Seguro viagem Europa: tudo que você precisa saber

Quando pensamos em viagem para o Velho Continente, surge várias dúvidas: Seguro Viagem Europa é obrigatório para todos os países? Quando eu devo contratar? Posso usar o seguro do cartão de crédito?

E não pára por aí: É exigido documento de seguro viagem na imigração? Como encontrar seguro viagem barato para a Europa? Onde posso cotar e onde compro seguro viagem com desconto?

Parece um assunto assustador de primeira, mas a gente vai te ajudar a entender tudo que você precisa sobre seguro viagem para a Europa, e assim seu planejamento e até sua viagem para a Europa vão ser bem mais tranquilos!

Leia também:
+ Seguro viagem vale a pena? Preciso contratar?
+ Seguro viagem para grávidas: como funciona
+ Seguro viagem: como conseguir desconto

Seguro viagem para Europa: por que é importante contratar?

Para começar essa conversa, a gente precisa deixar bem claro que seguro viagem é sim essencial para quem planeja qualquer viagem internacional!

Você não conhece nem está preparado para lidar com o sistema de saúde de outros países, por isso viajar com seguro viagem te dá tranquilidade. Se acontecer qualquer emergência, você está acobertado!

Seguro viagem é essencial para ter uma viagem mais tranquila e sem preocupações. Afinal, ninguém está livre de riscos e situações de emergência.

E nem precisa ser algo grave, uma simples torção no pé ou dor de dente pode ser motivo mais que suficiente para acabar com o clima feliz de uma viagem. Por isso é sempre bom estar preparado para não ter estresse caso alguma coisa aconteça.

Além disso, seguro viagem não serve só para emergências médicas. Há vários outros benefícios incluídos, como auxílio no caso de atrasos e cancelamentos de vôo, rastreio de malas extraviadas e até auxílio jurídico em território internacional.

Seguro viagem Europa: o bê-a-bá para entender e economizar

Neste texto reunimos informações importantes sobre o Seguro Viagem Europa, com tudo o que você precisa saber antes de começar o planejamento da sua viagem.

Vamos falar sobre o que levar em consideração ao escolher um seguro viagem para Europa, em quais países ele é exigido, preço médio, como contratar, como acionar o seguro caso necessário e quais garantias você terá. Confira!

Dicas para fazer Seguro Viagem Europa

Como funciona o seguro viagem?

Antes de contratar, é importante saber como funciona e porque você precisa contratar um seguro viagem na Europa.

Resumidamente, pode-se dizer que o seguro viagem é um documento que você paga antes de viajar e que garante assistência médica sem custos em casos emergenciais de doenças ou acidentes que possam ocorrer durante a sua viagem.

Ou seja, você precisa contratar o seguro viagem ainda aqui no Brasil, antes da data de embarque. Na hora da compra, você precisa definir o destino (nesse post, vamos falar somente de seguro viagem Europa) e as datas da sua viagem.

Um erro muito comum na hora de contratar seguro viagem é contratar o seguro apenas para as datas que você vai estar no destino em si, e esquecer das datas de embarque e deslocamento. Lembre de selecionar todos os dias envolvidos: desde o dia de embarque até o dia que você vai estar de volta, desembarcando no Brasil.

A cobertura do seguro viagem (aquilo que está garantido na sua apólice de seguro) varia dependendo do seguro escolhido, que pode ser mais simples ou mais completo.

Alguns seguros viagem cobrem também extravio de bagagem e até mesmo despesas em caso de falecimento do viajante ou de um familiar, imprevistos que fazem com que a pessoa tenha de retornar da viagem antes do período previsto.

É claro que ninguém deseja que situações como essas aconteçam durante a viagem. É o momento que todos tiram para se divertir e relaxar, esperando voltar apenas com lembranças alegres.

Mas imprevistos às vezes acontecem e o melhor a fazer é estar preparado, certo de que terá o suporte necessário para lidar com eles da melhor forma. O que não vale a pena é correr o risco!

Seguro viagem Europa é obrigatório?

Fazer um seguro viagem é sempre indicado para pessoas que pretendem viajar para fora do país, por todos os motivos citados acima.

Mas ele não é obrigatório em todo o mundo. Para destinos como Estados Unidos, por exemplo, o seguro não é exigido, embora continue sendo muito indicado.

Já quando falamos de viagens para a Europa, a coisa muda de figura. Existe a obrigatoriedade de seguro viagem para os países que assinaram o chamado Tratado de Schengen.

Esse acordo, firmado por grande parte dos países europeus, estabelece que viajantes de qualquer outro lugar fora da Europa, para entrar na “área de Schengen“, precisam de um seguro internacional com cobertura mínima de 30 mil euros por pessoa em assistência médica (valor determinado em resolução de 2009).

Isso significa que, caso haja um atendimento de urgência durante a sua viagem e a despesa total com os custos médicos atinga até 30 mil euros, você vai estar acobertado pelo seguro viagem.

Esse valor de 30 mil euros de cobertura é o mínimo requerido pelos países do Tratado de Schengen. Se você preferir viajar com ainda mais tranquilidade, é possível, também, fazer um seguro com cobertura maior. Tudo irá depender do perfil e das necessidades de cada viajante.

Como o sistema de saúde na maioria desses países europeus é privado, sem o seguro viagem, cada turista precisaria desembolsar o valor de qualquer atendimento médico durante a viagem.

Exigir o seguro viagem é uma forma dos países europeus “garantirem” que você vai poder arcar com suas despesas médicas durante a viagem.

Só para ter uma ideia, uma consulta simples na Europa pode custar até 200 euros. Já uma internação pode chegar a até 2 mil euros por dia.

O seguro viagem oferece cobertura nos gastos com atendimentos médicos e hospitalares, até o limite do valor estabelecido na apólice.

Por exemplo: se a escolha foi pela cobertura mínima, de 30 mil euros, e o valor total do atendimento ficar em 40 mil euros, os 10 mil de diferença precisarão ser desembolsados pelo viajante.

Dica: o blog Destinos Notáveis tem um post incrível explicando mais sobre o Tratado de Schengen e como ele impacta o Seguro Viagem Europa.

Quais países da Europa exigem seguro?

Confira a lista dos países que fazem parte do Tratado de Schengen e, por isso, exigem seguro viagem Europa:

Portugal, Holanda, Itália, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Malta, Finlândia, Hungria, Romênia, República Checa, Áustria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Bulgária, Luxemburgo, Noruega, Estônia, Polônia, Letônia, Lituânia e Chipre.

Se a sua viagem incluir mais de um país de destino, o que é bastante comum em viagens para a Europa, não é preciso fazer um seguro específico para cada um deles. Fazendo o seguro viagem Europa, a entrada a todos esses países já está permitida.

Outra mudança trazida pelo Tratado de Schengen foi que os viajantes estrangeiros podem circular livremente entre os destinos que fazem parte do acordo, sem necessidade de visto, como se fossem um país único.

Muitas vezes, ao viajar de carro, você nem vê a fronteira que separa os países. A parte ruim é que a gente não ganha mais todos os carimbos de passaporte, só um na entrada e outro saída da área de Schengen, quando você faz a imigração.

Também é nesse momento da imigração que a apólice do seguro pode ser solicitada. Basta apresentar a comprovação de que está com o seguro, caso isso seja solicitado (é raro, mas pode acontecer de solicitarem a documentação).

O Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), a Irlanda e a Groenlândia não fazem parte do Tratado de Schengen, portanto são lugares que não exigem o seguro dos viajantes. Mas, de toda forma, continua sendo de grande importância – a gente já falou o porquê, né?.

Como fazer cotação de seguro viagem Europa?

A forma mais prática é fazer isso pela internet. Existem vários sites que oferecem o serviço de comparador online de seguros, e eles são a melhor ferramenta que você pode usar para encontrar o seguro viagem com melhor custo-benefício para sua viagem.

Nós usamos e indicamos dois sites comparadores: Seguros Promo e Real Seguros.

Os dois funcionam do mesmo jeito: você coloca o destino, escolhe as datas e faz a cotação, de forma gratuita e sem compromisso.

Como cada uma dessas empresas faz a cotação com uma quantidade diferente de seguradoras parceiras, o resultado da pesquisa entre eles sempre varia um pouco.

Por isso, eu sempre faço uma cotação em cada um, para comparar todas as opções disponíveis e garantir que estou escolhendo o seguro com melhor custo-benefício.

Na hora de comparar os seguros, vá além do preço. É importante comparar também a cobertura de cada seguro, se será parcial ou total, bem como todos os itens incluídos, sempre de acordo com o perfil de cada viajante.

Lembrando novamente que para o seguro viagem Europa é obrigatório que a cobertura mínima seja de 30 mil euros por pessoa para assistência médica.

Desconto no Seguro Viagem

Como somos usuários frequentes desses serviços, nos cadastramos como parceiros e conseguimos cupons de desconto para nossos leitores que precisam contratar um seguro viagem, assim você pode comprar seguro viagem com desconto usando nossos links e cupons!

A dica é fazer a cotação e comparar os valores praticados em cada site. Veja como fazer a cotação em cada um dos sites, e os cupons de desconto disponíveis no momento:

Seguros Promo: como fazer cotação
  1. Acesse o site Seguros Promo
  2. Preencha as informações da sua viagem (data e destino)
  3. Compare os seguros disponíveis
  4. Selecione o seguro que melhor atende sua necessidade
  5. Na página de pagamento, coloque o cupom abaixo para ganhar 5% de desconto em qualquer seguro do site Seguros Promo:
  6. Pague com cartão (6x sem juros) ou no boleto bancário (mais 5% OFF).

Real Seguros: como fazer cotação
  1. Acesse o site Real Seguros por esse link
  2. Preencha as informações da sua viagem (data e destino)
  3. Na hora do pagamento, um desconto de 10% será automaticamente computado na sua compra de seguro viagem.

Atenção: é preciso acessar o site Real Seguros por esse link para ganhar o desconto de 10% OFF no seguro viagem:

Fique de olho nos descontos extras:

Além desses descontos fixos, ocasionalmente conseguimos cupons com descontos extras, ainda mais caprichados. Vamos falar deles mais à frente no texto, fique ligado!

Além dos cupons fixos de 5% com a Seguros Promo (clique aqui e use o cupom FUISERVIAJANTE5) ou de 10% com a Real Seguros (clique aqui), as duas empresas ocasionalmente oferecem cupons extras de desconto, especialmente em datas comemorativas como Dia das Mães, Natal, dia da independência, etc.

Uma dica para quem precisa contratar um seguro internacional e quer economizar é ficar de olho nesses descontos extras, oferecidos especialmente pela Seguros Promo.

Estamos sempre divulgando aqui no blog e também em nossas redes sociais. Assim, você pode pagar ainda mais barato e consegue manter todos os benefícios oferecidos.

Confira aqui se temos algum cupom extra no momento:

Contratação do seguro: como funciona

Depois de fazer a cotação nos dois sites, chegou a hora de escolher o seguro viagem que é mais adequado para as necessidades da sua viagem.

Escolheu? Basta acessar o site da Seguros Promo ou Real Seguros, preencher os dados da sua viagem e finalizar o pagamento. Nos dois sites, você pode parcelar o valor no cartão de crédito. No caso da Seguros Promo, você ainda ganha mais 5% de desconto para pagamentos no boleto bancário.

Quando a seguradora identificar o pagamento, ela irá enviar um email pra você com todas as informações detalhadas da apólice contratada, inclusive os números de telefone de emergência para contato, no caso de você precisar acionar o seguro durante a viagem.

Esse arquivo (a apólice do seguro viagem) deverá ser impresso, lido com calma e levado na bagagem de mão junto com o passaporte e demais documentos importantes.

Como escolher o melhor seguro viagem?

A cobertura do seguro viagem Europa irá variar, dependendo das necessidades e prioridades de cada viajante.

Se a viagem tiver prática de esportes radicais, por exemplo, isso deve ser levado em conta, pois há mais riscos de se acidentar.

O mesmo vale para seguro viagem para gestantes, idosos, viagens com bebês ou crianças pequenas, que demandam mais cuidados, também pessoas com doenças crônicas e outras particularidades.

O básico que não pode faltar é: assistência médica para doenças e acidentes, traslado hospitalar, assistência odontológica, assistência e/ou ressarcimento no extravio da bagagem, traslado de corpo.

Mas, quanto mais itens forem incluídos, mais a sua viagem será tranquila e sem preocupações com possíveis gastos extras.

Quanto custa o seguro viagem Europa?

O valor irá depender da cobertura escolhida e do número de dias que irá ficar fora do país.

Em geral, um seguro viagem Europa cotado entre as seguradoras da Seguros Promo, por exemplo, tem preço médio a partir de R$ 12,00 por dia – isso na categoria mais simples, com a cobertura mínima exigida.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]

É importante ter em mente que fazer um seguro não é um gasto, mas sim um investimento em segurança.

E pensar que vale a pena pesquisar para encontrar um bom custo benefício, especialmente se for levada em conta a qualidade e os altos preços do atendimento médico europeu.

E o seguro oferecido pelo cartão de crédito?

Muitas bandeiras de cartão de crédito, especialmente as que têm um status mais alto, oferecem um seguro viagem gratuitamente ou com preços promocionais para clientes que compram passagens internacionais usando o mesmo cartão.

Mas fique atento, porque nem sempre esta é uma opção que vale a pena.

O ideal é procurar no site ou solicitar por telefone o contrato onde constam todos os detalhes sobre a cobertura que, muitas vezes, pode não ser tão completa quanto a do seguro que você contrata.

Outra coisa é ficar atento para os pré-requisitos necessários para usar o seguro viagem do cartão, como por exemplo, ter comprado a passagem aérea com o mesmo cartão, entre outros.

Conferir todas essas informações é essencial para evitar futuros problemas e surpresas desagradáveis caso precise usar algum serviço durante a viagem.

Qual é a validade do seguro viagem?

A data é escolhida por cada um na hora da contratação do seguro. A recomendação é de que cubra todo o período da viagem, começando no dia do embarque, e não no dia da chegada ao outro país.

E, da mesma forma, o prazo final no dia do desembarque de volta ao Brasil, não no último dia de viagem. Vale lembrar também que o período máximo para que um estrangeiro possa ficar na Europa com visto de turista é de 90 dias.

Como faço se precisar usar o seguro?

Como já foi dito, ninguém deseja ter um imprevisto, seja ele acidente, doença ou outro tipo de emergência durante uma viagem, quando se está longe de casa e da maioria das pessoas em quem você confia que poderiam te ajudar em momentos de urgência.

Mas, caso isso aconteça, é hora de acionar o seguro, que irá dar todo o suporte que você precisa, sem que se tenha custo. Em alguns casos pode ser necessário pagar pelo atendimento para depois solicitar e receber o reembolso.

Por isso, antes de viajar leia com atenção o documento para estar ciente de como funciona. De preferência, já salve os números de telefone emergenciais no celular ou anote em um papel com fácil acesso.

A maioria das seguradoras hoje oferece atendimento 24h em português, o que facilita bastante, especialmente para quem não fala com fluência a língua local.

Vale a pena fazer o seguro viagem Europa?

Sim, vale. Nunca deixe de viajar sem o seu. Lembre-se que a maioria dos países não possui atendimento gratuito de saúde para estrangeiros e que até os cuidados mais simples são feitos apenas de forma particular.

Então mesmo nos países onde seguro viagem Europa não é obrigatório, ou até em países de outros continentes, viajar com um seguro continua sendo extremamente importante e necessário para evitar transtornos em casos de urgência.

Como diz o velho ditado… é melhor prevenir que remediar!

Para ler e entender mais sobre seguro viagem, confira essa página exclusiva sobre seguro viagem aqui no blog.

Foto em destaque: engin akyurt por Pixabay 

Avatar for Redação FSV
Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *