Pontos turísticos de Canela: o que incluir no roteiro

Canela é um dos principais destinos da Serra Gaúcha. E assim como sua vizinha, são tantos pontos turísticos de Canela que você poderia passar uma semana na cidade sem repetir uma atração!

A cidade fica bem ao lado de Gramado (literalmente), e de tão perto às vezes é difícil saber quando uma cidade acaba e começa a outra.

Por isso, vale a pena ler esse post e ler também nosso post sobre os pontos turísticos de Gramado para montar um roteiro completo na região!

Leia também:
– Roteiro de um final de semana em Gramado e Canela
– Como economizar em Gramado e Canela
– Pontos turísticos de Gramado RS

Nesse texto, vamos te apresentar às principais atrações de Canela RS para você decidir o que vale a pena incluir no roteiro.

A maior parte das atrações da cidade são ao ar livre, mas há também museus interessantes, teatro, construções de muita beleza arquitetônica, ótimos restaurantes e até um bar de gelo! Confira:

Canela RS: Entenda o destino

Canela fica na serra gaúcha e muito graças à região onde se encontra, repleta de belezas naturais, somada à sua origem com influência alemã e italiana, se torna um dos destinos mais charmosos do Brasil.

É um destino muito procurado por famílias, especialmente nos períodos de Natal e Páscoa. Além disso, por ser região de serra, também é uma ótima pedida durante o período mais frio do ano entre Junho e Agosto.

Como chegar em Canela

O aeroporto mais próximo da cidade fica em Porto Alegre, a cerca de 140 km. Existe uma linha de ônibus que realiza uma viagem direta do aeroporto para a cidade, em um tempo médio de duas horas e meia.

Há também a opção do aeroporto de Caxias do Sul, que fica até mais próximo de Canela, porém, além de estar frequentemente fechado devido ao mau tempo (chuvas e neblina), há menos opções para ir de lá até a cidade destino.

Existem diversas empresas que oferecem serviço de transfer entre Porto Alegre e Canela. Caso opte por esse serviço, procure contratar antecipadamente pela internet.

Caso você prefira ir de carro, saindo de Porto Alegre existem duas opções: uma mais rápida e outra mais bonita.

O caminho mais rápido é pela BR-116. Ao sair dela logo após Novo Hamburgo, basta pegar a RS-239 e, seguindo as placas, pegar a RS-115 em direção à Canela.

Já o caminho mais bonito é pela chamada ‘Rota Romântica’. Essa rota passa por diversas cidadezinhas, super charmosas. É muita natureza linda, árvores e morros que ficam ainda mais bonitos no Outono.

Quando ir à Canela

A melhor época para ir à Canela depende de que tipo de viagem você pretende fazer. Em geral, a época mais interessante para visitar a cidade é durante o inverno.

A cidade costuma ficar toda ‘congelada’ devido às geadas, o que é um diferencial e faz as paisagens ficarem ainda mais interessantes.

Além disso, durante os meses de Junho e Julho rolam festivais, feiras e exposições, então há ainda mais atrativos por lá.

Consequentemente, a cidade fica mais cheia e os preços mais altos. Então é imprescindível levar isso em consideração no seu planejamento.

No período de Páscoa e Semana Santa, a cidade também fica cheia.

Tudo fica decorado de acordo com o tema e os visitantes podem conhecer as fábricas de chocolate e comprar os mais diversos tipos de chocolate, além de acompanhar inúmeros espetáculos temáticos.

Catedral de Pedra de Canela - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá

Onde ficar em Canela

Em geral, o melhor bairro para se hospedar em Canela é o Centro. Ele deixa todas as atrações mais acessíveis e conta com ótima estrutura em seu entorno, como restaurantes, comércio e transporte.

Porém, quando se trata de atrações por ali mesmo, as opções no Centro são poucas. Por exemplo, o principal ponto turístico da cidade (o Parque do Caracol) fica a cerca de 9 km dali.

Uma opção interessante é a Vila Suzana, um charmoso bairro residencial cheio de áreas verdes e onde ficam algumas das melhores pousadas da cidade. O acesso é fácil à maioria dos principais pontos turísticos.

Por fim, se você quiser ficar bem pertinho do Parque e da Cascata do Caracol, a melhor opção é a Tri Pousada Caracol, que está a cerca de 6 km do centro, mas é bem no meio de um bosque e a mais próxima desses dois principais pontos turísticos de Canela.

Hotel fabuloso: Grande Hotel Canela

Melhor custo-benefício: Chalés Araucárias da Serra

Hostel: Pousada e Hostel do PIO

Melhores pontos turísticos de Canela

Rica em beleza natural, sem dúvida os melhores pontos turísticos de Canela são aqueles ligadas ao ecoturismo.

É claro que uma cidade tão aconchegante também tem muito a oferecer em termos de beleza urbana, muito devido à sua influência colonial, assim como em gastronomia, pela mesma razão.

Então vamos conhecer um pouquinho melhor os melhores pontos turísticos de Canela?

Parque do Caracol

Sem dúvida é a maior atração da cidade. O Parque Estadual do Caracol é o grande cartão postal da cidade, especialmente a famosa Cascata do Caracol, com impressionantes 130 metros de queda d’água.

É claro que o visual é impressionante e admirá-lo do mirante é muito bom! Mas ver bem de pertinho é melhor ainda né?

Bem, até é… mas leve em consideração que pra chegar na base e ver a linda piscina que se forma com as águas requer um ‘pequeno’ sacrifício: cerca de 730 degraus.

Descer é reconfortante, você aprecia a cascata e tal… mas, e pra voltar? Haja disposição!

Se você não tá nessa vibe de trilha (são várias) ou escadaria, há mais do que isso pra fazer por lá. O Centro Histórico Ambiental é tipo um museu que fica em uma casa construída nos anos 1950 e que conta a história do parque.

Além disso, você vai aproveitar o contato com a natureza e uma vista privilegiada de outra atração de Canela que fica logo em frente, os bondinhos aéreos.

Parque do Caracol Canela RS
Parque do Caracol Canela RS. Foto: Pixabay

Se estiver com crianças, a Estação Sonho Vivo é uma boa pedida. Dá pra conhecer um pouquinho mais sobre a história de Canela de um jeito mais divertido e ainda dá pra fazer um passeio de trem.

Catedral de Pedra

Eleita em 2010 uma das sete maravilhas do Brasil, a imponente catedral de estilo gótico, toda revestida de basalto e com 65 metros de altura e 12 sinos de bronze, vale muito a visita.

Especialmente quando fica toda iluminada de noite, um espetáculo com hora marcada: sempre a partir das 20h.

É claro que para os católicos podem apreciar ainda mais, pois diariamente podem participar da missa às 18:30 e aos domingos às 8h e 10:30 da manhã.

Mas quem curte história e arquitetura, independente da fé/religião vai curtir bastante.

Ah, no Natal o show de luzes fica ainda mais bonito!

Catedral de Pedra de Canela - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá

Alpen Park

Imagina um parque de diversões em uma área verde de 60 mil metros quadrados, com atrações desde as mais tradicionais até as mais radicais? Esse é o Aplen Park, uma das principais atrações em Canela.

O carro-chefe (com ou sem trocadilho) é o Alpine Coaster, composto de quase 40 trenós que descem a montanha em uma velocidade controlada pelo visitante.

Mas também há a tradicional montanha russa, tirolesa, quadriciclos, escalada, arvorismo, simuladores, cinema 4D e outras atrações para crianças menores.

Você não paga nada para entrar no parque, apenas pela atração que desejar ir. Ou pode optar por um passaporte, caso queira aproveitar ao máximo. Ótima pedida pra família toda e até pra curtir com os amigos.

Bondinhos Aéreos – Parque da Serra

Curte uma vista aérea da paisagem? Então você vai amar os bondinhos aéreos de Canela. O passeio de cerca de uma hora e que tem um percurso de mais ou menos 840m é único e imperdível.

De lá do alto você tem uma vista privilegiada da Cascata e de todo o Parque do Caracol, além de todas as montanhas, vales e rios de Canela.

Você pode acessar os bondinhos em duas estações:

  • a superior, que ainda permite fazer uma trilha que leva ao espaço ‘Esculturas que falam’ e também a um mirante;
  • e a inferior que também tem um mirante, focado no cânion e na parte frontal da Cascata do Caracol.
Bondinhos Aéreos de Canela - Parques da Serra
Bondinhos Aéreos de Canela. Foto: Fui Ser Viajante

Parque temático Mundo a Vapor

Esse é um parque temático, focado em miniaturas de máquinas movidas a vapor, todas funcionando. É lógico que as crianças vão ficar encantadas, mas tem muito adulto que vai curtir bastante também.

Tudo é bem interativo e o passeio por lá é uma verdadeira viagem no tempo.

Além da locomotiva na entrada, que retrata um acidente real em Paris, em 1895, lá dentro também tem várias outras atrações.

Mundo a Vapor Canela RS
Mundo a Vapor Canela RS. Foto: Pixabay

Tem uma outra locomotiva que simula uma das primeiras máquinas a vapor do mundo, uma réplica da oficina dos irmãos Urbani (idealizadores do parque), uma siderúrgica, maquetes, pedreira, olaria… e muito mais!

Museu dos Beatles

Definitivamente uma atração que não se vê muito por aí!

O Museu do Beatles em Canela é um passeio bem incomum (é o único no Brasil!) e super interessante para todos, mas em especial para quem curte os quatro rapazes de Liverpool.

O tour passeia pela vida e obra dos integrantes da banda e conta com um acervo de mais de mil itens, desde discos (LPs, K7s, DVDs, CDs), revistas, livros, instrumentos e figurinos.

Leia também: 10 cidades que todo fã de rock deveria conhecer

Skyglass Canela

Não tem medo de altura? Não mesmo, né? Porque a experiência única que o Skyglass te proporciona, não é pra qualquer um e nem se parece com alguma outra.

Estamos falando de uma plataforma de aço e vidro que fica sobre o Vale da Ferradura, bem acima do Rio Caí (ok, esse nome não é muito sugestivo nesse caso). Ela é a maior do mundo e única na América latina.

E como se não bastasse a plataforma, que por si só já proporciona uma das mais belas vistas de toda a região, ainda tem o Abusado.

Trata-se de uma estrutura com cadeirinhas onde você fica suspenso a 360 metros de altura, levando o conceito de ‘vista de tirar o fôlego’ para outro nível.

Mas se você quiser olhar tudo isso só de longe (seja por falta de coragem ou até mesmo de orçamento, já que o valor do ingresso é um tanto salgado), dá pra aproveitar também.

Há até um outro passei inusitado por lá: o Museu do Ferro de Passar (outro que é único na América latina).

E se você gosta de aventura, mas não tão radical, pode aproveitar o Parque da Ferradura e fazer uma das trilhas, que variam de 10 minutos a 3 horas de caminhada em total contato com a natureza.

Mundo Gelado do Capitão

Imagina tomar uns bons drinks em um bar de gelo em Canela? E quando falo gelado, é muito gelado mesmo, com a temperatura podendo chegar a até -23° C! Pois isso é possível no ice bar Mundo Gelado do Capitão.

São cerca de 30 toneladas de gelo que formam esculturas que vão desde sofás e cadeiras até a utensílios, como copos. Também há réplicas de monumentos como o Cristo Redentor, por exemplo.

O valor do ingresso já te dá direito a dois drinks. Mas também é possível tomar um sorvete (?!) lá dentro ou uma bebida quente (aí sim!).

O bar também fornece luvas e roupas térmicas para suportar o frio. Até as crianças vão curtir, pois lá dentro há personagens do filme Frozen e também uma réplica do Manny, o mamute de A Era do Gelo.

Parque Terra Mágica Florybal

Se estiver com crianças, uma passadinha no Parque Florybal é uma ótima ideia.

A temática lá é a pré-história, então não só crianças (que normalmente curtem dinossauros), mas também os adultos que gostam dessas criaturas impressionantes vão aproveitar.

O Parque fica bem dentro da mata e é enorme! São várias atrações.

No Vale dos Dinossauros, você verá réplicas bem fiéis, em tamanho natural e que emitem sons característicos. Pra dar um toque especial, eles ficam no meio da natureza e podem surpreender os visitantes.

Há também uma tirolesa, onde a ideia é voar em um Pterodátilo.

Mas nem só de dinossauros vive o parque, há também uma mini fazenda de cacau e uma mini fábrica de chocolate, uma trilha especial onde os visitantes conhecem um pouco mais sobre a fauna brasileira, a Casa da Fada e até um teatro.

Cervejaria Farol

Se você também é cervejeiro, a Cervejaria do Farol é sem dúvida um ótimo ponto turístico de Canela.

São três ambientes: um bar, um restaurante e a cervejaria em si. Fazendo jus ao nome, há uma torre que se assemelha a um farol, de mais de 30 metros de altura que é aberta à visitação e oferece uma bela vista panorâmica da cidade.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol
Cervejaria do Farol Canela RS. Foto: Fui Ser Viajante

O mais legal é que ela fica bem no meio de um bosque de vegetação nativa e lá você pode degustar a cerveja produzida no local acompanhada de petiscos e comida típica alemã, tudo ao ar livre.

Eles produzem Pilsen, Weiss, IPA e Trippel, caso você tenha ficado com essa curiosidade…

Vitivinícola Jolimont

Se a sua é mais um vinho, a Vitivinícola Jolimont oferece um passeio que você vai adorar.

Sendo uma das pioneiras do Estado, ela tem 27 hectares cultivados e fica a cerca de 830 metros de altitude.

É claro que além de conhecer um pouco da produção do vinho, inclusive pisando as uvas (método de produção tradicional) você também pode degustar alguns dos melhores rótulos da região.

Sonho de Natal

Essa está mais para uma dica bônus, já que não é exatamente um ponto turístico. Trata-se de um evento de final de ano que acontece há décadas com diversas atrações, especialmente artistas da comunidade.

A decoração natalina é linda e o espetáculo principal que é a chegada do Papai Noel encanta a todos, em especial as crianças, claro. Ele desce pela torre da Catedral de Pedra com um show de luzes e fogos de artifício.

Hora de montar seu roteiro em Canela RS!

Esperamos que esse compilado com alguns dos melhores pontos turísticos de Canela ajude você a montar um roteiro inesquecível na cidade.

Aproveita e conta aí: quais desses pontos turísticos de Canela você achou mais interessantes? E você que já visitou Canela – RS, o que acha que faltou citar nesse texto?

Fala pra gente nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *