Ópera de Arame em Curitiba e Pedreira Paulo Leminski: história, como é a visita

A Ópera de Arame é um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Sua arquitetura e beleza única sempre encantam quem a conhece.

Junto com a pedreira Paulo Leminsky, são dois pontos turísticos de Curitiba que encantam moradores e turistas.

Leia também:
Pontos turísticos de Curitiba
Melhores bairros para se hospedar em Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Nesse texto, vamos falar tum pouco sobre a história desses lugares que são verdadeiros símbolos da capital paranaense, e dar dicas sobre o que fazer por lá quando você for visitar.

Confira as dicas:

O que é a Ópera de Arame Curitiba e a Pedreira Paulo Leminski?

Localizada em um cenário singular de lagos, vegetação típica e cascatas, a Ópera de Arame de Curitiba está inserida dentro do Parque das Pedreiras.

A Ópera de Arame é palco de diversos eventos culturais, como espetáculos de teatro, shows musicais, eventos corporativos, entre outros. O espaço também é utilizado para a realização de casamentos e outros eventos sociais.

Além do teatro, o complexo das Pedreiras conta ainda com o Espaço Cultural Paulo Leminski, uma área verde com jardins, trilhas e lagos artificiais que são utilizados para caminhadas, piqueniques e outras atividades ao ar livre.

A Ópera de Arame e o Espaço Cultural Paulo Leminski são dois dos principais pontos turísticos de Curitiba, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Veja ofertas de hotéis para ficar em Curitiba

Curitiba costuma ter muitas iniciativas culturais e urbanas, e a Ópera de Arame é um dos símbolos dessa identidade cultural.

pontos turísticos de Curitiba - Ópera de Arame
Foto: Fui Ser Viajante

História da Ópera de Arame

A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992. O teatro tem capacidade para cerca de 1400 pessoas e é cercado por um lago com aproximadamente 400 metros de extensão.

Sua estrutura é feita de tubos de aço, o que dá a impressão de que o teatro foi construído com uma estrutura de arame. Por isso esse nome.

Ópera de Arame Curitiba
Ópera de Arame Curitiba. Foto: Thiago Amaral

O auditório foi construído em apenas 75 dias. Em meados de 2006, foi realizada uma reforma para manutenção e melhorias na segurança.

A cobertura tem policarbonato transparente e vidro, isso proporciona leveza e permite a visualização externa.

A passarela que conecta a rua à entrada principal da Ópera de Arame é vazada, o que dá uma sensação muito legal (ou talvez um pouco assustadora, se você tem medo de altura) quando vamos chegando no atrativo.

Ao longo do trajeto, é possível apreciar a bela paisagem do lago e da pedreira.

O local já recebeu diversos espetáculos de música, teatro, dança e outras apresentações artísticas.

Muitos artistas nacionais já se apresentaram no local, como Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee, por exemplo, mas também internacionais, como Andrea Bocelli, Elton John, Katy Perry, entre outros.

Atualmente, a Ópera de Arame é gerenciada pela Fundação Cultural de Curitiba e é considerada um dos principais patrimônios turísticos e culturais da cidade.

O que fazer na Ópera de Arame?

A Ópera de Arame possui um auditório protegido por uma estrutura que permite a entrada abundante de luz natural. Esse auditório é utilizado para exibição de peças e exposições.

Mas mesmo que você não tenha ingressos para um espetáculo, ainda pode explorar o interior da estrutura.

Além disso, há a opção de desfrutar do restaurante Ópera Arte e provar uma cerveja gelada no restaurante situado na margem do lago e que fica no subsolo, abaixo da plateia.

Tudo isso enquanto aprecia as apresentações musicais do Vale da Música, um palco flutuante onde rolam apresentações de jazz, MPB, soul e outros estilos musicais.

As apresentações acontecem sempre de terça a domingo, das 10h às 19h.

Com o ingresso para visitação, é permitido acessar todas as áreas do teatro e desfrutar das performances musicais no Vale da Música.

Mesmo se você for apenas consumir alimentos e bebidas no restaurante, você precisa adquirir o ingresso.

Por que visitar a Ópera de Arame?

De acordo com o Instituto de Turismo de Curitiba, a Ópera de Arame é um dos cinco locais mais procurados pelos visitantes da capital paranaense.

Ela oferece diversas opções de lazer, como um parque com muita natureza, restaurantes, teatros, shows e uma loja. Além disso, na pedreira Paulo Leminski também são realizados shows ao ar livre.

Além de tudo isso, a Ópera de Arame fica bem pertinho do Parque Tanguá, outro dos mais visitados pontos turísticos da cidade. E não é à toa que o Tanguá é conhecido como parque mais bonito de Curitiba.

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Parque Tanguá. Foto: Fui Ser Viajante

A visita à Ópera de Arame em Curitiba é um passeio rápido, barato, e sem dúvida, uma experiência única que você pode viver na cidade.

Não é em qualquer lugar que você encontra um teatro com essa beleza arquitetônica, rodeado de uma paisagem linda e que ainda oferece tanta cultura.

Precisa alugar um carro para sua viagem a Curitiba?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Outras atrações e roteiros em Curitiba

A capital paranaense é um dos principais destinos do país. Você está planejando uma viagem para Curitiba?

A boa notícia é que aqui no blog temos muito conteúdo publicado sobre a cidade, dicas preciosas que vão te ajudar a planejar e viver uma viagem inesquecível.

Veja aqui alguns posts que já publicamos sobre bairros de Curitiba, roteiros e principais atrações da cidade:

Confira aqui todo o conteúdo do blog sobre Curitiba

Resolva sua viagem

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *