Rota romântica do RS: Gramado e outras cidades para viajar a dois

Para viver momentos inesquecíveis a dois em um destino diferente ou viajar para comemorar uma data especial, a Rota Romântica do Rio Grande do Sul oferece cidades charmosas, que são ótimas escolhas para casais.

Se você procura um lugar para passar o dia dos namorados no Rio Grande do Sul, ou ainda passar um final de semana a dois no RS, em qualquer época do ano, viajar pela Rota Romântica é uma excelente opção para os apaixonados.

Leia também:
– Pontos turísticos de Gramado RS
– Pontos turísticos de Canela RS
– Roteiro de final de semana em Gramado e Canela

Lugares pequenos e tradicionais, mas que surpreendem com muitas belezas e encantos, e que estão entre os principais destinos para viagem de casal no Rio Grande do Sul (e até no Brasil).

Mas, antes de planejar uma viagem dos sonhos ao lado do seu amor pela Rota Romântica do RS, é importante conhecer um pouco mais sobre ela e definir o que vale incluir no roteiro.

O que é a Rota Romântica RS?

A Rota Romântica do Rio Grande do Sul é um roteiro turístico brasileiro, inaugurado oficialmente em 22 de abril de 1996.

O roteiro turístico gaúcho foi inspirado na Rota Romântica da Alemanha, já que a maioria das cidades participantes receberam forte influência da imigração alemã.

Ainda hoje, muitas características trazidas pelos colonizadores estão presentes na arquitetura, na cultura e nos costumes locais, proporcionando aos turistas uma verdadeira viagem no tempo.

Para algumas pessoas, a rota ficou conhecida como Rota Romântica de Gramado, já que está é a cidade mais famosa do roteiro. Mas há muito mais para ver: a Rota Romântica do RS inclui 14 cidades do estado.

A Rota Romântica tem aproximadamente 350 km, seguindo majoritariamente pela BR-116.

Quais cidades fazem parte da Rota Romântica do RS?

  • Ivoti,
  • São Leopoldo,
  • Novo Hamburgo,
  • Estância Velha,
  • Dois Irmãos,
  • Morro Reuter,
  • Santa Maria do Herval,
  • Presidente Lucena,
  • Picada Café,
  • Nova Petrópolis,
  • Gramado,
  • Canela e
  • São Francisco de Paula.

Essas cidades estão localizadas entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha, considerada uma das regiões mais bonitas do estado e um cantinho europeu no Brasil.

Além dos atrativos culturais e históricos, a Rota Romântica do Rio Grande do Sul também é famosa pela gastronomia, diversas vinícolas, muita natureza, paisagens de cânions e quedas d’água.

Um passeio agradável para casais apaixonados e com opções para todos os gostos e bolsos.

O que ver na Rota Romântica do RS?

Para fazer um roteiro pela Rota Romântica do RS, o ideal é conhecer todas as 14 cidades, fazendo uma viagem com paradas estratégicas nos destinos de maior interesse, seja pelas paisagens, pela gastronomia ou outros fatores.

O próprio trajeto é repleto de belezas naturais e proporciona bons momentos na estrada em meio a cenários deslumbrantes.

E, para se hospedar, há muitas pousadas charmosas e também chalés.

Mas, se tiver pouco tempo e não conseguir incluir tantos destinos na mesma viagem, a melhor escolha é definir uma ou duas cidades que mais tenham a ver com o gosto do casal.

Também é possível ter uma cidade como base e fazer passeios de bate e volta para outras. Veja mais sobre cada uma das cidades da Rota Romântica do Rio Grande do Sul!

Conheça todas as 14 cidades da Rota Romântica do RS:

Gramado

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Gramado é um dos principais cartões-postais da Rota Romântica do RS.

Leia também: Roteiro Gramado – final de semana

Lago Negro - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Foto: Fui Ser Viajante

É uma cidade muito bem estruturada, com grande oferta de hospedagens, diversas cafeterias e restaurantes, especialmente os que têm fondue como carro-chefe do cardápio.

A variedade de atrações – como o passeio de pedalinho no Lago Negro, as compras na Rua Coberta e a diversão nos parques temáticos Minimundo e Snowland – conquista públicos de todos os estilos e idades, mas agrada principalmente aos casais.

Veja onde se hospedar em Gramado

Canela

Ao lado de Gramado fica a cidade Canela e, quase sempre, as duas estão juntas nos roteiros de viagem de casal no Rio Grande do Sul.

Seu ponto turístico mais famoso é a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra, que fica no Centro.

Muitos visitantes também se divertem no passeio de teleférico (Bondinhos Aéreos), que oferece vista para o Parque do Caracol e sua cascata de mais de 130 metros.

Cascata Caracol - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Foto: Fui Ser Viajante

Assim como a vizinha, também tem boa estrutura para o turismo e conta com diversas hospedagens e ótima gastronomia.

Veja onde se hospedar em Canela

Nova Petrópolis

Entre os principais pontos turísticos de Nova Petrópolis estão o Labirinto Verde, que tem uma cerca viva em círculos, e o Parque Aldeia do Imigrante, com 10 hectares de mata nativa, museu e a reconstrução de um vilarejo alemão.

A cidade, conhecida como a terra mais germânica da Serra Gaúcha, é famosa também pelas muitas cervejarias e realiza a tradicional Oktoberfest. Uma boa escolha para quem busca lazer e/ou descanso.

Veja onde Ficar em Nova Petrópolis

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula tem muitos lugares interessantes para conhecer, como o Lago São Bernardo, o Parque das Cascatas e a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, todos com passeios de ecoturismo.

Para quem prefere lugares mais urbanos, o centro da cidade tem muitas lojinhas de artesanato e produtos locais, além da Livraria Miragem, que já foi considerada uma das mais bonitas da América do Sul.

Veja onde ficar em São Francisco de Paula

São Leopoldo

É o marco zero da Rota Romântica, por ser a primeira cidade do trajeto. E é a primeira cidade de colonização alemã no estado.

Entre os atrativos estão museus, o santuário Sagrado Coração de Jesus e muitas lojinhas de artesanato e produtos locais.

São Leopoldo tem também ótima gastronomia e muitos restaurantes. Para os casais cervejeiros, vale a pena conhecer a Cervejaria Heinz Beer, uma das mais antigas e tradicionais da cidade.

Veja onde se hospedar em São Leopoldo

Novo Hamburgo

Na sequência fica Novo Hamburgo, que é famosa pela produção de cervejas artesanais e tem algumas cervejarias abertas à visitação.

O centro histórico é o principal local turístico, com muitas construções preservadas com arquitetura alemã, além de museus e igrejas.

A cidade também conta com diversos restaurantes, tanto na área urbana como na rural.

E é considerado o maior polo comercial da região, principalmente de produtos de couro e calçados.

Veja onde ficar em Nova Hamburgo

Estância Velha

Localizada ao lado de Novo Hamburgo, essa cidade é mais residencial, mas tem boas pousadas, restaurantes e opções de lazer que agradam aos moradores e atraem também visitantes.

Os principais são a Praça Primeiro de Maio, a reserva ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, a Hípica Terra Santa, a Feira de Artesanato, além de alguns espaços que fazem um resgate da cultura e da história local.

Veja onde se hospedar em Estância Velha

Ivoti

Conhecida como Cidade das flores, é um lugar cheio de cor e perfeito para uma viagem de casal no Rio Grande do Sul.

Em Ivoti fica o maior conjunto de casas em estilo enxaimel no Brasil.

É, também, um ótimo destino para turismo gastronômico, com muitos bares e restaurantes.

Além da colonização alemã, Ivoti teve colonização japonesa e as duas culturas se misturam. O Memorial da Colônia Japonesa é um bom lugar para conhecer mais sobre a história da cidade.

Onde ficar em Ivoti

Dois Irmãos

Mais uma cidade gaúcha colonizada por alemães, tem várias construções do início do século XIX tombadas pelo patrimônio público.

Entre as belezas naturais, os destaques são a Cascata de São Miguel e a Reserva Ecológica da Família Lima, com cinco quedas d’água.

No passeio pela Rota Colonial Baumschneis é possível conhecer mais sobre as tradições dos imigrantes, com visitas a diversas propriedades da região, ao Museu Histórico Municipal e à Cervejaria Hunsrück.

Onde ficar em Dois Irmãos

Morro Reuter

A estrada entre Dois Irmãos e Morro Reuters é uma das mais bonitas da região, com um túnel formado por árvores.

Já na cidade, os restaurantes e cafés coloniais são convidativos para aproveitar os sabores típicos.

Vale conhecer também a Igreja São Pedro e São Paulo, a Praça José Paulo Sabá, o Parque de Mosaicos Caminho das Serpentes e o Obelisco de Livros, um cartão-postal da cidade que simboliza a paixão dos moradores pela leitura.

Veja onde ficar em Morro Reuter

Presidente Lucena

Outra cidade romântica do Rio Grande do Sul com forte influência alemã na arquitetura e no estilo de vida, Presidente Lucena é um lugar pequeno e tranquilo, perfeito para descansar.

Tem um mirante, o Morro do Pedro, de onde se pode ver as cidades do Vale do Sino. E os produtos locais, especialmente os queijos e as geleias de frutas, fazem muito sucesso.

Veja onde ficar em Presidente Lucena

Linha Nova

Um ótimo destino para quem gosta de natureza e aventuras, Linha Nova tem clima de montanha, belas paisagens e muitas cascatas, com opções de ecoturismo, trilhas e trekking.

Entre os atrativos culturais de estão o Parque Municipal, as lojinhas de artesanato, e as apresentações folclóricas e festas típicas que preservam as tradições alemãs.

Outro ponto alto em uma visita à cidade são as cervejarias artesanais.

Picada Café

O destaque desta cidade é a rota Sabores e Café Colônia, que passa por propriedades rurais, entre lindas paisagens, lugares para saborear a gastronomia local, vinhos e relaxar em espaços de natureza preservada.

O roteiro passa também pela Cervejaria SteinHaus, única cervejaria 100% orgânica e sustentável do Brasil.

A cidade tem, ainda, praças, construções históricas e espaços culturais como o Museu Caminho Comunidade, o Parque Jorge Kuhn e a Casa de Cultura.

Veja onde ficar em Picada Café

Santa Maria do Herval

Tem muitas casas no estilo enxaimel que dão um charme à cidade. Mas os principais pontos turísticos ficam nos arredores, em meio a cenários exuberantes.

O mais famoso é a Cascata do Herval, com mais de 120 metros de queda livre. Tem ainda a Caverna dos Bugres e a Cascata Linha Marcondes.

Uma curiosidade sobre este destino é que, entre os moradores, Santa Maria do Herval é chamada de Teewald, uma palavra do dialeto alemão Hunsrückisch que também é falado na cidade.

Quando viajar para a Rota Romântica no Rio Grande do Sul?

O inverno é o período escolhido pela maioria das pessoas para curtir o friozinho da Serra Gaúcha, pois deixa a atmosfera ainda mais especial e mais romântica, muito convidativa para tomar um vinho, saborear uma fondue ou relaxar em frente à lareira.

Mas as outras estações também têm os seus encantos. No verão, com as temperaturas mais altas, é possível aproveitar dias mais longos, com o sol se pondo mais tarde.

Na primavera, os jardins floridos deixam qualquer lugar mais bonito.

E o outono tem um clima mais agradável, não muito quente nem muito frio, perfeito para aproveitar ao máximo as cidades românticas do Rio Grande do Sul.

Resolva sua Viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: Pixabay.com

Redação Fui Ser Viajante
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *