Fui Ser Viajante

Como comprar passagem aérea barata?

Como comprar passagem aérea barata
Compartilhar

Uma das maiores dúvidas de todo mundo que começa a planejar uma viagem por conta própria é como comprar a passagem aérea mais barata.

Existe mesmo isso de promoção de passagem, ou isso é lenda? Quais são os segredos para gastar menos na hora de emitir passagem aérea?

A boa notícia é que existem SIM algumas dicas e segredinhos que pouca gente conta por aí sobre como encontrar passagem aérea mais barata.

Nesse post vou revelar meu passo-a-passo, o que eu faço para conseguir as melhores promoções de passagem e viajar muito mais barato no Brasil e no mundo.

7 dicas para comprar passagem aérea barata e viajar mais

Separei 7 dicas que uso sempre, coisas que aprendi na prática, lendo e pesquisando minhas próprias passagens. Coisas que você pode facilmente aplicar aí também!

Então, vamos nessa:

1 – Faça pesquisas na aba anônima do navegador

Na hora de fazer a pesquisa de passagens no site das companhias aéreas (ou até mesmo num site comparador de preço de passagens), vale abrir uma aba anônima no navegador.

Uma coisa que pouca gente sabe é que o preço das tarifas de passagens aéreas não é fixo. O valor flutua (para cima e para baixo) de acordo com a demanda.

Ou seja: Quanto mais gente estiver pesquisando passagem aérea para um determinado destino em certa época do ano, mais caro vai ficar o preço daquela passagem.

Se você fizer as pesquisas na aba normal, e voltar todo dia, várias vezes ao dia, pesquisando sempre o mesmo destino e datas, você vai dar a entender ao algoritmo que “aquele destino tem uma alta demanda naquelas datas”.

Como se muita gente estivesse tentando viajar pra lá ao mesmo tempo, sacou?

Nenhuma companhia aérea vai confirmar essa informação, mas faz o teste para você ver. Por via das dúvidas, por aqui hoje em dia eu só faço pesquisa de passagem na aba anônima do navegador.

2 – Pesquise com antecedência

Não é uma regra, mas a tendência é que, quanto mais perto da data de viagem, mais cara fica a tarifa da passagem.

É o resultado do fator URGÊNCIA. Você precisa pra já, pra agora. Por isso, está mais sujeito a aceitar pagar um valor mais caro pela passagem aérea.

A exceção pra isso são as promoções de passagem, mas quando a data está muito perto, é muito mais raro encontrar uma promoção.

É por isso que, se você for comprar hoje uma passagem para o próximo fim de semana, provavelmente vai encontrar um preço bem salgado.

Planejamento é muito importante pra quem quer encontrar aquela passagem aérea no precinho. O ideal é começar a monitorar os preços com pelo menos 6 meses ou até 1 ano antes da data da viagem.

A única forma de pesquisar o preço de uma passagem hoje e saber se está barato ou caro, é saber a média de preços daquele trecho nos últimos tempos – ou seja, monitorar!

Só com essa informação você vai conseguir identificar quando é promoção, quando é só um descontinho ou quando o preço tá muito acima do valor que geralmente se paga por aquela passagem.

3 – Flexibilidade

O que estou falando aqui é sobre flexibilidade para escolher datas de viagem, e também flexibilidade para escolher o destino.

Para dar um exemplo aqui do Brasil. Quem trabalha com educação ou tem filhos em idade escolar geralmente só consegue viajar com a família em meses de férias (janeiro ou julho).

A alta procura por passagens nessa época é um dos fatores que transforma janeiro e julho na alta estação do Brasil. Janeiro ainda é alto verão, pede uma praia. Já julho favorece os destinos de inverno.

Por isso, muita gente está buscando viajar para destinos de praia em janeiro, ou destinos mais frios em julho. A alta demanda faz os preços subirem para certos destinos nesses meses.

E não estou falando só do preço das passagens. Os valores cobrados por hospedagem, passeios, tudo tende a ficar mais caro na alta temporada.

Dei o exemplo da alta temporada no Brasil, mas praticamente todo destino tem sua alta temporada. É o caso da época das tulipas na Holanda, ou a temporada de esqui no Chile. Feriados prolongados também tem esse efeito de alta procura por passagens.

Por isso, essa dica vale ouro para quem consegue ter um pouquinho de flexibilidade para escolher a data das férias. Viajar fora da alta temporada e feriados geralmente representa uma boa economia no valor das passagens aéreas.

Outra boa dica falando de flexibilidade é escolher vôos em datas e horário alternativos. As tarifas de vôos na madrugada, ou de vôos numa data que ninguém quer viajar geralmente custam muito mais barato.

Uma das passagens mais baratas que já comprei foi na manhã do dia 1 de janeiro, Rio de Janeiro – Recife. Eu indo pro aeroporto às 7h, enquanto o pessoal ainda estava voltando pra casa depois do Réveillon em Copacabana.

E para quem não tem flexibilidade, o site da Skyscanner tem uma função muito legal onde você pode fixar data e destino e receber alerta sempre que o preço da sua tarifa baixar.

4 – Melhor dia da semana para comprar passagem e dias para viajar

Uma coisa que pouca gente sabe é que o dia da semana que você pesquisa a passagem. Sabia que até o dia da semana que você viaja podem ter influência no preço da passagem?

Todo ano, o site da Expedia faz uma pesquisa para encontrar esses dias “mágicos”, com base nos valores de passagens do ano anterior. Você pode ver os dados completos do relatório Expedia para tendências de viagem 2018-2019 aqui.

Por muito tempo, o melhor dia para comprar passagem aérea foi a terça-feira. Mas entre 2018 e 2019, isso mudou. Segundo eles, o melhor dia para para comprar passagem aérea com preços mais em conta passou a ser o domingo.

Já os dias com tarifas mais baratas (o melhor dia para ir e voltar de avião) seriam quinta ou sexta-feira, segundo eles. Como esses dados são um apanhado do mundo todo, aqui discordo um pouquinho quando penso na realidade Brasil.

Pela minha experiência, passagens na sexta-feira aqui no Brasil sempre são as mais caras. Quando possível, tente voar durante a semana para encontrar preços mais em conta.

De toda forma, fique de olho nesse dia “mágico”, aquele que as pesquisas indicam como “estatisticamente mais favorável” para encontrar passagem aérea barata na internet. 

Outra coisa que pode ajudar para encontrar o dia mais barato de passagem numa semana é conferir o site do Voopter. Por lá, quando você pesquisa uma data, consegue ver o preço das passagens para 3 dias ou até 7 dias a mais ou a menos da data que você pesquisou.

Outros sites buscadores, e até alguns sites de companhias aéreas também já apresentam essa funcionalidade, que ajuda muito quem tem flexibilidade de datas. Fica mais fácil comparar a variação de preço nas datas próximas e escolher a passagem mais barata.

5 – Vôo com escala ou conexão / stopover

Voos diretos costumam ser mais caros. Para quem quer economizar, sempre vale avaliar as tarifas de vôos com escala ou conexão.

Esses vôos que param em um ou mais aeroportos antes de chegar no seu destino final vão deixar sua viagem mais longa e mais cansativa. Podem te deixar esperando muitas horas em aeroportos ou te fazer voar em horários bem alternativos, mas eles custam bem mais barato.

Então se o seu objetivo é economizar, fica a dica. Eu já comprei muita passagem assim. Quando fui para Roma consegui uma conexão longa em Atenas, na Grécia (quase 12 horas!).

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Foi tempo suficiente para sair do aeroporto, ir até a cidade, conhecer a Acrópole de Atenas e comer a comida local. Voltei pro aeroporto com tempo de sobra para pegar o meu vôo para Itália.

Com um pouquinho de pesquisa e paciência, você pode encontrar um vôo com opção de stopover. Mas o que isso significa?

Stopover é quando você consegue estender o tempo de conexão no destino intermediário. Você consegue ficar um dia ou vários dias antes por lá antes de embarcar pro seu destino final.

Procurando direitinho, você consegue conhecer dois destinos pagando o mesmo valor da passagem original, ou só um pouquinho a mais.

O stopover é uma coisa maravilhosa, além de ser uma forma simples de conseguir economizar em passagem aérea. Já comprei um vôo Rio de Janeiro – Lisboa, com stopover de 4 dias em Paris, por exemplo.

Sempre que uma companhia aérea inclui a opção de stopover nas tarifas, basta um pouco de paciência para pesquisar vôos.

Use a opção Múltiplos Destinos. Experimente diferentes combinações de vôos de ida e volta, e de dias parado no destino intermediário.

6 – Site comparador de preços

Esses sites são os melhores amigos dos viajantes, já ficam salvos na minha barra de favoritos. Os que eu mais uso são o Passagens Promo, Decolar.com e o Skyscanner.com.br.

Você coloca suas datas e o destino nos campos de pesquisa. O site compara o preço de várias companhias aéreas, mostrando qual o menor preço para aquelas datas.

Você ainda pode filtrar em vôo direto, vôo com conexão e muitos outros fatores. Isso ajuda MUITO na hora de encontrar a tarifa com o melhor custo-benefício pra você.

7 – Sites de promoções de passagem

Outra coisa que você precisa conhecer se quer encontrar passagem aérea barata são os sites de promoção de passagem.

Eles monitoram constantemente os preços das passagens e anunciam sempre que aparece uma grande queda nos preços, a lendária promoção de passagem. Gente, é uma maravilha!

É nesses sites que eu encontro aquelas promoções de passagem aérea imperdíveis, com preços tão tentadores que é impossível dizer não!

O que me ajuda a conseguir aproveitar essas promoções?

Primeiro, quando estou planejando as férias do ano que vem, começo a entrar nesses sites todos os dias. Ativo as notificações para receber promoções por e-mail e até no celular.

Como eu geralmente não tenho um destino fixo em mente, fico de coração aberto olhando para onde aparece promoção.

O meu site favorito para promoções é o Melhores Destinos, mas eu também uso o Passagens Imperdíveis.

Quando aparece um super preço para um destino que eu tenho curiosidade de conhecer, corro para conferir se tem passagem disponível para quando eu pretendo tirar férias e pronto. Economia feita e mais dinheiro para gastar com cerveja e vinho na viagem, haha.

Ah, e quando eu falo corro, é CORRO mesmo, viu? Promoções de passagem boas mesmo acabam muito rápido, é preciso ficar ligado!

Mas atenção, tem uma coisa que você precisa conferir antes de comprar uma passagem de promoção: a época da viagem.

Será que você está comprando uma passagem para um período não muito indicado para viajar para aquele destino? Por exemplo, você quer ir para o Nordeste do Brasil pegar uma praia e apareceu promoção para junho. É justamente a época que mais chove na região. Não vale a pena, né?

Outro exemplo é comprar passagem pro Caribe e descobrir que seu vôo é bem na época da temporada de furacões na região. Já imaginou?

Antes de comprar, confira a época mais indicada e menos indicada para ir para aquele destino. Basta fazer uma pesquisa simples no Google: Melhor época para viajar para xxxx. Depois de conferir isso, é só correr para agarrar sua promoção de passagem!

8 – Dinheiro x milhas aéreas

Se você faz parte de algum programa de milhagem das companhias aéreas, como o Smiles, o Multiplus, confira o preço da passagem em milhas antes de fechar negócio.

Eu sempre comparo o preço do trecho em dinheiro com o preço em milhas aéreas. Isso vale especialmente para quando o valor da passagem em dinheiro está muito caro.

Ah, Klécia, mas eu não junto milha em nenhum programa… Então já passou da hora de começar! Já comprei Rio – Miami e Rio – Paris, tudo com milhas!

Ou então você me fala: Ah, mas eu não tenho milhas suficientes para comprar o trecho. A boa notícia é que você pode transferir milhas de um familiar para outro, ou até mesmo comprar milhas para completar seu saldo!

Todo programa de milhagem vende pacotes de milhas, geralmente lotes de 1000 milhas, que custam em média R$70. Se você precisar comprar uma grande quantidade de milhas, pode dar a sorte de encontrar uma promoção de desconto para compra (isso é bem comum).

O assunto de milhas dá um post só pra ele, e nós ainda vamos falar disso aqui ainda no blog.

Que tal colocar essas dicas em prática para comprar passagem aérea barata?

Basicamente esses são meus “segredinhos” para encontrar passagem aérea barata. Se você tiver outra dica que eu não falei nesse post, deixa aqui nos comentários.

Ajude a gente e os outros leitores a viajar mais barato também!

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀   Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha até 16% de desconto em qualquer seguro do site (11% OFF + 5% para pagamento no boleto)
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide

Foto em destaque: Jan Vašek por Pixabay 

Sair da versão mobile