Carnaval Experience: tour nos bastidores do carnaval carioca

Quer descobrir mais sobre o carnaval carioca e ver como é o trabalho que antecede o desfile, direto do barracão de uma escola de samba? O tour Carnaval Experience te leva para conhecer os bastidores do carnaval junto com a ONG Pimpolhos da Grande Rio – e você ainda tem direito a uma aula de samba!


O Carnaval no Rio de Janeiro dispensa apresentações. A folia toma conta das ruas e, naqueles dias cheios de confete e serpentina, os olhos do mundo inteiro se voltam para a Cidade Maravilhosa.

As escolas de samba desfilam tradição e beleza no sambódromo, mostrando que arte, diversão, samba e história caminham juntos no carnaval carioca.

Confesso que, antes mesmo de morar no Rio, enquanto eu assistia de casa toda a exuberância dos desfiles na Sapucaí, sempre me perguntava como tudo aquilo era possível…

Reserve sua hospedagem com desconto no Rio de Janeiro

Quanto trabalho e organização eram necessários para fazer acontecer um evento tão grandioso e organizado quanto um desfile de carnaval? Quem são as pessoas por trás de todo aquele espetáculo feito, pensado em cada detalhe para encantar e emocionar?

A oportunidade de matar minha curiosidade e conhecer os bastidores do carnaval carioca veio com o convite para participar do tour Carnaval Experience, organizado pela Pimpolhos da Grande Rio, a escola de samba mirim da agremiação.

O tour foi bem bacana, especialmente se você quer aprender mais sobre a história do carnaval e entender como funciona o trabalho da escola de samba ao longo do ano, muito antes do dia do desfile.

Ficou curioso? Então vou te mostrar como foi o tour Carnaval Experience, passo a passo!

Como funciona o tour Carnaval Experience?

O tour Carnaval Experience acontece de forma regular, de segunda a sábado, sempre em dois horários: 11h e 16h.

O local não podia ter mais a ver com carnaval: a Cidade do Samba, onde ficam os barracões construídos pela prefeitura do Rio para abrigar as escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.

Carnaval Experience - Grande Rio

Se você não faz parte do “universo carnaval”, é um pouco difícil conhecer os bastidores de uma escola de samba, já que tudo é mantido no maior sigilo dentro do barracão da escola até o dia do desfile. Até o acesso à Cidade do Samba é restrito a quem tem autorização para circular por lá.

Mas se você chegar dizendo que vai fazer o tour Carnaval Experience, o segurança da portaria vai liberar a sua entrada. Daí, é só caminhar até as tendas que ficam no pátio central (entre os barracões) e procurar o pessoal do tour.

Você troca o seu voucher por uma pulseira do tour e pronto: é só esperar o tour começar.

Passeio guiado pelo barracão da Grande Rio

A guia Cintia recebeu nosso grupo ali mesmo na tenda. Super simpática, explicou sobre o tour e sobre o projeto Pimpolhos da Grande Rio (que hoje já é até uma ONG), a escola de samba mirim que idealizou e é responsável por esse passeio pelos bastidores do carnaval.

Carnaval Experience - Grande Rio

Enquanto ela explicava como ia ser o passeio, defendeu com todas as letras que o Pimpolhos do Grande Rio é um projeto real, que vem mudando a vida de muitas crianças em Duque de Caxias.

A própria Cintia é “cria” do Pimpolhos. Lá ela aprendeu inglês, espanhol e italiano, se habilitando como a guia multilíngue do tour Carnaval Experience.

Primeiro, no galpão central do barracão

Conduzidos por toda alegria e desenvoltura da Cintia, vamos entrando no barracão da Acadêmicos da Grande Rio. No galpão principal, as fotos são proibidas. Ali, os carros do próximo desfile estão sendo montados e os segredos da escola precisam ser preservados!

O pessoal trabalha sem parar na montagem dos carros alegóricos. Chegamos numa fase bem inicial do processo e é bem incrível imaginar que toda aquela ferragem, isopor, madeira e cola vão se transformar na maior festa carioca!

A Cintia aproveitou para contar como funciona o desfile no dia do show na Sapucaí. O que é obrigatório, o que cada escola pode escolher e inovar. Além de tudo, podemos perguntar à vontade.

Ficamos curiosos em como aqueles carros enormes saem do barracão sem prejudicar a estrutura – e a Cintia explicou todos os segredos pra gente!

Fantasias e história do Carnaval

Na sala seguinte, quando dei por mim estava cercada de vários manequins com fantasias de outros carnavais. Ali, uma linha do tempo explicava o que acontece numa escola de samba quando não é carnaval.

Carnaval Experience - Grande Rio

E, para um desfile acontecer, é preciso muito mais que samba no pé na avenida. A escolha precisa angariar fundos, escolher o samba, desenhar as fantasias e costurar todos os modelos uma centena de vezes para compor as alas.

Aprendemos a ordem do desfile e como as fantasias de alas diferentes precisam conversar entre si para contar a história que a escola está defendendo naquele ano.

Carnaval Experience - Grande Rio

Eu não tinha ideia de como tudo era organizado e estar ali me deu uma visão completamente diferente sobre o desfile de uma escola de samba!

Em seguida, entramos numa sala linda, com as paredes todas decoradas com a história do samba.

Carnaval Experience - Grande Rio

E é exatamente pra isso que estamos ali: aprender como a tradição do samba tem a ver com a história do Rio de Janeiro.

Como Tia Ciata e tantos outros nomes do passado transformaram a Cidade Maravilhosa também na Cidade do Samba.

Nosso pequeno carnaval

A última parada do tour tem um gostinho especial. Um camarim repleto de fantasias de outros carnavais é apresentado pra gente. Todo mundo tem direito a vestir uma fantasia e imaginar que está no meio do carnaval!

Carnaval Experience - Grande Rio

As fotos não param, queremos registrar tudo! Eles nos deixam bem à vontade, e depois de uns 10 minutos somos convidados a devolver as fantasias.

Mas pensa que acabou? Agora é que a festa começa!

O samba tomou conta dos auto-falantes e recebemos a Dani, passista da escola (também cria do Pimpolhos). Foi minha primeira aula de samba, e foi muito divertido arriscar os primeiros passos dessa dança tão envolvente.

Carnaval Experience - Grande Rio

Para brindar um tour tão animado e participativo, recebemos uma caipirinha (mais carnavalesco, impossível). Quem não bebe teve a opção de uma limonada.

Antes de ir embora, passamos na pequena lojinha de souvenir, com renda revertida para a ONG Pimpolhos da Grande Rio.

Vale a pena fazer o Tour Carnaval Experience?

Eu gostei MUITO do tour. Aprender sobre a bonita história do carnaval, ver um barracão de escola de samba por dentro e ainda ter o gostinho de uma aula de samba com uma profissional!

O Carnaval Experience foi muito mais legal do que eu imaginava!

Carnaval Experience - Grande Rio

O tour de levar o público para dentro da escola de samba foi todo idealizado pela escola mirim. E é muito bom ver que o projeto funciona e retorna em lucro e reconhecimento para o Pimpolhos da Grande Rio.

Mais bacana ainda é pensar que ao fazer o tour e comprar qualquer produto da marca Carnaval Experience, você está ajudando uma ONG que incentiva a sustentabilidade social e educação por meio da cultura do carnaval.

Carnaval Experience - Grande Rio

Dicas extras sobre o Carnaval Experience:

  • O tour Carnaval Experience dura mais ou menos 1 hora e meia.
  • Para participar, você precisa ter mais de 8 anos.
  • O tour tem acessibilidade, o que possibilita a participação de pessoas com mobilidade reduzida.
  • O Carnaval Experience oferece tours privados e experiências combinadas (como aula de samba e tour pela Pequena África, por exemplo).
  • Para saber mais, confira o site oficial do Carnaval Experience.

O blog Fui Ser Viajante participou do tour Carnaval Experience à convite da Pimpolhos da Grande Rio, na condição de blog membro do núcleo RBBV Rio de Janeiro (#RioUnico).

Apesar disso (e em respeito aos nossos leitores), tudo que relatamos aqui está de acordo com o que vimos e vivemos no tour. A cortesia não influenciou de forma alguma nosso review sobre a experiência.

Você também pode conferir o depoimento de outros blogs que participaram do tour Carnaval Experience:

Olívia Garimpando por aí: Carnaval Experience, um projeto da Grande Rio que conta sobre os bastidores do Carnaval
Embarcando na Aventura: Carnaval Experience na Cidade do Samba -RJ
Turista Full Time: Carnaval Experience: uma aula de samba no barracão da Grande Rio
Viajando com Daniela: Carnaval Experience
Let’s Fly Away: Carnaval Experience – Carnaval Carioca
Chicas Lokas: Para cair na folia: Carnaval Experience
Te vejo pelo Rio de Janeiro: Carnaval Experience
Coisas que Amamos Carnaval Experience
Fora da Toca Carnaval Experience da Grande Rio
Na Estrada com as MinasCarnaval Experience com a Pimpolhos da Grande Rio
Viciada em Viajar Como é a visita a um barracão de escola de samba
Embarcando na AventuraPasseio Carnaval Experience RJ
Viajar CorrendoCarnaval Experience: tour na cidade do samba

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Lulu Freitas disse:

Um super passeio para em qualquer época do ano no Rio conhecer o carnaval carioca. Ainda por cima com uma função social super bacana. Nota 10.

Klécia disse:

Bacana demais né, Lu? Curtimos também!

Daniele Ferreira disse:

Foi minha segunda experiência carnavalesca! A primeira foi no Museu do Samba, na Mangueira.
Adorei o tour e conhecer vocês!
Abç!

Klécia disse:

Foi minha primeira e agora não quero mais parar hahahaha! Que venha o carnaval!