O que fazer em Conservatória, Rio de Janeiro

Planejando uma viagem para a “cidade das serestas” e se perguntando o que fazer em Conservatória?

A boa notícia é que Conservatória, no Vale do Café do Rio de Janeiro, é um destino cheio de atrações interessantes para colocar no roteiro.

Localizada numa região historicamente importante para o Rio de Janeiro, Conservatória viveu seu auge na época do ciclo do café no Rio de Janeiro, no século 19.

E embora hoje Conservatória seja um dos 6 distritos da cidade de Valença RJ, na época do café era uma cidade autônoma e rica, muito rica.

Conservatória tinha sua própria estação ferroviária, para escoar a produção de café das várias fazendas produtoras na região.

E foi graças à influência e ao dinheiro dos barões, que o centro de Conservatória foi um dos  primeiros do Brasil a ser projetado por um engenheiro.

Olhando de cima, o centro de Conservatória tem a forma de um triângulo, com ruas e calçadas largas, construídas muito antes dos primeiros motores a vapor serem inventados. Uma cidade verdadeiramente a frente do seu tempo.

Vale a pena visitar Conservatória para conhecer as construções de época no centro da cidade, e visitar as fazendas históricas de café.

Mas também é uma oportunidade de admirar as belas paisagens de serra nos mirantes de Conservatória, ouvir histórias sobre avistamento de óvnis e se deliciar com a gastronomia local.

Preparado para conhecer Conservatória? Então confira as dicas:

Conservatória, Rio de Janeiro: dicas básicas

O nome Conservatória tem origem portuguesa e faz referência a um tipo de cartório de registro de populações.

O que se acredita é que, a princípio, Conservatória tenha sido um lugar de “registro” para a população de índios Araris, que vivia na região.

Conservatória faz parte da região conhecida como Vale do Café no Rio de Janeiro.

Nessa região funcionaram mais de 100 fazendas de café, que produziam os grãos e enviavam suas produções para a capital, pela antiga linha de ferro Rede Mineira de Viação.

Durante o século 19, no auge do ciclo do café no Rio de Janeiro, essas terras no vale do rio Paraíba do Sul chegaram a produzir e exportar 75% do café consumido no mundo.

Onde fica Conservatória?

Conservatória é um distrito da cidade de Valença, no sul do estado do Rio de Janeiro. Fica a 33 km do centro de Valença e a 142 km da capital do Rio de Janeiro. De São Paulo a Conservatória, são 370 km.

Quando ir a Conservatória?

O meio do ano é a melhor época para ir a Conservatória (de maio a setembro), porque nesses meses chove menos na região.

Abril e outubro são meses com um pouco mais de chuva, e entre os meses de novembro a março é quando mais chove em Conservatória.

Inclusive, nos meses de verão (dezembro a fevereiro) podem acontecer tempestades fortes.

Se você vai a Conservatória querendo curtir as serestas e serenatas, o ideal é ir no final de semana, quando todo o comércio e restaurantes estão abertos e é mais provável de acontecerem os eventos com os músicos pelas ruas.

O que fazer em Conservatória, RJ
Foto: Fui Ser Viajante

A programação de serestas sofreu alguns abalos na época da pandemia, por isso na época da sua vigem vale a pena conferir quais os dias e horários que os músicos se apresentam.

Mas de forma geral, há serestas às sextas e vésperas de feriado (21h, 21:30h e 23h), aos sábados (11h, 16:30, 21:30h e 23h) e domingo (10:30h e 12h).

No quarto domingo do mês acontece a Missa dos Seresteiros na Igreja de Santo Antônio, a partir das 9h. A missa é praticamente um evento, sendo recitada toda na toada de uma seresta.

Quanto tempo ficar em Conservatória?

Você pode visitar a maioria dos pontos turísticos de Conservatória em um final de semana.

Para o centrinho, você não vai gastar mais do que uma manhã ou uma tarde. O lugar é realmente bem pequeno, mas a graça é caminhar sem pressa, descobrindo as casas, as lojas e os ateliês.

E se visitar Conservatória em um final de semana, parar para ouvir uma seresta, é claro!

Para o restante do tempo, você pode agendar uma visita em uma das fazendas de café da região e também explorar os atrativos dos arredores da vila, como mirantes, cachaçaria e cachoeiras.

Para visitar o centro de Conservatória, você pode fazer tudo em uma caminhada a pé. Para visitar as fazendas de café e os arredores, você vai precisar se deslocar de carro.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Onde ficar em Conservatória?

Conservatória tem algumas opções interessantes para hospedagem.

Desde as charmosas pousadas no centro histórico até as experiências de imersão na natureza e na história, como as hospedagens em fazendas de café históricas.

Conheça algumas opções de onde ficar em Conservatória:

No centro de Conservatória:

– Pousada Clave de Sol

– House Bike Sonora

– Pousada Pedacinho do Céu

– Pousada Bela Cigana

Pousadas em meio a natureza:

Pousada Alto da Serra

Vivenda dos Guaranys

– Pousada Talismã

Hotel fazenda em Conservatória:

Hotel Fazenda Vilarejo (all inclusive)

Hotel Fazenda Florença (fazenda histórica)

O que fazer em Conservatória: principais pontos turísticos

Não se engane: não é porque estamos falando de um destino pequeno que vão faltar opções legais nessa lista de o que fazer em Conservatória.

Essa curadoria de atrativos saiu no capricho, e vai te surpreender:

Centro histórico

O centro histórico de Conservatória, por si só, vale a viagem.

É como fazer uma volta no tempo, com direito a ver as casas coloniais multicoloridas de Conservatória (muitas construídas ainda no século 18), que hoje funcionam como pousadas, lojas de produtos locais ou mesmo ateliês.

As principais ruas do centro de Conservatória mantêm o calçamento original, no estilo pé-de-moleque.

E na caminhada pelo centro, é possível fazer diversas paradas em lugares de interesse histórico ou cultural, como por exemplo:

– Antiga estação de trem de Conservatória

A charmosa e bem conservada estação de trem de Conservatória começou a operar em 1881, e na sua construção foram utilizadas as pedras que foram extraídas do túnel que chora (vou falar mais dele lá na frente nesse post).

Com o encerramento das atividades da linha férrea e retirada dos trilhos, a estação ferroviária foi transformada em rodoviária, função que continua até hoje.

Antiga estação de trem de Conservatória
Foto: Fui Ser Viajante

– Locomotiva 206

Bem no centro de Conservatória, você vai encontrar a locomotiva 206, a segunda locomotiva que rodou pela estrada de ferro da Rede Mineira de Viação, entre os anos 1920 e 1935.

A Locomotiva 206 é um dos pontos mais fotografados do centro de Conservatória, e não é a toa.

O modelo histórico foi fabricado em 1910 nos Estados Unidos, e comprada para substituir a #1, que havia sido trazida ao Brasil por D. Pedro II.

Locomotiva 206 em Conservatória RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Quando houve necessidade de substituir a locomotiva 206 por uma mais potente, optaram por um modelo da linha 400, e a antiga 206 acabou abandonada na oficina da Rede Mineira de Viação.

Até que veio a ideia de reformar a máquina para que ela fizesse sua última viagem em 1981, chegando em Conservatória para ficar em exposição como um marco da época do café no centro histórico de Conservatória.

Rua do Meio ou Rua do Lazer

Estes são os nomes não-oficiais da Travessa Geralda Fonseca, provavelmente a rua mais simbólica do centro de Conservatória.

É ali que está a estátua do seresteiro (parada obrigatória para fotos) e onde acontece a Solarata, como se chama a seresta diurna que acontece em Conservatória nos domingos pela manhã.

O que fazer em Conservatória, RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Marco do Tempo

Uma loja bem em frente à locomotiva 206 de Conservatória, que é um misto de chapelaria com estúdio de fotografia.

Você pode vestir roupas de época para tirar foto, inclusive usando como cenário a clássica locomotiva 206.

Casa d’Arte

Uma loja / ateliê que expõe e vende peças e imagens religiosas trabalhadas em papel machê, além de antiguidades. Também fica ali pertinho da Locomotiva 206.

Casa D'Arte de Conservatória
Foto: Fui Ser Viajante

– Teatro Sonora

Conservatória também tem seu próprio teatro, que por sinal também é lindíssimo, com todo o charme de um teatro retrô.

O Teatro Sonora funciona no centro, na Rua Dr Luiz de Almeida Pinto, e conta com 100 poltronas (de madeira!) e um palco de 4m2.

O Sonora recebe apresentações aos finais de semana (shows, musicais e peças de teatro). Você pode conferir a programação no Facebook do Espaço Sonora. No local também funciona um café.

Teatro Sonora de Conservatória
Foto: Fui Ser Viajante

– Igreja de Santo Antônio

A igreja do povoado é dedicada a Santo Antônio, e fica no final da rua onde está o teatro Sonora, em frente a uma pracinha (Rua Santo Antônio).

Essa igreja foi construída bem perto do local onde foi construída a primeira capelinha de pau a pique, para catequizar os índios da região. Essa capelinha pegou fogo em 1838.

As missas e celebrações passaram a ser realizadas nas capelas das fazendas, até que os barões do café decidiram se reunir e construir uma igreja nova, maior, em homenagem ao padroeiro Santo Antônio do Rio Bonito.

Na praça em frente à igreja, você também pode ver o primeiro chafariz de Conservatória, onde as pessoas vinham buscar água.

Igreja matriz de Santo Antônio RJ
Foto: Fui Ser Viajante

– Túnel que chora

E para terminar nosso circuito pelas atrações do centro de Conservatória, temos que falar do Túnel que Chora, ou Túnel Maria Nossar.

O túnel é uma das entradas de Conservatória e foi inaugurado em 1883 com a presença da família real.

A escavação na pedra feita por pessoas escravizadas, para dar passagem a linha férrea. As pedras retiradas do túnel foram utilizadas na construção da antiga estação ferroviária.

E o apelido “túnel que chora” vem de uma curiosidade: tem uma fonte de água no topo da pedra, e a água escorre constantemente pela rocha, dando a impressão que o túnel está “chorando”.

Túnel que chora de Conservatória RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Arredores de Conservatória

Além das atrações do centro, Conservatória tem muitas atrações para conhecer nos arredores. Pegue o carro e vamos explorar:

As primeiras duas atrações de dessa lista ficam uma do lado da outra, a cerca de 1,3km do centro de Conservatória. Você pode visitar a Cachoeira da Índia e a Cachaçaria Vilarejo juntas.

– Cachoeira da Índia

A Cachoeira da Índia é uma pequena queda d´água, que fica dentro do Balneário Municipal João Raposo.

As águas são bem escuras (e não vimos ninguém tomando banho, por isso não sabemos a qualidade das águas), e a coisa curiosa é a estátua de bronze que repousa no meio das águas.

Trata-se de uma obra de arte da artista plástica mineira Vilma Noel. O nome da obra é Araris, uma referência a tribo indígena que habitava essa região.

Mas tanto a identidade quanto a postura da estátua também são um mistério para os moradores de Conservatória.

Há muitas lendas associadas, que vão desde uma entidade misteriosa ligada às águas, quanto a presença de extra-terrestres (Conservatória é conhecida como região de avistamento de OVNI’s).

O lugar tem um aspecto meio abandonado, porque o único restaurante que funcionava ali está fechado.

De toda forma, é um lugar curioso e muito conectado com a cidade, pode ser um lugar que os viajantes mais curiosos queiram conhecer.

Cachoeira da Índia em Conservatória
Foto: Fui Ser Viajante

– Cachaçaria Vilarejo

O Hotel Fazenda Vilarejo tem sua própria cachaçaria e você pode se hospedar por lá (funciona no sistema de all inclusive), ou fazer uma visita guiada pela cachaçaria.

Também é possível visitar a lojinha repleta de produtos artesanais: a cachaça (Reserva, Ouro, Prata), doce de leite (de colher e de corte), geleia de cachaça, queijos, melado, rapadura e licores.

Cachaçaria Vilarejo, Conservatória RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Mirante da Beleza

Conservatória fica na região da Serra da Taquara, que de tão linda recebeu o apelido de Serra da Beleza.

Há um mirante gratuito na estrada que liga Conservatória a Santa Isabel, estrategicamente colocado em uma das curvas para ter uma vista privilegiada dos morros. É realmente muito bonito.

Mirante da Serra da Beleza em Consrvatória
Foto: Fui Ser Viajante

Outra curiosidade é que essa região ficou famosa pelo avistamento de OVNI’s, e com essa vista privilegiada, quem sabe, não é mesmo?

O acesso precisa ser feito de carro, pois fica longe do centro de Conservatória.

Perto do mirante há dois restaurantes. Você pode aproveitar a visita para um almoço na região. Nós comemos no Mirante da Serra, que tem uma comida caseira em forno a lenha, servida no sistema self-service de comida a quilo.

O restaurante ainda tem um mirante, com várias estruturas para foto e um balanço cinematográfico, com vista para a Serra da Beleza.

Ponte dos Arcos

Na estrada que liga Conservatória a Santa Isabel, no caminho para o Mirante da Beleza, você vai passar pela Ponte dos Arcos.

Não é exatamente um ponto turístico, mas é um lugar de importância histórica para Conservatória. A Ponte dos Arcos foi construída entre 1877 e 1883, para conectar duas ferrovias.

Ponte dos Arcos em Conservatória
Foto: Fui Ser Viajante

A construção de pedra é impressionante, com 12 metros de altura e 100m de comprimento, e foi inaugurado pelo próprio D. Pedro II em 1884.

O último trem passou pela Ponte dos Arcos em 1963, e os trilhos foram removidos. Ao lado dos arcos de pedra, passa um pequeno rio e há uma estradinha, por onde você pode acessar a parte de cima da ponte.

Fazenda Florença

O Hotel Fazenda Florença é um dos lugares mais interessantes para visitar em Conservatória.

Além da possibilidade de se hospedar em uma fazenda histórica, você pode fazer uma visita guiada pela propriedade, mesmo sem estar hospedado lá.

Fazenda Florença, visita guiada
Foto: Fui Ser Viajante

Na verdade, há duas visitas disponíveis: a visita pelo cafezal (que termina com degustação de café colhido na própria fazenda) e a visita à fazenda histórica, que passa por todos os prédios importantes da propriedade.

Você vai conhecer a igreja, a tulha, os carros e carruagens antigos, e a casa grande, que foi cenário da novela Paraíso, e está recheada de móveis de época.

As duas visitas são muito interessantes, e nem consigo escolher de qual gostei mais.

É preciso agendar para realizar as visitas, que acontecem aos finais de semana. Você pode entrar em contato via Whatsapp: (24) 99214-5088.

Outros passeios nos arredores de Conservatória

Ainda há outras fazendas históricas próximas para visitar, como a Fazenda Vista Alegre em Valença.

Você também pode visitar a cidade de Valença, que fica bem ali pertinho. Tem um post aqui no blog contando o que fazer em Valença, confira!

Onde comer em Conservatória?

Conservatória tem vários restaurantes, e eles são responsáveis por agitar a vida noturna da vila, junto com as serestas de Conservatória.

Nós visitamos alguns restaurantes legais em Conservatória:

Restaurante Mirante da Serra

É o restaurante com vista da Serra da Beleza. A comida caseira no forno a lenha estava realmente deliciosa, e eles também tem sobremesas bem gostosas.

Restaurante Mirante da Serra em Conservatória RJ
Foto: Fui Ser Viajante

O restaurante tem uma decoração que mistura o rústico da fazenda com os ET’s e OVNI’s que fazem a fama da Serra da Beleza.

O sistema é tipo self service a quilo. Se você consumir pelo menos R$20, tem direito a usar a área externa, com um mirante, o balanço, o ET e as estruturas para fotos.

Quem não almoça lá também pode pagar para usar essa área externa (R$15 por pessoa). Mas almoçar lá vale a pena, vai por mim.

Restaurante Mirante da Serra em Conservatória RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Restaurante Dó-ré-mi

É um restaurante famoso em Conservatória. Fica na Rua do Lazer, e aos finais de semana à noite eles montam várias mesas na área externa, e costuma ter música ao vivo.

Lá provamos alguns petiscos e provamos o chopp da cervejaria Mascates, de Valença.

Bistrô do Poeta

É outro restaurante queridinho em Conservatória. Fica perto do Teatro Sonora.

O ambiente é vintage, também tinha música ao vivo e alguns pratos mais elaborados no cardápio. Também tinha chope local no cardápio, da Cervejaria Rio Preto.

O que fazer em Conservatória: tem mais dicas?

Essas foram nossas dicas de Conservatória, e espero que elas te ajudem a montar um roteiro bacana na “cidade da seresta”.

Tem mais um lugar que quero indicar, que não chegamos a visitar: o Cine Centimetro, uma pequena réplica do antigo Cine Tijuca, uma homenagem aos cinemas de rua de antigamente.

O proprietário comprou muitas peças do cinema tijucano, quando ele fechou, e trouxe para Conservatória para montar o Cine Centimetro.

Fica um pouco afastado do centro, mas ainda na vila de Conservatória. Para os amantes de cinema, é uma parada bem legal.

Se você tiver mais alguma dica de Conservatória, coloca aqui pra gente nos comentários. Vamos adorar saber!

E se você já conhece Conservatória, e quer fazer algum comentário sobre o destino, ou nossa lista de atividades para fazer em Conservatória, também pode deixar um comentário aqui em baixo.

Confira outros destinos no Vale do Café RJ:

resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
MARIA HELENA VIEIRA LIMA disse:

Olá Lila!
Eu sou baiana, moro em Salvador e tenho a curiosidade de conhecer CONSERVATÓRIA.
1- Como ir de SALVADOR à CONSERVATÓRIA?
2- Qual a melhor época para conhecer
3- Quais as melhores opções para aproveitar e conhecer a CULTURA
4- Qual o preço médio de diária em POUSADA
Muito obrigada

Lila Cassemiro disse:

Oi maria Helena, no post contemplamos boa parte de tuas dúvidas, como a parte cultural, e melhor época para ir. Também indicamos boas pousadas na cidade (se você clicar nos links, vê valores atualizados). Para chegar em conservatória vindo de salvador, o melhor é o avião até o Rio, e de lá um transfer / táxi ou transporte público até Valença / Conservatória.

Edna disse:

Muito boa as informações do casal! Deu até vontade de conhecer a cidade! Obrigada!

Sandra Maria disse:

Obrigada pelas dicas. Vou pela primeira vez ao local e pretendo aproveitar bem. Um abraço!

Eduardo Sanctos Garcia disse:

Lila adorei demais as suas dicas. Somos Eduardo (70) e Monica (65)(isso lembra alguma música?). Ah!Ah!Ah!
Estaremos indo a Conservatória agora em Junho e precisava saber se a cidade é boa (mais plana do que subidas) para Bikes. Queremos levar as nossas.
E hospedagem bem no Centro? Essas suas dicas são no Centro?
Em qual você ficou e em qual você voltaria?
Gratos por nos ajudar.
Beijos (21 994811553) WhatsApp

Lila Cassemiro disse:

Oi Eduardo, que demais você e Monica! Amei <3
O centrinho de conservatória é bem pequeno, e plano. Os arredores tem algumas serras.Boa parte dessas dicas são no centro, mas também há passeios nos arredores. Se puder, visite por exemplo a Fazenda Florença (arredores). Ótimo passeio!

Ana Fonseca Martins disse:

Gostaria de passar meu aniversário em conservatório, mas não tenho carro então não sei sei a dificuldade de visitar outros lugares.

Lila Cassemiro disse:

O carro com certeza facilitaria, mas o centrinho de Conservatória já é tão charmoso que merece sua visita também! Já dá pra aproveitar muito por lá!

Therezinhadeaquino disse:

Maravilhosa

José Carlos disse:

seu trabalho é muinto importante vou muinto a conservatória e cada vez que vou sempre tenho a sensação de que poderia ter conhecido mais da cidade porém as pessoas que administra a cidade e principalmente no setor de turismo deixam a desejar.

Airton disse:

Ótima reportagem.
Obrigado

Paulo César disse:

É um lugar realmente encantador. Achei seu site pesquisando sobre Conservatória, gostei muito de suas dicas. Parabéns pelo seu trabalho.

Rafael Cassemiro disse:

Obrigado pelo carinho Paulo!

Cinthia Cristiane da Silva Marujo disse:

Blog perfeito, com dicas turísticas e detalhes da história do distrito!! Vim pelo vídeo no youtube e adorei!