Onde comer em Gravatá, Pernambuco: 9 restaurantes para conhecer

Gravatá é uma cidade turística do interior de Pernambuco, famosa como destino de final de semana, feriados e festas como São João e Semana Santa. Se você está procurando sugestões de onde comer em Gravatá, esse post vai te ajudar.

A lista de restaurantes em Gravatá é bem grande e atende a vários gostos: desde lugares especializados em comidas de frio / serra, como o fondue, restaurantes de comida regional, pizzarias, cafeterias, lanchonetes e docerias.

Conheça 9 lugares para comer em Gravatá, que vão tornar a sua viagem a essa cidade ainda melhor e mais gostosa.

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também nosso post sobre o que fazer em Gravatá, recheados de informações sobre passeios e pontos turísticos para colocar no roteiro em Gravatá.

Onde comer em Gravatá: 9 restaurantes para conhecer

Fondues e massas

1. Taverna Suíça

Veio curtir o frio na serra e está se perguntando onde comer fondue em Gravatá?

O restaurante Taverna Suíça é um dos mais antigos e tradicionais de Gravatá. A casa foi fundada em 1968 por por José Luis Truan, um dos pioneiros do turismo em Gravatá.

De acordo com informações no cardápio do restaurante, a Taverna Suíça em Gravatá foi o primeiro restaurante aberto ao público a servir as verdadeiras fondues suíças no Brasil.

Com isso, fondue é o carro chefe do cardápio, que inclui muitas outras delícias tradicionais da culinária europeia e receitas da própria família Truan.

A casa também é um edifício tradicional da cidade, às margens da BR232, e decorado de acordo com a proposta do restaurante, na temática dos Alpes Suíços e com fotos da família.

Endereço: Av. Cícero Batista de Oliveira, 1340 – Alpes Suíços, Gravatá – PE

Taverna Suíça, Gravatá Pernambuco
Taverna Suíça, Gravatá Pernambuco. Foto: Fui Ser Viajante

2. La Fondue Unique

Para quem procura um ambiente mais moderno, do outro lado da BR há outro restaurante especializado em fondue em Gravatá.

Com outra unidade em Boa Viagem (Recife), além desse endereço em Gravatá, o La Fondue Unique oferece uma boa carta de vinhos e um os formatos mais procurados de fondue, de carne, queijo, chocolate, e rodízio de acompanhamentos.

Pode ser uma boa opção de jantar romântico em Gravatá.

Endereço: Av. Cícero Batista de Oliveira, 1963 – Novo Gravatá, Gravatá – PE

3. Antonieta Restaurante

Que tal um restaurante de massas? Gravatá tem um endereço excelente.

O Antonieta Restaurante fica às margens da BR232, tem um ambiente bem agradável, com música de piano em alguns momentos (especialmente aos finais de semana).

As massas são artesanais, produzidas na casa mesmo, e todos oferecem opção de prato infantil.

A carta de vinhos tem uma boa variedade de rótulos e preços, e a experiência completa no restaurante tem um custo-benefício bem satisfatório.

É outra boa opção de onde comer em Gravatá se você procura um jantar para os dias mais frios ou jantar romântico em Gravatá.

Endereço: Av. Cícero Batista de Oliveira – Novo Gravatá, Gravatá – PE

Comida Regional

4. Mania Caseira

Esse restaurante é um dos meus favoritos em Gravatá. Com 3 ambientes, tem um bar, um espaço ao ar livre e um grande salão decorado com plantas, é super aconchegante.

Restaurante Mania Caseira, Gravatá PE
Restaurante Mania Caseira, Gravatá PE. Foto: Fui Ser Viajante

Especializado em comidas regionais, em pratos super bem servidos, esse restaurante em Gravatá também serve ótimas pizzas à noite. Aos finais de semana, costuma ter música ao vivo. É um ambiente bem interessante.

Ah, e tem uma coisa que recomendo demais no Mania Caseira: o suco de morango com laranja é delicioso demais!

O acesso ao restaurante é fácil, embora ele seja meio “escondidinho”, em uma rua sem asfalto e longe do centro.

Até olhando pra fachada, você não imagina o que te espera lá dentro. Mas entre. Vale muito a experiência.

Endereço: R. Manoel Bento da Silva, 75 – Nossa Senhora das Graças, Gravatá – PE

Mania Caseira, Gravatá PE
Mania Caseira, Gravatá PE. Foto: Fui Ser Viajante

5. Dona Severina

Esse restaurante fica também às margens da BR 232, e é especializado em comida regional. A porção é justa pelo valor cobrado, o ambiente é espaçoso, com as mesas dispostas a uma distância bacana.

No cardápio, opções de carnes, peixes e algumas massas. O único ponto que não curti foi o atendimento lento, os pedidos demoraram um pouco a chegar. Mas a comida estava gostosa.

Tem parquinho para crianças.

Endereço: Av. Cícero Batista de Oliveira, 2045 – Prado, Gravatá – PE

Onde comer em Gravatá, Restaurante Dona Severina
Dona Severina. Foto: Fui Ser Viajante

6. Charque da Dona Neuza

Outro restaurante para quem procura comida regional é a Charque da Dona Neuza. Fica bem perto do Pólo Moveleiro, e também oferece um ambiente agradável, com mesas em um amplo salão.

Eu tenho uma tradição que geralmente funciona: se o restaurante é especializado em um prato, costumo pedir esse prato para provar (nunca peça peixe em uma churrascaria, por exemplo!).

Seguindo esse “costume”, apostamos em um dos pratos de charque do cardápio e deu super certo. Saboroso, bem servido por um preço justo.

Endereço: R. Vicente Soares da Silva, 78 – Quinze de Novembro, Gravatá – PE

Cafés, bares e lanchonetes

7. Cafeteria Gravatá

Bem no centro da cidade, essa cafeteria foi um dos primeiros endereços do gênero em Gravatá, por isso já carrega uma tradição na cidade.

Os lanches são bem saborosos, tanto os do balcão quanto os preparados na hora, como tapiocas e cuscuz.

Os cafés também são bem interessantes, desde os mais tradicionais até as receitas mais ousadas e inovadoras.

O ambiente é agradável e é uma ótima opção de parada para lanche ou pequena refeição para quem estiver passeando pelo centro de Gravatá.

Endereço: R. Cleto Campelo, 180 – Centro, Gravatá – PE

8. Caldinho de Queijo

Além da Pipoca Gravatá e do Rei das Coxinhas, os lanches típicos de Gravatá que já ficaram famosos na região de todo o agreste e até em Recife, tem uma receita que virou a queridinha dos gravataenses e que você deveria provar ao visitar a cidade: o caldinho de queijo.

Há alguns lugares na cidade que servem o caldinho, mas o Caldinho de Queijo da Rua do Norte é o mais antigo e tradicional.

É um barzinho simples, típico de bairro, com preços acessíveis. Mas o caldinho de queijo servido lá vai te surpreender. É de comer rezando. Há caldinhos de outros sabores também, ótimos para acompanhar uma cerveja gelada.

Endereço: R. Cleto Campelo, 180 – Centro, Gravatá – PE

9. Doce Brownie

É fã de doces, e de sobremesas grandonas? O Doce Brownie é a sua pedida.

O ambiente é charmoso e os pratos são um deleite para os olhos dos viciados em açúcar. As tortas do balcão também são uma tentação. É bem saboroso e os preços compatíveis com a qualidade.

Onde comer em Gravatá: mais dicas

A lista de lugares para comer em Gravatá PE é imensa, por isso muitos restaurantes em Gravatá acabaram ficando fora dessa lista.

Aposto que vocês iam curtir umas dicas bônus, acertei? Então anote aí mais alguns restaurantes e lugares pra comer em Gravatá:

Empório e Casa de Carnes: não é um restaurante em Gravatá, mas vale sua visita. Especialmente se você estiver hospedado em casa e quiser fazer um churrasco em Gravatá.

No Empório Premium você encontra, além dos cortes de carnes importadas e de alto padrão, acessórios para churrasco, temperos, queijos, pimentas, vinhos e acompanhamentos em geral.

E foi no Empório Premium que nós encontramos a maior variedade de cervejas artesanais em Gravatá. Rótulos de cervejarias de Recife e de outras partes do Brasil.

Empório Premium Gravatá
Empório Premium Gravatá. Foto: Fui Ser Viajante

Loja de queijos: Campo da Serra, na BR232, vende diversos tipos de queijos finos (produção própria). No espaco, você pode degustar e comprar pra levar pra casa.

Lanchonete tradicional: o Rei das Coxinhas, com algumas lojas na BR 232 e até em outros destinos dentro e fora do estado, é original de Gravatá, sabia?

As lojas da BR 232 são pontos de parada tradicionais para quem está viajando pela rodovia. Mas para quem está na cidade, vale ir na filial da Via Local em Gravatá, pra fazer um lanche e provar os diferentes sabores de coxinha.

Bares pra curtir a noite em Gravatá: Cabana Petiscaria, Seu Porquin, Boulevard 232 e o Espetinho do Mozinho.

Bar de comida regional em Gravatá: Restaurante do Japonês (famoso pela Buchada de Bode).

Restaurante do Japonês, Gravatá PE
Restaurante do Japonês, Gravatá PE. Foto: Fui Ser Viajante

Se você tem um restaurante que gosta muito em Gravatá e que não apareceu nessa lista, por favor nos indique nos comentários que vamos tentar visitar e conhecer na nossa próxima passagem pela cidade.

E na hora de montar seu roteiro, não esqueça de conferir nosso post sobre o que fazer em Gravatá – está bem completo, com dicas de passeios interessantes na cidade!

Um aviso sobre indicações de restaurantes

Vale lembrar: nossas opiniões sobre os restaurantes foram escritas com base em nossas experiências, não foram patrocinadas por nenhum restaurante.

E também vale dizer que nossas opiniões não são uma verdade absoluta. São opiniões baseadas em nossas experiências em cada lugar.

Você pode visitar um desses lugares que fomos e não gostar (ou por ser um dia ruim, ou não ser um lugar que agrade ao seu gosto). Tá tudo bem.

Não indicamos nem mencionamos lugares que a gente foi, mas não tivemos uma boa experiência. Exatamente por ser uma experiência pontual, de um dia, de algo que aconteceu com a gente.

Pode não representar a realidade do dia a dia do estabelecimento e não queremos prejudicar ninguém.

Planeje sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *