Boleto turístico de Cusco: O que é, como funciona e como adquirir

Cusco vive para o turismo. Por todo lado na cidade, você vai encontrar agências e pessoas oferecendo uma (quase) infinita variedade de passeios, seja na cidade, nos arredores ou mais longe, te levando até Machu Picchu. Mas não importa a agência que você vai escolher. Se você vai fazer pelo menos um dos vários tours tão populares em Cusco, como a visita ao Vale Sagrado, City Tour, Vale Sur ou Maras e Moray, tem uma coisa que você invariavelmente vai precisar adquirir: o Boleto Turístico de Cusco.

Leia também:
Roteiro de viagem para Cusco e Machu Picchu, no Peru

Boleto turístico de Cusco: o que é e como funciona?

O Boleto Turístico de Cusco é o bilhete de entrada para as principais atrações de Cusco e região. Um documento que vai te acompanhar durante toda a sua viagem pela antiga capital do Império Inca. Na parte da frente do Boleto Turístico de Cusco, você encontra a foto de identificação das atrações incluídas na modalidade de bilhete que você adquiriu, a data de validade e um espaço para seu nome. Na parte de trás, está o horário de funcionamento de todas as atrações, algumas informações sobre as regras de utilização e mapas com indicação da localização das atrações.

Cada vez que você visita uma atração, eles fazem uma perfuração na foto correspondente. Ou seja, a última coisa que você quer fazer é perder seu Boleto Turístico de Cusco. Guarde em segurança na carteira e, de forma alguma, perca ou esqueça. Se você chegar numa atração sem ele, vai precisar comprar um novo.

Circuitos turísticos de Cusco

O Boleto Turístico de Cusco te dá acesso a 16 atrações na cidade de Cusco e seus arredores. Essas atrações incluem os principais sítios arqueológicos, alguns museus e monumentos. Essas 16 atrações estão divididas em três circuitos turísticos, e saber quais são eles é essencial para escolher a modalidade de Boleto Turístico ideal para sua viagem:

– Circuito I: Parque arqueológico de Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka pukara e Tambomachay. Você pode fazer esse passeio por conta própria (com guia privado ou de carro), ou adquirir nas agências o passeio guiado conhecido como City Tour, ou City Tour Arqueológico de Cusco;

– Circuito II: Museu do sítio de Qoricancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuteq, Parque Arqueológico de Tipon e Parque Arqueológico de Pikillaqta. São as atrações na cidade de Cusco, que você normalmente visita por conta própria (com deslocamentos de táxi / Uber para os mais distantes do centro);

– Circuito III: Parque Arqueológico de Ollantaytambo, Parque Arqueológico de Pisaq, Parque Arqueológico de Chinchero e Parque Arqueológico de Moray. Você pode fazer esse passeio por conta própria (com guia privado ou de carro), ou adquirir o tour guiado convencional das agências. Procure pelos tours Maras e Moray, e tour do Vale Sagrado.

Boleto turístico completo x Boleto parcial

Existem dois tipos de bilhete turístico, o Boleto Completo e o Boleto Parcial. Você pode conferir os preços atualizados nesse site.

Boleto Turístico de Cusco - Boleto Completo de Cusco
Boleto Turístico de Cusco - Boleto Completo de Cusco

Em setembro de 2017, compramos o Boleto Turístico Completo por 130 soles. Esse bilhete tem validade de 10 dias e dá direito a visitar todas as 16 atrações do circuito. Essa é a opção ideal para quem vai passar muitos dias em Cusco e/ou planeja conhecer pelo menos dois dos circuitos turísticos de Cusco.

Já o Boleto Parcial foi criado para quem tem pouco tempo na região, ou deseja conhecer apenas as atrações de um circuito específico. Em setembro de 2017, ele custava 70 soles, dando acesso a apenas um dos três circuitos turísticos de Cusco. A validade do boleto parcial para os circuitos I e II é de apenas um dia, já para o circuito III, ele vale por dois dias seguidos.

Boleto Turístico de Cusco - Boleto parcial de Cusco
Boleto Turístico de Cusco - Boleto parcial de Cusco

Se você planeja visitar pelo menos dois dos circuitos turísticos, comprar o Boleto Completo de Cusco é a melhor e mais econômica opção.

Onde comprar o Boleto Turístico de Cusco?

O Boleto Turístico de Cusco não é vendido pela internet. No Centro Histórico, você pode adquiri-lo nos centros de informação turística. O principal fica nas Galerías Turísticas da Avenida Sol, 103, e funciona todos os dias das 8h às 18h. Mas também há outros dois endereços, um no Edifício El Cuadro (Calle Mantas) e na Casa Garcilaso (Esquina das ruas Garcilaso e Heladeros). Algumas agências de viagem também vendem os Bilhetes Turísticos incluídos no valor do passeio – mas sempre preste atenção se estão cobrando o valor oficial.

A opção que escolhemos foi a compra direto na atração, no dia do tour. Você pode adquirir o Boleto Turístico (tanto o parcial quanto o completo) na portaria de todas as atrações do circuito.

Algumas informações técnicas sobre o Boleto Turístico de Cusco

O Boleto é pessoal e intransferível (embora eles nunca tenham pedido nossos documentos para conferir os nomes escritos no bilhete). O bilhete perde a validade imediatamente após a expiração da data de validade (10 dias para o boleto completo) e sua validade não pode ser prorrogada.

Crianças de até 9 anos não pagam para entrar nas atrações do circuito turístico de Cusco. Já jovens de 10 a 17 anos pagam o valor de meia-entrada (70 soles). Estudantes de 18 a 25 anos com comprovação internacional também pagam valor de meia-entrada.

Boleto Turístico de Cusco – guarde com carinho!

O Boleto Turístico de Cusco não é exatamente barato. Embora dê direito a visitar 16 atrações, são 130 soles que você vai desembolsar. Se eu posso te dar um conselho, é simples: guarde esse boleto com carinho! Deixe na carteira, tire nas portarias e volte pra carteira.

E por que estou te dizendo isso? Claro que a mocinha aqui esqueceu o bilhete em casa, no último dia de tour. Íamos visitar o Vale Sagrado (Ollantaytambo e Pisaq), e por dois passeios, tive que desembolsar mais 70 soles. Então anota meu recado, e guarda seu Boleto Turístico com carinho, tá? E aproveita muito a história e as paisagens lindas de Cusco, porque essa viagem é incrível!

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Flávia disse:

Gente, que alivio esse post me trouxe rs

vou chegar em cusco por volta das 17h e vai ser um domingo e no dia seguinte preciso fazer o valle sagrado pois vou ficar em Ollanta para pegar o trem para AC.
Estou com medo de não conseguir comprar o boleto quando chegar, devo chegar na cidade mesmo pra la das 18h. Então se eu começar o vale sagrado consigo deixar pra pegar o boleto geral quando chegar na primeira atração mesmo? Não preciso pegar ele obrigatoriamente com antecedencia?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Flávia, o Boleto turístico é vendido na portaria de todas as atrações, então pode ficar tranquila, que na primeira parada do tour, o guia vai indicar a bilheteria para compra do Boleto!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Nivaldo Bosio disse:

Ola…estou para ir para o Peru e li o seus comentários. Entendi que o boleto turístico tem que comprar em Cusco.
Tenho algumas duvidas. Quando voce comprou o boleto onde voce contratou os tours para te levar nos lugares? Ou voce contratou um taxi para ir para Pisac por exemplo.
Minha ideia é no primeiro dia visitar fazer o roteiro que inclui Qenqo , no segundo dia o roteiro de Pisac e ficarei no Vale Sagrado e finalmente quando voltar de Machu Picchu o roteiro da cidade.
Agradeço a sua ajuda.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Nivaldo, Utilizamos 2 agências em Cusco, e gostamos muito dos serviços da Comfort Peru Travel (Calle Procuradores N° 338 – Cusco). O nosso roteiro em Cusco explicamos Nesse post aqui .
E aí você pode ajustar seu roteiro da forma que achar melhor.
Obrigado pela visita e boa viagem

Ana disse:

oi… dicas perfeitas! Orientação maravilhosa, como sempre. Uma das coisas que eu gosto do FSV é a precisão com que vocês passam as orientações mais técnicas. No dia que resolver visitar o Peru, e tantos outros destinos, é o lugar onde venho buscar infos.

Menina, menina… desculpa, mas rindo muito com seu esquecimento do bilhete porque é bem o tipo de coisa que eu faria. Mas eu brigaria muito culpando o Universo pela minha lerdeza! rsrsrs Quando estiver no Peru, com certeza vou lembrar de você e não esquecerei meu bilhete. rsrsrs Esqueci uma vez um papel de imigração em Buenos Aires. A oficial levou meia hora me dando sermão antes de me liberar. E olhe que eu estava deixando o país. rsrsrs bjuuussss