o clima muda um pouco. Cabo Branco tem uma atmosfera mais tranquila, perfeita para quem quer relaxar e sentir o charme de João Pessoa.

Dica: a orla das duas praias têm ótimas opções de hospedagem e restaurantes, ideais para quem quer se basear bem durante a viagem. Também é fácil achar lugares para comer em João Pessoa nessas regiões.

Ainda não tem hospedagem? ➤ Confira as ofertas de hotéis em João Pessoa

2. Ponta do Seixas e Farol de Cabo Branco

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental das Américas, o primeiro lugar onde o sol nasce no continente. É um dos lugares mais visitados em João Pessoa.

Na parte de cima da falésia, está o Farol de Cabo Branco, que você pode visitar gratuitamente e tirar fotos aproveitando a vista panorâmica para o mar.

Como fica mais afastado do centro de João Pessoa, muita gente aproveita para fazer o tour guiado em João Pessoa, que sempre inclui uma parada nesse ponto turístico.

A praia logo abaixo é tranquila, cercada por barracas (algumas mais simples, outras mais estruturadas, como a Lovina). A água costuma ser turva, mas a água é quentinha, uma delícia.

Outro diferencial de Ponta do Seixas é que é dessa praia que saem os passeios rumo às piscinas naturais do Seixas, também chamadas de piscinas naturais do Extremo Oriental.

3. Piscinas naturais do Seixas

Um dos passeios mais tradicionais de João Pessoa, as Piscinas Naturais do Seixas são formadas por recifes de corais e ficam próximas à praia da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

Para chegar até lá, é preciso pegar um catamarã. O ideal é reservar antecipado, especialmente se você viaja na alta estação (feriados e meses de verão).

A navegação é tranquila e dura cerca de 30 a 40 minutos, tempo suficiente para relaxar, apreciar a vista da cidade se afastando do litoral e aproveitar os comes e bebes à venda no bar do barco.

Ao chegar, você pode fazer snorkel ou simplesmente relaxar nas piscinas naturais, observando os peixinhos coloridos e a beleza preservada do local. No total, o passeio dura cerca de 3 horas.

Mas atenção: o passeio depende da maré. Só vale a pena realizá-lo quando a maré estiver baixa, abaixo de 0,5, momento em que as piscinas se formam completamente.

Se possível, programe sua visita durante a lua cheia ou lua nova, quando a maré atinge seus picos. Para se programar, consulte a tábua de maré em João Pessoa antes de ir.

Também preciso te avisar que a transparência da água depende da época do ano. A melhor visibilidade acontece nos meses de verão.

Já nos meses de setembro a novembro, os ventos levantam partículas e prejudicam a experiência. Melhor evitar essa época se quer curtir as piscinas naturais de João Pessoa.

Dica: leve máscara de snorkel própria ou alugue nos barcos para aproveitar ao máximo o passeio.

4. Estação Cabo Branco

Para quem gosta de programas culturais, este é um dos lugares imperdíveis em uma viagem para João Pessoa. Fica bem perto do Farol de Cabo Branco e da Praia do Seixas, por isso você pode combinar e visitar no mesmo dia.

Projetada por Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco tem as curvas características das obras do arquiteto e se tornou um dos cartões-postais da cidade.

É um local voltado para a ciência, a arte, a cultura e a tecnologia. E tem também exposições temporárias, espaço para apresentações teatrais, lojinha de souvenirs, restaurante, café e um terraço com vista panorâmica.

5. Piscinas naturais do Picãozinho

Ao lado das piscinas do Seixas, as Piscinas Naturais do Picãozinho são um dos passeios mais populares de João Pessoa.

Esses recifes de coral que surgem na maré baixa ficam a cerca de 1.500 metros da praia de Tambaú, de onde saem os barcos que fazem o passeio. A travessia até as piscinas dura cerca de 15 minutos.

Os bilhetes podem ser adquiridos no quiosque da APETEP (Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba).

Chegando lá, é possível fazer snorkel ou apenas relaxar nas piscinas, observando os peixinhos coloridos que nadam entre os corais.

O passeio completo dura cerca de 3 horas e é considerado um dos lugares mais bonitos para visitar em João Pessoa, sendo parada obrigatória para turistas.

6. Centro Cultural de São Francisco

Na região do centro histórico, este é um dos pontos turísticos de João Pessoa mais famosos e um dos principais exemplares do período barroco.

João Pessoa na Paraíba. Cidades favoritas do Nordeste
Foto: jmblum | Flickr.

Trata-se de um complexo arquitetônico, formado por várias construções:

  • Igreja e Convento de Santo Antônio,
  • Capela da Ordem Terceira de São Francisco,
  • Capela de São Benedito,
  • Casa de Oração dos Terceiros (Capela Dourada),
  • Claustro da Ordem Terceira,
  • uma fonte e um adro com um cruzeiro.

A construção do complexo começou no século XVI, mas só foi finalizada no século XVIII. Hoje todo o complexo é tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

A melhor forma de conhecer tudo é fazendo uma visita guiada. No local, também acontecem exposições e oficinas.

Endereço: Travessa São Francisco, s/n – Centro.

7. Basílica de Nossa Senhora das Neves

Construída pelos primeiros colonizadores que chegaram à região, ainda no século XVI, esta igreja já passou por algumas reformas e restaurações. Hoje é a sede da Arquidiocese da Paraíba.

Ela também fica no centro histórico de João Pessoa e é tombada como patrimônio pelo estado devido à sua importância que remete ao surgimento da cidade.

Endereço: Praça Dom Ulrico, s/n – Centro

8. Igreja Nossa Senhora do Carmo

Com estilo barroco, tem uma fachada imponente que faz com que se destaque na região.

A construção teve início no século XVI pela ordem religiosa das carmelitas e, segundo registros, foi inaugurada no século XVIII. Além da igreja, o Palácio Episcopal também faz parte do conjunto arquitetônico.

As duas construções são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Endereço: Praça Dom Adauto, s/n – Centro.

9. Hotel Globo

Outro ponto turístico de João Pessoa localizado no centro histórico e que vale uma visita é o Hotel Globo, construído há quase 100 anos.

Na sua época, o hotel ficou famoso por ser frequentado pela alta sociedade. Atualmente funciona como uma galeria de arte.

Além da bela construção, com estilo art nouveau, art decó e características arquitetônicas da primeira metade do século XX, tem um jardim que é um ótimo local para assistir ao pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá.

Endereço: Endereço: Largo de São Frei Pedro Gonçalves – Varadouro.

10. Teatro Santa Roza

Também localizado no centro histórico de João Pessoa, este teatro é um dos mais antigos do Brasil. E, ainda hoje, é palco de apresentações teatrais e musicais.

Ele foi inaugurado em 1889, antes da Proclamação da República, e foi um marco para o estado da Paraíba.

Outro marco da história do Teatro Santa Roza é que lá aconteceu a sessão que mudou o nome da capital para João Pessoa (antes, era chamada de Paraíba do Norte).

Ao longo dos anos, já passou por algumas obras de restauração, mas sempre mantendo o seu estilo original com arquitetura neoclássica.

Endereço: Praça Pedro Américo, S/N – Centro

11. Casarão dos Azulejos  

Também conhecido como Sobrado dos Azulejos, é uma construção do século XIX com arquitetura colonial, que já foi residência, escola e repartição pública.

Hoje, é um espaço aberto à visitação, sendo possível passear pelos salões e corredores, vendo de perto todos os detalhes.

Mas o que mais chama a atenção é o revestimento externo, todo feito com azulejos portugueses em tons de azul, trazidos da Cidade do Porto. O local é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado da Paraíba.

Endereço: Rua Conselheiro Henrique, 159 – Centro, em frente à Praça Dom Adauto.

12. Parque Sólon Lucena

Além das praias e dos programas históricos e culturais, a lista de pontos turísticos de João Pessoa conta com espaços de lazer muito agradáveis, como o Parque Sólon Lucena.

Também conhecido como Parque da Lagoa, fica perto do centro e é um dos símbolos da cidade.

Uma boa opção de passeio para relaxar ou até mesmo fazer um piquenique no extenso gramado verde, sob a sombra das árvores.

O local, que tem 35 mil metros quadrados, conta com brinquedos de parquinho para crianças, ciclovia, pista de caminhada, barracas com venda de alimentos, jardins e uma bela lagoa cercada por palmeiras imperiais.

Lá acontecem também eventos culturais e outras atividades.

13. Parque Arruda Câmara

Outro parque em João Pessoa, muito visitado principalmente por crianças, é o Parque Arruda Câmara, onde fica o Zoológico da Cidade.

Além de mais de 500 animais de diversas espécies – como elefantes, leões, jacarés, araras, macacos e outros – o espaço também conta com jardim botânico e muitas áreas verdes.

E é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba.

Endereço: Rua Gouveia Nóbrega s/n – Roger. 

14. Praça João Pessoa

A Praça Presidente João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes, é onde estão as sedes do legislativo, do executivo e do judiciário do estado.

Um espaço amplo, tranquilo e arborizado, com destaque para o Palácio da Redenção, atual sede do governo estadual, foi construído por jesuítas no século XVI e é um dos prédios históricos mais bonitos da cidade.

15. Pôr do sol na Praia do Jacaré

O pôr do sol mais famoso da Paraíba é um dos principais cartões-postais do estado. Um passeio tão tradicional que tem até trilha sonora: o Bolero de Ravel, tocado pelo músico Jurandy do Sax.

O artista fica de dentro de uma canoa que navega pelas águas do rio Paraíba, criando um momento único para quem assiste.

E embora a Praia do Jacaré já fique no território de Cabedelo, cidade da região metropolitana, esse pôr do sol está entre os pontos turísticos de João Pessoa mais procurados pelos viajantes.

É considerado um dos melhores programas para fazer em uma viagem à capital, e não poderia faltar nesta lista!

Viva essa experiência: Entardecer na Praia do Jacaré

Opções de passeios saindo de João Pessoa

Ilha da Areia Vermelha

Uma ilha que só fica visível na maré baixa, com areia avermelhada e mar calmo e de águas quentes, repleto de recifes de corais. Da ilha, é possível ver boa parte do litoral paraibano – parece um lugar paradisíaco!

A Ilha da Areia Vermelha fica entre João Pessoa e Cabedelo e é um dos pontos turísticos de João Pessoa mais visitados pelos turistas.

Para chegar lá, é preciso pegar um barco ou lancha, saindo da praia de Camboinha ou Praia do Poço. O trajeto dura de 15-30 minutos, dependendo da velocidade do barco.

Para fazer o passeio, é importante ficar atento ao horário da maré baixa. No total, separe cerca de 3 horas para o passeio (sempre no período da manhã).

Viva essa experiência: Passeio de catamarã até a Ilha da Areia Vermelha

Praia de Tambaba

Tambaba fica a 36km de João Pessoa, e se tornou uma das praias mais famosas da Paraíba, por conta da sua área de nudismo.

A praia é dividida em duas partes:

  • Praia aberta ao público geral, que tem uma área de pedras que forma uma piscina natural, e onde o nudismo é proibido;
  • Trecho de nudismo, que tem apenas 300 m e é cercado por falésias. Essa parte é separada por uma portaria, onde só os praticantes de nudismo podem entrar.

Excursão ao Litoral norte da Paraíba

Um passeio interessante para fazer saindo de João Pessoa é um tour pelo litoral norte da Paraíba.

Há algumas opções de passeios saindo de João Pessoa, incluindo diferentes paradas. Ou você pode pegar seu carro, e fazer um roteiro por conta própria.

Entre os pontos turísticos do litoral norte, você pode visitar:

  • a praia do Bessa, ainda em João Pessoa, onde funciona o projeto Tartarugas Urbanas,
  • as praias de Cabedelo, onde também ficam outros pontos turísticos, como o Marco Zero da Transamazônica e a Fortaleza de Santa Catarina.
  • passeio de barco sobre as águas do rio Paraíba, na Praia do Jacaré, assistindo o por do sol ao som do Bolero de Ravel.

Viva essa experiência: Tour pelo litoral norte de João Pessoa

Excursão ao litoral sul da Paraíba

Outra opção é fazer uma excursão pelas praias do litoral sul da Paraíba.

O principais pontos turísticos do litoral sul são:

  • Praia do Amor e a Pedra Furada,
  • Praia de Carapibus
  • Praia do Coqueirinho
  • Praia de Tambaba
  • Praia Bela

Viva essa experiência:
Tour pelo litoral sul de João Pessoa
Excursão às praias da Costa do Conde

Excursão a Porto de Galinhas

A praia mais famosa de Pernambuco fica logo ali, e é possível visitar as lindas piscinas naturais de Porto de Galinhas saindo de João Pessoa.

Caso você não tenha mais tempo para fazer uma viagem completa e aproveitar alguns dias em Porto de Galinhas, fazer um passeio de 1 dia é uma oportunidade muito boa de visitar um dos principais destinos do nordeste.

Viva essa experiência: Excursão de 1 dia a Porto de Galinhas

João Pessoa: entenda o destino

Como chegar em João Pessoa

João Pessoa é atendido por um aeroporto de pequeno porte, que fica nos arredores da cidade, no município vizinho de Bayeux.

Do aeroporto até o bairro de Tambaú, o bairro mais maior infraestrutura hoteleira da cidade, são aproximadamente 23 km de distância (cerca de 40 minutos).

Você pode fazer esse deslocamento com táxi credenciado (preço tabelado, R$85), carro de aplicativo, transfer ou carro.

O trajeto de ônibus é possível, mas não é simples. Do aeroporto, é preciso ir para a rodoviária, e de lá pegar outro trecho até o bairro de hospedagem.

Considere alugar um carro, pois estar com o próprio veículo vai te facilitar todos os deslocamentos pela cidade, desde a ida e volta do aeroporto até o s passeios pelos pontos turísticos em João Pessoa.

Quando ir

João Pessoa tem o clima quente o ano inteiro. Mas para fugir da chuva e conseguir aproveitar as praias, o ideal é evitar os meses de inverno (de junho a agosto), quando a chuva é mais frequente.

E a chuva nessa época pode ser torrencial, com tempestade e inundação. Evite viajar no inverno, mesmo.

Entre fevereiro e maio, não chove tanto quanto no inverno, mas a chuva ainda pode aparecer. De setembro a janeiro, é a melhor época para visitar João Pessoa para não pegar chuva na viagem.

Outro detalhe importante é prestar atenção na tábua das marés, para programar seus passeios para a época que a maré baixa aconteça durante a manhã – é o melhor momento para conseguir aproveitar ao máximo.

Onde ficar em João Pessoa

A melhor região para se hospedar em João Pessoa é a Praia de Tambaú, que é o bairro mais estruturado da cidade.

Também vale a pena considerar a praia da Cabo Branco – tem menos opções de hotéis e pousadas, mas é um bairro interessante a nível de praia e restaurantes.

Veja algumas opções de hospedagem em João Pessoa:

Hotéis fabulosos: Nord Luxxor Tambaú | Laguna Praia Hotel
Hotéis com bom custo-benefício: Xilo Design Hotel | Hotel Costa Atlântico | Infinity at the Sea by Welkom

Pontos turísticos de João Pessoa: quais colocar no roteiro?

Deu pra perceber que não faltam opções para montar um roteiro em João Pessoa!

Depois de conferir a lista, você escolheu seus lugares favoritos para visitar na cidade? Qual lugar ou passeio chamou mais a sua atenção?

E você que já conhece João Pessoa, qual é o seu lugar favorito na cidade? E você sentiu falta de algum lugar na nossa lista, que você curte e recomenda? Compartilha com a gente sua dica nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Marília Cassemiro (Lila) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *